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Autor Tópico: Uber - Tópico principal  (Lida 76282 vezes)

Automek

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Re: Uber - Tópico principal
« Responder #200 em: 2016-04-30 00:34:06 »
Uma notícia de 2013 mas bem adequada ao dia de hoje.
Embaixador da Irlanda pede a António Costa para educar os taxistas lisboetas

Automek

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Re: Uber - Tópico principal
« Responder #201 em: 2016-04-30 15:44:29 »
Uma pouca vergonha esta protecção a quem já está instalado.
O mundo paralelo dos taxis

pedferre

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Re: Uber - Tópico principal
« Responder #202 em: 2016-04-30 21:15:42 »
Pode ser censuravel mas nao infringe a lei atual. Ja a uber a operar na clandestinidade e a usar qualquer condutor nao licenciado para fazer de taxista. Choca-me que andem todos a porrada condutores da uber e taxistas.

pedferre

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Re: Uber - Tópico principal
« Responder #203 em: 2016-04-30 21:18:03 »
Ja para nao falar que as autoridades assobiam para o ar e nada fazem para meter ordem no setor, estao mais preocupados com as multas por excesso de velocidade. :)

Reg

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Re: Uber - Tópico principal
« Responder #204 em: 2016-04-30 21:21:34 »
no meio do protecionismo da europa

quem teve tino foi alemanha  fez como os chineses copiou o serviço da uber  ;D
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

pedferre

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Re: Uber - Tópico principal
« Responder #205 em: 2016-04-30 21:49:27 »
no meio do protecionismo da europa

quem teve tino foi alemanha  fez como os chineses copiou o serviço da uber  ;D
E obrigou o servico a usar condutores certificados, aquilo e um pais com leis nao e uma republica das bananas como este, e o sul da europa e franca. :)
« Última modificação: 2016-04-30 21:50:59 por pedferre »

Incognitus

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Re: Uber - Tópico principal
« Responder #206 em: 2016-04-30 22:36:18 »
Pode ser censuravel mas nao infringe a lei atual. Ja a uber a operar na clandestinidade e a usar qualquer condutor nao licenciado para fazer de taxista. Choca-me que andem todos a porrada condutores da uber e taxistas.

O "licenciado" neste caso é uma absurdidade. Nem se ganha nada por um taxista ser "licenciado" nem se perde nada por um Uber não o ser. Quanto muito perde-se por o taxista não ter reviews e não ser retirado do serviço se estas forem más.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

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Automek

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Re: Uber - Tópico principal
« Responder #207 em: 2016-04-30 22:40:17 »
Pode ser censuravel mas nao infringe a lei atual. Ja a uber a operar na clandestinidade e a usar qualquer condutor nao licenciado para fazer de taxista. Choca-me que andem todos a porrada condutores da uber e taxistas.


Ainda está por provar que infrinja a lei

Citar
Em Portugal, a actividade da Uber é feita através da contratação de empresas locais de transporte privado, que já operavam em Portugal antes da chegada da multinacional norte-americana. A diferença é que passou a existir uma app que criou, por assim dizer, um layer em cima desses parceiros, unindo-os com uma marca comum – “Uber”. Todos as empresas ligadas à plataforma da Uber em Portugal possuem licenças que permitem o transporte comercial de pessoas com motorista privado. A Uber em si não tem qualquer carro, nem motorista.

O Shifter contactou uma destas empresas para perceber melhor como é feita esta ligação à Uber. Trata-se de um operador turístico português que, entre outras actividades, realiza viagens turísticas, tendo para esse fim uma frota de veículos e um conjunto de motoristas privados. “Não temos alvará nem licenças de táxi porque não usamos taxímetros. Temos, sim, licenças e alvarás de turismo e de transporte de passageiros”, explicou-nos um porta-voz da empresa, referindo-se à regulamentação do IMT e do Turismo de Portugal. “Todas as nossas viaturas têm seguro de viatura e de ocupantes, e os motoristas são nossos trabalhadores – não da Uber.”


De qualquer das formas sabendo que os governo tem aversão a liberalizarem o que quer que seja, podia, pelo menos, resolver isto de forma simples. Bastava dizer que para o transporte de passageiros os motoristas precisam daquilo que precisa um taxista:

Citar
- Titularidade da habilitação legal válida para conduzir veículos automóveis, da categoria B, com averbamento da classificação no grupo 2;
- Não ser considerado inidóneo, nos termos do artigo 6.º da Lei n.º 6/2013, de 22 de janeiro;
- Escolaridade obrigatória exigível ao candidato requerente;
- Domínio da língua portuguesa;
- Ter concluído com aproveitamento um curso de formação inicial ou de formação contínua, previsto no artº 9º da Lei n.º 6/2013, de 22 de janeiro;
- Aprovação no exame previsto no artigo 12.º da Lei n.º 6/2013, de 22 de janeiro.
http://www.imtt.pt/sites/imtt/Portugues/TransportesRodoviarios/TransporteTaxi/CertificacaoMotorista/


Juntava-lhe o seguro de passageiros (que as empresas que trabalham com a Uber já têm) e o assunto estava arrumado.

