Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: IL - iniciativa liberal  (Lida 4387 vezes)

jeab

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 9270
    • Ver Perfil
IL - iniciativa liberal
« em: 2021-01-20 11:54:26 »
O tipo do IL está a surpreender-me pela positiva. Parecia uma mosca morta, mas está a transmitir bem as idéias e programa do IL.


https://iniciativaliberal.pt/programa/
« Última modificação: 2021-01-20 11:55:22 por jeab »
O Socialismo acaba quando se acaba o dinheiro - Winston Churchill

Toda a vida política portuguesa pós 25 de Abril/74 está monopolizada pelos partidos políticos, liderados por carreiristas ambiciosos, medíocres e de integridade duvidosa.
Daí provém a mediocridade nacional!
O verdadeiro homem inteligente é aquele que parece ser um idiota na frente de um idiota que parece ser inteligente!

Counter Retail Trader

  • Visitante
Re: IL - iniciativa liberal
« Responder #1 em: 2021-01-20 12:39:36 »
algum candidato já falou do Ragabofe que esta a acontecer no futebol?

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13742
    • Ver Perfil
Re: IL - iniciativa liberal
« Responder #2 em: 2021-01-20 13:25:44 »
O Mayan e o Ferreira,
as duas melhores
campanhas.

Ambos percebem
de economia
política.

Ambos,
capitalistas!

Counter Retail Trader

  • Visitante
Re: IL - iniciativa liberal
« Responder #3 em: 2021-02-05 12:59:26 »
Citar
Feliz como a Bárbara

Carlos Guimarães Pinto

4 Fevereiro 2021

Bárbara Reis não deseja que Portugal se transforme economicamente numa Irlanda. Um dos segredos para viver feliz é não ter expectativas demasiado altas. Gostava de ser feliz como a Bárbara.

No dia 23 de Janeiro Bárbara Reis escreveu um artigo no Público sobre um “autocolante” recebido por Whatsapp onde se comparava a situação portuguesa e irlandesa. Tendo sido eu o autor desse autocolante num antigo quadro da Iniciativa Liberal que entretanto ganhou vida própria nas redes sociais, respondi-lhe uns dias depois e a Bárbara Reis gentilmente respondeu de volta. Aproveito a coluna desta semana para voltar a responder.

Bárbara Reis mantém a sua teoria de que a Irlanda tem o sucesso que tem por ser um paraíso fiscal para onde as empresas deslocalizam os lucros sem produzir. Isso será verdade para algumas empresas (daí algumas diferenças entre o PIB e o PNB). Mas empresas que não produzem e que só estacionam lucros têm um efeito irrelevante nos indicadores da economia real como o emprego, os salários ou a despesa pública. E a realidade, como o “autocolante” revela, é que os salários são muito mais elevados na Irlanda e não é só o salário dos advogados que representam empresas fantasmas, é o de todos, incluindo das empregadas de limpeza que ganham na Irlanda mais do que alguns enfermeiros no topo da carreira em Portugal.

A política fiscal da Irlanda atrai empresas a sério com escritórios, fábricas, laboratórios e centros de investigação. Essas empresas trazem outras empresas e todas contratam, atraem e retêm talento, pagam impostos e aumentam o bem-estar. Se isto são as consequências de um paraíso fiscal, que venha o paraíso fiscal.

Bárbara Reis utiliza também um argumento recorrente para explicar o sucesso da Irlanda: falar inglês. É evidente que isso ajuda, mas há aqui um detalhe importante: a Irlanda não começou a falar inglês de um momento para o outro. Já se falava inglês na Irlanda quando o país fazia companhia a Portugal na cauda da Europa. A pertença ao mercado único europeu, outro dos argumentos apontados por Bárbara Reis, também ajuda, mas isso não explica a sua posição relativa dentro da União Europeia em que, por definição, todos pertencem ao mercado único.

O que explica o milagre irlandês é o mesmo que explica o facto de pelo mundo fora territórios inóspitos sem recursos naturais tenham conseguido crescer economicamente. Falo da liberdade económica que permite libertar o melhor recurso económico do mundo: o engenho humano.

