Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Alertas de saúde  (Lida 424929 vezes)

JoaoAP

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4778
    • Ver Perfil
Re: Alertas de saúde
« Responder #220 em: 2016-04-18 11:38:28 »
Como são várias notícias, quem estiver interessado depois procure.

Citar
Esclerose múltipla: anti-histamínico pode reverter danos visuais crónicos
Estudo da Universidade da Califórnia
15 abril 201

Citar
Esclerose múltipla: fármaco pode impedir progressão da doença
Estudo publicado no “Proceedings of the National Academy of Sciences”
14 abril 2016
 

Citar
Desenvolvidas células beta produtoras de insulina
Estudo publicado na revista “Cell Metabolism”
15 abril 2016
 

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: Alertas de saúde
« Responder #221 em: 2016-04-28 00:18:30 »
Citar
Há idosos com arritmia cardíaca que desconhecem que têm a doença

PT Jornal, 27 Abril 2016 - 09:41

As conclusões de um estudo sobre a arritmia cardíaca devem servir de alerta, sobretudo junto dos idosos. Um em cada 10 tem a doença e, destes, um terço desconhece o problema, que pode provocar um AVC.

A arritmia cardíaca deve merecer, segundo um estudo, uma maior atenção por parte das autoridades de saúde, no sentido de uma deteção da doença, sobretudo junto da população idosa.

Um em cada 10 portugueses com mais de 65 anos tem arritmia cardíaca e em cada 10 doentes há três que não sabem que sofrem da doença, que pode provocar um AVC.

Estas são as principais conclusões do estudo SAFIRA (System of AF evaluation In Real world Ambulatory patients), que detetou ainda problemas relacionados com má medicação.

O SAFIRA – cujos resultados preliminares foram apresentados no Congresso Português de Cardiologia – é o mais recente raio-X à prevalência de fibrilhação auricular e risco cardiovascular na população portuguesa com pelo menos 65 anos.

A fibrilhação auricular é uma arritmia cardíaca, que pode provocar a oclusão do sangue na aurícula, criando um coágulo responsável por AVC ou embolismo.

A fibrilhação auricular afeta 200 mil portugueses, está na origem de um em cada três Acidentes Vasculares Cerebrais e representa um risco superior ao tabagismo, à diabetes ou ao sedentarismo.

Verifica-se em Portugal um grave atraso ao nível do diagnóstico: em nove por cento dos casos em que se detetou fibrilhação auricular, 35,9 por cento dos doentes nem sequer sabiam que sofriam da doença.

Este estudo, divulgado pela agência Lusa, apontou ainda outro perigo para os doentes. Há 18,6 por cento que não estavam diagnosticados e que apresentavam um tipo de fibrilhação auricular que não é detetável através de um eletrocardiograma.

Nesse sentido, sugerem-se novos exames e uma investigação dos sintomas mais apurada, sobretudo junto da população com idade superior a 65 anos.

JoaoAP

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4778
    • Ver Perfil
OS ANTIOXIDANTES FAZEM BEM À SAÚDE, MAS NEM SEMPRE
« Responder #222 em: 2016-04-29 09:56:10 »
OS ANTIOXIDANTES FAZEM BEM À SAÚDE, MAS NEM SEMPRE

Citar
Os antioxidantes naturalmente presentes na alimentação fazem bem à saúde, mas não devem ser ingeridos como reforço nutricional por alguns grupos populacionais, como os fumadores, alerta o médico e professor universitário Javier Aranceta, no âmbito da IV Jornada Aquarius Ibérica em Gastrenterologia, em Valência, Espanha.

Estudos sobre nutrição são publicados, nos dias de hoje, à velocidade da luz em revistas científicas de referência em todo o mundo, mas algo parece ser consensual: alguns suplementos vitamínicos, sobretudo os ricos em betacarotenos e em vitaminas A, C e E podem acarretar riscos para quem tem hábitos tabágicos ou para quem sobre de doenças como o cancro.

Uma meta-análise publicada em 2006 pelo Instituto de Saúde Pública dos Estados Unidos, com base em 68 ensaios clínicos, iniciava as hostilidades: a prova científica da presença ou ausência de benefícios nos multivitamínicos e suplementos minerais na prevenção de doenças é absolutamente "insuficiente". Mais tarde, em 2013, um estudo publicado pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia, demonstra em ratos que alguns antioxidantes podem acelerar o crescimento de tumores, desaconselhando a toma de suplementos ricos em vitaminas A, C e E em doentes com cancro.


Outro estudo da Faculdade de Medicina de Nis, na Sérvia, e publicado pelo Journal of the American Medical Association (JAMA) em 2014, vai ainda mais longe: os betacarotenos e as vitaminas A e E estão associadas ao incremento da mortalidade na ordem dos 7%, 16% e 4%, respetivamente.

"Antes de mais o que há que frisar é que as pessoas devem ter uma alimentação rica em verduras e frutas, porque só e apenas os alimentos naturais contêm a proporção de nutrientes necessários ao ser humano", começa por explicar Javier Aranceta, médico, professor associado da Universidade de Navarra e presidente do Comité Científico da Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária, à margem da IV Jornada Aquarius Ibérica em Gastrenterologia, em Valência, Espanha.

"Uma suplementação vitamínima só é precisa quando a pessoa não consegue ingerir a quantidade de vitaminas, minerais e nutrientes de que necessita e deve ser prescrita por um médico e nunca tomada por iniciativa própria", salienta, "sob pena de ter efeitos nocivos".

É aqui que entra o perigo dos antioxidantes quando tomados como suplementos no caso dos fumadores. "Os antioxidantes em contacto com os componentes do tabaco provocam alterações no corpo, aumentando a atividade proxidante que pode dar origem a doenças oncológicas e doenças cardiovasculares", salienta. "O melhor é procurar esses antioxidantes numa alimentação saudável e variada. E melhor ainda seria largar o tabaco", frisa.

Em relação aos doentes oncológicos, o médico frisa que estes devem ter uma dieta rica em antioxidantes naturais, sobretudo os provenientes dos frutos vermelhos, como os arandos, morangos, uvas, amoras, mirtilos, entre outros. "A maioria dos antioxidantes não estão ainda reproduzidos pela farmacologia, portanto o ideal é procurá-los numa alimentação saudável", assevera.

Carência de vitaminas e nutrientes na população

Para este professor universitário, "na sociedade atual é frequente uma situação de risco de ingestão inadequada de folato, vitamina D, cálcio, magnésio, ferro e zinco, entre outros".

"No Sul da Europa, contrariamente ao que se pensa, existe défice de vitamina D na população e esta é crucial no desenvolvimento do feto na gravidez e na manutenção das funções cognitivas em pessoas mais velhas", alerta ainda o professor.

Javier Aranceta recorda que durante a gravidez a suplementação é muitas vezes necessária. "Tanto o médico como a parteira devem dar orientações necessárias que no caso da alimentação deve ser dada de forma individual e de preferência com o acompanhamento de um nutricionista".

"As pessoas com situações especiais, doença crónica e os idosos podem precisar também de orientações individualizadas. O profissional de saúde deve indicar a possibilidade de complementar a sua dieta normal com alimentos enriquecidos, alimentos funcionais ou suplementos de vitaminas", explica.

Já "os atletas e pessoas com estilo de vida mais ativo podem precisar de um aporte extra de líquidos, nutrientes ou alimentos que deve ser valorizado de forma continuada", acrescenta o especialista.

O SAPO viajou para Valência a convite da Aquarius

artigo do parceiro:
Nuno Noronha
Quero acrescentar que descobri há 1 ano deficiência na Vitamina D. De facto fiquei admirado. Aconselho vivamente a pedirem esta análise!
« Última modificação: 2016-04-29 10:05:25 por JoaoAP »

JoaoAP

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4778
    • Ver Perfil
Re: Alertas de saúde
« Responder #223 em: 2016-05-03 19:19:23 »
[quote]Motor de busca chinês Baidu alvo de investigação após morte de jovem com cancro
com AFP

As autoridades chinesas anunciaram esta terça-feira uma investigação sobre o Baidu depois da morte de um estudante que, em busca de uma cura para o cancro, confiou nos resultados do motor de busca. O episódio avivou as críticas ao Baidu que tem sido acusado de dar prioridade a links patrocinados.

Wei Zexi, um estudante de 21 anos que sofria de um tipo raro de cancro, encontrou através do Baidu um tratamento experimental proposto por um hospital de Pequim.

O estudante gastou, sem sucesso, cerca de 200.000 yuanes (cerca de 27.000 euros) no tratamento como chegou a explicar no fórum Zhihu, em fevereiro. Wei Zexi acabou por falecer no início do mês passado.

Wei Zexi acusou o hospital de ter exagerado a eficácia do tratamento e o Baidu por ter classificado os resultados da busca em função da publicidade que os hospitais pagam à empresa. O jovem também fez um apelo para que outros pacientes "não se deixem enganar".

O caso provocou nos últimos dias uma onda de indignação nas redes sociais do país. Na China é frequente as pessoas doentes procurarem informação, utilizando quase exclusivamente o Baidu, motor de busca que domina o mercado, uma vez que o Google não está autorizado no país.

A CAC - a autoridade chinesa que administra a internet e a segurança virtual - anunciou num comunicado a abertura de uma investigação sobre o Baidu em conjunto com as autoridades da área de saúde e do comércio e indústria, em que prometeu "tornar públicas as suas descobertas".

Conteúdo patrocinado

O anúncio da abertura da investigação contibuiu para que a posição da empresa na Bolsa de Nova Iorque tenha caído 8%.

A investigação pode resultar em normas mais rígidas e obrigar o Baidu a retirar parte da sua publicidade sobre saúde que, segundo a imprensa financeira chinesa, é uma das principais fontes da sua receita publicitária. A publicidade online para todos os setores representou no primeiro trimestre deste ano mais de 94% do faturamento do Baidu.

Esta é a segunda vez em poucos meses que acontece um caso deste tipo. O Baidu já tinha sido criticado no início de janeiro por ter divulgado, sem identificar como espaço publicitário, conteúdos patrocinados que promoviam tratamentos e hospitais nos fóruns sobre saúde. Ao mesmo tempo, suprimia os comentários negativos para os seus anunciantes. A descoberta do sistema num fórum de debate de hemofílicos provocou o escândalo e uma condenação geral.

A empresa Baidu, que garante identificar os conteúdos patrocinados, afirmou que felicita a abertura de uma investigação e prometeu "total colaboração". O grupo já teria despedido um dos seus vice-presidentes da área de conteúdos patrocinados, segundo o portal de notícias Sina. "Temos uma vigilância especial no setor da saúde. Controlamos ativamente a nossa base de anunciantes ao longo dos anos", disse à AFP um porta-voz do grupo.

Mas, assim como os internautas, a imprensa estatal chinesa continua a criticar o Baidu e a "falta de cuidados" com a credibilidade dos seus anunciantes. "O grupo deve ser alvo de tratamento disciplinar pelas atividades duvidosas que realizou, estimulado pela sua sede de lucro", afirma um editorial do jornal Global Times.

[/quote]
24.sapo.pt

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: Alertas de saúde
« Responder #224 em: 2016-05-10 15:00:12 »
Citar
Poderá uma invisível película sintética dar à pele um aspecto juvenil ?

  A aplicação na pele, à maneira de um creme, de um material que demorou anos a desenvolver, foi testada num punhado de pessoas. E revelou-se capaz de conferir durante horas um aspecto mais jovem aos rostos envelhecidos.

https://www.publico.pt/ciencia/noticia/podera-uma-invisivel-pelicula-sintetica-dar-a-pele-um-aspecto-juvenil-1731432?google_editors_picks=true
« Última modificação: 2016-05-10 15:00:43 por Batman »

jeab

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 9270
    • Ver Perfil
Re: Alertas de saúde
« Responder #225 em: 2016-05-25 14:35:09 »
Tou lixado 

pertenço ao grupo azul  :(
O Socialismo acaba quando se acaba o dinheiro - Winston Churchill

Toda a vida política portuguesa pós 25 de Abril/74 está monopolizada pelos partidos políticos, liderados por carreiristas ambiciosos, medíocres e de integridade duvidosa.
Daí provém a mediocridade nacional!
O verdadeiro homem inteligente é aquele que parece ser um idiota na frente de um idiota que parece ser inteligente!

jeab

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 9270
    • Ver Perfil
Re: Alertas de saúde
« Responder #226 em: 2016-05-27 09:49:34 »
Ainda bem que não gramo salmão, dasss


O Socialismo acaba quando se acaba o dinheiro - Winston Churchill

Toda a vida política portuguesa pós 25 de Abril/74 está monopolizada pelos partidos políticos, liderados por carreiristas ambiciosos, medíocres e de integridade duvidosa.
Daí provém a mediocridade nacional!
O verdadeiro homem inteligente é aquele que parece ser um idiota na frente de um idiota que parece ser inteligente!

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: Alertas de saúde
« Responder #227 em: 2016-06-05 12:54:45 »
Citar
Gordura abdominal aumenta risco de cancro da próstata
   
© Fornecido por Notícias ao Minuto 

Os homens com maior perímetro abdominal correm mais risco de ter cancro da próstata. Segundo um estudo da Universidade de Oxford, por cada 10 centímetros a mais na circunferência da cintura, o risco de contrair a doença aumenta em 18%. Mas não só: quanto mais elevado for o índice de massa corporal (IMC) do homem, maior é a probabilidade deste cancro ser fatal.

A obesidade tem muito a dizer no que toca a esta doença, uma vez que aumenta o risco do homem apenas detetar o cancro da próstata quando este está já num estado avançado (de alto grau e muitas vezes já sem qualquer esperança de tratamento.

A conclusão teve por base a análise de mais de 140 mil homens com uma idade média de 52 anos. Passados 14 anos dos primeiros check-up feitos, os investigadores detetaram sete mil casos de cancro da próstata, tendo 934 resultado na morte do participante, conta o The Guardian.

O estudo da Universidade de Oxford contou com o financiamento do Cancer Research UK

Counter Retail Trader

  • Visitante
Re: Alertas de saúde
« Responder #228 em: 2016-06-05 13:29:44 »
Ainda bem que não gramo salmão, dasss


http://youtu.be/MgrFXN4d1Jc


é quase geral , o problema é que ha  farms de qualidade em alto mar ou perto , e outras ilegais com peixes doentes e mutantes....

Como é que sabes qual deles é que estas a comer? pelo preço?

tatanka

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8350
    • Ver Perfil
Re: Alertas de saúde
« Responder #229 em: 2016-06-05 20:26:19 »
Ainda bem que não gramo salmão, dasss


http://youtu.be/MgrFXN4d1Jc


é quase geral , o problema é que ha  farms de qualidade em alto mar ou perto , e outras ilegais com peixes doentes e mutantes....

Como é que sabes qual deles é que estas a comer? pelo preço?


Olha nos olhos dos peixes, para as escamas , guelras. Escolhes bem os sítios onde comes.
Quem aprecia e come com regularidade bom peixe grelhado , mais dificilmente é  enganado.
“I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”
― Woody Allen

Counter Retail Trader

  • Visitante
Re: Alertas de saúde
« Responder #230 em: 2016-06-05 22:29:35 »
Ainda bem que não gramo salmão, dasss


http://youtu.be/MgrFXN4d1Jc


é quase geral , o problema é que ha  farms de qualidade em alto mar ou perto , e outras ilegais com peixes doentes e mutantes....

Como é que sabes qual deles é que estas a comer? pelo preço?


Olha nos olhos dos peixes, para as escamas , guelras. Escolhes bem os sítios onde comes.
Quem aprecia e come com regularidade bom peixe grelhado , mais dificilmente é  enganado.


Eu sei avaliar bem o peixe por fora.... e grande parte da carne.

A questao por exemplo , ja viste que grande parte do Salmao NORGE aquele dos anuncios da TV e do EStado noruegues (alem do bacalhau) é de cultura?

Ha cultura boa e cultura má , distinguir o peixe de cultura boa de cultura má é dificil.

tatanka

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8350
    • Ver Perfil
Re: Alertas de saúde
« Responder #231 em: 2016-06-05 23:35:03 »
Ainda bem que não gramo salmão, dasss


http://youtu.be/MgrFXN4d1Jc


é quase geral , o problema é que ha  farms de qualidade em alto mar ou perto , e outras ilegais com peixes doentes e mutantes....

Como é que sabes qual deles é que estas a comer? pelo preço?


