Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: "Presidenta"? Ou "a Presidente"?  (Lida 11053 vezes)

JoaoAP

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4778
    • Ver Perfil
"Presidenta"? Ou "a Presidente"?
« em: 2013-06-18 14:17:31 »
Aqui vai uma explicação muito pertinente para uma questão atual:
A jornalista Pilar Del Rio costuma explicar, com um ar de catedrática no assunto, que dantes não havia mulheres presidentes e por isso é que não existia a palavra presidenta...
Daí que ela diga insistentemente que é Presidenta da Fundação José Saramago e se refira a Assunção Esteves como Presidenta da Assembleia da República.
Ainda nesta semana, escutei Helena Roseta dizer: «Presidenta!», retorquindo o comentário de um jornalista da SIC Notícias, muito segura da sua afirmação...
 
A propósito desta questão recebi o texto que se segue e que reencaminho:
Uma belíssima aula de português.
Foi elaborada para acabar de uma vez por todas com toda e qualquer dúvida se temos presidente ou presidenta.
 
A presidenta foi estudanta?
Existe a palavra: PRESIDENTA?
Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto?
No português existem os particípios ativos como derivativos verbais.
Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante...
Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade..
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
 
Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha.
Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
 
Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
"A candidata a presidenta comporta-se como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta.
Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".

Zel

  • Visitante
Re:"Presidenta"? Ou "a Presidente"?
« Responder #1 em: 2013-06-18 14:27:51 »
presidenta eh "brasiles", em portugal nao se diz. agora tudo eh possivel com os acordos que se fazem para uniformizar a lingua, se calhar estao ambos "certos". estar certo eh um pouco aleatorio pois depende de um geek qq que decide o que se deve falar como se a lingua nao pertencesse ao povo. por mim tanto faz desde que se entenda, o fetish pelo certo e errado na lingua eh uma ma heranca da escola e da vontade de nos mostrarmos cultos, a lingua eh para nos entendermos
« Última modificação: 2013-06-18 18:21:37 por Zel »

hermes

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2836
    • Ver Perfil
Re:"Presidenta"? Ou "a Presidente"?
« Responder #2 em: 2013-06-18 17:41:00 »
Bem o português do Brasil soa um bocado cómico, mas temos de reconhecer que são bastante mais económicos por terem um vocabulário mais rico.

Ainda me lembro de uma telenovela de há muitos anos atrás e da palavra clinicar [trabalhar numa clínica ou exercer actividade numa clínica]. Não obstante o termo brasileiro soar rídiculo, tb soa ridículo a quantidade de palavras que temos de proferir para dizer a mesma coisa em português.
"Everyone knows where we have been. Let's see where we are going." – Another

Zel

  • Visitante
Re:"Presidenta"? Ou "a Presidente"?
« Responder #3 em: 2013-06-18 18:24:35 »
eh uma questao de habito, como disseste bem os brasileiros tem uma lingua muito mais viva e dinamica do que a nossa, dai q cada vez mais tenhamos de recorrer a palavras inglesas

por exemplo laptop no brasil eh lapitope, bastante comico eu sei. seria melhor algo mais portugues mas o pior mesmo eh deixar a lingua congelada no tempo
« Última modificação: 2015-06-25 21:12:55 por Neo-Liberal »

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: "Presidenta"? Ou "a Presidente"?
« Responder #4 em: 2015-06-25 20:32:15 »
......porque é que o "cocas" não se lembrou disto ?........eh.eh..... :P

Citar
O misterioso Habeas Corpus preventivo de Lula da Silva

   PÚBLICO   25/06/2015 - 17:40
 
Há dúvidas sobre de quem partiu a iniciativa que visa impedir que o ex-Presidente brasileiro seja detido no âmbito da investigação Lava Jato.

A justiça federal do estado brasileiro do Paraná recebeu na quarta-feira um pedido de habeas corpus preventivo em nome de Luís Inácio Lula da Silva. Visa impedir que o ex-Presidente seja detido, caso os investigadores da operação Lava Jato pensem nisso.

A Lava Jato é uma mega investigação a uma rede de corrupção centrada na empresa estatal Petrobras. Empresas pagavam para garantirem os contratos da petrolífera. Uma parte das "luvas" foram pagas a políticos, na sua maioria deputados ou senadores da coligação de centro-esquerda no poder, nomeadamente ao antigo tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT, da Presidente Dilma Rousseff e de Lula), João Vaccari Neto, que está preso.

