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Autor Tópico: Educação - Tópico principal  (Lida 376594 vezes)

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Re: Educação / estava em TEMPO REAL
« Responder #1000 em: 2015-09-06 13:49:08 »
Ja vi uma reforma de uma senhora que era educadora de infancia.... atenção educadora , e a mesma ascendeia dos 2000 euros salvo erro , no entanto penso que o valor era anterior aos cortes......

Como eu gosto de voces.....  vejam aqui um exemplo actualizado..... Agosto de 2015....  ah nao vale a pena ver as reformas baixas porque penso que é pessoal que entra tarde para a função publica e nao tem muitos anos de descontos....  mas o resto é uma maravilha ! mesmo com os cortes!

https://dre.pt/application/file/69953897     ehehehe

Vejam que ha ali muita malta que nao tem sequer a 4ª classe.....

Olha este exemplo , um simples cabo  a receber pouco mais de 1500 euros de reforma , é para gozar nao ??? agora vejam la os outros...

JOAQUIM ANTÓNIO GOMES SILVA PINHEIRO CABO 184779 € 1 504,64

e tecnicos das finanças meros tecnicos a receberem mais de 2000 euros por mes....pouco bom...

É que esta malta quando se reforma é sempre um escalão acima , pelo que lhes permite tambem receber mais.

Para os mais curiosos   https://www.cga.pt/listamensaldr.asp
« Última modificação: 2015-09-06 13:51:44 por TRADE FATHER »

Castelbranco

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Re: Educação / estava em TEMPO REAL
« Responder #1001 em: 2015-09-06 16:13:20 »
1500 ??

Basta ires aos professores nos contratos antigos e todos teem reformas de 2500 para cima liquidos e reformaram-se com 55 anos e picos talvez. Reformando-se aos 60s e as reformas sao facilmente nos 3000 euros para cima liquidos


Mais uma razão para não chamarem Cesar das Neves de louco

não será louco.
é um beato reaccionário.

L


beato ou não, mas o que disse é verdade doa a quem doer

zAPPa

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Re: Educação / estava em TEMPO REAL
« Responder #1002 em: 2015-09-06 16:54:54 »
1500 ??

Basta ires aos professores nos contratos antigos e todos teem reformas de 2500 para cima liquidos e reformaram-se com 55 anos e picos talvez. Reformando-se aos 60s e as reformas sao facilmente nos 3000 euros para cima liquidos

2500, 3000, valores liquidos?

Quanto é o Bruto mensal? 4500- 5000?
Jim Chanos: "We Are In The Golden Age of Fraud".

Castelbranco

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Re: Educação / estava em TEMPO REAL
« Responder #1003 em: 2015-09-06 18:48:32 »
1500 ??

Basta ires aos professores nos contratos antigos e todos teem reformas de 2500 para cima liquidos e reformaram-se com 55 anos e picos talvez. Reformando-se aos 60s e as reformas sao facilmente nos 3000 euros para cima liquidos

2500, 3000, valores liquidos?

Quanto é o Bruto mensal? 4500- 5000?


Não vale a pena entrar em pormenores, todos sabemos como são as coisas, que recebem valores muito acima daquilo que é necessário para sobreviver isso é verdade, portanto acho que não é preciso dizer mais nada.

Lark

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Re: Educação / estava em TEMPO REAL
« Responder #1004 em: 2015-09-06 19:28:36 »
1500 ??

Basta ires aos professores nos contratos antigos e todos teem reformas de 2500 para cima liquidos e reformaram-se com 55 anos e picos talvez. Reformando-se aos 60s e as reformas sao facilmente nos 3000 euros para cima liquidos

2500, 3000, valores liquidos?

Quanto é o Bruto mensal? 4500- 5000?


Não vale a pena entrar em pormenores, todos sabemos como são as coisas, que recebem valores muito acima daquilo que é necessário para sobreviver isso é verdade, portanto acho que não é preciso dizer mais nada.

acho que o pedido de esclarecimento é pertinente.

2500 / 3000 líquidos ou brutos?

é que 2500/3000 líquidos neste momento como os impostos estão, implica um bruto entre  4500 / 5000 como o zappa fez notar.

é evidente que é necessário entrar em pormenores.

