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Autor Tópico: Da Europa para o Globo  (Lida 104158 vezes)

Reg

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Re: Da Europa para o Globo
« Responder #1520 em: 2023-10-08 01:15:59 »
 as cidades eram a morada dos deuses. "Cada divindade do panteão possuía uma residência principal,
Foi assim que surgiram os primeiros centros urbanos, como Uruk, que tinham uma instituição principal: o templo. "Os templos exerciam papel religioso, mas também econômico e administrativo",

babilonia......



judeus tinham 1 deus...  uma cidade....


Essa civilização, que surgiu na planície entre os rios Tigres e Eufrates, não foi a primeira. Antes dos babilônicos, os sumérios já haviam erigido um império na região conhecida como Mesopotâmia. Várias outras civilizações viveram sucessivamente por ali: a assíria, a hitita, a acádica. A história delas começou por volta de 4000 a.C.. "Diferentes grupos populacionais existentes na Mesopotâmia estabeleceram relações entre si.



Na região, as várias cidades-estados que surgiram foram marcadas pela pulverização do poder. Disputas sobre a hegemonia política levaram a um êxodo rural. As cidades eram o lugar mais seguro. Fortes foram construídos, muros subiram ao redor delas para evitar invasões. As constantes brigas também exigiram o fortalecimento da autoridade política e militar - e, por isso, surgiram os palácios.
Foi na Babilônia que Alexandre morreu, acredita-se que de virose. E com o tempo o próprio império teria o mesmo destino.




judeus fronteira de imperios! uma ucrania
« Última modificação: 2023-10-08 01:23:26 por Reg »
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Reg

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Re: Da Europa para o Globo
« Responder #1521 em: 2023-10-08 01:26:16 »
antes da india...


ja tinham civilizacoes  avancadas....  onde hoje nao existe nada de geito...

malta gosta ir direto india

mas antes india.....  havia imperios maiores e mais avancados...que nao existem mais

judeus passaram pelo imperio egipto..babilonia...romano..persa....grego....

foram sempre judeus.... com 2 tribos e meia

ter identidade no meio imperios... e raro...

ainda mais pequeno reino rural com 2 tribos
« Última modificação: 2023-10-08 02:14:31 por Reg »
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I. I. Kaspov

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Re: Da Europa para o Globo
« Responder #1522 em: 2023-10-08 03:10:10 »
É verdade... tantos impérios já desapareceram... e já pouca gente se lembra deles...   ::)
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Re: Da Europa para o Globo
« Responder #1523 em: 2023-10-08 08:34:06 »
Obrigado, Reg pela explicação das duas tribos.
José e Seus Irmãos foi uma tetralogia
belíssima de Thomas Mann

Reg

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Re: Da Europa para o Globo
« Responder #1524 em: 2023-10-08 13:40:23 »
tribos de israel sairam egipto

estam varios reinos e paises....


judeus  sao so o reino nao perdeu identidade

das 12 ou 13....

so 2 nao se esqueceram de onde vieram

medio oriente e muito esquecido...

tao esquecido  so lembram romanos e da india...  axam aquilo sao arabes em todo lado

arabes sao nomadas estam todo lado e lado nenhum... fazem parte paisagem


povos volta israel tem mais ver com povos  de abrao...sairam do egipto  se esqueceram do que sao

DNA dos cananeus da Bíblia permanece vivo nos árabes e judeus


Cananeus ou canaanitas, segundo a Bíblia, teriam sido uma das sete divisões étnicas ou "nações" expulsas pelos israelitas após o Êxodo


pelo visto nao expulsaram....  juntaram se
Enquanto a Bíblia hebraica contrapõe os canaanitas, etnicamente, aos antigos israelitas, estudiosos modernos consideram o reino de Israel e Judá um subgrupo da cultura canaanita, tanto com base na arqueologia quanto na linguística


Populações canaanitas teriam habitado,
os litorais do Mediterrâneo (Josué, 5:1), incluindo a Fenícia (Isaías, 23:11) e a Faixa de Gaza (Filisteia) (Sofonias, 2:5).
o Vale do Jordão (Josué, 11:3); Números, 13:29; Gênesis, 13:12).