Do Instituto Lula saiu um comunicado a garantir que o habeas corpus preventivo - que se concede a alguém que se considere em perigo de ser privado da sua liberdade - não foi uma iniciativa do ex-Presidente do Brasil. Ao jornal Folha de São Paulo, um responsável do Instituto disse que pode ter sido iniciativa de "alguém preocupado" com Lula mas também "uma provocação". Consideraram "estranho" que a notícia tenha sido divulgada esta quinta-feira pelo senador Ronaldo Caiado, da oposição, que no Twitter diz que o ex-Presidente tem medo de ser detido preventivamente. Mas os media brasileiros têm publicado notícias avançando que o próprio Lula tem dito que ele será "o próximo" a ser preso pelos investigadores.

http://www.publico.pt/mundo/noticia/lula-acha-que-sera-o-proximo-alvo-da-operacao-lava-jato-1699626

Segundo a assessoria de imprensa do Instituto Lula, a equipa do ex-Presidente está a averiguar quem é o autor da acção. Um jornalista brasileiro, no seu blogue, diz que a iniciativa pertence a um cidadão de nome Maurício Ramos Thomáz, de profissão "consultor".

O Instituto diz também que Lula não está a ser investigado e que o seu nome não consta dos processos do Lava Jato. Porém, há dua semanas, um documento oficial dos investigadores menciona pagamentos feitos ao Instituto Lula entre 2011 e 2013 pela empresa Camargo Corrêa, uma das empresas do cartel de corrupção visado pela operação Lava Jato.

Lula, diz a Folha de São Paulo, tem dito aos seus próximos que a prisão dos directores de duas grandes empresas de construção brasileiras, a Odebrecht e a Andrade Gutierrez, revela que ele é o próximo alvo. Diz estar preocupado e recear ser chamado para prestar declarações e por não ter “foro privilegiado” – protecção que permite a titulares de cargos públicos de topo em funções serem julgados apenas pelo Supremo Tribunal Federal.

« Última modificação: 2015-06-25 20:32:31 por Batman »

Moppie85

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1170
    • Ver Perfil
Re:"Presidenta"? Ou "a Presidente"?
« Responder #5 em: 2015-06-26 09:55:34 »
eh uma questao de habito, como disseste bem os brasileiros tem uma lingua muito mais viva e dinamica do que a nossa, dai q cada vez mais tenhamos de recorrer a palavras inglesas

por exemplo laptop no brasil eh lapitope, bastante comico eu sei. seria melhor algo mais portugues mas o pior mesmo eh deixar a lingua congelada no tempo

portatil?

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: "Presidenta"? Ou "a Presidente"?
« Responder #6 em: 2015-07-16 22:42:34 »
......ai Friboi, Friboi........eh,.eh....

Citar
Lula da Silva investigado por suspeita de tráfico de influências



Última atualização há 15 mins,  Publicado há 20 mins

As suspeitas envolvem uma suposta ajuda do ex-Presidente à construtora Odebrecht para a obtenção de contratos em África e na América Latina, entre 2011 e 2014.

texto integral: http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=4684999






5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: "Presidenta"? Ou "a Presidente"?
« Responder #8 em: 2015-07-18 12:02:00 »
Citar
Onde as suspeitas sobre Lula se cruzam com o caso de Sócrates

  Publico.pt,    18/07/2015 - 08:21

Os dois ex-líderes são amigos e ambos são suspeitos em casos de corrupção, em Portugal e no Brasil.

Algumas pontas tocam-se nos dois processos sobre alegados actos de corrupção cometidos dos dois lados do Atlântico e que colocaram José Sócrates, e agora Lula da Silva, na mira da Justiça. Segundo a última edição da revista Veja, um dos “delatores premiados” (suspeitos que colaboram com a investigação a troco de uma redução de pena) do caso Lava Jato – o maior processo de corrupção da história do Brasil – contou como alguns partidos brasileiros (o PT e o PMDB) cobraram uma “comissão” num negócio avultado entre um grupo de empresas que também têm ligações a Portugal.

