Citação de: Santana CastilhoSantana Castilho - Um ministro e uma corte bem paga a propagar fantasiasÉ impossível ficarmos alheios à barbárie exposta pela guerra que domina o mundo e ao tratamento que a comunicação social lhe dispensa. [...] Do que vou lendo, vendo e ouvindo, do atrevimento e leveza parcial de muitos comentaristas recém-chegados às nossas televisões, qual turba opinativa difusora de mais ódio, concluo que, quando os fenómenos são abordados sem conhecimento das suas particularidades, ou com propositado desprezo pela sua génese, o resultado é criar novas conflituosidades, que só mascaram os factos e lhes acentuam a já de si pesada dramaticidade. Nesta coluna escrevo sobre o que conheço e é observável, enquanto os responsáveis pela política educativa persistem na propagação de profecias e mentiras, lançando lama sobre tudo o que lhes não serve os desígnios. Esta gente logrou um controlo narrativo da opinião pública, em modo fast food educacional, que vem alterando a percepção do que de importante acontece na Educação. Não a olham como bem prioritário, motor de igualdade e estabilidade social e de desenvolvimento do país, muito menos como expressão de identidade nacional.[...]O IAVE, num recente documento oficial (Relatório do Estudo Diagnóstico das Aprendizagens), escreveu, preto no branco, que:- 58,7% dos alunos do 6º ano e 56,1% dos do 9º ano não são capazes de responder às mais básicas solicitações de literacia da leitura (dito de modo menos sofisticado: a maioria não entende nada do que lê, por mais básico que seja o texto). - 64,5% dos alunos do 9º ano são incapazes de resolver problemas elementares de Matemática.- 68,5% dos alunos do 6º ano e 83,5% dos do 9º não conseguem responder a questões, por mais simples que sejam, no domínio daquilo que a novilíngua designa por “literacia científica”. [...]Apesar destes factos, o ministro João Costa (inicialmente, porque depois foi obrigado a corrigir a manipulação que tentou) e prosélitos sem decoro promoveram a ideia absurda, louca, de que as aprendizagens dos alunos teriam melhorado … com o fecho das escolas. [...]A resposta [à contradição] é simples: as conclusões do IAVE resultam de provas objectivas, prestadas pelos alunos, para medir conhecimentos adquiridos; as conclusões da DGEEC resultam das notas dadas pelos professores durante a pandemia, culminando um processo anterior da responsabilidade de João Costa, que sumariamente assim se pode caracterizar:- Conveniente revogação de todos os programas então vigentes e sua substituição pela fraude das "aprendizagens essenciais”, inenarrável via aberta para que todos passem, saibam o que souberem.- Correlata destruição do currículo nacional, hoje reduzido a um indigente desprezo pelo valor intrínseco do conhecimento.- Supressão de todos os instrumentos de avaliação, com o fim, conseguido, de impor as passagens de ano praticamente obrigatórias e fabricar resultados de sucesso.- Legislação vigente que determina que as reprovações, em anos intermédios dos ciclos de escolaridade, só pode acontecer “a título excepcional”.Não sendo futurologista, muito menos adivinho, arrisco prever a intensificação da manipulação da opinião pública por parte de João Costa e seguidores, como indicia o um obsceno aumento de 1237% das despesas do Ministério da Educação, em 2024, para pagar estudos, pareceres e consultadorias.In "Público" de 8.11.23
Santana Castilho - Um ministro e uma corte bem paga a propagar fantasiasÉ impossível ficarmos alheios à barbárie exposta pela guerra que domina o mundo e ao tratamento que a comunicação social lhe dispensa. [...] Do que vou lendo, vendo e ouvindo, do atrevimento e leveza parcial de muitos comentaristas recém-chegados às nossas televisões, qual turba opinativa difusora de mais ódio, concluo que, quando os fenómenos são abordados sem conhecimento das suas particularidades, ou com propositado desprezo pela sua génese, o resultado é criar novas conflituosidades, que só mascaram os factos e lhes acentuam a já de si pesada dramaticidade. Nesta coluna escrevo sobre o que conheço e é observável, enquanto os responsáveis pela política educativa persistem na propagação de profecias e mentiras, lançando lama sobre tudo o que lhes não serve os desígnios. Esta gente logrou um controlo narrativo da opinião pública, em modo fast food educacional, que vem alterando a percepção do que de importante acontece na Educação. Não a olham como bem prioritário, motor de igualdade e estabilidade social e de desenvolvimento do país, muito menos como expressão de identidade nacional.