Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Rússia - Tópico principal  (Lida 127085 vezes)

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13354
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #3300 em: 2023-01-24 15:49:17 »

nas guerras o problema e saber o que fake ou verdade
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13354
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #3301 em: 2023-02-01 19:24:02 »
 Vietnã, um país pobre do Sudeste Asiático, formado por montanhas, florestas e arrozais.

A guerra custou aos EUA algo próximo de US$ 150 bilhões, bem menos do que a do Iraque duas gerações depois. Porém, o verdadeiro preço não foi pago em dinheiro, mas com o trauma que ela causou. “Muita gente morreu em troca de nada. Todos os monumentos de guerra homenageiam vitórias. O Vietnam Memorial comemora tristeza e desperdício”, diz o jornalista Neil Sheehan. É impossível falar dessa guerra sem lembrar a fotografia de terror e desespero protagonizada por uma menina nua, com o corpo queimado, e que fugia, ao lado de outras crianças, dos efeitos de uma bomba química. A dúvida agora é: qual imagem angustiante ficará da guerra na Ucrânia?


Obviamente, qualquer cenário de guerra é cruel, mas o Vietnã também apresentava dificuldades peculiares. No verão, as temperaturas chegavam aos 49°C e a umidade relativa do ar a 85%. Os homens sofriam muito por causa de doenças como a malária e o beribéri, eram vítimas de úlceras e insônias crônicas. A alimentação sempre foi extremamente precária, muitas das vezes apenas abóbora, espinafre e bananas. Mosquitos, sanguessugas, lacraias e cobras atacavam os dois lados, enquanto soldados febris com roupas encharcadas guerreavam com tiros de AK-47, AR-15 e M-16.Mas a perversidade não parava por aí: além de ataques com gás lacrimogêneo, granadas e bombas, o napalm, gel composto por líquido inflamável que gruda na pele, foi muito utilizado durante a guerra no país.

“À noite, a floresta era um sem-fim de soluços e uivos carregados pelo vento. Dava para ouvir pássaros gritando como seres humanos. Eles jamais voavam, apenas gritavam entre os ramos.


   russia perder a porta casa numa planice....  onde temperaturas sao amenas e obra....

como  se vive num mundo onde nao se pensa... so de imagens

chamam isto de progresso...


o mundo ai vem e mundo onde computadores dominam a imagem....

sem ser  humanos.....sequer



Desde 1986, a economia nacional está em transição de uma economia planificada para uma de mercado.[5] Esta mudança fez com que, em 2012, as empresas estatais respondessem por apenas 40% do produto interno bruto.[5] O setor econômico vietnamita é um dos que mais crescem no mundo, de acordo com o Citigroup, estando em 11.º lugar nas economias de mais rápido crescimento. Com a reforma econômica implementada no país, este tornou-se um membro da Organização Mundial do Comércio (OMC) em 2007. No entanto, o país ainda enfrenta muitos problemas, como a inflação, a falta de equilíbrio econômico, as deficientes condições de saúde, a pobreza e a desigualdade social. Oficialmente, o Vietname estabeleceu relações diplomáticas com 178 nações,


como se viu...  ir para la foi inutil..eles proprios pararam o comunismo....  por sua vontade...


A região do atual país fez parte da China Imperial por mais de um milênio, a partir de 111 a.C. até 938 d.C. Os vietnamitas se tornaram independentes da China Imperial no ano de 938, após a vitória vietnamita na batalha de Bach Dang


china fez mesma coisa.....

engracado nao....

isto paises em bloco ja existe muito tempo....

praticamente no mesmo ano em china se abriu ao mundo...

china meteu comunismo na gaveta..o vietnam fez mesmo
« Última modificação: 2023-02-01 20:50:47 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13354
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #3302 em: 2023-02-13 00:05:19 »
Em meados do século XVII, já existia um quase-Estado cossaco, o Zaporozhian Sich, foi criado pelos cossacos do Dniepre e pelos camponeses rutenos que fugiam da servidão polonesa. A Polônia não tinha o controle efetivo daquela área, hoje no centro da Ucrânia, que se tornou então um Estado autônomo militarizado, ocasionalmente aliado à Comunidade. Entretanto, a servidão do campesinato pela nobreza polonesa, a ênfase da economia agrária da Comunidade na exploração da mão-de-obra servil e, talvez a razão mais importante, a supressão da fé ortodoxa terminaram por afastar os cossacos e a Polônia. Assim, os cossacos voltaram-se para a Igreja Ortodoxa Russa, o que levaria eventualmente à queda da Comunidade Polaco-Lituana.