Eram os habitantes da antiga terra de Canaã, situado no Oriente Médio, correspondendo aproximadamente ao território de Israel nos dias de hoje.


estabeleceram uma cultura influente no Oriente Médio e arredores. Apesar de não terem deixado escritos sobre sua história, foram eles que criaram o primeiro alfabeto que se tem notícia. Eram conquistadores: criaram colônias por todo o Mediterrâneo. Mas, se são muito falados nos livros do Velho Testamento, especialmente no Êxodo, os cananeus, de repente, parecem sumir do mapa. Se levada ao pé da letra, a Escritura afirma que esse povo foi aniquilado. Textos gregos e egípcios também os mencionam, mas, da mesma forma, não dão notícia de seu paradeiro.


  estam bem vivos...A genética, com os registros arqueológicos e históricos, pode fornecer um quadro mais completo do passado humano. Nosso estudo mostra que a genética pode contribuir para nossa compreensão da história humana, mesmo quando os registros históricos são escassos.

« Última modificação: 2023-10-08 14:45:36 por Reg »
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I. I. Kaspov

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Re: Da Europa para o Globo
« Responder #1525 em: 2023-10-08 14:38:47 »
E agora parecem estar novamente em guerra...   o flagelo da guerra nunca vai terminar...   :(
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Re: Da Europa para o Globo
« Responder #1526 em: 2023-10-08 14:42:37 »
Parece haver algumas novidades em relação à Ilíada...


«The Iliad: How modern readers get this epic wrong

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(Image credit: Getty Images)
The Anger of Achilles by Jacques-Louis David, 1819 (Credit: Getty Images)

By Natalie Haynes

5th October 2023

A new translation of Homer's Iliad has just been published by Emily Wilson, who was the first woman to translate The Odyssey into English. The classicist and author Natalie Haynes talks to her about what the epic poem can tell us today.
O

One of two great epic poems by Homer to survive from ancient Greece, The Iliad unfolds across two months in the final year of the Trojan War. The Greeks – led by Agamemnon, and with Achilles as their greatest warrior – are still trying to capture the mighty city of Troy. The Trojans – led by Hector – have resisted for 10 years.

Into this mortal combat come an additional cast of gods and goddesses who take to the battlefield to intervene in the course of the war. And as the gods squabble and men battle, the women of Troy are limited to watching from the city walls, and hoping their loved ones come home.

Every generation finds The Iliad anew: it holds up a mirror to the times in which it is read, as well as the time in which it was created and the one in which it is set. Emily Wilson – the first woman to translate Homer's Odyssey into English – has just published a new translation of The Iliad. She spoke to the classicist and writer Natalie Haynes, whose latest book Divine Might explores the stories of the Greek goddesses, about how The Iliad is a story of war, of honour and reputation, and of what it means to be a man.

Emily Wilson's translation of The Iliad and Divine Might by Natalie Haynes are both out now.

More like this:
- What The Iliad tells us about worship
- The mysterious ancient civilisation that resonates now
- The fantastical beasts of ancient Greece
Andromache intercepting Hector, by Fernando Castelli, 1811 (Credit: Getty Images)

Andromache intercepting Hector, by Fernando Castelli, 1811 (Credit: Getty Images)

How The Iliad is the original action film

Natalie Haynes: Your new book is a propulsive read quite separately from what an excellent translation I think it is. It is going to drag people through it, because it is an action movie, isn't it, in parts, The Iliad? Things really happen, and they happen at speed.

Emily Wilson: A lot of things happen at speed. I mean, both material things and emotional things, and they're happening really intensely and very fast all the time. And it's often very, very noisy and very intense. And you have to feel all of that and want it to keep going, even though it's horrible.

NH: So many characters die in combat – I wondered if it was painful after a while writing those sections, because a lot of the deaths are incredibly explicit. They're incredibly violent. There's no sense of the camera pulling away, it's really close up. I've written before that there's no winner in hand-to-hand combat, there's just a survivor. But you really feel it in The Iliad, was it hard?

EW: It was hard. In a way, it felt like a beautiful kind of hard, because I think there's always so much compassion as well. There's a horrible kind of excitement. I felt I was sometimes in touch with really nasty parts of myself that were enjoying violence and relishing that, there's a sort of visceral thrill of contemplating scenes of massacre, and I certainly felt that thrill and then I would think 'what have I been doing, how am I buying into this?'