[...]O IAVE, num recente documento oficial (Relatório do Estudo Diagnóstico das Aprendizagens), escreveu, preto no branco, que:- 58,7% dos alunos do 6º ano e 56,1% dos do 9º ano não são capazes de responder às mais básicas solicitações de literacia da leitura (dito de modo menos sofisticado: a maioria não entende nada do que lê, por mais básico que seja o texto). - 64,5% dos alunos do 9º ano são incapazes de resolver problemas elementares de Matemática.- 68,5% dos alunos do 6º ano e 83,5% dos do 9º não conseguem responder a questões, por mais simples que sejam, no domínio daquilo que a novilíngua designa por “literacia científica”. [...]Apesar destes factos, o ministro João Costa (inicialmente, porque depois foi obrigado a corrigir a manipulação que tentou) e prosélitos sem decoro promoveram a ideia absurda, louca, de que as aprendizagens dos alunos teriam melhorado … com o fecho das escolas. [...]A resposta [à contradição] é simples: as conclusões do IAVE resultam de provas objectivas, prestadas pelos alunos, para medir conhecimentos adquiridos; as conclusões da DGEEC resultam das notas dadas pelos professores durante a pandemia, culminando um processo anterior da responsabilidade de João Costa, que sumariamente assim se pode caracterizar:- Conveniente revogação de todos os programas então vigentes e sua substituição pela fraude das "aprendizagens essenciais”, inenarrável via aberta para que todos passem, saibam o que souberem.- Correlata destruição do currículo nacional, hoje reduzido a um indigente desprezo pelo valor intrínseco do conhecimento.- Supressão de todos os instrumentos de avaliação, com o fim, conseguido, de impor as passagens de ano praticamente obrigatórias e fabricar resultados de sucesso.- Legislação vigente que determina que as reprovações, em anos intermédios dos ciclos de escolaridade, só pode acontecer “a título excepcional”.Não sendo futurologista, muito menos adivinho, arrisco prever a intensificação da manipulação da opinião pública por parte de João Costa e seguidores, como indicia o um obsceno aumento de 1237% das despesas do Ministério da Educação, em 2024, para pagar estudos, pareceres e consultadorias.In "Público" de 8.11.23
Estamos a 26/10 e a minha filha ainda não tem os e-vouchers dos livros do 11.º ano.A compra dos livros ronda os 270€.Isto sim é que é triste.
Citação de: Local em 2023-10-26 09:55:26Estamos a 26/10 e a minha filha ainda não tem os e-vouchers dos livros do 11.º ano.A compra dos livros ronda os 270€.Isto sim é que é triste.Vouchers disponíveis ontem, fiz hoje a encomenda.
É incompreensível que funcionários públicosnão possam ser despedidos.
escola de santa maria => sintraporteiro faz greve hoje => ESCOLA FECHADA NÃO HÁ AULAS.amanhã diz que fará greve, escola fechada outra vez se o porteiro estiver em greve não pode ser substituído, mas se estiver doente podem substituí o porteiro rico país este
E ainda por cimaserão premiadoscom benefíciossalariais porresultadosprejudiciais!Como é que se pode concordar com isso!?
É só para lembrar aos idiotas de serviço que as greves dos professores começaram em 9 de Dezembro de 2022 e prolongaram-se até julho de 2023.Isto significa que não afetaram os testes pisa 2022.Não me refiro ao justin que é só um pobre diabo. Refiro me a jornalista e comentadeiros dos mediaEste fórum é útil por ser público mas está infestado de piolhos. Já fui.
isso quer dizer ainda vai ficar pior
Citação de: justin em 2019-10-30 14:49:23hoje há greve lá escola que ando a apontar as baixas dos profs. que tristeza Mais greve toda a próxima semanaNem 2 meses de aulas e temos:7 dias de greve3 baixas de profs
hoje há greve lá escola que ando a apontar as baixas dos profs. que tristeza
Citação de: justin em 2019-11-02 08:37:51Citação de: justin em 2019-10-30 14:49:23hoje há greve lá escola que ando a apontar as baixas dos profs. que tristeza Mais greve toda a próxima semanaNem 2 meses de aulas e temos:7 dias de greve3 baixas de profs....só para relembrar Lac_nuair.... tens de comer menos queijo smog e ser menos parcial, pelo menos.