Ricardo Pessoa, o tal “delator”, é o dono da construtora UTC, que integrava o consórcio de empresas em causa. As outras eram: a Andrade Gutierrez, accionista da Oi que fez a fusão com a telefónica portuguesa  PT, num negócio que teve intervenção política ao mais alto nível (no tempo em que Lula e Sócrates estavam em funções),  e cujo presidente Otávio Azevedo se encontra detido no Brasil, depois de ter sido administrador da empresa luso-brasileira, tendo saído após revelação de que havia 900 milhões de dívida do Grupo Espírito Santo nas contas da PT ; a Odebrecht, que venceu o concurso para a construção do troço Poceirão-Caia do TGV, em parceria com o Grupo Lena, do qual foi administrador, até 2009, Carlos Santos Silva, o amigo e financiador de José Sócrates; e, por fim, a cimenteira Camargo Corrêa, de que foi administrador para África Armando Vara, recentemente detido na Operação Marquês.

Várias notícias na imprensa portuguesa (jornais i e Correio da Manhã), deste ano, davam conta de que a equipa que investiga a Operação Marquês procurava indícios precisamente na relação entre Lula, Sócrates e a Odebrecht. Um deles seria o alegado pagamento pela construtora da viagem do ex-Presidente brasileiro a Lisboa que coincidiu com a apresentação do livro de José Sócrates, em Outubro de 2013, feita pelo próprio Lula. O outro seria a relação da construtora brasileira, e da sua filial portuguesa (que até 2013 se chamou Bento Pedroso Construções), com o Grupo Lena (que tem dois arguidos no processo português).

Dois anos antes desta visita, em Setembro de 2011, Lula da Silva deslocou-se a Lisboa, como “embaixador” de investimento brasileiro em Portugal, nomeadamente nos Estaleiros de Viana e na TAP. Duas semanas depois nesse mesmo mês, Sócrates participou na cerimónia de homenagem ao antigo presidente do Brasil Lula da Silva, em Paris.

Há ainda um outro elo. Hermes Magnus, o empresário brasileiro que foi primeiro denunciante do caso Lava Jato no Brasil, explicou, numa entrevista ao PÚBLICO, em Fevereiro de 2015, que foi contactado para servir de “mula” no esquema de extorsão entre políticos e empresários brasileiros: “Queriam que eu levasse para o Brasil dinheiro de contas do BES, no Porto. As contas eram dele [José Janene, cacique político do PP-Partido Progressista], para lavar dinheiro em Portugal, mas ouvi dizer que estavam associadas a sociedades off-shore.” Magnus recusou, e o seu substituto nessa operação acabaria por ser preso, num aeroporto brasileiro, com mais de 600 mil euros escondidos na roupa interior. Todos estes factos, incluindo a utilização do banco português, foram transmitidos por Magnus às autoridades brasileiras. Ricardo Salgado, do GES, António Mexia, da EDP, então ministro da Economia de Durão Barroso, e Miguel Horta e Costa, da PT, chegaram a ser envolvidos nos primórdios do escândalo brasileiro, na altura chamado Mensalão, por ter sido sugerida por uma testemunha a sua contribuição para os cofres do partido de Lula. A denúncia não foi considerada segura e os empresários portugueses foram ouvidos apenas como testemunhas no processo.

A imprensa brasileira revela também que a actual Presidente do Brasil, Dilma Russef, escolheu a cidade do Porto para um encontro “discreto” com Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal brasileiro, supostamente para discutir o caso Lava Jato. O Planalto negou que esse fosse o tema da conversa, que ocorreu na passada quinta-feira, 9 de Julho.



http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1&did=193950
« Última modificação: 2015-07-18 12:11:10 por Batman »

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13770
    • Ver Perfil
Re: "Presidenta"? Ou "a Presidente"?
« Responder #10 em: 2015-07-21 14:14:45 »
O que é traficar influências?
Como se distingue de ter influência?
Que eu saiba, é imbecil impedir um político de ter influência!
O que é traficar influência? Receber dinheiro por a haver exercido?
Mas isso não é simplesmente corrupção? Como se distingue uma da outra?
Ou estarão os pseudo-democratas lusos e luso-descendentes todos bêbados?
« Última modificação: 2015-07-21 14:15:58 por vbm »

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: "Presidenta"? Ou "a Presidente"?
« Responder #11 em: 2015-08-04 02:19:04 »
....outra vez ?......já só falta o Lula....eh.eh....e a "presidenta" !

Citar
Lava Jato. Ex-homem forte de Lula da Silva é preso

© Fornecido por Jornal i

José Dirceu, antigo ministro da Casa Civil de Lula da Silva, foi preso esta madrugada, relatam os meios de comunicação brasileiros.