L
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D. Antunes

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Re: Educação / estava em TEMPO REAL
« Responder #1005 em: 2015-09-06 19:39:57 »
São brutos.
Mas não te esqueças que muitos reformados têm incapacidade, acabam por pagar menos.
Nunca percebi isso. Então nos reformados é espantoso. Se está reformado é porque é suposto já não estar capaz para trabalhar.

Mas mesmo nos trabalhadores, é difícil de compreender. Imaginem um engenheiro informático de cadeira de rodas que ganhe 3500 euros. Porque há-de pagar menos IRS que alguém que ganhe 3000 euros?
Acho bem que abata as despesas de saúde e despesas específicas para a sua situação (carro adaptado, cadeira de rodas eléctrica, ajudas técnicas no WC). Mas, fora isso, se pode porque é que não há-de pagar IRS?
« Última modificação: 2015-09-06 19:45:16 por D. Antunes »
“Price is what you pay. Value is what you get.”
“In the short run the market is a voting machine. In the long run, it’s a weighting machine."
Warren Buffett

“O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm."
René Descartes

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Re: Educação / estava em TEMPO REAL
« Responder #1006 em: 2015-09-06 19:40:23 »
Aqui há 10 anos, trabalhavam nos hospitais enfermeiras na casa dos 50 anos, com horário prolongado (42h), que tinham entrado com a 4ª classe ou o 6º ano e que nem chefes eram a ganhar 2800 euros. Reformavam-se a ganhar 90% disso.
« Última modificação: 2015-09-06 19:49:30 por D. Antunes »
“Price is what you pay. Value is what you get.”
“In the short run the market is a voting machine. In the long run, it’s a weighting machine."
Warren Buffett

“O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm."
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Re: Educação / estava em TEMPO REAL
« Responder #1007 em: 2015-09-06 19:46:58 »
ah, são brutos...

L
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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1008 em: 2015-09-07 00:10:56 »
Citar
manuais escolares - O escândalo anual

Considerando o rendimento médio em Portugal, a despesa anual nos manuais de uma criança pode chegar ao equivalente do rendimento mensal de um pai ou de uma mãe. Como pode ser isto justo?

Foi há dez anos que me apresentaram a primeira lista de manuais e materiais escolares para o primeiro ano da minha filha mais velha. Fiquei espantada. Não esperava ter de os comprar, simplesmente porque em Inglaterra, a própria escola me forneceu tudo na primária, e quase tudo no equivalente aos 2º e 3º ciclos.

Na escola primária, só precisávamos de aparecer na escola de manhã, sem trazer nada. Qualquer inglês da minha idade deve lembrar-se da caixa dos lápis de cera, todos castanhos (dentro da casca castanha eram de outras cores), o papel bruto horrível em que desenhávamos, e os cadernos beges em que aprendemos escrever. Depois da primária, só tínhamos de trazer as canetas e os lápis, umas pastas de arquivo para metermos trabalhos, por vezes papel para desenhar e, naturalmente, o mau feitio que é obrigatório nas escolas “comprehensive” da Inglaterra.

No início da cada ano lectivo, emprestavam-nos um manual escolar para cada disciplina e, se não estivessem já encadernados, era nosso dever cobri-los com papel de parede ou de embrulho, e, mais tarde, plástico, para os proteger. Também escrevíamos os nossos nomes dentro da capa, acrescentando-os a uma lista onde havia às vezes nomes de alunos dos anos 60. Falo dos anos 80.

A literatura, as línguas e até as ciências não mudam assim tão rapidamente para que os manuais antigos fiquem desactualizados todos os anos. Aprendemos francês por meio de livros que contavam a história de uma família Bertillon, que vivia num apartamento parisiense suburbano, muito dos anos 60. Estudámos os escritores dos séculos 19 e 20, e claro, Shakespeare, utilizando livros já bem manuseados ao longo dos anos.

Foi só ao entrar na universidade que precisámos de comprar tudo.

Dez anos passaram  e ainda estou surpreendida, mais: estou chocada pela grande vigarice dos manuais escolares em Portugal.

Porque é que ninguém acaba com isto? Todos os anos, em Setembro, ficamos reféns não só das exigências dos nossos filhos, ansiosos pelos materiais mais bonitos, mas das exigências das escolas em termos dos manuais novos que temos de comprar, e que quase nunca são os que o nosso filho mais velho utilizou dois anos antes. É quase impossível passar um manual de um filho para outro. Em dez anos, nunca consegui fazer isso.

E depois, há os “cadernos práticos”, que passam o ano praticamente limpos, mas que adicionam mais €50-€100 à conta de cada criança. Nunca vi um único desses cadernos totalmente usado.

É bom que existam bancos de livros e que cresçam de ano para ano, mas imagino que deva ser difícil para os pais que trabalham e que ganham pouco, especialmente os que vivem fora das grandes cidades. Como encontram tempo e recursos para se dedicarem à procura dos manuais certos? Muitos dos manuais ficarão obsoletos de qualquer maneira. Não é porque as leis da física (nem das outras ciências e humanidades) tenham mudado nos últimos 12 meses, mas porque o livro foi repaginado e reeditado (ligeiramente) e é (aparentemente) impensável que os alunos utilizem manuais ligeiramente diferentes uns dos outros.

Considerando o rendimento médio em Portugal, a despesa anual nos manuais de uma criança (e não esqueçamos os custos dos materiais) pode facilmente chegar ao equivalente do rendimento mensal de um dos pais. Como pode ser isto justo? A maior parte dos pais estão indignados com este assunto. Quase ninguém acha que é razoável que quem ganha €500 por mês gaste uma quantia equivalente de uma só vez em livros, mas o escândalo mantém-se, anualmente.

Mas deus proteja quem fizer queixas (abertamente) de professores que mudam de ideias regularmente quanto à sua editora preferida. Ou das editoras que só sobrevivem por causa das suas vendas de centenas e centenas de milhares de manuais a cada ano.

Não seria assim tão complicado reparar a situação? Talvez bastasse que nós, os pais de hoje, estivéssemos dispostos a fazer um favor aos pais de amanhã. O plano poderia ser este: ao longo de dois ou três anos, obrigávamos os nossos filhos a cuidarem dos livros; no fim, doávamos os livros às escolas, em massa, para serem utilizados no ano lectivo seguinte; uma vez que houvesse “stocks” suficientes, incitávamos todos os pais a recusar comprar livros novos – e aposto que não levaria muito tempo para que o sistema mudasse. O ministério, os professores e as editoras talvez fossem tomados de um pânico suficiente grande para tentarem encontrar outra maneira de fornecer informação aos alunos.

Claro, parece injusto, nós termos de pagar livros para os outros. Mas não seria tão injusto como obrigar centenas de milhares de famílias com rendimentos baixos pagarem percentagens gigantescas dos seus salários para manuais, todos os anos.

http://observador.pt/opiniao/o-escandalo-anual/

Incognitus

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Re: Educação / estava em TEMPO REAL
« Responder #1009 em: 2015-09-07 01:23:46 »
1500 ??

Basta ires aos professores nos contratos antigos e todos teem reformas de 2500 para cima liquidos e reformaram-se com 55 anos e picos talvez. Reformando-se aos 60s e as reformas sao facilmente nos 3000 euros para cima liquidos

Nisso não concordo, as reformas são algo acima dos 2500 EUR brutos, mas não passam os 3000 EUR brutos. E são iguais do jardim de infância ao final do secundário, o que não faz grande sentido.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

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Re: Educação / estava em TEMPO REAL
« Responder #1010 em: 2015-09-07 01:25:04 »
ah, são brutos...

L

Mas para reformas em Portugal, mesmo brutos, pouco importa -- são elevadíssimas. É esse tipo de reforma que faz com que quase 80% de todas as reformas acima de 1500 EUR brutos entre SS+CGA estejam na CGA ...
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Re: Educação / estava em TEMPO REAL
« Responder #1011 em: 2015-09-07 01:27:47 »
estao a tirar aos putos que nao tem dinheiro para constituir familias para dar a esses chupistas ingratos que ja tem tudo
« Última modificação: 2015-09-07 03:20:16 por Neo-Liberal »

Lark

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Re: Educação / estava em TEMPO REAL
« Responder #1012 em: 2015-09-07 03:11:27 »
E são iguais do jardim de infância ao final do secundário, o que não faz grande sentido.

porque é que não faz sentido?