Olha nos olhos dos peixes, para as escamas , guelras. Escolhes bem os sítios onde comes.
Quem aprecia e come com regularidade bom peixe grelhado , mais dificilmente é  enganado.


Eu sei avaliar bem o peixe por fora.... e grande parte da carne.

A questao por exemplo , ja viste que grande parte do Salmao NORGE aquele dos anuncios da TV e do EStado noruegues (alem do bacalhau) é de cultura?

Ha cultura boa e cultura má , distinguir o peixe de cultura boa de cultura má é dificil.


Evita salmao, com tanto peixe espetacular que a nossa costa tem, passas bem sem ele.
“I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”
― Woody Allen

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: Alertas de saúde
« Responder #232 em: 2016-06-05 23:46:34 »
e o salmão nem sequer é do mais barato (refiro-me ao peixe fresco)

por acaso até é um peixe que gosto bastante, pese embora o mal que possa fazer.


Local

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 15947
    • Ver Perfil
Re: Alertas de saúde
« Responder #233 em: 2016-07-13 12:18:01 »
Condenação. A “moda perigosa” dos partos em casa
http://observador.pt/especiais/morte-e-prisao-a-moda-perigosa-dos-partos-em-casa/

Estranho é os pais não terem sido logo constituídos arguidos. O Estado existe para defender aqueles que não se conseguem defender. E tendo um avô médico, é mesmo incompreensível.
“Our values are human rights, democracy and the rule of law, to which I see no alternative. This is why I am opposed to any ideology or any political movement that negates these values or which treads upon them once it has assumed power. In this regard there is no difference between Nazism, Fascism or Communism..”
Urmas Reinsalu

kitano

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8677
    • Ver Perfil
Re: Alertas de saúde
« Responder #234 em: 2016-07-13 13:08:40 »
Não é directo, eles estavam sob as ordens da enfermeira.

A eventual responsabilidade dos pais só terá sido posta em causa durante o julgamento da enfermeira.

A própria enfermeira só foi acusada após queixa dos avós.

(não estou a defender ninguém, na minha opinião os pais são uns idiotas, mas idiotas há muitos...)
"Como seria viver a vida que realmente quero?"

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13428
    • Ver Perfil
Re: Alertas de saúde
« Responder #235 em: 2016-07-13 13:28:15 »
Só agora, depois de algumas sessões de julgamento, é que André, o pai de Alice, percebeu que afinal a sua bebé podia ter sobrevivido. Até aqui, afirma ao Observador uma fonte próxima da família, tanto André como Alexandra pensavam que nada havia fazer.

Sao idiotas!
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Local

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 15947
    • Ver Perfil
Re: Alertas de saúde
« Responder #236 em: 2016-07-13 13:31:36 »
Ela e o marido ainda disseram ao filho e à nora qualquer coisa como “Não será melhor levarem a bebé ao hospital?”. André respondeu: “Deixem-nos viver este momento sozinhos”. Os pais foram obrigados a respeitar.

A idiotice não os iliba de responsabilidades. Só se forem considerados inimputáveis, que até poderá ser o caso.
“Our values are human rights, democracy and the rule of law, to which I see no alternative. This is why I am opposed to any ideology or any political movement that negates these values or which treads upon them once it has assumed power. In this regard there is no difference between Nazism, Fascism or Communism..”
Urmas Reinsalu

tommy

  • Visitante
Re: Alertas de saúde
« Responder #237 em: 2016-07-13 13:54:49 »
E prémio Darwin vai para..............

kitano

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8677
    • Ver Perfil
Re: Alertas de saúde
« Responder #238 em: 2016-07-13 15:51:44 »
O sogro é médico, sugeriu ida ao hospital, calou-se com a resposta do filho...também é responsável.

Foi um festival de cagadas...
"Como seria viver a vida que realmente quero?"

Deus Menor

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1972
    • Ver Perfil
Re: Alertas de saúde
« Responder #239 em: 2016-07-13 20:48:43 »
Esta é a típica estupidez dos anti vacinas, dos partos em casa e das mezinhas caseiras....
pior é que os clientes destas modas são pessoas com formação superior.
Leva-me a crer que muitos licenciados em Portugal são autenticas fraudes, analfabetos sociais.