Está em andamento a 17.ª fase da operação Lava Jato, que já prendeu os presidentes das construtoras Andrade Gutierrez e Odebrecht. Na madrugada desta segunda-feira, foi a vez de José Dirceu, homem forte do governo de Lula, antigo ministro da Casa Civil do ex-presidente brasileiro.

Dirceu foi denunciado por Milton Pascowitch, que é apontado como sendo o repsonsável pelo pagamento de subornos na Direcção de Serviços da Petrobras. Segundo Pascowitch, Dirceu recebeu várias tranches de pagamentos através da sua empresa de consultoria, a JD Assessoria e Consultoria, que entretanto deixou de existir.

A companhia foi incluída, pela Polícia Federal, num grupo de empresas "suspeitas de promoverem operações de lavagem de dinheiro", cita a Veja no seu site.

José Dirceu já tinha sido detido em Novembro de 2013, no ãmbito do escândalo do mensalão. Na altura, o antigo ministro cumpriu uma pena de 11 meses em Brasília, tendo sido libertado no final de 2014 e ficando sete meses em prisão domicilária.
« Última modificação: 2015-08-04 02:19:28 por Batman »

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: "Presidenta"? Ou "a Presidente"?
« Responder #12 em: 2015-08-06 00:39:55 »
....uma "limpeza" destas é que cá era precisa.....eh, eh...


Citar
Collor e Cunha podem ser os próximos detidos


Ex-presidente e atual senador, Collor de Mello é suspeito de corrupção

 © REUTERS

Ministério Público brasileiro está a ultimar acusações por corrupção contra

o ex-presidente e o atual líder da Câmara dos Deputados.

O Ministério Público Federal (MPF) promete aquecer ainda mais o agosto brasileiro ao preparar denúncias contra o senador Fernando Collor de Mello, presidente do Brasil de 1989 a 1992, e Eduardo Cunha, atual líder da Câmara dos Deputados e uma das principais personagens da política brasileira ao agir como opositor ao governo de Dilma Rousseff no exercício das funções legislativas.

Serão mais duas detenções mediáticas da Operação Lava-Jato, que investiga o escândalo de corrupção da Petrobras, após a prisão na segunda-feira de José Dirceu, ministro da Casa Civil do primeiro executivo de Lula da Silva. Os dois investigados, através das suas defesas, negam ligação ao Petrolão, como também é conhecido o caso.

Além de Cunha e Collor mais dois investigados com foro privilegiado - políticos em funções só podem ser julgados pelo Supremo Tribunal Federal - estão na mira das autoridades, avança o jornal O Globo.

A denúncia contra Cunha será por corrupção e lavagem de dinheiro a propósito de um contrato de aluguer de navios-sonda entre a Samsung Heavy Industries e a Petrobras, no qual é suspeito de ter recebido cinco milhões de reais (perto de 1,5 milhões de euros) de suborno, segundo o mesmo jornal. As acusações baseiam-se nos depoimentos de dois dos delatores do esquema de corrupção na petrolífera estatal, os intermediários Júlio Camargo e Alberto Youssef, e em documentos recolhidos pelo MPF.

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: "Presidenta"? Ou "a Presidente"?
« Responder #13 em: 2015-08-06 22:27:04 »
Citar
Nem milagre econômico salva o PT, avalia Lula

Em reunião com deputados, Lula afirmou que nem um milagre nas finanças do governo pode salvar a gestão de Dilma dos efeitos da Lava Jato

....quando ex assim fala.....serve-se fria.....eh.eh...

Citar
Reprovação de Dilma supera a de Collor, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha feita nesta semana revela que o índice de reprovação da presidente Dilma Rousseff (PT) atingiu 71%
 
06/08/2015 06:48 Exame.com.br
« Última modificação: 2015-08-06 22:31:59 por Batman »

tommy

  • Visitante
Re: "Presidenta"? Ou "a Presidente"?
« Responder #14 em: 2015-08-07 14:19:33 »
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4719781

ahahah

MUITO BOM! ahaha o desespero que por ali vai  :D

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: "Presidenta"? Ou "a Presidente"?
« Responder #15 em: 2015-10-08 01:45:56 »
Citar
Tribunal de Contas da União do Brasil rejeita contas de Rousseff de 2014

Por Lusa

O Tribunal de Contas da União (TCU) do Brasil rejeitou quarta-feira à noite as contas de 2014 da Presidente Dilma Rousseff, devido a irregularidades que incluem uma manobra para ocultar a dívida usando dinheiro de bancos públicos.