Esta conversa com a Uber é porque, de repente, há muita gente a ver esfumarem-se 100K por carro. Esse é que é o grande problema, não é cá a conversa da segurança dos passageiros ou o cumprir a lei.

pedferre

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Re: Uber - Tópico principal
« Responder #208 em: 2016-04-30 23:42:40 »
Apenas digo uma coisa na alemanha a uber tambem eztava a usar condutores nao certificados, os tribunais disseram que era ilegal. Como na alemanha as decisoes judiciais sao para cumprir e havia multas a uber comecou a usar "taxistas", como havia poucos taxistas disponiveis desistiu de oferecer servicos em varias cidades a excecao de munique e berlim. Eu nao sou amigo de taxistas nem defende que a uber e ma, e que possivelmente nao se puderiam usar condutores nao cettificados. Apenas digo na alemanha as leis que existem sao para cumprir nao e a mesmo circo daqui. :)

pedferre

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Re: Uber - Tópico principal
« Responder #209 em: 2016-04-30 23:49:12 »
Logo na minha opiniao se isto nao fosse uma repiblica das bananas, e se efetivamente o tribunal disse que a uber estava ilegal, ou se alteravam as leis, ou se multavam a serio todos os condutores da uber. O que se ve e o ministro uns dias dizer que e ilegal, nos outros diz talvez seja ilegal mas e um servico fixe e da jeito as pessoas. :) Enfim os alemaes que ja resolveram isto devem olhar para o resto da europa e se rir como o costume. :)

Moppie85

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Re: Uber - Tópico principal
« Responder #210 em: 2016-05-01 00:02:26 »
Logo na minha opiniao se isto nao fosse uma repiblica das bananas, e se efetivamente o tribunal disse que a uber estava ilegal, ou se alteravam as leis, ou se multavam a serio todos os condutores da uber. O que se ve e o ministro uns dias dizer que e ilegal, nos outros diz talvez seja ilegal mas e um servico fixe e da jeito as pessoas. :) Enfim os alemaes que ja resolveram isto devem olhar para o resto da europa e se rir como o costume. :)

Antes dos alemaes resolverem, já o UK resolveu há muito.
E em termos de leis, os britanicos normalmente entendem da poda.

PS: ainda está por provar que uma plataforma de intermediação on-line possa ser ilegal qd liga empresas licenciadas para transporte privado aos clientes interessados, que é o que a uber faz em Portugal.

pedferre

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Re: Uber - Tópico principal
« Responder #211 em: 2016-05-01 00:27:45 »
Logo na minha opiniao se isto nao fosse uma repiblica das bananas, e se efetivamente o tribunal disse que a uber estava ilegal, ou se alteravam as leis, ou se multavam a serio todos os condutores da uber. O que se ve e o ministro uns dias dizer que e ilegal, nos outros diz talvez seja ilegal mas e um servico fixe e da jeito as pessoas. :) Enfim os alemaes que ja resolveram isto devem olhar para o resto da europa e se rir como o costume. :)

Antes dos alemaes resolverem, já o UK resolveu há muito.
E em termos de leis, os britanicos normalmente entendem da poda.

PS: ainda está por provar que uma plataforma de intermediação on-line possa ser ilegal qd liga empresas licenciadas para transporte privado aos clientes interessados, que é o que a uber faz em Portugal.
Sim alemanha e reino unido sao os povos mais organizados na europa.

Kin2010

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Re: Uber - Tópico principal
« Responder #212 em: 2016-05-01 00:57:32 »
O Certificado para ser taxista é isto:

Citar
Requisitos para obtenção do CMT

- Titularidade da habilitação legal válida para conduzir veículos automóveis, da categoria B, com averbamento da classificação no grupo 2;
- Não ser considerado inidóneo, nos termos do artigo 6.º da Lei n.º 6/2013, de 22 de janeiro;
- Escolaridade obrigatória exigível ao candidato requerente;
- Domínio da língua portuguesa;
- Ter concluído com aproveitamento um curso de formação inicial ou de formação contínua, previsto no artº 9º da Lei n.º 6/2013, de 22 de janeiro;
- Aprovação no exame previsto no artigo 12.º da Lei n.º 6/2013, de 22 de janeiro.
http://www.imtt.pt/sites/imtt/Portugues/TransportesRodoviarios/TransporteTaxi/CertificacaoMotorista/Paginas/CertificacaoMotorista.aspx


Os taxistas argumentam que os motoristas da Uber não têm a tal certificação oficial do estado, como se essa certificação valesse alguma coisa mais do que o papel em que é escrita. Toda a gente sabe que licenças burocráticas do estado, mesmo com um exame, não são garantia de porcaria nenhuma.

A Uber é um bom exemplo de como o estado não é necessário para certificar coisa alguma porque um tipo que seja mal criado, que não fale inglês no aeroporto, que seja porco, que tenha um carro a cair aos bocados, etc. é eliminado automaticamente pelo próprio mercado, coisa que não acontece com os taxistas, os tais "certificados pelo estado".

Quem é que me protege a mim de ser roubado ou mal tratado por um taxista que acabou de fazer o mesmo ao cliente anterior ? Ninguém. O estado certamente que não. Mas a Uber protege-me disso, consultando a classificação dos anteriores clientes. E a própria Uber suspendendo os motoristas com más classificações. E tudo sem intervenção do estado que é o nosso protector. Milagre.


Mas isso são requisitos para ser motorista. E para ser empresário (dono do táxi)? Há um alvará envolvido. Se o Estado não exige alvará aos ubers, então devia devolver aos empresários de táxis o que estes pagaram de licenças/alvarás.

Outra coisa é que os preços dos táxis estão regulamentados. Por ex, cobram uma bandeirada inicial e isso (salvo erro) é obrigatório por lei. Isso encarece o serviço.

Os taxistas têm razão em que, se o Estado deixa entrar a Uber, então deve tornar todos os regulamentos, licenças, imposições de preços, etc, exactamente iguais em uns e outros. De forma que a Uber passe a ser simplesmente mais uma empresa de táxis a cumprir exactamente os mesmos regulamentos dos outros.


Incognitus

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Re: Uber - Tópico principal
« Responder #213 em: 2016-05-01 01:59:47 »
O conceito de táxis parece estar a ficar ultrapassado. E os alvarás originalmente provavelmente terão sido emitidos por pouco dinheiro.
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Kin2010

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Re: Uber - Tópico principal
« Responder #214 em: 2016-05-01 05:33:37 »
Por ex, o uso de taxímetro é obrigatório para os táxis. Se não o ligarem ao transportar um cliente estarão a proceder ilegalmente. A uber não é obrigada a ter taxímetros. Esta e outras coisas deveriam ficar equalizadas.


Automek

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Re: Uber - Tópico principal
« Responder #215 em: 2016-05-01 10:22:25 »
O conceito de táxis parece estar a ficar ultrapassado. E os alvarás originalmente provavelmente terão sido emitidos por pouco dinheiro.
500€, segundo um artigo lá para trás. Mas como são em número limitado, depois origina especulação.

É como a câmara vender uns T2 no parque das naçoes por 100K. Se não meter condições, no dia seguinte estão a ser vendidos por muitas vezes mais.

Automek

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Re: Uber - Tópico principal
« Responder #216 em: 2016-05-01 10:30:23 »
PS: ainda está por provar que uma plataforma de intermediação on-line possa ser ilegal qd liga empresas licenciadas para transporte privado aos clientes interessados, que é o que a uber faz em Portugal.
Exacto. Há décadas que é possível reservar um carro na Avis, por exemplo, e pedir o serviço de motorista, sem que os taxistas alguma vez tenham colocado isso em causa. A diferença com a Uber é que agora o aluguer se dá em qualquer parte (e não apenas nos balcões das rent a cars) e este aluguer é apenas de curta duração e não de um dia ou mais.

Os taxistas a lutarem por algo seria para desregulamentar a sua actividade e não para encher de requisitos os outros.

Não se percebe que isto tenham de ter mais do que:
- condutor encartado
- seguro de passageiros e de resp civil

E a melhor prova de que não é preciso mais do que isso é termos taxistas que jamais deveriam andar a conduzir um taxi, apesar de legalmente estar tudo impecável.

Automek

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Re: Uber - Tópico principal
« Responder #217 em: 2016-05-01 10:32:52 »
Mas isso são requisitos para ser motorista. E para ser empresário (dono do táxi)? Há um alvará envolvido. Se o Estado não exige alvará aos ubers, então devia devolver aos empresários de táxis o que estes pagaram de licenças/alvarás.
Defendes que o estado devolva os 100K que alguém pagou a outrém pelo alvará ? Ou defendes que se devolva os 500€ que inicialmente custou ?

É que se defendes a primeira opção, defendes também que as papelarias e livrarias sejam indemnizadas por lucros cessantes, uma vez que o estado vai passar a fornecer os livros gratuitamente ?

Incognitus

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Re: Uber - Tópico principal
« Responder #218 em: 2016-05-01 11:42:26 »
Por ex, o uso de taxímetro é obrigatório para os táxis. Se não o ligarem ao transportar um cliente estarão a proceder ilegalmente. A uber não é obrigada a ter taxímetros. Esta e outras coisas deveriam ficar equalizadas.