Em 1648, os cossacos, liderados por Bogdán Jmelnitski[ (ou Khmelnitski), deram início a uma grande rebelião (Insurreição de Khmelnitski[6 contra o Rei João II Casimiro, que levou à partilha da Ucrânia entre a Polônia e a Rússia, consolidada pelo Tratado de Pereiaslav (1654), no qual o czar se comprometeu a proteger o leste da Ucrânia dos poloneses.


plebeus ucranianos, vendo-se sem a proteção da nobreza rutena - cada vez mais convertida ao catolicismo romano - voltou-se para os cossacos (fervorosamente ortodoxos) em busca de segurança.

i

Os cossacos em sua origem eram servos fugitivos de origem russa ou polonesa que se estabeleceram na Ilha de Hortitsa


adn da nobreza da ucrania e russo e polaco....    meio russos  meio polacos...


isto e mais perto dos ucranianos serem um estado...



 os ucranianos tiveram um papel importante no seio do Império Russo, participando das guerras contra as monarquias europeias orientais e o Império Otomano e ascendendo por vezes aos mais altos postos da administração imperial e eclesiástica russa.



Eles viviam conforme suas próprias leis nos territórios livres do sul da Rússia. Eram uma das forças militares mais confiáveis do Império Russo – mas, paralelamente, uma dor de cabeça constante para os tsares russos que queriam governar e controlá-los.

O número de cossacos, as estatísticas sobre esse povo e seus locais de residência não podem ser definidos com precisão. Historicamente, a palavra ‘cossaco’ denotava uma vasta congregação de pessoas livres nas terras russas, ali desde os tempos antigos.

O termo cossaco (‘казак’) em si é turco e significa homem livre, um caçador de riqueza. Obviamente, na Rússia, surgiu para denotar pessoas que não estavam presas a seus senhores ou proprietários de terras.

Os primeiros cossacos foram pessoas que viviam nos arredores dos ducados russos, principalmente nas terras do sul, aproximadamente nos séculos 14 a 15.

Viviam em assentamentos fortificados criados para proteger os ducados das tribos nômades que vagavam pela área chamada Campos Selvagens, entre os territórios do Grão-Ducado de Vladimir-Susdália e os mares Cáspio e Negro.

Essas comunidades estavam cheias de pessoas que escolheram a liberdade e o perigo em vez da vida relativamente segura e subordinada na Rússia Central. Quando começaram a aparecer na Rússia a servidão, os impostos e o governo centralizado, as terras dos cossacos passaram a aceitar servos fugitivos, pessoas que tinham problemas com a lei e quem mais quisesse escapar para lá.



  No século 17, um prikaz cossaco independente foi organizado para controlar os cossacos, mas, ainda assim, viviam em grande parte um modo de vida livre – atacando os vizinhos da Rússia (em particular, o Império Otomano), perturbando-os com seus avanços, mesmo quando o governo tentava defender paz entre os países.

Havia mais de 20 diferentes regimentos cossacos (Exércitos cossacos) localizados em várias partes do Império Russo. Até o final do século 19, eles mantiveram seu status relativamente livre. O regimento dos cossacos do Don (baseado ao redor da bacia do rio Don, no território da atual Ucrânia) era o maior e o mais antigo deles. O que os distinguia do exército regular era que, em períodos de paz, os regimentos cossacos se dissolviam facilmente – e os cossacos retornavam individualmente a seu modo de vida livre – negociando bens e mercadorias, bebendo, festejando e apenas levando o cotidiano livremente nas estepes. Eles eram isentos de imposto sobre capital, recrutamento e outras taxas, porém estritamente obrigados a parecer organizados – armados e montados a cavalo diante da primeira convocação do governo central.


Durante o reinado de Catarina, a Grande, aconteceu praticamente o mesmo – quando o Império Russo começou a conquistar as terras da chamada Pequena Rússia (atual Ucrânia e Bielorrússia), o movimento deu origem à Rebelião de Emelian Pugatchev, de 1773 a 1775. Pugatchev, também cossaco, levou seus homens e camponeses à Rússia Central e acabou esmagado pelo Exército Imperial. Depois disso, os cossacos do Don foram firmemente obrigados a servir o Estado. Os cossacos se tornaram uma denominação entre o povo russo, com certos privilégios e responsabilidades.


  sao samurais da russia....
« Última modificação: 2023-02-13 01:02:19 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13354
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #3303 em: 2023-02-13 00:55:28 »
o quase estado ucrania nasceu   como oposicao governo central de moskovo