Esta é a primeira vez que aquele órgão rejeita as contas de um Presidente brasileiro. A defesa do Governo, por meio do Advogado Geral da União, Luís Inácio Adams, criticou o parecer, por considerá-lo político e não apenas técnico.

O TCU é um órgão auxiliar ao Congresso Nacional e a sua decisão funciona como um parecer, que será encaminhado para a Comissão Mista de Orçamento da Casa e depois poderá ser votado pelos parlamentares.

....o primeiro passo para o "impeachment"....eh,.eh....


Citar
Cunha rejeita pedido de Bolsonaro para processo impeachment de Dilma

Outros sete pedidos de abertura de processo ainda precisam ser analisados.

Pedido rejeitado não atendia aos requisitos técnicos necessários.

Do G1, em Brasília

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, arquivou nesta quarta-feira (7) mais um pedido de abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O pedido havia sido apresentado pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ).

 A solicitação foi rejeitada porque não atendia aos requisitos técnicos exigidos por lei para abertura de processo. Agora, restam outros sete pedidos para análise do peemedebista.

Na terça-feira (6), Cunha rejeitou outra solicitação de impedimento e, na última quinta-feira (1º), outros dois pedidos foram negados. Entre as sete solicitações que ainda precisam ser analisadas, está a dos juristas Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT, e Miguel Reale Júnior, que recebeu apoio de partidos da oposição. No mês passado, Cunha já tinha indeferido outros quatro pedidos.

Pelo regimento interno, o presidente da Casa tem o poder de decidir sozinho pela abertura ou não do processo de impeachment. Caso Cunha rejeite todos os pedidos de abertura de impeachment, a estratégia dos deputados da oposição é apresentar um recurso no plenário contra a decisão.

Na hipótese de o recurso vir a ser aprovado – para isso, é necessária maioria simples (257 dos votos dos 513 deputados) – deverá ser criada uma comissão especial responsável por elaborar um parecer a ser votado no plenário da Casa.

Para ser aprovado, o parecer dependerá do apoio de pelo menos dois terços dos 513 deputados (342 votos). Se os parlamentares decidirem pela abertura do processo de impeachment, Dilma será obrigada a se afastar do cargo por 180 dias, e o processo seguirá para julgamento do Senado.

Após ser informado sobre a rejeição ao seu pedido, o deputado Bolsonaro disse que pretende entrar com um recurso na Secretaria-Geral contra a decisão do Cunha para que a questão seja analisada no plenário. "Estou com o recurso pronto. Fiz o recurso, não interessa se eu entreguei uma folha em branco, ele vai ter que decidir em plenário", disse.

Uma reprovação das contas no Congresso pode levar até à abertura de um processo de impeachment da presidente. Partidos de oposição argumentam que a rejeição das contas configuraria crime de responsabilidade e daria base para a abertura do processo.
« Última modificação: 2015-10-08 01:48:24 por Batman »

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: "Presidenta"? Ou "a Presidente"?
« Responder #16 em: 2015-10-17 10:41:57 »
Citar
Polícia abre investigação preliminar à campanha de reeleição de Dilma Rousseff

A Polícia Federal abriu uma investigação preliminar para verificar supostas irregularidades na campanha eleitoral que culminou, em outubro de 2014, com a reeleição da Presidente brasileira, Dilma Rousseff, informou, esta sexta-feira, a rede de televisão Globo.

Polícia abre investigação preliminar à campanha de reeleição de Dilma Rousseff

A investigação foi aberta a 07 de outubro pela Polícia Federal por decisão do magistrado Gilmar Mendes, um dos membros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo fontes policiais contactadas pela Globo.

O objetivo é determinar se Rousseff e o seu vice-presidente, Michel Temer, incorreram em abuso de poder para obter a reeleição e se a campanha eleitoral foi financiada com recursos desviados da petrolífera estatal Petrobras.

As contas, que relacionam receitas e despesas de campanha, foram aprovadas com ressalvas em dezembro do ano passado, mas, em agosto último, Mendes pediu à Procuradoria-Geral da República e à Polícia Federal, nova investigação para esclarecer se a campanha eleitoral de Rousseff beneficiou de dinheiro procedente da teia de corrupção que desviou cerca de 2.000 milhões de dólares da Petrobras.

