Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: (NÃO MODERADO) O cantinho do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL- UM BATE PAPO  (Lida 1195439 vezes)

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil

Tridion

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2928
    • Ver Perfil
    • Tridion.twitter.com
Re: O cantinho do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL- UM BATE PAPO
« Responder #2501 em: 2015-06-05 18:15:40 »
in Jornal de Negócios

Citar
Marco Silva não pode assinar com outro clube enquanto durar processo

05 Junho 2015, 17:48 por Filomena Lança | filomenalanca@negocios.pt



O processo disciplinar pode demorar mais de dois meses e, entretanto, o ainda treinador do Sporting fica literalmente "amarrado" ao clube, o que significa que não pode trabalhar com mais nenhum clube. Resta-lhe ser ele a pôr fim ao contrato e deixar nas mãos dos tribunais uma futura indemnização.
Enquanto não estiver terminado o processo disciplinar aberto pelo Sporting, com o qual o clube pretende avançar com o despedimento por justa causa do treinador Marco Silva, este é considerado formalmente um trabalhador do clube e, por isso, não pode trabalhar noutro lado nem, muito menos, assinar outro contrato. Se o fizesse "essa seria, sim, considerada justificação para uma justa causa de despedimento", explicam especialistas em Direito do Trabalho ouvidos pelo Negócios.
 
Como o processo disciplinar não demorará nunca menos de um mês e poderá prolongar-se por dois ou três, até que esteja concluído Marco Silva fica de "mãos atadas", pois "não poderá preparar a próxima época em nenhum clube, nem recrutar jogadores, nem muito menos preparar a pré-época", refere o advogado Nuno Cerejeira Namora.
 
A partir do momento em que se inicia o processo disciplinar, com a recepção, pelo trabalhador, da nota de culpa, abre-se um prazo de dez dias úteis para este responder por escrito, apresentar testemunhas (no máximo 10), requerer diligências de prova ou pedir acareações, explica Fausto Leite, também especialista em direito laboral. Inicia-se então o período de instrução, que não tem prazo, mas que a lei prevê que seja efectuada com diligência e celeridade.
 
Finda a instrução, o empregador terá um prazo de 30 dias para concluir o relatório final e depois disso, sendo decidido o despedimento com justa causa, o trabalhador poderá avançar para tribunal, impugnando a decisão. Nessa altura, enquanto o tribunal decide – coisa que, apesar de o processo ser urgente, não demorará menos de seis meses ou um ano, diz Fausto Leite -  é que poderá arranjar outro emprego.
 
No caso concreto de Marco Silva, os prazos são determinantes do ponto de vista profissional. "É claramente um caso em que a entidade patronal tem interesse em que o processo disciplinar demore e em que o trabalhador tem interesse em que acabe depressa célere", comenta Nuno Cerejeira Namora.
 
Marco Silva pode avançar para a resolução do contrato invocando… justa causa
 
Ora, perante manifestações de interesse de outros clubes – eventualmente do Benfica, como esta sexta-feira é adiantado, nomeadamente, pelo Correio da Manhã – restaria a Marco Silva avançar ele próprio com a resolução do contrato: "Se houver algum clube a pretender a sua contratação, o treinador poderia partir para o contra-ataque e, se visse que o empregador estava a demorar muito o processo, e com base até nas declarações sobre si que têm vindo a ser publicamente proferidas, avançar com a resolução do contrato invocando ele próprio justa causa", explica Nuno Cerejeira Namora.
 
Rescindindo, "ficaria livre para assinar contrato com outro clube" e teria boas hipóteses de um tribunal lhe vir a dar razão, "desde logo pelo facto de o seu empregador, o Sporting, até ter contratado outro treinador ainda com o processo disciplinar contra ele em curso", continua o advogado.
 
Marco Silva, recorde-se, não terá prescindido da indemnização de dois milhões pela cessação do contrato antes do tempo, o que fez com que o Sporting acabasse por avançar com o processo disciplinar. Se, sendo despedido, for para tribunal e este lhe der razão, então terá direito a recebê-la.
 
Na prática, explica Nuno Cerejeira, terá direito a receber todos os ordenados a que teria direito caso o contrato não tivesse sido resolvido. A esse valor serão, no entanto, deduzidos os rendimentos do trabalho que entretanto aufira, concretiza o advogado. "Pode também pedir indemnização por danos morais, nomeadamente por danos que todo o processo possa ter causado à sua imagem profissional, bem como pelo facto de não ter podido ir para outro clube logo no início da época".
 