Desde toda a população rural dos territórios de Rostov, Stavropol e Krasnodar, até às repúblicas autónomas no norte do Cáucaso, que consiste quase exclusivamente em descendentes cossacos, que a região foi sempre conhecida (mesmo durante os tempos da severa disciplina da URSS) pela sua baixa criminalidade e sentimentos conservacionistas. Um bom exemplo disso mesmo, é o facto de a região ter um dos mais altos rácios de frequência da missa e literacia em todo o mundo. O resultado mais visível disso, é de que entre as camadas jovens da população russa, os Cossacos começaram a representar a ordem, e em alguns dos casos, mesmo a esperança, especialmente quando eram comparados com o altamente impopular Exército Russo.


Um músico ucrâniano de folclore, Ostap Kindratchuk, a tocar a bandura num velho mercado em Poznań, vestindo um traje tipíco cossaco.
Na Ucrânia, onde o povo cossaco representa uma enorme herança cultural e histórica, algumas pessoas têm vindo a tentar recriar a mística dos cossacos ucranianos. A cultura ucraniana é frequentemente e cada vez mais aculturada à cultura Cossaca, e os governos ucraniano têm vindo inclusive a apoiar estas tentativas. A tradicional Bulawa é um dos símbolos nacionais, e a ilha de Khortytsia, onde a cidade de Zaporozhian Sich existiu em tempos, foi restaurada.

Reflexões literárias da cultura cossaca proliferam cada vez mais nas literaturas russa, ucraniana e polacas, particularmente no livro “Com fogo e a espada” d



Os cossacos foram guardas fronteiriços e protetores de cidades, fortes, colônias e entrepostos comerciais. Tinham também o papel “policial” das regiões que patrulhavam e nas fronteiras, chegando também a integrar uma parte integral do Exército Russo. No século XVI, para proteger a área fronteiriça das invasões tártaras, os cossacos tinham missões de sentinela e patrulhamento, observando os tártaros da Crimeia e os nômades da região da Horda Nogai.


Alguns documentos históricos desse período referem-se a esses estados como estados soberanos, nações com culturas guerreiras únicas, cuja maior fonte de rendimento provinha de pilhagens dos estados vizinhos. Os Cossacos eram sobejamente conhecidos pelas suas incursões acima de tudo contra o Império Otomano, e seus vassalos, embora não o fizessem a outros estados vizinhos. Essas suas ações de pilhagem foram aumentando a tensão sobretudo ao longo da fronteira sul


 se portugal nasceu de cruzadas
a ucrania tambem nasceu de uma!

Os Cossacos não me juraram fidelidade, e vivem a seu belo prazer!»

Dez anos depois, em 1549, o czar Ivan IV, o Terrível respondeu da seguinte maneira ao pedido de auxílio do sultão otomano para a defesa contra os Cossacos do Don

«Os Cossacos de Don não são da minha conta, e eles são livres de entrar em guerra ou viver em paz sem o meu conhecimento!»

 o Império de Habsburgo contratava exércitos de Cossacos mercenários para aliviar a pressão exercida pelo Império Otomano nas suas fronteiras. Cossacos e Tártaros partilharam uma certa hostilidade entre si, devido aos danos causados pelas respectivas pilhagens e actos de pirataria

desempenham um papel semelhante ao cowboy

« Última modificação: 2023-02-13 15:06:45 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13354
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #3304 em: 2023-02-13 15:57:48 »
quem pensa ucrania e fronteiras da russia eram

lucal de servos esta bem enganado

servos estavam na russia central e na polonia central e na turquia central!

os livres estavam nas fronteiras!

todas cidades imperiais estavam cheias de servos! seja na russia ou china ou roma!


cossacos  eram russos polacos e meio  turcos  que nao querim  ser servos 

 Durante muitos séculos, constituíram tribos nômades de camponeses que queriam fugir dos impostos, do serviço militar ou de contratos de servidão

Suas comunidades eram organizadas em uma espécie de democracia militarista, que lutava para defender suas fronteiras ou ajudar outras regiões a se proteger de invasores

Com o passar do tempo, o governo russo reduziu sua autonomia e eles se transformaram em regimentos de soldados
« Última modificação: 2023-02-13 16:48:27 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

CB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 156
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #3305 em: 2023-02-13 23:07:19 »
a russia vai levar no rabinho

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13354
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #3306 em: 2023-02-13 23:15:12 »
 para vencer tem de perder

se ganhar perdeu!


russia do czar tinha fronteira protegida pelos ucranianos...deram uma coca na planice aos franceses do napoliao

foi la nasceu operacoes militares especiais!

