Forward rate agreement

Da Thinkfn
Revisão das 08h22min de 14 de novembro de 2008 por Bmwmb (discussão | contribs)

Um forward rate agreement (FRA) ou contrato a prazo para fixação de taxa, é um contrato que permite fixar no futuro uma taxa de juro.

Num FRA, uma das contrapartes (o devedor ou comprador) compromete-se a pagar ao vendedor do FRA, a partir de uma determinada data futura, uma determinada taxa de juro fixa, recebendo em troca uma taxa de juro de referência variável. O que isto faz é efectivamente fixar no futuro a taxa de juro a pagar. Se a taxa de referência usada subir entre a data em que se celebra o contrato e a data de fixação da taxa, o devedor terá dinheiro a receber na data de fixação. Se as taxas baixarem, o devedor terá dinheiro a pagar na data de fixação. É garantida, assim, sempre a mesma taxa efectiva de financiamento nessa data.

Por exemplo, imagine que sabe, hoje, que dentro de 3 meses vai precisar de contrair um empréstimo com a duração de 6 meses. Se receia que a taxa de juro aumente, pode fixar agora a taxa de juro desse empréstimo comprando um FRA ao banco. O banco oferece, por exemplo, um FRA de 3 meses para a LIBOR a 6 meses, a 5%. Se, ao fim dos 3 meses, a LIBOR a 6 meses estiver acima de 5%, o banco paga-lhe a diferença; se estiver abaixo, paga você a diferença ao banco.

As taxas fixa e variável são calculadas sobre o valor nocional estabelecido para o contrato, significando assim que a taxa é fixa no futuro para esse montante.

Os FRAs são derivados OTC (não cotados). Um Swap é uma combinação de FRAs.

Cálculo

O montante a pagar na data efectiva (data na qual se fixa a taxa) do FRA é:


\mbox{Pagamento} = \mbox{Valor Nocional} * \left( \frac{(\mbox{Taxa\ de\ referencia}-\mbox{Taxa\ fixa}) * \alpha }{ \mbox{Taxa\ de\ referencia} * \alpha +1} \right)


  • A Taxa fixa é a taxa que é fixada para o futuro.
  • A Taxa de referência é tipicamente Euribor ou LIBOR.
  • \alpha é a fracção do ano, em dias, sobre a qual as taxas são calculadas, usando a convenção de datas do mercado monetário da moeda em causa. Para EUR e USD é geralmente o número de dias dividido por 360, para GBP é o número de dias dividido por 365.
  • A Taxa fixa e a Taxa de referência são taxas que deveriam ser aplicadas desde a data efectiva à data de maturidade, porém como os valores dos pagamentos são conhecidos na data efectiva, são imediatamente pagos, sendo essa a razão pela qual o pagamento é descontado à taxa de referência.

Notação de FRAs

Interpretação de algumas convenções usuais de FRAs

Notação Data efectiva a partir de agora Data de maturidade a partir de agora Taxa subjacente
1 x 3 1 mês 3 meses 3-1 = LIBOR 2 meses
1 x 7 1 mês 7 meses 7-1 = LIBOR 6 meses
3 x 6 3 meses 6 meses 6-3 = LIBOR 3 meses
3 x 9 3 meses 9 meses 9-3 = LIBOR 6 meses
6 x 12 6 meses 12 meses 12-6 = LIBOR 6 meses
12 x 18 12 meses 18 meses 18-12 = LIBOR 6 meses

Ver também