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Autor Tópico: Educação - Tópico principal  (Lida 377968 vezes)

vbm

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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1880 em: 2017-11-16 19:09:43 »
Ah, é como diz o neoliberal. Distingue-se um fluxo de um stock.

Automek

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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1881 em: 2017-11-16 19:17:55 »
A maior parte dos professores não tem capacidade para perceber o que isso é e muito menos sabem quanto são 600M em % do PIB.

Smog

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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1882 em: 2017-11-16 19:33:27 »
OS 6000 M foram só para o BES.
mas prontos. folgo em saber que gostam de ser roubados.
Automeck eu sei qual a % do PIB. Tu sabes? Diz lá... ;D
Vasco, estás completamente a leste da realidade mas cheio de preconceitos contra os professores. Afinal a lavagem cerebral que os media fazem desde os tempos da Milu entraram nos teus ricos neurónios. 8)

Bom, chega deste assunto. Não tenho paciência para discutir com ignorantes este assunto. Há outros, que também ignoram, que são mais estimulantes para mim. ;D
wild and free

Zel

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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1883 em: 2017-11-16 20:22:09 »
OS 6000 M foram só para o BES.
mas prontos. folgo em saber que gostam de ser roubados.
Automeck eu sei qual a % do PIB. Tu sabes? Diz lá... ;D
Vasco, estás completamente a leste da realidade mas cheio de preconceitos contra os professores. Afinal a lavagem cerebral que os media fazem desde os tempos da Milu entraram nos teus ricos neurónios. 8)

Bom, chega deste assunto. Não tenho paciência para discutir com ignorantes este assunto. Há outros, que também ignoram, que são mais estimulantes para mim. ;D

nao ha relacao logica entre o buraco do GES e os ordenados dos professores

nem a ganacia desesperada justifica tamanha falta de capacidade de raciocinio e isso nao abona a favor das aulas que das nem de um possivel aumento
« Última modificação: 2017-11-16 22:30:06 por Camarada Neo-Liberal »

Zel

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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1884 em: 2017-11-16 20:31:24 »
o mais engracado eh que pessoas como a belinha sao totalmente gananciosas, so pensam em dinheiro e em sacar mais e mais do resto do pais
mas para disfarcar a sua ganancia usam um veu de falsa virtude e falsa necessidade: "so como galinha", "somos discriminados", "e' uma questao de justica"
« Última modificação: 2017-11-16 21:45:18 por Camarada Neo-Liberal »

Automek

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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1885 em: 2017-11-16 21:43:32 »
Uma das maiores aldrabices ditas pelos professores é de que ganham mal.

Isto são dados de 2015 da OCDE:


http://www.oecd-ilibrary.org/education/education-at-a-glance-2017/indicator-d3-how-much-are-teachers-paid_eag-2017-31-en

Como se pode ver, Portugal é o país da OCDE onde os professores ganham mais em comparação com os outros trabalhadores do sector terciário, com idêntico grau de formação. Em nenhum outro país da OCDE há uma discrepância tão grande entre professores e trabalhadores com idêntica formação.

JoaoAP

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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1886 em: 2017-11-16 22:05:05 »
Isto tudo porquê?
A resposta:
"JOÃO CÉSAR DAS NEVES: “O PAÍS É SOCIALISTA. SOMOS UM PAÍS QUE ADORA O ESTADO E OS CARINHOS DO ESTADO.”"

JoaoAP

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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1887 em: 2017-11-16 22:09:45 »
POde-se ler aqui mais alguma coisam sobre o "nosso" Portugal.... socialista, uma aprte da entrevista:
http://www.thinkfn.com/forumbolsaforex/index.php/topic,4411.msg314892.html#msg314892

Muito bem dito!!!

Automek

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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1888 em: 2017-11-16 22:59:33 »
Outra grande aldrabice é a de que há falta de professores, dando como exemplo turmas de 30 alunos. São argumentos só para atirar poeira para os olhos das pessoas porque, como se vê pelos quadros abaixo, há professores a mais, quando comparado com as médias da OCDE e com outros países mais desenvolvidos.

Comecemos pela média de alunos por turma.


http://www.oecd-ilibrary.org/education/education-at-a-glance-2017/indicator-d2-what-is-the-student-teacher-ratio-and-how-big-are-classes_eag-2017-30-en

Aqui vê-se perfeitamente que Portugal está em linha com o que é praticado na OCDE e até tem menos alunos por turma do que países como a Espanha, França ou Alemanha, Japão, Israel ou EUA.

Isto é em média. Agora vejamos de onde vem essa história das turmas de 30 alunos.
Neste quadro conseguimos ver, nos vários níveis de ensino, quantos alunos existem por professor.



Aquilo que verificamos no quadro é que o número de alunos por professor é sempre dos mais baixos de toda a OCDE. Ou seja, Portugal é o país onde há menos alunos por professor.

Então se é dos países onde há menos alunos por professor, também devia ser dos países onde há menos alunos por turma, permitindo um grande acompanhamento dos alunos.