Na Batalha de Maloyaroslavets, os franceses tentaram chegar a Kaluga, onde poderiam encontrar alimentos para os homens e para os animais. Mas o exército russo, bem alimentado, bloqueou a estrada, e Napoleão foi forçado a recuar pelo mesmo caminho de onde tinham vindo desde Moscovo, através das áreas fortemente devastadas ao longo da estrada de Smolensk. Nas semanas seguintes, o grande armée sofreu golpes catastróficos como o início do Inverno Russo, a falta de suprimentos e constantes ataques de camponeses russos e tropas irregulares. Quando as restantes tropas do exército de Napoleão atravessaram o rio Berezina em novembro, já só restavam 27 mil soldados; o grande armée tinha perdido 380 mil homens e 100 mil tinham sido feitos prisioneiros.[9] Napoleão abandonou os seus homens e voltou para Paris para proteger a sua posição como Imperador

perder na ucrania parece ser coisa banal 


Para um projeto dessas dimensões, em 1810 Napoleão começou a preparar uma tropa à altura. A grande armée (grande exército, em francês) reunia mais de meio milhão de homens. Eram 610 mil combatentes, levando 1 420 canhões. Ao todo, mais de 680 mil, se contarmos as tropas reservas. Esse gigantesco exército, além de franceses, era formado por gente do Reino da Prússia, Áustria, Baviera, Saxônia, Itália, Nápoles, Polônia, Espanha e Croácia.

  basicamente perderem contra cossacos das estepes  faziam guerrinha com cavalos e terra queimada, e embuscadas
exercito russo basicamente deu sempre sola ate cidades russas


secalhar napoliao quando chegou moscovo pensou que tinha ganho!

alemaes tambem chegaram moscovo


chegar a moscovo nao quer dizer seja bom!!!
« Última modificação: 2023-02-14 00:06:25 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13782
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #3307 em: 2023-02-14 07:58:39 »
Nem Napoleão, nem Hitler
dominaram a Rússia,
assim como nada
conseguiram
em Espanha
e Portugal.

Num caso, por causa
da Ucrânia. No nosso
caso, por causa
do mundo
inteiro,
do Japão, Índia e China.
às Américas do Norte e do Sul.

Escusa a Rússia de inverter
os papéis: nada alcançará.
Ainda por cima a querer
sufocar o peito que
a faz respirar,
a Ucrânia.

Golpe de Estado
seguido de revolução
derrubará o Kremlin, Moscovo
e S. Petersburgo. A Rússia
quedar-se-á equacionada
pela Polónia, Alemanha,
Ucrânia.


Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13354
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #3308 em: 2023-02-14 13:28:21 »
nao dominam russia mas dominam

o lucal nascimento dos russos....ou seja ucrania
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13354
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #3309 em: 2023-02-26 21:38:36 »
Ao longo de todo o período de domínio russo Crimeia, existiram diversas ondas de migração populacional, voluntária ou involuntária.

isto resultou em  povos ucranianos viver na russia

e russos viver na ucrania.....


Por isso, hoje há muitos ucranianos étnicos morando em territórios dentro da República Federativa da Rússia, assim como muitos russos vivem em áreas das ex-repúblicas soviéticas, caso da Ucrânia. "O leste da Ucrânia é majoritariamente povoado por populações russo étnicas, por exemplo

  A partir daí, diversas manifestações a favor e contra o governo – inclusive com interferências externas – provocaram a derrubada de Yanukovytch e a instalação de um governo interino. Os EUA reconheceram o governo provisório, mas a Rússia não. Como resposta, Putin enviou tropas que ocuparam a região da Crimeia e a anexaram de volta ao país, de forma unilateral.


partir daqui a ucrania ficou encalhada. porque um estado tem ser nacionalista...  para ser nacao  democratica...Apesar da demonização do nacionalismo, nação e democracia parecem continuar a ser indissociáveis como pilares da modernidade política.


    por isso  nasceu operacao militar especial!


Existem diversas disputas e todos estão olhando para os próprios interesses, em especial a Rússia e os Estados Unidos; e nesse quadro, a Ucrânia e outras repúblicas acabam sofrendo mais as consequências.”.


isto nao foi so colonos...isto e fruto da guerra fria ficou por resolver
« Última modificação: 2023-02-26 22:16:35 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Kin2010

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3989
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #3310 em: 2023-02-28 18:15:45 »
para vencer tem de perder

se ganhar perdeu!


russia do czar tinha fronteira protegida pelos ucranianos...deram uma coca na planice aos franceses do napoliao

foi la nasceu operacoes militares especiais!