Um processo que é "uma aberração jurídica"
 
"Do que me é dado a conhecer da nota de culpa", o processo disciplinar contra o ainda treinador do Sporting "é uma aberração jurídica, para além de uma palhaçada ética", considera Nuno Cerejeira Namora. Fausto Leite, sem querer pronunciar-se sobre o caso em concreto, lembra que, para ser aceite como fundamento para processo disciplinar, os factos invocados terão de ter chegado ao conhecimento da entidade patronal num prazo de 60 dias.
 
Ora, vários dos factos invocados pelo clube para o justo despedimento, há terão acontecido há mais de dois meses, pelo que já não poderão ser invocados, sendo que será essa, precisamente, a posição dos advogados do treinador, de acordo com o site Mais Futebol, que teve acesso à nota de culpa.
 
"Sabemos que existe uma vontade do empregador em rescindir, não só pelos factos que são invocados na nota de culpa, em que nenhum juiz vai acreditar, mas porque o clube até já contratou ou vai contratar outra pessoa para o mesmo posto de trabalho", conclui Nuno Cerejeira Namora, para quem "o processo de despedimento por justa causa não tem pés para andar".
______________________________________
Bons Negócios
http://twitter.com/TridionTrader
http://theknownothinginvestor.com/

Tridion

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2928
    • Ver Perfil
    • Tridion.twitter.com
Re: O cantinho do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL- UM BATE PAPO
« Responder #2502 em: 2015-06-05 18:22:17 »
Presidente do Sporting Clube de Portugal - Bruno de Carvalho

Citar
Caros Sportinguistas,

Encerramos uma época desportiva mas, mais do que isso, encerramos um ciclo na vida do nosso Clube. Um se fecha, para que outro se abra mais à frente.

E para que este se feche definitivamente remeto-vos esta mensagem.

Transportaremos sempre connosco o que de melhor tenhamos conquistado.

Desde logo uma situação financeira que conseguimos estabilizar, fruto do esforço, trabalho competente e dedicação de toda a minha equipa. Posso hoje dizer-vos que pertencemos a um Clube que apresentou um lucro de 22 milhões de euros, que acaba de concluir o mais bem sucedido empréstimo obrigacionista da sua história, que soube reduzir as despesas, honrar os compromissos e preparar ambiciosa, mas prudentemente, o seu caminho.

Conseguimos aumentar os índices competitivos em todas as nossas modalidades e assim, estamos certos, criar condições sustentadas para que a conquista de mais títulos seja regular.

Dentro de 21 meses estaremos em condições de festejar muitas dessas vitórias no Pavilhão João Rocha, que será inaugurado em Março de 2017
Temos lucro e temos títulos mas este não seria o Sporting Clube de Portugal se não tivéssemos desde sempre, hoje e para sempre valores!
Um deles, porventura o principal, é o do intransigente compromisso com a verdade.

Quem hoje vos fala não o faz por ter um contrato de longa duração a ligá-lo a uma Instituição mas antes um contrato eterno e irrevogável com o Sporting Clube de Portugal. Como todos saberão, decidiu a Administração da Sporting SAD, por unanimidade, esgotada a tentativa de chegar a um acordo com o treinador Marco Silva, instaurar um processo disciplinar com vista ao seu despedimento com justa causa não por consequência da falta de acordo, mas pelo número significativo de ocorrências que tiveram lugar e que, a nosso ver, causaram uma ruptura de relacionamento com o treinador do Clube.

Marco Silva não será apagado nem da nossa História nem das fotografias do nosso Clube e em ambas, ficará registado como o treinador que venceu a Taça de Portugal 2014/2015, contribuindo desse modo, para terminar com um ciclo de sete anos sem vitórias nas competições principais.
O reconhecimento ao seu trabalho e mérito ficará para sempre registado porque nunca foi o seu valor como treinador que esteve em causa.
As qualidades técnicas de um jovem treinador em formação, foram por mim próprio reconhecidas, quando tomei a decisão de assinar um contrato por quatro anos. Tal como muitos Sportinguistas partilhei dessa percepção.

Todavia, ao trabalhar com Marco Silva, vi-me involuntariamente envolvido num conjunto de episódios em que este demonstrou, no nosso entendimento, falta de respeito para com o clube e para com a estrutura que com ele trabalhava.

Inevitavelmente, isso mudou a minha opinião.

Não está em causa o treinador, cujas qualidades técnicas não se colocam em causa, mas sim circunstâncias pessoais que naquelas ocasiões nos deixaram revoltados e desapontados, de forma extremamente grave.

Foram esses (vários) episódios que serviram como factor de constante desestabilização do normal relacionamento institucional, tornando a situação insustentável.

Assinalamos ainda que, durante vários destes episódios, e porventura por pelo nosso silêncio, não foi dada qualquer ênfase na comunicação social aos actos de Marco Silva, ou procurada qualquer justificação para um elevado conjunto de atitudes e frases enigmáticas que este proferiu. Foi igualmente visível o aproveitamento da natural simpatia, que os sócios e adeptos do nosso clube sentiam para com o treinador, para se procurar provocar instabilidade.

O último episódio foi, após ter sido convocado para uma reunião com o seu Presidente na passada 4ª-feira , ter dado a informação de que não podia reunir nessa data porque estaria presente num acção de renovação da licença “UEFA Pro”, a decorrer em Fátima. Situação que se veio a verificar não correspondia à verdade, com a agravante de ao mesmo tempo – e como tantas vezes aconteceu – ter sido passada para os jornais a informação de que era o treinador que estava à espera para ser recebido.

O mesmo sucede agora, com uma selecção adjectivada de factos que vemos patente nos escaparates e pela qual os sportinguistas não devem deixar-se enganar.

Por exemplo, o Sporting tem parceiros e patrocinadores que lhe permitem alcançar determinados níveis económicos. Diminuir-se publicamente as necessidades de um parceiro e patrocinador do Sporting Clube de Portugal, que entrega ao Clube receitas em troca de visibilidade, e que vê o seu retorno de visibilidade injustificadamente diminuído por alguém que, por algum motivo, entendeu não lhe serem aplicáveis as regras de um grupo, nem de que um mero fato estejamos a falar, não é só deselegante como é pouco sério.

Em prol do superior interesse do cumprimento dos objetivos desportivos, optámos por não causar a ruptura quando ela se impunha, tendo mantido uma posição de tolerância quase involuntária para que os objectivos do Sporting Clube de Portugal pudessem ser alcançados.

Quero também deixar expresso, de forma muito clara, o sentimento de que terminado este processo, para o Sporting Clube de Portugal, são indiferentes as opções profissionais que o treinador Marco Silva venha a tomar, inclusivamente no que se refere ao clube que decida treinar, seja ele rival ou não.
O meu único dever de lealdade é para com o Sporting Clube de Portugal.

Hoje como amanhã estarei sempre única e exclusivamente ao serviço do Sporting Clube de Portugal.

A minha dedicação 24 horas por dia é com esta Instituição que tanto amo e me orgulho de presidir.

Instituição que merece o máximo de respeito, lealdade e verdade por parte de todos os que a servem.

O nosso Sporting Clube de Portugal pauta-se por princípios de rigor e exigência muito claros, demonstrados de forma inequívoca nas contas que já apresentámos e nos resultados desportivos que melhoram de época para época.

E quero dizer a todos os Sportinguistas que existem valores que para nós são inalienáveis.

Estando eles em questão é todo um projeto que é posto em causa.

E para mim o projeto que conta é só um: o sucesso e o futuro do nosso Sporting Clube de Portugal!

Fecho este ciclo com a absoluta convicção de que, mais uma vez e como sempre, decidimos com a consciência e a obrigação de agir no melhor interesse do Sporting Cube de Portugal e na defesa intransigente dos seus valores e princípios que sempre nos diferenciaram.

Presidente do Sporting Clube de Portugal
Bruno de Carvalho
______________________________________
Bons Negócios
http://twitter.com/TridionTrader
http://theknownothinginvestor.com/

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: O cantinho do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL- UM BATE PAPO
« Responder #2503 em: 2015-06-05 18:28:53 »
Essa peça do JdN mostra que o BdC pode não ter sido tão pateta assim.

Zenith

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5259
    • Ver Perfil
Re: O cantinho do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL- UM BATE PAPO
« Responder #2504 em: 2015-06-05 18:29:18 »
Eu não percebo muito de direito mas parece que há alguma confusão aqui.
O MS não está suspenso de funções á espera do ressultado de um processo disciplinar que o clube lhe instaurou. Ele (e a CMVM) foi informado que tinha sido despedido.
Creio que o procedimentos normal, é instalar um processo disciplinar e se houver matéria que justifique despedimento então despedir. Pela notícia o Sporting faz ao contrário: primeiro despede e depois instaura processo disciplinar  ;D.
Se resultado do processo disciplinar mostrar que não havia razões para o despedimento pretendem despedir o JJ para reintegrar o MS?  ;D

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: O cantinho do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL- UM BATE PAPO
« Responder #2505 em: 2015-06-05 18:32:11 »
Eu não percebo muito de direito mas parece que há alguma confusão aqui.
O MS não está suspenso de funções á espera do ressultado de um processo disciplinar que o clube lhe instaurou. Ele (e a CMVM) foi informado que tinha sido despedido.
Creio que o procedimentos normal, é instalar um processo disciplinar e se houver matéria que justifique despedimento então despedir. Pela notícia o Sporting faz ao contrário: primeiro despede e depois instaura processo disciplinar  ;D.
Eu acho que quem comunicou a despensa à CMVM foi o Benfica e não o Sporting (mas pode-me ter escapado alguma notícia). Não faria sentido nenhum.

Se resultado do processo disciplinar mostrar que não havia razões para o despedimento pretendem despedir o JJ para reintegrar o MS?  ;D
Qual é o problema ? O MS vai para adjunto do JJ  :D
« Última modificação: 2015-06-05 18:32:32 por Automek »

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: O cantinho do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL- UM BATE PAPO
« Responder #2506 em: 2015-06-05 18:33:32 »
Zenith, e quando for preciso dispensar o JJ extingue-se o cargo de treinador.  :D

deMelo

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 12687
    • Ver Perfil
Re: O cantinho do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL- UM BATE PAPO
« Responder #2507 em: 2015-06-05 18:39:24 »
in Jornal de Negócios

Citar
Marco Silva não pode assinar com outro clube enquanto durar processo


Se, o Sporting continuar a pagar-lhe o salário.
Atenção que quando se coloca um processo disciplinar a alguém (que começa com uma nota de culpa que terá x dias para ser respondida), não se pode suspender o salário. Só quando é comprovada a justa causa é que se dá o despedimento.
Por isso, o Sporting, correndo o risco de ter que reintegrar o Marco Silva, convém que lhe continue a pagar o salário. Porque se não pagar o salário, é o Marco Silva que pode rescindir com justa causa, e ir para tribunal para receber TODO o contrato, mesmo que não volte a por os pés no Sporting.
« Última modificação: 2015-06-05 18:39:49 por deMelo »
The Market is Rigged. Always.

Zenith

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5259
    • Ver Perfil
Re: O cantinho do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL- UM BATE PAPO
« Responder #2508 em: 2015-06-05 18:43:23 »
O Sporting comunicou à CMVM

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR56071.pdf

De qq forma com esta confusão toda vou manter o meu telemóvel ligado. Ainda pode surgir um convite este fim de semana  ;D

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: O cantinho do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL- UM BATE PAPO
« Responder #2509 em: 2015-06-05 18:55:36 »
Então, mas o que foi comunicado não foi o despedimento mas sim o processo de despedimento (processo esse que passa por esta tramitação toda). Não parece haver nada de estranho aí.

Se o LVF me ligar digo-lhe para vir aqui mandar-te uma MP.  :D
« Última modificação: 2015-06-05 18:56:25 por Automek »

Mario Balotelli

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2271
    • Ver Perfil
Re: O cantinho do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL- UM BATE PAPO
« Responder #2510 em: 2015-06-05 20:02:13 »
in Jornal de Negócios

Citar
Marco Silva não pode assinar com outro clube enquanto durar processo


Se, o Sporting continuar a pagar-lhe o salário.
Atenção que quando se coloca um processo disciplinar a alguém (que começa com uma nota de culpa que terá x dias para ser respondida), não se pode suspender o salário. Só quando é comprovada a justa causa é que se dá o despedimento.
Por isso, o Sporting, correndo o risco de ter que reintegrar o Marco Silva, convém que lhe continue a pagar o salário. Porque se não pagar o salário, é o Marco Silva que pode rescindir com justa causa, e ir para tribunal para receber TODO o contrato, mesmo que não volte a por os pés no Sporting.

True.
" A ANA é que sabe disto e o resto é conversa"
BALOTELLI

Joao-D

  • Visitante
Re: O cantinho do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL- UM BATE PAPO
« Responder #2511 em: 2015-06-05 20:46:35 »
Ouvi um jurista a falar na RTP. Parece que o Sporting não rescindiu com justa causa com o Marco Silva, mas sim colocou-lhe um processo disciplinar. O Marco Silva é que agora, com a confirmação da contratação do Jorge Jesus, tem motivo suficiente para rescindir por justa causa e pedir uma indemnização. Parece-me que o Marco silva tem razão e vai receber o dinheiro de pelo menos mais um ano de contrato, mesmo sem trabalhar, mas agora vai estar sem clube. 

O Bruno de Carvalho é sem duvida um artista. As coisas que ele faz eu nem o Pinto da Costa vi fazer.
« Última modificação: 2015-06-05 20:51:01 por João-D »

mibusiness

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 584
    • Ver Perfil
Re: O cantinho do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL- UM BATE PAPO
« Responder #2512 em: 2015-06-05 21:02:39 »
Ouvi um jurista a falar na RTP. Parece que o Sporting não rescindiu com justa causa com o Marco Silva, mas sim colocou-lhe um processo disciplinar. O Marco Silva é que agora, com a confirmação da contratação do Jorge Jesus, tem motivo suficiente para rescindir por justa causa e pedir uma indemnização. Parece-me que o Marco silva tem razão e vai receber o dinheiro de pelo menos mais um ano de contrato, mesmo sem trabalhar, mas agora vai estar sem clube. 

O Bruno de Carvalho é sem duvida um artista. As coisas que ele faz eu nem o Pinto da Costa vi fazer.

lol


Deus Menor

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1972
    • Ver Perfil
Re: O cantinho do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL- UM BATE PAPO
« Responder #2513 em: 2015-06-05 21:06:06 »

Citar
O Bruno de Carvalho é sem duvida um artista. As coisas que ele faz eu nem o Pinto da Costa vi fazer.

lol

Brincadeira... :D
« Última modificação: 2015-06-05 21:10:07 por Deus Menor »

Joao-D

  • Visitante
Re: O cantinho do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL- UM BATE PAPO
« Responder #2514 em: 2015-06-05 21:17:30 »
A unica coisa que me lembro de mais semelhante foi quando contratou o treinador Del Neri e despediu-o na pré-época, antes da época começar, alegando justa causa e que estava em período experimental. Depois não se falou mais disso, mas pesquisei agora e vi que, mesmo despedindo na pré-época, o FCP teve de pagar-lhe 600 mil euros e mais 300 mil aos adjuntos.
O Bruno de Carvalho acho que vai pagar mais do que isso ao Marco Silva. São mais 3 anos de contrato.

Tridion

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2928
    • Ver Perfil
    • Tridion.twitter.com
Re: O cantinho do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL- UM BATE PAPO
« Responder #2515 em: 2015-06-05 21:46:11 »

Citar
O Bruno de Carvalho é sem duvida um artista. As coisas que ele faz eu nem o Pinto da Costa vi fazer.

lol

Brincadeira... :D

Ahahaha...  ;D
______________________________________
Bons Negócios
http://twitter.com/TridionTrader
http://theknownothinginvestor.com/

Counter Retail Trader

  • Visitante
Re: O cantinho do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL- UM BATE PAPO
« Responder #2516 em: 2015-06-05 21:54:15 »
Alguem devia investigar isto...

Como é que alguem anuncia um novo colaborador sendo o mesmo de outra empresa? a nao ser que o jesus tenha apresentado a demissao ou o benfica ter despedido... ha datas para tudo e segurança social....

algo tao simples mas que faz tanta confusao...

Aqui quem tem tudo a favor é o MS que vai encher os bolsos a grande e a conta do SCP que esta com os cofres cheios... tudo de capital proprio

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: O cantinho do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL- UM BATE PAPO
« Responder #2517 em: 2015-06-05 22:02:06 »
Como é que alguem anuncia um novo colaborador sendo o mesmo de outra empresa? a nao ser que o jesus tenha apresentado a demissao ou o benfica ter despedido... ha datas para tudo e segurança social...
Contrato do Benfica: até 30/6
Contrato do Sporting: a partir de 1/7 (foi isso que foi anunciado)

A maior parte das pessoas que vai trabalhar para uma empresa assina o contrato algum tempo antes e anuncia a terceiros que vai trabalhar para outro lado. Não parece haver qualquer ilegalidade. Qual é a investigação que sugeres que deve ser feita ?

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: O cantinho do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL- UM BATE PAPO
« Responder #2518 em: 2015-06-05 22:02:51 »

Citar
O Bruno de Carvalho é sem duvida um artista. As coisas que ele faz eu nem o Pinto da Costa vi fazer.

lol

Brincadeira... :D
Isto é o maior elogio que podem fazer ao BdC neste tópico.

Joao-D

  • Visitante
Re: O cantinho do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL- UM BATE PAPO
« Responder #2519 em: 2015-06-05 22:03:40 »
Haver vamos quem vai rir quando o SCP tiver que pagar ao Marco e à Doyen. :-)
E vamos a ver qual vai ser o resultado do JJ no SCP. Pelo menos 50% das pessoas acha que a relação entre eles vai correr mal. Depois, o Bruno de Carvalho vai ter que vender o patrício, o william, o adrien... para pagar todas as indemnizações. :-)