Bárbara Reis escreve a certa altura que só 56 empresas pagam o IRC de 31,5%. Eu acredito, apesar de não ter acesso aos mesmos dados. Não é muito difícil de adivinhar, no entanto, e a Bárbara Reis certamente conseguirá esses números da mesma fonte onde obteve o anterior, que essas 56 empresas pagam uma grande parte do IRC em Portugal. Mas o essencial nem é isso. O essencial é que só existem 56 empresas com dimensão para pagar aquela taxa de IRC (+derramas). Quantas mais poderiam existir, criando empregos, fazendo pressão no mercado laboral para aumentos de salários, inovando e investindo se em vez de 31,5% o imposto sobre os lucros fosse mais baixo?

Gostam muito de acusar os liberais de quererem beneficiar as empresas. É uma acusação em parte verdadeira. Mas o liberalismo beneficia muito especialmente um tipo específico de empresas: as que ainda não existem. A liberalização da economia e a atracção de investimento tem essa capacidade: a de trazer empresas que ainda não existem e poderiam mudar-se ou ser criadas, e provavelmente nunca se mudarão nem serão criadas, deixando a economia entregue aos pequenos empresários descapitalizados.

Como jornalista, Bárbara Reis entenderá a importância dos factos. O “autocolante” de que ela fala, mostrava factos. Quaisquer que fossem as variáveis usadas, as mensagens seriam as mesmas. Os impostos em Portugal são maiores do que na Irlanda, Portugal tem menos liberdade económica, os salários são mais baixos, a produtividade também e apesar de partir de um ponto de partida mais baixo, Portugal continua a crescer menos. A Bárbara Reis tem todo o direito de achar que estas diferenças é por se falar inglês ou por roubarem impostos aos outros países. A vantagem dos factos é esta: permite que as pessoas os interpretem como desejam à luz da sua capacidade de raciocínio e forma de pensar. A Bárbara Reis decidiu olhar para aqueles factos e concluir que a Irlanda não está necessariamente melhor do que Portugal porque se olharmos para a taxa de desemprego de Novembro 2020 está 3 décimas acima e no índice de economia verde está 17 lugares abaixo.

Bárbara Reis não deseja que Portugal se transforme economicamente numa Irlanda. Um dos segredos para viver feliz é não ter expectativas demasiado altas. Eu gostava de ser feliz como a Bárbara.

Num texto tão longo Bárbara Reis poderia ter arranjado duas linhas para responder ao desafio que deixei no meu texto anterior, no qual volto a insistir. São inúmeros os casos de países que saíram da cauda da europa através de uma política fiscal agressiva e de liberalização da economia para atração de investimento. A Irlanda é um deles e isso resultou não só na atracção de investimento como num aumento geral de salários e, pasme-se, uma maior despesa pública por habitante do que em Portugal. O desafio que deixei a Bárbara Reis foi que me desse um exemplo contrário, o de um país que tenha estado na cauda da Europa e saído de lá com uma estratégia de impostos altos e estatização da economia.

Espero que haja espaço numa próxima crónica para o escrever. Mas como quero ser feliz como a Bárbara Reis, não irei elevar demasiado as minhas expectativas.

Carlos Guimarães Pinto
Diretor executivo do Instituto +Liberdade

https://eco.sapo.pt/opiniao/feliz-como-a-barbara/

essa barbara reis ou é comuna ou ignorante , ou ambos.
é essa gente que temos...

Counter Retail Trader

  • Visitante
Re: IL - iniciativa liberal
« Responder #4 em: 2021-03-09 09:49:11 »
ontem ouvi no canal do IL  duas feministas liberais (?), fez lembrar o discurso que Portugal e ou os portugueses sao racistas. Neste caso nao ha oportunidades iguais para as mulheres em Portugal.... ;D

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13198
    • Ver Perfil
Re: IL - iniciativa liberal
« Responder #5 em: 2021-03-09 11:18:53 »
entao e  meter la lesbicas pretas que partidos nao tem

e tirar hetero  brancas

igualdade!  hehe


no parlamento penso ja ha 50% quotas para femeas....  mas sao todas brancas! o tal racismo!