Na Batalha de Maloyaroslavets, os franceses tentaram chegar a Kaluga, onde poderiam encontrar alimentos para os homens e para os animais. Mas o exército russo, bem alimentado, bloqueou a estrada, e Napoleão foi forçado a recuar pelo mesmo caminho de onde tinham vindo desde Moscovo, através das áreas fortemente devastadas ao longo da estrada de Smolensk. Nas semanas seguintes, o grande armée sofreu golpes catastróficos como o início do Inverno Russo, a falta de suprimentos e constantes ataques de camponeses russos e tropas irregulares. Quando as restantes tropas do exército de Napoleão atravessaram o rio Berezina em novembro, já só restavam 27 mil soldados; o grande armée tinha perdido 380 mil homens e 100 mil tinham sido feitos prisioneiros.[9] Napoleão abandonou os seus homens e voltou para Paris para proteger a sua posição como Imperador

perder na ucrania parece ser coisa banal 


Para um projeto dessas dimensões, em 1810 Napoleão começou a preparar uma tropa à altura. A grande armée (grande exército, em francês) reunia mais de meio milhão de homens. Eram 610 mil combatentes, levando 1 420 canhões. Ao todo, mais de 680 mil, se contarmos as tropas reservas. Esse gigantesco exército, além de franceses, era formado por gente do Reino da Prússia, Áustria, Baviera, Saxônia, Itália, Nápoles, Polônia, Espanha e Croácia.

  basicamente perderem contra cossacos das estepes  faziam guerrinha com cavalos e terra queimada, e embuscadas
exercito russo basicamente deu sempre sola ate cidades russas


Mas o exército russo deu muita luta, principalmente na batalha de Borodino, que foi extremamente mortífera para os dois lados e que se pode considerar um empate.


Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13354
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #3311 em: 2023-02-28 19:01:33 »
A incursão da cavalaria cossaca pode ter contribuído ainda para que Napoleão ponderasse sobre não lançar a Guarda Imperial na batalha, pois deixaria de contar com uma preciosa força de reserva para fazer frente a uma eventual manobra de flanco do exército russo.


secalhar foram salvos pela cavalaria  ucraniana...
O próprio Napoleão disse: “Os cossacos são as melhores tropas apeadas que existem. Se eu as tivesse no meu exército, eu conseguiria conquistar todo o mundo com elas!”.


   cavalaria nas estepes...atras soldados em retirada ....era derrota

« Última modificação: 2023-02-28 19:12:19 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13782
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #3312 em: 2023-03-02 22:49:45 »


Tito sempre se ergueu contra a URSS
de modo próprio e individuado.
E subordinou as diversas
nacionalidades do seu
povo à Federação
política da Jugoslávia.

Porque não há de a Europa
conseguir o mesmo
até que a Rússia
nela ingresse?

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13782
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #3313 em: 2023-03-02 23:02:40 »
Tito era croata ou servo?
Ou era d'alguma
das outras
nações?

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13354
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #3314 em: 2023-03-02 23:04:13 »
nao conseguem tem cabeca estragada


nao sabem fazer estados tampoes.....
tito era mentalidade austro hungara


e nao a russa


   
« Última modificação: 2023-03-02 23:07:26 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13782
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #3315 em: 2023-03-02 23:05:45 »
A Rússia não se apercebe
que está a subordinar-se
à China e seria mais
independente
agregada à
Europa?

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13354
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #3316 em: 2023-03-02 23:08:14 »
russia faz fronteiras diferentes da europa

a europa faz muros  a russia nao

mais vale estar em guerra na ucrania...  que com a europa...


tito nao fez estados tampoes... e europa entrou la dentro
« Última modificação: 2023-03-02 23:18:32 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13782
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #3317 em: 2023-03-02 23:20:24 »


A Rússia não tem portos
na sua costa do Mar Negro?

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13782
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #3318 em: 2023-03-02 23:31:37 »


O mar Cáspio,
cercado de terra
por todos os lados,
tem algum interesse?

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13354
    • Ver Perfil
Re: Rússia - Tópico principal
« Responder #3319 em: 2023-03-02 23:32:02 »
   eram minorias  na bosnia.....


   sao minorias na ucrania.....


  os russos estam melhores tratar disto com meio russos da ucrania...


que com estrangeiros do ocidente  fazem muros nas fronteiras


da 99%  menos chatices
« Última modificação: 2023-03-02 23:34:04 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso