Pesquisa
 

Candlestick

Da Thinkfn

(Redireccionado de Sakata Charts)

As Candlesticks (velas), originalmente conhecidas como Sakata Charts em nome da cidade em que teve origem, são o nome de uma técnica de análise gráfica de mercado, criada no Japão em meados do século XVII, nas antigas bolsas de arroz de Osaka (Dojima Rice Exchange). O nome ocidentalizado ("Candlestick charts",em inglês), pelo qual esta técnica se tornou conhecida no mundo inteiro, foi criado pelo americano Steve Nison, investidor de Wall Street.

Índice

Origem

Uma candlestick/vela

No século XVII os japoneses desenvolveram um método de análise técnica para analisar os preços de contratos futuros de arroz. O arroz era a riqueza e os fazendeiros de todo o Japão podiam mandar sacas de arroz que eram mantidas em armazéns, em troca, recebiam um cupão representativo do valor, o qual poderia ser vendido a qualquer momento. Apenas na bolsa Dojima operavam cerca de 1300 traders de arroz.

O termo Candlestick (candelabro em inglês) se deve ao fato dos elementos gráficos utilizados na representação dos preços praticados pelo mercado lembrarem velas, distribuídas sobre a área do gráfico.

A análise faz-se através da identificação de "figuras" formadas pelos "candles" (velas) em determinado ponto da tendência de mercado.

Atribui-se a Munehisa Homma o maior desenvolvimento desta técnica de análise. Ele não via a necessidade de se fazer presente em Osaka, comunicava as instruções de compra e venda por mensageiros.

Diz a lenda que conseguiu 100 trades consecutivos vitoriosos. Das suas teorias evoluiram as técnicas de candlestick que hoje são utilizadas em todo o mundo.

Os padrões de candles são úteis para um alarme antecipado de futuros movimentos dos preços, além de sevirem também como sinalizadores de suportes e resistências.

Também são úteis para sinalizar um mercado sobrevendido ou sobrecomprado.

Existem operadores que utilizam somente estes padrões para os seus trades, porém recomenda-se seu uso em complemento a outros indicadores técnicos.

Estrutura da Candlestick

As candlesticks são compostas do corpo (preto ou branco) e uma sombra superior ou inferior. A sombra ilustra os pontos mais elevados e baixos a que transaccionou o activo, e o corpo marca a abertura e o fecho. Se o activo subiu da abertura para o fecho o corpo é branco com a abertura no ponto mais baixo do corpo e o fecho no ponto mais elevado, se desceu, negro, com a abertura no ponto mais elevado do corpo e o fecho no ponto mais baixo. A candlestick pode não ter corpo (se a abertura for igual ao fecho, será uma mera linha), nem sombras (se a abertura ou o fecho coincidir com o mínimo ou o máximo, essa sombra não existirá).

Padrões

Padrões de continuação

São padrões de continuação:

Padrões de inversão bullish

São padrões de inversão bullish, ou seja, de passagem de quedas para subidas:

Padrões de inversão bearish

São padrões de invesrsão bearish, ou seja, de passagem de subidas para quedas:

Guia simples

Basiccandlesticks.GIF
Existem múltiplos padrões de velas, com os mais simples apresentados à direita, segue-se uma breve lista:
  1. White candlestick - assinala uma tendência ascendente.
  2. Black candlestick - assinala uma tendência descendente.
  3. Long lower shadow - sinal bullish (a sombra inferior tem que ter pelo menos o tamanho do corpo, quanto maior, mais forte o sinal)
  4. Long upper shadow - sinal bearish (a sombra superior tem que ter pelo menos o tamanho do corpo, quanto maior, mais forte o sinal)
  5. Hammer - Um padrão bullish se acontecer durante uma tendência negativa (sombra inferior longa e corpo pequeno ou inexistente); Shaven head - bullish durante um downtrend e bearish durante um uptrend (sem sombra superior); Hanging man - bearish durante um uptrend (sombra inferior longa, pouco ou nenhum corpo, a sombra é um múltiplo do comprimento do corpo)
  6. Inverted hammer - assinala uma inversão num fundo, porém tem que existir confirmação no próximo trade/dia (pode ter um corpo branco ou negro); Shaven bottom - assinala uma inversão no fundo, porém necessita de confirmação no próximo trade (sem sombra inferior); Shooting star - um padrão bearish durante um uptrend (pequeno corpo, sombra superior longa, pequena ou nenhuma sombra inferior)
  7. Spinning top white - padrão neutro, significativo em combinação com outros padrões de velas
  8. Spinning top black - padrão neutro, significativo em combinação com outros padrões de velas
  9. Doji - padrão neutro, significativo em combinação com outros padrões de velas
  10. Long legged doji - assinala uma inversão num topo
  11. Dragonfly doji - assinala inversão da tendência (sem sombra superior, longa sombra inferior)
  12. Gravestone doji - assinala inversão da tendência (sem sombra inferior, longa sombra superior)
  13. Marubozu white - continuada tendência ascendente (sem sobra superior ou inferior)
  14. Marubozu black - continuada tendência negativa (sem sombra superior ou inferior)

Ver também

Links relevantes



Forum.jpg Este assunto possui um tópico principal para discussão no Fórum de Bolsa Think Finance. Pode comentar as últimas novidades e ouvir as opiniões dos restantes participantes aí.