And yet at the same time, there's so much compassion and you're feeling the pain in a way that you don't necessarily if it's a Hollywood action movie, where the characters just exist to get blown up. I do think that's quite the case with even the characters who exist only as one line, eg 'then the spear goes through his liver', but we might get the name of his father, or the name of his homeland.
Dispute between Achilles and Agamemnon, fulcrum of the cycle with the Stories of the Iliad, by Felice Giani (1758-1823), fresco (Credit: Getty Images)

Dispute between Achilles and Agamemnon, fulcrum of the cycle with the Stories of the Iliad, by Felice Giani (1758-1823), fresco (Credit: Getty Images)

The need for men to find immortal fame in a culture without a written language

NH: I wanted to quickly talk about the pursuit of glory and immortal fame. Because they seem so integral to this society, and to us, it's really hard to find language that doesn't make it sound essentially trivial. And you have to stop and remind yourself, and remind readers or listeners, that this is a society without records in the same way that we have now. This is your chance – if you become famous enough to be immortalised in song, this is what it means to live beyond your lifespan. There is something much more elemental about the search for fame in The Iliad than there is in in our world, for example.

EW: Yes, I think that's right. I think that modern readers sometimes do have that tendency to trivialise the centrepiece quest of The Iliad, of that choice of the warriors to risk their lives for fame or the avoidance of shame, both in this lifetime and then afterwards, both having a legacy in the poem itself as a name and also a legacy on the landscape, in having a mound or a memorial. There's a great passage where Hector talks about hoping to leave his mark on the landscape by having a funeral mound for one of his victims, and then somebody sailing past at some future point will say 'that funeral mound was for somebody killed by great Hector'.

I think you're absolutely right that it's an imaginative leap that we have to make to be in the world of this poem. To understand that this really matters. And that also the poem is presenting it both as successful – I mean, this poem exists telling about these characters – and then also as unsuccessful, because we also know [the gods] Apollo and Poseidon will let all the rivers create environmental disaster and the plain of Troy will wash everything away. So they will win eternal fame through poetry, but not through any of the other means that they hope they're winning it.
The Anger of Achilles by Jacques-Louis David, 1819 (Credit: Getty Images)

The Anger of Achilles by Jacques-Louis David, 1819 (Credit: Getty Images)

How The Iliad was about humans' impact on the Earth

NH: The idea of The Iliad as a kind of apocalyptic environmental metaphor is something which I think is a relatively new way of looking at the poem. Even the idea of the Trojan War, at least in some of its versions, is that there are too many people and we've grown too heavy, and Gaia is groaning under the weight of us. And they have the Theban conflicts, and that gets rid of some people, but not enough. And so they bring on the Trojan War. Is it an early population anxiety metaphor?

EW: It very much is, yes, and we know from the ancient notes from the start of The Iliad, and from a poem that doesn't survive entirely, The Cypria, that an early myth, the 'plan of Zeus' (referred to in the beginning of the Iliad), entailed the decimation of the human population because they're a burden on the Earth.

I don't think that's the only way to read The Iliad now, but I do think that in earlier eras of reading The Iliad, people very often wanted to connect it to a specific war that was happening then. For instance, 'is The Iliad like the English Civil War, or is The Iliad like Vietnam or is The Iliad like World War Two?' I think when reading The Iliad in 2023, one could connect it to any one of the many conflicts and kinds of human violence that are happening around the globe, but I think it also really resonates with the idea that most of us are living in places that can't be inhabited by humans for that much longer.

And so in that sense, we're echoing the position of those living in both the Greek encampment and the Trojan city, there won't be humans there for much longer after this poem ends.
Emily Wilson (Credit: Elijah Ellis)

Emily Wilson (Credit: Elijah Ellis)

How Achilles ends up battling the landscape itself

NH: Sometimes, the natural world even rises up to protest, like the moment where Achilles chokes the rivers with bodies. Perhaps there's a better metaphor for both the terrible futility of human life, the terrible futility of war, and also the terrible damage wrought upon the landscape, but it's hard to think of what it might be.

EW: Absolutely – and it's incredible, because we haven't seen a human fighting with the landscape before, in the way that Achilles does by choking the river with bodies, the Scamander [river] rising up and telling him to stop doing it, and yet he still wants to push on.

Then we end up with fire and water fighting, with the river rising up against the fire god. And it certainly resonates with the wildfire crises and flooding all around the world. There's this sense that humans have gone too far and clogged up the world, and fire and water are rising up against us and trying to tell us to stop, and yet we still want to go on.
Chiron and Achilles Child, by unknown artist, 1st Century, fresco (Credit: Getty Images)

Chiron and Achilles Child, by unknown artist, 1st Century, fresco (Credit: Getty Images)

What The Iliad means today

NH: We do have to keep rediscovering Homer, don't we? Why is that?

EW: Yeah, we definitely do. I think that a retranslation is an invitation for a rereading at a different cultural moment and with different literary and aesthetic and cultural sensibilities. The questions that Homeric scholars ask of the original poems now are different from what people were getting out of the Homeric poems in the early 20th Century.

I've talked about The Odyssey as a poem about colonisation or about The Iliad as a poem partly about climate disaster, or about celebrity culture. All these things that we're preoccupied by, like, 'what's the relationship between humans and technology?' The Iliad is all about that. And of course, The Iliad has different things to say from what we might say about any of those things, and about 'why is everyone so angry all the time?' because that's the case in our culture, but it's also the case in The Iliad.
The farewells of Hector and Andromache (Homer, The Iliad, song VI), 1786, by Joseph-Marie Vien (Credit: Alamy)

The farewells of Hector and Andromache (Homer, The Iliad, song VI), 1786, by Joseph-Marie Vien (Credit: Alamy)

Why The Iliad is about what it is to be a man

NH: I've thought for a long time now and argued that the poem is all about what it means to be a man and different kinds of masculinity, and models of those different kinds of masculinity are available throughout the poem, kind of every moment in a man's life – it's like the seven ages of man doesn't come close. The rage of Achilles; the toxicity of Agamemnon; the caring, the healing of Patroclus; the devotion of Hector; the wit and cleverness of Odysseus; the ageing, fearful patriarch of Priam. Do you think that's part of why the poem still resonates so strongly – it does have a huge amount to tell us actually about masculinity?

EW: I think it has a lot to tell us about masculinity, and as you say about the varieties of masculinity and the varieties of ways that masculinity can be tied up with all these kinds of vulnerability. I mean, the desire to be 'the best man' when there were so many ways to be a man, and there were so many different social compulsions on men.

There's a famous line about teaching Achilles to be 'both an artful speaker and a skilful warrior', and to be a man in this poem, you have to be the best at least two completely different kinds of characteristics, and then you also have to be the best like Agamemnon at gathering the most forces, gathering the most wealth, and you have to be the best at droning on in the council meetings like Nestor – there are so many different categories of it.

And yet there's also so much awareness that being a man is tied up with a kind of pride and sense of self that can isolate you, and being the best means being out ahead of all the others. And this question, which is at the heart of the poem, about can there be a community of men? If masculinity is all about being better than every other man, then how can men be together without killing each other? The poem's exploring that possibility of whether men could ever be in a community that didn't involve slicing each other's eyeballs out.

And we get some little glimpse of what that might look like in the funeral games, where the men are still skilful in totally different areas. One man is good at chariot racing and another man is good at the foot race, but there are enough prizes to go around so they don't end up killing each other when they don't win.

So much of the poem is focused on that – in the Greek, the terms which I really struggled with are cognate with the word 'man' but suggest an excess of masculinity, and the poem is exploring, 'can you be too much of a man?' Is that what kills Hector, that he's so much of a man that he's always going out ahead of others, and is that what drives the rage of Achilles, being so much of a man that he's got an almost more-than-human desire to cause damage and to replicate his honour to an infinite degree?

It's also so smart, this poem, about the intertwining of mockery and fear of shame with honour culture. They're always intertwined. The battlefield is a place where you win honour, but it's also a place where people hurl insults at each other – I mean, even gentle Patroclus who we like to think of as the kind one, he's so vicious on the battlefield, and also so great at coming up with the best trash-talking. What it is to be the best in the battlefield is not just throwing the spears, but also coming up with the most biting insults – 'you might be good at gymnastics, but I've just speared you'.

Emily Wilson's translation of The Iliad and Divine Might by Natalie Haynes are both out now.»


(https://www.bbc.com/culture/article/20231004-the-iliad-the-ultimate-story-about-war)
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Re: Da Europa para o Globo
« Responder #1527 em: 2023-10-08 15:54:31 »
Tenho de ler isso da Ilíada!
A primeira vez que a li,
há muitos anos, achei
uma estupidez, o herói
a fazer greve, por ter
amuado! E sem ele
tudo empatado. A
ideia do cavalo de Tróia
foi gira, mas nem disso
quase se falava. Virgílio
contava-o depois na Eneida.
Só muitos anos mais tarde
relia a Ilíada em poema e
gostei. Duelos de morte
e últimas palavras! Coragem
bravura inauditas!

Reg

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Re: Da Europa para o Globo
« Responder #1528 em: 2023-10-08 15:57:25 »
Canaã foi o nome de onde é hoje o Estado de Israel,

secalhar  ficar  empatado nao e mau

so se muda nome em caso vitoria...

sparta e troia eram mesma coisa...

deviam ser aliadas....

em vez de se andarem matar...


reino juda e israel acabaram aliados...apesar de divididos


   livro foi bom...pessoas fazerem contrario

 na idade media comecaram casar..para fazer aliancas...

  nesta guerra de gregos  comeca por rei casar com princesa...do rival...

na idade media casam para evitar guerras e unir reinos

empate...e casamento ...  era uniao...se fossem espertos

reino unido esparta e troia!


cavalo ...era fim dos 2 reinos separados mais cedo ou mais tarde

todos tem cavalo de troia a porta deixam entrar

esparta nem sequer tem muros..na cidade
« Última modificação: 2023-10-08 16:51:04 por Reg »
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Re: Da Europa para o Globo
« Responder #1529 em: 2023-10-08 16:55:56 »
 heroi deixou aquilo empatado

como podem falar machos toxicos!


A mulher mais bela do mundo era Helena, filha de Zeus e de Leda, esposa de Menelau, rei de Esparta, que a conquistara disputando contra vários outros reis pretendentes com a ajuda de Ulisses (Odisseu) rei de Ítaca e Agamenão rei supremo de Micenas e de toda a Grécia, tendo todos jurado lealdade ao marido de Helena e sempre protegê-la, qualquer que fosse o vencedor da disputa.



   era unidade do reino grego e esparta...   alianca  em jogo


 


casamentos sao aliancas de reinos

era alianca de esparta e grecia


troia teve um empate para negociar..  em vez negociar...

casam helena com outro filho do rei troia....

helena casa com 2 filhos rei troia...


   isto nao era historia amor....

mas historia guerra de conquista

troia queria quebrar alianca entre esparta e gregos


    isto tambem e livro nao real


  porque esparta e grecia nunca foram muito leais e aliados
« Última modificação: 2023-10-08 18:05:58 por Reg »
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Re: Da Europa para o Globo
« Responder #1530 em: 2023-10-08 17:58:09 »
e uma historia de uma alianca

grego esparta...

nunca e quebrada

nem pela mulher mais bonita mundo!

troia por 2 vezes casa helena com filhos rei


   com morte paris....   o rei troia devia negociar... quando teve oportunidade


    lirica  e uniao  de gregos e espartanos!  nao quebra

lirica apela uniao de tribos!


Há também uma discussão sobre o que era, de fato, ser grego naqueles tempos, uma vez que a guerra é geralmente explicada como uma guerra entre gregos e troianos. Essa discussão ocorre porque a Grécia, no Período Homérico e em períodos seguintes, passou por diversas mudanças

A principal delas foi a transformação dos antigos genos (organização social de pessoas com genes em comum) em fratrias (grupos de elites, que iam além dos genos, que visavam controlar propriedades).

Depois, isso gerou tribos (várias fratrias que, quando reunidas, eram chamadas de demos) e, por fim, resultou nas pólis, as cidades-Estado gregas autônomas e independentes entre si. As pólis foram desenvolvidas por meio do sinecismo, que foi uma estratégia grega por meio da qual pequenos grupos se uniam a um maior para se defenderem. Com as junções de pequenos grupos sociais, as cidades-Estado surgiram.

Essas formas sociais foram se desenvolvendo ao longo do tempo. Dessa maneira, as pólis também eram — assim como foram os genos e demais organizações — predominantemente de um povo ou outro.

gregos nunca foram unidos num so estado

eram aliados  uns de outros


Existiram mais de 100 cidades-Estado independentes, o que significa que não havia unidade política, e sim fragmentação, assim como não existia um sentimento de “ser grego”, pois as identificações eram locais, logo o sentimento de pertença se dava somente em relação à própria cidade-Estado.


foram romanos juntaram tudo...  como sendo grego...

nocao de grecia unida...   e dos romanos



troia...era grega...esparta era grega....
« Última modificação: 2023-10-08 19:02:19 por Reg »
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Re: Da Europa para o Globo
« Responder #1531 em: 2023-10-08 19:03:30 »
lirica

fala de tribos da grecia....


e nao de um pais unido

gregos eram tribalistas

o mais certo era troia ser tribo de gregos...

guerra civil  grega...
« Última modificação: 2023-10-08 19:12:22 por Reg »
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Re: Da Europa para o Globo
« Responder #1532 em: 2023-10-08 20:06:27 »
Esta semana será determinante para o equilibrio global. Acredito que a diplomacia esteja a todo o vapor. Falamos do globo . Quem regula?
wild and free

Reg

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Re: Da Europa para o Globo
« Responder #1533 em: 2023-10-08 20:32:06 »
continuas  com mania dos humanistas da onu....


vivem em NY  cheios luxos


andar batatada na ucrania ja e desde 2014

andar batatada israel ja e coisa decadas


   secalhar   e gente mais a regular meter nariz

quem tiver vontade de se meter em buracos que regule


ha sitios mundo onde  pouca gente se mete...

regula quem se der trabalho..porque tem la povo

cada povo toma conta de si


« Última modificação: 2023-10-08 20:56:55 por Reg »
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Re: Da Europa para o Globo
« Responder #1534 em: 2023-10-08 23:19:39 »
«cada povo toma conta de si»

Exactamente!   :(
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Re: Da Europa para o Globo
« Responder #1535 em: 2023-10-09 02:17:53 »
Os judeus têm todo o direito a viver na terra dos seus antepassados, já que a Europa e o mundo turco-árabe nunca os quiseram verdadeiramente. Os árabes, por outro lado, quer muçulmanos, quer cristãos, também têm direito a viver na terra onde, desde a conquista islâmica da Palestina pelo califa Omar, no séc. VII, foram criando raízes.

Se no Líbano, na Jordânia, na Síria, países vizinhos de Israel, os árabes dos campos de refugiados geridos pela ONU são tratados pelos seus próprios irmãos árabes como um problema “dos outros” (entenda-se, de Israel e da comunidade internacional), então é evidente que os palestinianos também precisam da sua pátria.


nem mais.....

sao todos regeitados...  do antigo povo de ...........
Canaã é a antiga denominação da região correspondente à área do atual Estado de Israel (inclusive as Colinas de Golã), da Faixa de Gaza, da Cisjordânia,

comecar cuidar uns dos outros 

porque nimguem cuida deles...


Se fosse apenas uma questão de partilhar um território em boa fé, por duas comunidades inextricavelmente ligadas a ele por laços históricos incontestáveis, talvez o problema já se tivesse resolvido há muito.

O problema resolver-se-á no dia em que certos atores do mundo árabe abandonarem o ódio ao Ocidente, nomeadamente o Irão, deixando de apoiar o terrorismo antissemita dos Hamas, Hezzbollahs e Jihads de toda a espécie. Por outro lado, Israel tem de aprofundar a sua democracia, defender-se contra os fanatismos e as ortodoxias internas, resistir à tentação ultrasecuritária em que pouco a pouco parece ir decaindo. Tem de ser um exemplo e um farol de esperança para todos, seja para judeus, árabes ou cristãos, uma pátria para todos os que nela quiserem realizar-se e viver em paz. Qualquer outra atitude significa ir atirando gerações e gerações de jovens para os braços fanáticos dessas jihads que só parecem idolatrar a morte.