depois 40 anos da ilusao do operario a governar

agora ilusao da lesbica preta governar


quem se safa nisto e tipo direita hungria que sabe comprar vacinas  uma coisa igualdade genero parlamento e incapaz fazer





« Última modificação: 2021-03-09 11:22:27 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Counter Retail Trader

  • Visitante
Re: IL - iniciativa liberal
« Responder #6 em: 2021-03-09 12:01:30 »
entao e  meter la lesbicas pretas que partidos nao tem

e tirar hetero  brancas

igualdade!  hehe


no parlamento penso ja ha 50% quotas para femeas....  mas sao todas brancas! o tal racismo!



depois 40 anos da ilusao do operario a governar

agora ilusao da lesbica preta governar


quem se safa nisto e tipo direita hungria que sabe comprar vacinas  uma coisa igualdade genero parlamento e incapaz fazer

estou a falar cá.

Estas feministas ressabiadas sao tao mas ou piores que comunas...., sao assustadoras..

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13742
    • Ver Perfil
Re: IL - iniciativa liberal
« Responder #7 em: 2021-05-18 18:12:01 »


Impecável, sem titubear, Cotrim de Figueiredo
respondeu convincente a uma real alternativa
económica na governação política
da nossa 'vegetativa', oprimida,
sociedade sem futuro!

Ontem, na TVI 24.

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13742
    • Ver Perfil
Re: IL - iniciativa liberal
« Responder #8 em: 2021-05-24 15:43:30 »
Por mobilizador que possa ser o programa da IL,
designadamente em fomentar condições
de desenvolvimento da classe média,
gostaria de conhecer que planos
tem tal partido quanto
ao investimento
público e
apoio social,
não lucrativos
para a iniciativa
privada empresarial.

É preciso começar a pensar
que partido cada um vai
valorizar pelo voto
depois do verão,
e fico na dúvida
do programa
da IL, e
sem dúvida
no do PC,
por muito
que os veja iguais,
na legítima preocupação
com a situação da classe média!
« Última modificação: 2021-05-27 20:44:05 por vbm »

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13742
    • Ver Perfil
Re: IL - iniciativa liberal
« Responder #9 em: 2021-05-27 20:49:42 »
Eu já devo ter perguntado de certeza,
mas não lembro a resposta: Que
partido ou partidos defendem
abolir o abortográfico?

Eu realmente não gosto do Costa,
e é péssima a (des)governação
do país. Faço votos que Rio
cinda o PS, e ele, assis,
o cds e cotrim mudem
toda esta pasmaceira
em que estamos.

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13742
    • Ver Perfil
Re: IL - iniciativa liberal
« Responder #10 em: 2021-11-01 15:13:09 »
O m. mendes acha
que os 'saídos'
do cds vão
votar il,
saudosos
de...  passos coelho!

Hum..., julgava-os
mais progressistas;
está visto, percebo
pouco de política.


D. Antunes

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5284
    • Ver Perfil
Re: IL - iniciativa liberal
« Responder #11 em: 2021-11-01 16:27:52 »
A IL vai eleger o Carlos Guimarães pelo Porto e deve meter mais do que um por Lisboa. Será queo o Adolfo vai para a IL?
“Price is what you pay. Value is what you get.”
“In the short run the market is a voting machine. In the long run, it’s a weighting machine."
Warren Buffett

“O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm."
René Descartes

pedras11

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 707
    • Ver Perfil
Re: IL - iniciativa liberal
« Responder #12 em: 2021-11-01 16:35:44 »
Não me espantava que tivesse sido tudo concertado para prejudicar o CDS e dar força à IL.

De qualquer forma o CDS está como está por culpa da governação com o PSD.

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13198
    • Ver Perfil
Re: IL - iniciativa liberal
« Responder #13 em: 2021-11-01 17:25:48 »
CDS E  colaboracionista

ja colaborou com PS e PSD

hoje dia  com geringonca  coloboracionismo   e mais bloco  e pcp


hoje dia rebeldes sao direitolas   cds tem pouca vocacao para ser rebelde..no seu adn!

