Neste caso não porque foi encaminhado pela saúde 24...
A experiência foi boa?
Na única vez que usei a linha de saúde 24, com o meu filho (tinha 1 ano/ 1 ano e meio) ligamos a meio da noite para pois a febre era alta, só gemia e estava prostrado, nós sem saber se estava desmaiado ou a dormir. Alarmaram-nos, para fazermos por ele não adormecer (eram umas 2h da manhã), disseram para irmos imediatamente para o hospital mais próximo (55kms!) que teria pediatra de serviço, com garantias que seria assistido, estaria uma equipa à espera para o atendimento ser rápido, teria prioridade... Chegamos ao Hospital quase 1h depois e nada... ninguém tinha conhecimento. Teve de dar entrada, fazer triagem, e lá decidiram chamar o pediatra... quer dizer, o médico de medicina geral e familiar que estava de serviço e que entendeu não chamar o pediatra que estava "de prevenção". Prescreveu um antibiótico sem praticamente olhar para o miúdo.
Nunca mais liguei para lá.
Fazem um grande questionário, tipo 10 ou 15 minutos ao telefone.
Também tenho uma má experiência passada. Há meia dúzia de anos o meu filho, depois de jantar, quando ia ventir o pijama, viu que estava cheio de "pintinhas". Liguei para saúde 24, grande questionário de 10 ou 15 minutos, e disseram para lhe dar banho morno, benuron e que podia ir à escola.
Eu insisti com o que já tinha dito, nomeadamente de que ele estava todo pintalgado nas costas e pernas e se ia mesmo passar com banho (é claro que se mantivessem a conversa do benuron e banho ia com ele a um privado).
O agente sai da linha e volta passado uns minutos, talvez seja melhor ser visto no hospital.
Mandou-me para Santa Maria. Eu disse-lhe, Santa Maria ? Mas o "nosso" hospital é o de Loures.
Ah, não é a informação que tenho. Mas se quiser ir a Loures também pode. É aí que quer ir ?
Epá, eu vou para onde me disser para ir, sei lá onde é que os miúdos são atendidos !
OK, então vou mandar o processo para Loures.
Fomos ao hospital. 45 minutos (!!) para a inscrição (se me tivesse apercebido nem tinha lá ido). Ele sentado na sala e aquilo cheio de putos (este pormenor é importante).
O processo da Saúde 24 não tinha chegado. Inscreveu-se normalmente.
Foi à triagem e a enfermeira assim que olhou para ele: epá, tu estás com grande uma camada de varicela ! (lol, o outro ao telefone era banho quente e que fosse à escola). Vou meter-te ali numa sala isolado e o médico já te vem ver (e eu a rir-me a pensar na preocupação do isolamento depois de ter estado 45 minutos na sala pé dos outros putos).
Veio o médico e, claro, confirmou a varicela. Uma semana fechado em casa, um creme qualquer para aliviar a comichão. E, pronto, do banho quente, benuron e ir à escola passou a varicela e isolamento de uma semana.
Penso que a saude24 não dá prioridade em nada. Apenas isenta taxas moderadoras e, supostamente, garante consulta no centro de saúde, se entenderem que a pessoa deve ir lá. Isso de prometerem atendimento mais rápido e estar alguém à espera parece-me tanga.