Não creio que sem um processo sério, duro, doloroso, provavelmente longo, de reconciliação entre os dois povos, o problema se possa resolver. Um processo levado a cabo entre os setores mais moderados e esclarecidos de ambas as partes, sob forte supervisão internacional. Dois estados? Alguém ainda acredita que é uma solução viável? Um só estado de tipo federal? Será possível? Uns jamais recuarão, outros jamais admitirão “conviver com o inimigo”. Nas grandes nações, como Espanha, por exemplo, uma tremenda e dolorosa guerra civil cortou o país a meio como se fosse um facada que ainda hoje não deixou completamente de sangrar. Menos de 40 anos depois, as novas gerações souberam construir a unidade e a democracia.


Porque as jihads internacionais não lutam apenas por terra, nem sequer por “amor” aos seus irmãos palestinianos, mas sobretudo por ódio ao “corrupto Ocidente Satã”, do qual, de resto, Israel é o melhor, senão o único representante no Médio-Oriente
« Última modificação: 2023-10-09 02:46:15 por Reg »
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Re: Da Europa para o Globo
« Responder #1536 em: 2023-10-09 07:28:01 »
O judaísmo antecedeu o cristianismo, que antecedeu o muçulmanismo.

A 'viragem' de Pedro e Paulo, propondo Cristo como o Messias
profetizado para toda a humanidade, foi uma intuição
de Mestre que rendeu o Império Romano.

O muçulmanismo nada fez de semelhante antes fez ver
cada crente em Deus dever cumprir preceitos
espirituais e higiénicos que os distinguissem
do desprezo cristão pela realidade
terrena.

Depois, não sei como ocorreu, – o Reg talvez explique –,
os do Alcorão viraram terroristas, desde o séc. XI,
com a seita dos  ASSASSINOS, do tempo
de Omar Khayyam, por seu lado
poeta e matemático ilustre...

Os turcos ajudam pouco, os xihitas ainda menos,
os judeus andavam paulatina mente
angariando boas graças do mundo
árabe, Egipto, Marrocos, Arábia
Saudita, mas sem integrarem
palestinos tudo regredirá.

Reg

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Re: Da Europa para o Globo
« Responder #1537 em: 2023-10-09 11:35:19 »
tribo israel saiu  para  egipto por fome  de sua terra Canaã

e voltaram depois

a terra de Canaã foi dividida entre cada uma das tribos e MEIAS -tribos


  assim e mais perceber.. isto veio tudo mesmo sitio.. mas nao ha pureza

O Estado que saiu desta união é conhecido por reino de Israel ou de Judá


  os hebreus das doze tribos chegaram à terra prometida de Canaã, e com a divisão do território em tribos iriam formar o seu povo 

quer dizer isto nao estava formado quando chegaram de novo Canaã



Quando a terra de Canaã foi assolada pela fome, Jacó (Israel), seus 12 filhos e suas famílias foram embora...acabaram egipto

nasceram tribos  do multicultural

e voltaram muito mais tarde de novo mesmo sitio


hebreus da biblia sao imigrantes... multiculturais  voltam sua terra!  depois serem  escravizados trabalhar sem condicoes no egipto



   os livros tem ideia pureza racial .. que nunca existiu

livros foram escritos por homens e nao por deus


so 2 tribos e meia do reino  juda reino pobre e mais isolado...

tiveram mais pureza ...  porque eram pobres...



O povo judeu não é puramente geneticamente separável, de forma que um teste de DNA não pode fornecer evidências inequívocas.

eram tribos multiculturais
 a identidade judaica segue a linha materna. Se a sua mãe é judia, você é judeu. No entanto, não há isso de “gene judaico

Os Judeus Asquenazes, a maior comunidade judaica do mundo, terão afinal origem europeia.



As origens dos Judeus Asquenazes permanecem altamente controversas. Mesmo os estudos genéticos realizados até ao momento – baseados no cromossoma Y herdado por via paterna, no ADN mitocondrial herdado por via materna e nos autossomas com contributo de ambos os progenitores – têm levado a conclusões contraditórias. Alguns autores sugerem uma ancestralidade maioritária no Próximo Oriente, numa região que inclui Israel/Palestina, Líbano, Síria e Jordânia, ao passo que outros sugerem uma ancestralidade no Cáucaso.


   adn... tambem nao faz um povo....


Esta reconstrução genealógica revelou que mais de 80% da diversidade atual desta comunidade tem ancestralidade europeia, consistindo em linhagens que estão nesta região geográfica desde a Pré-História. O que implica que as judias Asquenazes atuais descendem maioritariamente de mulheres assimiladas na Europa há cerca de 2000 anos atrás.
« Última modificação: 2023-10-09 12:03:50 por Reg »
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Re: Da Europa para o Globo
« Responder #1538 em: 2023-10-09 12:08:10 »
israel foi destruido ha 2000 anos


os judeus foram parar europa... por mais 1000 anos!


o exodo..migracao  sempre foi multicultural.. nunca foi pureza racial


judeus  sao terra de canaa.....

mas nao existe genes de povos de canaa....  mas misturas...  tribos!


judeus sao raca de tribos! pelo menos 13!



Why, then, are Jews so different looking, usually sharing the characteristics of the surrounding populations? Think of red-haired Jews, Jews with blue eyes or the black Jews of Africa. Like any cluster — a genetic term Ostrer uses in place of the more inflammatory “race” — Jews throughout history moved around and fooled around, although mixing occurred comparatively infrequently until recent decades. Although there are identifiable gene variations that are common among Jews, we are not a “pure” race. The time machine of our genes may show that most Jews have a shared ancestry that traces back to ancient Palestine but, like all of humanity, Jews are mutts.


a uniao de tribos.. nunca foi racial...  mas politica...

como todos paises do mundo...  nao ha tribos iguais por todo pais


But many converts became interwoven into the Jewish genealogical line. Reflect on the iconic convert, the biblical Ruth, who married Boaz and became the great-grandmother of King David. She began as an outsider, but you don’t get much more Jewish than the bloodline of King David!


uma estrangeira avo rei david....  deixa ser estrangeira



Although Jews make up less than 3% of the population, they have won more than 25% of the Nobel Prizes awarded to American scientists since 1950. Jews also account for 20% of this country’s chief executives and make up 22% of Ivy League students. Psychologists and educational researchers have pegged their average IQ at 107.5 to 115, with their verbal IQ at more than 120, a stunning standard deviation above the average of 100 found in those of European ancestry. Like it or not, the IQ debate will become an increasingly important issue going forward, as medical geneticists focus on unlocking the mysteries of the brain.

Many liberal Jews maintain, at least in public, that the plethora of Jewish lawyers, doctors and comedians is the product of our cultural heritage, but the science tells a more complex story. Jewish success is a product of Jewish genes as much as of Jewish moms.

Is it “good for the Jews” to be exploring such controversial subjects? We can’t avoid engaging the most challenging questions in the age of genetics. Because of our history of endogamy, Jews are a goldmine for geneticists studying human differences in the quest to cure disease. Because of our cultural commitment to education, Jews are among the top genetic researchers in the world.


  e busca pela identidade!


so porque tribos tem mesmo gene de um povo antigo

continua faltar   uniao politica das tribos.....

genes  fazem humanos espertos....  mas nao fazem humanos se unirem....


quem pensa basta juntar uma raca....no mesmo sitio  ..formar pais.....

tem somalia como exemplo nao funciona

a população é etnicamente somali e é muçulmana  .... tribos desunidas na mesma
« Última modificação: 2023-10-09 13:49:55 por Reg »
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I. I. Kaspov

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Re: Da Europa para o Globo
« Responder #1539 em: 2023-10-09 13:59:51 »
«Although Jews make up less than 3% of the population, they have won more than 25% of the Nobel Prizes awarded to American scientists since 1950. Jews also account for 20% of this country’s chief executives and make up 22% of Ivy League students. Psychologists and educational researchers have pegged their average IQ at 107.5 to 115, with their verbal IQ at more than 120, a stunning standard deviation above the average of 100 found in those of European ancestry. Like it or not, the IQ debate will become an increasingly important issue going forward, as medical geneticists focus on unlocking the mysteries of the brain.»


Dados mto interessantes, sem dúvida!!   :)
Gloria in excelsis Deo; Jai guru dev; There's more than meets the eye; I don't know where but she sends me there; Let's Make Rome Great Again!