Ora, se os professores estão sempre a queixarem-se de turmas grandes, então é fácil de perceber que:
- há muitos professores mas trabalham poucas horas em sala de aulas. Isso vem de horários curtos (benesses da profissão em Portugal) e/ou de trabalho administrativo inútil contra a qual não se ouve ninguém reclamar (talvez porque é mais confortável andar a preencher papéis do que a dobrar a mola a ensinar alunos)
- há um nível elevado de absentismo de longo prazo (baixas)
- trabalho sindical

Smog

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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1889 em: 2017-11-17 00:02:35 »
automeck,
não te vou explicar nada relativamente a essas informação da OCDE mas considera que:

- as informações foram fornecidas pelo ME quando andava em guerra (Milu e Crato, ou seja, Sócrates e Pedro Coelho) com os professores.  8)

edit os testes PISA são feitos pelos alunos e esses não mentem... ;)
« Última modificação: 2017-11-17 00:04:01 por belinha »
wild and free

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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1890 em: 2017-11-17 00:20:26 »
automeck,
não te vou explicar nada relativamente a essas informação da OCDE mas considera que:

- as informações foram fornecidas pelo ME quando andava em guerra (Milu e Crato, ou seja, Sócrates e Pedro Coelho) com os professores.  8)

edit os testes PISA são feitos pelos alunos e esses não mentem... ;)

Esses dois argumentos são bastante falaciosos.
Os dados da ODCE são fornecidos há décadas e se forem analisar, nos diversos anos, os relatórios da OCDE "Education at a glance" vê-se  pior do que aquilo que o Automek publicou sobre o nº de alunos por professor (de memória, há uns 10 anos atrás só havia um pais com menos alunos por professor na OCDE que Portugal).

Acho bem que os professores tomem louros pelos resultados dos seus alunos, mas é pesquisar por exemplo aqui no forum as barbaridades que diziam sobre as reformas que o Crato e a Maria de Lurdes fizeram originando, basicamente, maior exigência no sistema educativo. Na altura eram os coveiros da educação e que fariam com que as crianças tivessem piores professores...

Este saque que os professores tentam, uma vez mais, levar a a cabo revolta qualquer pessoa com o minimo de sentido de lógica e decência (a começar na restante função pública)

Automek

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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1891 em: 2017-11-17 00:42:23 »
A melhoria do PISA ocorreu porque tivemos ministros (MLR e Crato) que não se importaram de comprar guerras contra os professores e os resultados (de que agora os professores tanto se orgulham) mostraram que os ministros tinham razão.

Basta pensar no novos modelos de gestão das escolas que a MLR implementou (e que ia ser uma tragédia), nas provas de avaliação de professores (contra a qual protestaram e que agora usam como argumento para dizer que não são promovidos automaticamente - é para rir), as provas de aferição do 1º e 2º ciclo que muito criticaram porque diziam que era só para fazer rankings, o plano de acção da matemática, em que só faltou baterem na MLR, as aulas de substituição em que foi ridicularizada a dizerem que os profs de ed. fisica iam dar fisica, etc.
A MLR foi quem melhor fez pelos alunos, não obstante a nódoa das novas oportunidades e da parqe escolar.

E do Nuno Crato e dos novos programas e da introdução de provas de avaliação infelizmente já não vamos ver a continuação da melhoria no PISA porque estes tipos inverteram tudo, com o grande argumento de que Treinar para os exames é pernicioso e nocivo. Mas este ministro é que é porreiraço, desde que pague os 600M, claro.

Para saber se um ministro da educação é bom basta ouvir a contestação dos professores. Quando maior a contestação, melhor é o ministro. Os dois melhores, como se viu nos PISAs, foram a MLR e o Crato.
« Última modificação: 2017-11-17 01:09:47 por Automek »

Zel

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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1892 em: 2017-11-17 01:01:20 »
nem mais: como a belinha nao se anda a queixar deste actual ministro temos logo ai a prova cabal que eh uma ***** de ministro

Zel

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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1893 em: 2017-11-17 01:06:57 »
outra engracada sao as formacoes da treta que os profs fazem para subirem na carreira, ate dao vontade de rir
isto inclui a pos-graduacao pos-modernista da professora residente

Automek

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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1894 em: 2017-11-17 01:32:47 »
outra engracada sao as formacoes da treta que os profs fazem para subirem na carreira, ate dao vontade de rir
isto inclui a pos-graduacao pos-modernista da professora residente

Como dizia ontem o JMF no Observador, são formações complexas, como estas, que o professor precisa para evoluir na carreira:
PEDESTRIANISMO COMO UMA ESTRATÉGIA A APLICAR NA ESCOLA (todos os grupos de professores)

E depois ficam ofendidos quando se diz que as progressões são automáticas e argumentam que têm de fazer formações. Pedestrianismo é aceite como formação para progredir na carreira, seja professor de história, seja de matemática.  :D

Há outra porreira que são os PROFESSORES À DESCOBERTA DOS CAMINHOS DE SANTIAGO (também para todos os grupos). Uma excursão a Santiago de Compostela, com direito a créditos de formação. Pouco importa que seja para um professor de alemão. Talvez até encontrem uns alemães no caminho e aproveitam para praticar. :D

Quem é que pode levar esta gente a sério quando falam em formações ?

