Diferenças entre edições de "Série temporal"

Da Thinkfn
(Teste)
 
(Teste)
Linha 6: Linha 6:
  
 
{{esboço}}
 
{{esboço}}
 +
{{Wikipedia|Série_temporal}}
  
 
[[Categoria:Estatística]]
 
[[Categoria:Estatística]]
 
[[de:Zeitreihenanalyse]]
 
[[en:Time series]]
 
[[es:Serie temporal]]
 
[[fi:Aikasarja]]
 
[[fr:Séries temporelles]]
 
[[gl:Serie temporal]]
 
[[id:Deret waktu]]
 
[[ja:時系列]]
 
[[ko:시계열]]
 
[[pl:Szereg czasowy]]
 
[[ru:Временной ряд]]
 
[[sl:Časovne vrste]]
 
[[su:Dérét waktu]]
 
[[uk:Часовий ряд]]
 
[[zh:时间序列]]
 

Revisão das 16h41min de 15 de dezembro de 2007

Em estatística, uma série temporal é uma coleção de observações feitas sequencialmente ao longo do tempo. Em modelos de regressão linear a ordem das observações é irrelevante para a análise, em séries temporais a ordem dos dados é fundamental. Uma característica muito importante deste tipo de dados é que as observações vizinhas são dependentes e o interesse é analisar e modelar esta dependência.

Existem duas formas de estudar séries temporais. Uma análise da série temporal é um método para tentar entender a série temporal, de forma a entender a estrutura que gerou a série. Uma previsão a partir da série temporal procura construir um modelo matemático a partir do qual seja possível prever valores futuros da série.

Os modelos para estudar as séries temporais são muito conhecidos por seus acrônimos em inglês, montados a partir de AR (modelos auto-regressivos), 'I' (modelos integrados) e MA (modelos de média móvel). Por exemplo, o modelo ARIMA é um modelo auto-regressivo, integrado e de média móvel.

Predefinição:Esboço

Smallwikipedialogo.png

Esta página usa conteúdo da Wikipedia. O artigo original estava em Série_temporal. Tal como o Think Finance neste artigo, o texto da Wikipedia está disponível segundo a GNU Free Documentation License.