O juiz citou uma declaração de um empresário preso pelo seu envolvimento na corrupção na Petrobras, que colabora com a investigação em troca de uma redução da pena, e que afirmou ter doado 7,5 milhões de reais (1,9 milhões de dólares) para a campanha eleitoral de Dilma Rousseff procedentes dos desvios.

O magistrado também pediu que sejam investigadas eventuais irregularidades nos pagamentos a uma empresa que recebeu aproximadamente 444.400 dólares da campanha eleitoral de Dilma que havia sido criada apenas dois meses antes de ser contratada e que não explicou na documentação os serviços prestados.

Rousseff, cuja popularidade atinge mínimos históricos, enfrenta uma grave crise política, que se agudizou com o gigantesco escândalo de corrupção na petrolífera estatal brasileira.

Lusa

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: "Presidenta"? Ou "a Presidente"?
« Responder #17 em: 2015-10-20 17:13:33 »
Citar
Infiéis abrem a porta para impeachment de Dilma Rousseff

Texto integral: http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/infieis-abrem-a-porta-para-impeachment-de-dilma-rousseff-1.353300

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: "Presidenta"? Ou "a Presidente"?
« Responder #18 em: 2015-12-02 22:58:28 »
.....a ver vamos quem "cai" primeiro: A Dilma ou o Cunha ????....eh.eh.... 8)

Citar
Aceite pedido de impugnação de Dilma Rousseff

R.R. - 02 Dez, 2015 - 21:08

"Impeachment" sustenta que o Governo cometeu irregularidades fiscais no actual mandato, iniciado em Janeiro deste ano.

O Presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Eduardo Cunha, afirmou ter aceitado um pedido de impugnação do mandato de Dilma Rousseff, protocolado na Casa Legislativa em 14 de Outubro por juristas.

O pedido de "impeachment" sustenta que o Governo cometeu irregularidades fiscais no actual mandato, iniciado em Janeiro deste ano, ao contrário de solicitações anteriores, que não foram acolhidas por levarem em conta somente questões relacionadas com a Presidência anterior, terminada em 2014.

O pedido ainda será analisado por uma comissão da Câmara que reúne deputados de diferentes partidos e, caso a decisão aprove o requerimento, o pedido passa para votação dos deputados, sendo necessária uma aprovação de dois terços (342 deputados) para o processo seguir.

O passo seguinte é a suspensão do Presidente do cargo e o julgamento no plenário do Senado, em caso de crime de responsabilidade, ou no Supremo Tribunal Federal, em caso de crime comum.

Caso o Presidente venha a perder o mandato, quem assume o cargo é o vice-Presidente, actualmente Michel Temer, do PMDB.

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: "Presidenta"? Ou "a Presidente"?
« Responder #19 em: 2015-12-07 12:56:03 »
Citar
Brasil. A escolha dos 65 nomes que votarão o pedido de “impeachment”

Publicado em: 07/12/2015 - 12:34:49 OJE.pt

A Câmara dos Deputados do Brasil está a ultimar a escolha dos 65 membros da comissão especial que vai decidir se o parlamento acolhe ou não o pedido de “impeachment” (impugnação) da Presidente Dilma Rousseff. A comissão é oficializada amanhã, terça-feira e, neste mesmo dia também será escolhido o relator e o presidente do órgão.


Dilma Rousseff tem até dez sessões da comissão para apresentar a sua defesa e aquele órgão mais cinco sessões para emitir um parecer sobre a aceitação do pedido de destituição ou o seu arquivamento.

O plenário da Câmara vota esse texto até 48 horas após a sua divulgação.

Recorde-se que o processo de impugnação do mandato de Dilma Rousseff foi desencadeado no passado dia 2, altura em que o presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Eduardo Cunha, anunciou ter aceitado o pedido protocolado na Casa Legislativa em 14 de outubro por juristas.

O pedido de “impeachment” sustenta que o Governo cometeu irregularidades fiscais no atual mandato, iniciado em janeiro deste ano, ao contrário de solicitações anteriores, que não foram acolhidas por levarem em conta somente questões relacionadas com a Presidência terminada em 2014.

Importa ainda sublinhar que um dos coautores da ação que pede a impugnação de Rousseff, Helio Bicudo, é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT, de centro-esquerda), mas deixou o partido em 2005. O pedido também foi apoiado pelo principal partido de oposição, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).