Diferenças entre edições de "Homo economicus"

Da Thinkfn
(Nova página: O '''Homo economicus''', ou "'''homem económico'''", é o conceito segundo o qual o homem é um ser racional, perfeitamente informado e centrado em si próprio, um ser que deseja riqu...)
 
 
Linha 7: Linha 7:
 
==Referências==
 
==Referências==
 
*Zabieglik, Stefan (2002). "The Origins of the Term Homo Oeconomicus", Gdansk, 123-130.  
 
*Zabieglik, Stefan (2002). "The Origins of the Term Homo Oeconomicus", Gdansk, 123-130.  
*[http://faculty.chicagogsb.edu/richard.thaler/research/homo.pdf Richard H. Thaler, "From Homo Economicus to Homo Sapiens", Journal of Economic Perspectives—Volume 14, Number 1, Winter 2000, 133–141]
+
*[http://faculty.chicagogsb.edu/richard.thaler/research/homo.pdf Richard H. Thaler, "From Homo Economicus to Homo Sapiens", Journal of Economic Perspectives — Volume 14, número 1, 2000, 133–141]
  
  
 
[[Categoria:Conceitos]][[Categoria:Teorias]][[Categoria:Finança comportamental]]
 
[[Categoria:Conceitos]][[Categoria:Teorias]][[Categoria:Finança comportamental]]

Edição atual desde as 12h14min de 8 de novembro de 2008

O Homo economicus, ou "homem económico", é o conceito segundo o qual o homem é um ser racional, perfeitamente informado e centrado em si próprio, um ser que deseja riqueza, evita trabalho desnecessário e tem a capacidade de decidir de forma a atingir esses objectivos. O homem económico é, portanto, um ser idealizado, utilizado em muitas teorias económicas.

O homem económico surgiu nas teorias económicas no Século XIX e inícios do século XX. Ultimamente, tem cada vez mais sido posto em causa, nomeadamente pelas inúmeras experiências oriundas do campo da psico-sociologia, que mostram que o comportamento do homo sapiens diverge significativamente daquele previsto pelos pressupostos de um homem económico.

Essas divergências, são no campo da finança particularmente evidentes nas muitas teorias de Finança comportamental.

Referências