Hipótese nula

Da Thinkfn
Revisão das 15h55min de 15 de dezembro de 2007 por BladeRunnerOne (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)

Em Estatística, a hipótese nula é uma hipótese que é presumida verdadeira até que provas estatísticas sob a forma de testes de hipóteses indiquem o contrário. É uma hipótese que você está interessado em confrontar com os factos. Muitas vezes é uma afirmação quanto a um parâmetro que é propriedade de uma população, sendo que é impossível observar toda a população, e o teste é baseado na observação de uma amostra aleatória da população. Tal parâmetro é frequentemente a média ou o desvio padrão.

Muitas vezes tal hipótese consiste em afirmar que os parâmetros ou características matemáticas de duas ou mais populações são idênticos. Por exemplo, se queremos comparar os resultados nos exames de duas amostras aleatórias de homens e mulheres, a hipótese nula poderia ser "que a média do resultado no exame da população masculina do qual a primeira amostra foi retirada é o mesmo que o da amostra de população feminina, da segunda amostra":

H_0: \mu_1 = \mu_2

em que:

H0 = a hipótese nula
μ1 = a média da população 1, e
μ2 = a média da população 2.

Alternativamente, a hipótese nula pode postular que as duas amostras são retiradas da mesma população:

H_0: \mu_1 - \mu_2 = 0de:Hypothese (Statistik)

en:Null hypothesis es:Hipótesis nula fa:فرض صفر fi:Nollahypoteesi it:Ipotesi nulla ko:귀무가설 nl:Nulhypothese simple:Null hypothesis sv:Nollhypotes