Diferenças entre edições de "Order book"

Da Thinkfn
(Nova página: um order book Level II do NasdaqO '''Order book''' ou '''livro de ordens''' é um agregado de todas as ordens existentes para um determin...)
 
Linha 9: Linha 9:
 
Também é possível que a negociação seja feita manualmente, caso em que o order book (livro de ordens) deverá ser coligido por um [[especialista]], como no [[floor trading]] na [[NYSE]].
 
Também é possível que a negociação seja feita manualmente, caso em que o order book (livro de ordens) deverá ser coligido por um [[especialista]], como no [[floor trading]] na [[NYSE]].
  
 +
Uma curiosidade do mercado é a origem do termo "cofre". Este refere-se ao [[COF]], um comando do sistema de negociação Tradis da antiga BVL (Bolsa de Valores de Lisboa), que significava "COnsulta de oFertas", ou seja, servia para consultar o livro de ordens de um titulo.
  
 
[[Categoria:Conceitos]]
 
[[Categoria:Conceitos]]

Revisão das 15h41min de 15 de novembro de 2007

um order book Level II do NasdaqO Order book ou livro de ordens é um agregado de todas as ordens existentes para um determinado activo cotado, geralmente todas as ordens existentes introduzidas num sistema de negociação e ainda não efectuadas.

Um order book será composto por um conjunto de bids, manifestando a intenção de comprar determinadas quantidades a determinados preços, e um conjunto de asks, manifestando a intenção de vender determinadas quantidades a determinados preços. O melhor (mais elevado) bid será inferior ao melhor (mais baixo) ask, e a diferença entre eles é chamada de spread bid/ask.

A maior ou menor quantidade de ordens de compra e venda determina a profundidade e liquidez do mercado, ou seja, o quanto é possível comprar ou vender sem grande impacto nas cotações.

O mesmo sistema de negociação que guarda as ordens de compra e venda (o order book), também poderá efectuar os negócios quando uma compra ou venda manifestam intenção de transaccionar ao mesmo preço (ou perante ordens ao melhor).

Também é possível que a negociação seja feita manualmente, caso em que o order book (livro de ordens) deverá ser coligido por um especialista, como no floor trading na NYSE.

Uma curiosidade do mercado é a origem do termo "cofre". Este refere-se ao COF, um comando do sistema de negociação Tradis da antiga BVL (Bolsa de Valores de Lisboa), que significava "COnsulta de oFertas", ou seja, servia para consultar o livro de ordens de um titulo.