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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1013 em: 2015-09-07 09:49:12 »
Eu acho que basicamente são uns idiotas. Ou seja...cheios de ideias...que não valem uma unha cortada.

Para quê falar em duzia e meia? Porque não fazem o exercício todo em volta de uma dúzia, duas dúzias, 2 tabuleiros com 2 dúzias...para que é que vão buscar as meias?
No segundo ano aprendem a duzia, meia dúzia, dezena, meia dezena, quintal, centena, 25 não me lembro o nome e têm que fazer contas com esses valores.

o melhor ao fazer essas contas é utilizar canetas, berlindes ou o colar de contas. Depois pode fazer as contas de somar e por fim verificar que as contas do livro estão erradas.
“Our values are human rights, democracy and the rule of law, to which I see no alternative. This is why I am opposed to any ideology or any political movement that negates these values or which treads upon them once it has assumed power. In this regard there is no difference between Nazism, Fascism or Communism..”
Urmas Reinsalu

Automek

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Re: Educação - Tópico principal
« Responder #1014 em: 2015-09-07 09:55:19 »
Mas a questão ali é de português e não de matemática.

Incognitus

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Re: Educação / estava em TEMPO REAL
« Responder #1015 em: 2015-09-07 12:15:06 »
E são iguais do jardim de infância ao final do secundário, o que não faz grande sentido.

porque é que não faz sentido?

L

Porque dados os conhecimentos e o trabalho inerente a cada uma das funções, é muito mais fácil arranjar educadoras de infância compententes do que para os restantes graus de ensino. O que as torna mais baratas num mercado livre.

Se lhes pagas mais por um conceito ideológico qualquer, o que isso significa é que as estás a favorecer versus os outros trabalhadores todos que não recebem igual favorecimento.

---------

O estado, para se comportar de uma forma ética para com todos os cidadãos, deve comportar-se como um empregador privado. Deve pagar o mínimo possível para obter a qualidade necessária, como os restantes empregadores fazem. Actuar de outra forma é tirar de todos os que estão sujeitos a essa regra para dar aos que não estão, e não é uma posição ética e sim corrupta, que se rende a um interesse particular ainda que fofinho.
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Re: Educação / estava em TEMPO REAL
« Responder #1016 em: 2015-09-07 12:37:35 »
qq tratamento de favor por parte do estado eh uma injustica que coloca em causa a igualdade entre cidadaos
depois temos os que ganham menos a pagar impostos para os FPs viverem como uma elite economica que nao contribui na proporcao do que recebe

Lark

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Re: Educação / estava em TEMPO REAL
« Responder #1017 em: 2015-09-07 14:30:00 »
E são iguais do jardim de infância ao final do secundário, o que não faz grande sentido.

porque é que não faz sentido?

L

Porque dados os conhecimentos e o trabalho inerente a cada uma das funções, é muito mais fácil arranjar educadoras de infância compententes do que para os restantes graus de ensino. O que as torna mais baratas num mercado livre.

Se lhes pagas mais por um conceito ideológico qualquer, o que isso significa é que as estás a favorecer versus os outros trabalhadores todos que não recebem igual favorecimento.

---------

O estado, para se comportar de uma forma ética para com todos os cidadãos, deve comportar-se como um empregador privado. Deve pagar o mínimo possível para obter a qualidade necessária, como os restantes empregadores fazem. Actuar de outra forma é tirar de todos os que estão sujeitos a essa regra para dar aos que não estão, e não é uma posição ética e sim corrupta, que se rende a um interesse particular ainda que fofinho.

não me parece.
o curso de educadora de infância é um curso superior.
alguém tem que ensinar as crianças da pré-primária. e sendo uma altura do crescimento muito sensível são precisas skills que nem os professore primários têm muito menos os do secundário.

é tão importante uma edudadora(o) de infância como uma professora primária ou do secundário.

todos têm que ter formação superior e formação em pedagogia.

L
« Última modificação: 2015-09-07 14:30:20 por Lark »
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Re: Educação / estava em TEMPO REAL
« Responder #1018 em: 2015-09-07 14:36:55 »
E são iguais do jardim de infância ao final do secundário, o que não faz grande sentido.

porque é que não faz sentido?