Smog

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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1895 em: 2017-11-17 13:12:04 »
Vasco,

considera isto do Paulo Guinote:

https://guinote.wordpress.com/2017/11/17/por-uma-avaliacao-a-serio-do-desempenho-jornalistico/

https://guinote.wordpress.com/2017/11/17/por-uma-avaliacao-a-serio-do-desempenho-jornalistico-2/

https://guinote.wordpress.com/2017/11/17/pequeno-guia-para-uma-avaliacao-do-desempenho-da-gestao-jornalistica/

depois adiciona-lhe a credibilidade de um Sócrates e de um PPCoelho. 8)

São estas coisas que fazem/manipulam o opinião pública 8)

ps. vejam e explorem as cotas na Avaliação de Desempenho dos professores...
wild and free

Zel

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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1896 em: 2017-11-17 14:14:02 »
que saudades do paulo guinote

vbm

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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1897 em: 2017-11-17 14:48:59 »
Que o jornalismo em Portugal, além de medíocre é manipulado e manipulável sabe-se há muito, e nesse domínio o primeiro, desembaraçado, crítico foi sim o José Pacheco Pereira. Praticamente, não leio jornais nem revistas há muitos anos; sigo, realmente, alguns comentadores das televisões, leio livros, e pouco mais tenho de formação.

Sobre a educação e instrução pública é inegável que ela é má, os portugueses chegam aos vinte e aos trinta anos e sabem pouco de tudo, além de não primarem nem pela inteligência nem pela constância de bons princípios de vida em sociedade.

A minha curiosidade, caso o governo trate o congelamento pretérito das carreiras como algo que foi a brincar ou a fingir, é saber se o ministro das finanças se demite, e convoca uma conferência de imprensa para proclamar aos quatro ventos a razão que o leva a demitir-se; ou se se verga curvando-se ao primeiro-ministro no delírio reivindicativo e anárquico dos sindicatos dos  professores.

Posso concordar com alguns professores numa coisa: eles deviam ser muito melhor pagos do que são; mas isso requereria, para ser justo, que a classe profissional que ensina e instrui os jovens tivesse a competência de alcançar esse resultado, nem que para tanto houvesse de tornar-se politicamente hábil em conseguir as mais recomendáveis alianças político-sociais que prezassem tais resultados, mesmo à custa de amputar os menos idóneos e mais incompetentes no seio da profissão docente.

Automek

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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1898 em: 2017-11-17 15:01:36 »
Vamos lá aqui desmontar mais uma aldrabice, recorrendo a factos.
Um dos mitos é de que o país desinvestiu na educação. Será verdade ? Vamos ver o gráfico da evolução de 2010 a 2014:


http://www.oecd-ilibrary.org/education/education-at-a-glance-2017/indicator-b7-which-factors-influence-the-level-of-expenditure-on-education_eag-2017-22-en

Comprova-se que, de facto, a despesa pública caiu na área da educação de 2010-2014. Haverá, contudo, razões para tanta barulheira ?

Vamos ver como ficaram as coisas em 2017, depois dessa redução. Para isso recorremos à despesa pública, em % do PIB, no ano de 2014:


http://www.oecd-ilibrary.org/education/education-at-a-glance-2017/indicator-b2-what-proportion-of-national-wealth-is-spent-on-educational-institutions_eag-2017-17-en

Como podemos ver, mesmo depois da tal grande redução na despesa, Portugal continua a gastar mais nas escolas públicas e privadas do que a média da OCDE e mais do que a maioria dos países europeus. Não há, por isso, razão para tanta barulheira. Gastamos mais do que o suficiente em % do PIB.

Agora a pergunta crucial: como é que são distribuidos esses gastos ? Vamos ver o quadro de repartição das despesas de educação entre salários e despesas de capital (vulgo investimento na educação).



Aquilo que vemos neste quadro é que Portugal é o país onde os professores levam a maior % dos gastos de educação, sobrando muito pouco para investimento.

Ou seja, não só não falta dinheiro para a educação, uma vez que gastarmos mais % do PIB que outros países, como a distribuição desse dinheiro vai quase toda para os professores, ao contrário do que acontece noutros países.

É a prova inequívoca de que os professores ganham bastante bem em Portugal, quando comparados com o resto da sociedade (o que aliás já tinha sido provado anteriormente no gráfico que compara os salários dos professores com outros trabalhadores do sector terciário, com idêntica formação).
« Última modificação: 2017-11-21 06:39:59 por Automek »

Zel

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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1899 em: 2017-11-17 15:16:03 »
profs = educacao

congelamento de carreiras dos profs = desinvestir em educacao

prof em casa reformado e a ganhar 3.6k = grande investimento em educacao
« Última modificação: 2017-11-17 19:00:48 por Camarada Neo-Liberal »