 
« Última modificação: 2021-11-01 17:40:30 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13742
    • Ver Perfil
Re: IL - iniciativa liberal
« Responder #14 em: 2021-11-03 10:38:10 »
Por mim, penso o IL não como um partido reaccionário
mas sim progressista e trabalhista no sentido de focado
no desenvolvimento do país, do povo e do entendimento
pacífico entre as nações e seus grandes espaços económicos.

No fundo, e tal como já o notei claramente, não nestas últimas
mas nas anteriores eleições, cá em Portugal, quer o PC e os seus
mais jovens activistas, quer o IL discursaram, unanimemente
no sentido progressista e desenvolvimentista de que o país carece.

A meu ver, no imediato, é uma estupidez o PSD e o CDS
alterarem as actuais direcções; elas sim devem fincar o rumo
do parlamento no sentido de o país ser governado com responsabilidade
ao centro, seja com o influxo liberal ou laboral do IL ou do PC.

Quanto ao oportunismo costista, o melhor é enterrá-lo como coisa
do passado; acho o 'brigão' p. nunes santos, um analfabeto
sem interesse nenhum. Por mim, francisco assis e o outro,
o que fala no "lei da bolha" ao sábado, o sérgio sousa pinto,
e até também, o do cds, o tal sebastião bugalho, atento
e acutilante, analistas e políticos adequados a dotar
o país do rumo político certo.

Também quero saber o que vai dizer a Lagarde ao analítico-político-presidente.
Para mim, marcello só tem lógica no rumo que acima traço, e imagino, esse foi o seu fito.

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13198
    • Ver Perfil
Re: IL - iniciativa liberal
« Responder #15 em: 2021-11-03 10:56:16 »
ja tiveste centro psd e ps e cds 40 anos

quer queiras ou nao revolucao esta marcha!

Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13742
    • Ver Perfil
Re: IL - iniciativa liberal
« Responder #16 em: 2021-11-03 13:48:18 »
Não notei o que desejo.

Só nos deram futebol,
fado, televisões, três
autoestradas lisboa-
porto, abortográfico,
m's sem interesse.

desconhecido

  • Visitante
Re: IL - iniciativa liberal
« Responder #17 em: 2021-11-03 14:09:43 »
A meu ver, no imediato, é uma estupidez o PSD e o CDS
alterarem as actuais direcções;
O Costa fez o mesmo ao António Seguro que todos esqueceram e se afastou da política. O Ps com o Seguro até tinha ganho as eleições europeias, mas foi jogado fora. E o Costa perdeu as legislativas e acabou primeiro ministro.
A estratégia resultou e agora querem copiar. Pode ser uma atitude feia, mas pouca gente quer saber. Hoje em dia os valores morais parecem valer pouco.
No entanto o Rui Rio também jogou feio quando o Passos Coelho era primeiro ministro porque andava muitas vezes a critica-lo. Agora querem também o deitar abaixo

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13742
    • Ver Perfil
Re: IL - iniciativa liberal
« Responder #18 em: 2021-11-03 19:20:04 »
O Costa sempre me pareceu um tolerado no PS
pela razão simples, mas importante, de ser
considerado uma chave útil para moderar
a oposição do PC se o PS governasse. Foi
esse tapete que agora o PC puxou p'ra o
mandar à vida. Aceitou-o contra o direi-
tolas do p. coelho, mas acabou o recreio.
Abre-se de novo a porta à direita. O modo
mais inteligente de o fazer é justamente
encetar um programa trabalhista de
actividade produtivo-capitalística com
salários decentes que não empobreçam
quem trabalha. Isto é mesmo iniciativa
liberal em boa aliança com a working class!

desconhecido

  • Visitante
Re: IL - iniciativa liberal
« Responder #19 em: 2022-01-14 20:18:05 »
João Cotrim Figueiredo

🤦‍♂️ “Não nacionalizámos a TAP, comprámos a TAP.”

🤦‍♀️ "O aumento do salário mínimo evita que os jovens emigrem."

António Costa

Logo à noite irei desmascarar este tipo de ilusões e mentiras.

IL vs PS, 21h10 na TVI. https://t.co/b1cxsCfI7W