L

Porque dados os conhecimentos e o trabalho inerente a cada uma das funções, é muito mais fácil arranjar educadoras de infância compententes do que para os restantes graus de ensino. O que as torna mais baratas num mercado livre.

Se lhes pagas mais por um conceito ideológico qualquer, o que isso significa é que as estás a favorecer versus os outros trabalhadores todos que não recebem igual favorecimento.

---------

O estado, para se comportar de uma forma ética para com todos os cidadãos, deve comportar-se como um empregador privado. Deve pagar o mínimo possível para obter a qualidade necessária, como os restantes empregadores fazem. Actuar de outra forma é tirar de todos os que estão sujeitos a essa regra para dar aos que não estão, e não é uma posição ética e sim corrupta, que se rende a um interesse particular ainda que fofinho.

não me parece.
o curso de educadora de infância é um curso superior.
alguém tem que ensinar as crianças da pré-primária. e sendo uma altura do crescimento muito sensível são precisas skills que nem os professore primários têm muito menos os do secundário.

é tão importante uma edudadora(o) de infância como uma professora primária ou do secundário.

todos têm que ter formação superior e formação em pedagogia.

L

e a exigência curricular específica é maior nas esducadoras de infância do que nos professores primários e esta maior que nos professores do secundário.
a um professor do secundário, basta uma licenciatura da área.
a um professor primário basta uma licenciatura e formação específica pedagógica.
a um educador de infância exige-se formação superior na área específica de educador de infância.

não me parece que seja mais fácil obter um educador de infância que um professor primário ou um professor do secundário.
deves estar a confundir com auxiliar de educadora de infância.

L
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Re: Educação / estava em TEMPO REAL
« Responder #1019 em: 2015-09-07 14:41:58 »
E são iguais do jardim de infância ao final do secundário, o que não faz grande sentido.

porque é que não faz sentido?

L

Porque dados os conhecimentos e o trabalho inerente a cada uma das funções, é muito mais fácil arranjar educadoras de infância compententes do que para os restantes graus de ensino. O que as torna mais baratas num mercado livre.

Se lhes pagas mais por um conceito ideológico qualquer, o que isso significa é que as estás a favorecer versus os outros trabalhadores todos que não recebem igual favorecimento.

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O estado, para se comportar de uma forma ética para com todos os cidadãos, deve comportar-se como um empregador privado. Deve pagar o mínimo possível para obter a qualidade necessária, como os restantes empregadores fazem. Actuar de outra forma é tirar de todos os que estão sujeitos a essa regra para dar aos que não estão, e não é uma posição ética e sim corrupta, que se rende a um interesse particular ainda que fofinho.

não me parece.
o curso de educadora de infância é um curso superior.
alguém tem que ensinar as crianças da pré-primária. e sendo uma altura do crescimento muito sensível são precisas skills que nem os professore primários têm muito menos os do secundário.

é tão importante uma edudadora(o) de infância como uma professora primária ou do secundário.

todos têm que ter formação superior e formação em pedagogia.

L

e a exigência curricular específica é maior nas esducadoras de infância do que nos professores primários e esta maior que nos professores do secundário.
a um professor do secundário, basta uma licenciatura da área.
a um professor primário basta uma licenciatura e formação específica pedagógica.
a um educador de infância exige-se formação superior na área específica de educador de infância.

não me parece que seja mais fácil obter um educador de infância que um professor primário ou um professor do secundário.
deves estar a confundir com auxiliar de educadora de infância.

L

E eu penso que tu estás a confiundir os preços estabelecidos pelo Estado como sendo representativos dos preços que uma Economia como a Portuguesa pagaria para tais funcões.

Ou confudes isso, ou não te incomoda que um país pobre como Portugal force a generalidade da população a viver pior ainda para suportar esse tipo de salários inflaccionados, que antes disto tudo começar excediam até em termos brutos no topo de carreira os salários da Finlândia.

Não vês a injustiça para com os milhões de Portugueses devido à corrupção que os obriga a pagar mais por este serviço do que o que pagariam normalmente?
« Última modificação: 2015-09-07 14:43:04 por Incognitus »
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