A Uber tem um taxímetro muito mais justo, baseado no GPS e aplicado centralmente por uma companhia que não se pode dar ao luxo dele ser colocado em causa, ao passo que esse "deterrent" não existe com os táxis. Isto porque se um faralhar o taxímetro e for descoberto, os outros não são todos prejudicados. Isto, ironicamente , constitui um incentivo para andarem por aí muitos taxímetros faralhados -- até de formas simples, pois as pessoas não percebem nada das zonas e as zonas têm preços diferentes.

Para isto ficar equalizado, a única solução seria o Estado criar um sistema idêntico ao da Uber para os taxistas. Ou então criarem-no eles próprios (medo!). Nunca, mas nunca, a solução boa seria meter taxímetros nos Uber.
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D. Antunes

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Re: Uber - Tópico principal
« Responder #219 em: 2016-05-01 12:42:05 »
E afinal até não é claro que os táxis tenham mais custos:



Taxistas vs Uber. Táxis gastam mais mas têm mais apoio

Taxistas queixam-se de concorrência desleal da Uber 

 
As burocracias para ter um táxi com motorista ascendem a 4500 euros. Mas benefícios fiscais compensam

Um dos argumentos dos táxis, na "guerra" com os operadores da Uber em Portugal, é a diferença de requisitos e despesas associados à atividade dos primeiros e dos segundos, geralmente empresas de rent-a-car ou de turismo que oferecem serviços de viatura com motorista. De facto, ao nível das burocracias, os primeiros têm uma tarefa mais complicada. Já no que toca aos custos, de acordo com dados aos quais o DN teve acesso, os benefícios fiscais dos primeiros acabam por compensar ou mesmo superar os encargos.

O transporte público de aluguer em veículos automóveis ligeiros de passageiros (táxis) está limitado a sociedades comerciais, cooperativas ou empresários em nome individual (só um veículo), licenciados pelo Instituto da Mobilidade. É-lhes exigido um capital social mínimo de mil euros por automóvel, aos quais se somam o alvará da empresa (90 euros), cópia certificada do mesmo (20 euros), licenciamento municipal (400 euros em Lisboa), instalação de taxímetro e sinalização (1300 euros) e inspeção técnica do veículo (30,54 euros). Somadas outras despesas, como a pintura e a caracterização (nem sempre cobrada), ter um táxi legalizado pode custar 3000 euros. Acrescem as despesas associadas aos condutores: 600 a 950 euros de formação inicial, 80 euros do exame da carta de motorista de táxi e outros 35 euros de uma avaliação psicológica, havendo a cada cinco anos despesas que se renovam, como a formação contínua. Tudo junto, incluindo seguros, rondarão os 4000 a 4500 euros os custos associados a todos os formalismos necessários para ter um táxi em circulação.

Comparativamente, agências de viagens que ofereçam serviço de viatura com motorista aos seus clientes - frequentes prestadoras de serviços da Uber - pagam inspeções, seguro comercial e avaliações psicológicas dos motoristas (a Uber exige ainda cadastro limpo) mas evitam outros encargos, incluindo a licença municipal, porque a sua atividade comercial é de agência de viagens. Este "vazio" legal é, aliás, um dos motivos que levam o governo a pretender mexer na lei.

Benefícios ascendem a cinco mil euros

Mas olhando para os benefícios, começam a ser os táxis a somar vantagens. Desde logo na aquisição da viatura. Pegando na mesma comparação, enquanto a agência de viagens paga pelo carro o preço exigido a qualquer particular, a compra para táxi beneficia de uma isenção de ISV que começa nos 70% e chega aos 100% se estiver em causa um carro a GPL, Gás natural, elétrico ou híbrido ou equipado para transporte de pessoas com deficiência.

Pegando em exemplos dos carros mais utilizados no setor, o táxi poupa 1200 euros num Dacia 1.5dCI, 1650 euros num Skoda 1.6 TDI, 1493 num Toyota Prius e 4034 euros num Mercedes 220d. Ou seja: ao investir num veículo topo de gama o empresário dos táxis praticamente compensa todas as despesas acrescidas que teve face ao "concorrente". E somam-se ainda outros benefícios específicos dos táxis, como a isenção de IUC (entre 130 e 194 euros para os veículos referidos) e a dedução de 50% do valor do IVA dos custos de combustíveis, os quais, dependendo dos lucros da empresa, podem ser majorados em 120%.

O que torna esta comparação mais difícil são os aspetos que não podem ser medidos por uma simples relação de custo-benefício. As licenças de táxi têm um valor intrínseco associado ao facto de serem limitadas. E este é um dos pontos em que o setor parece ter razão quando se queixa de "concorrência desleal" por parte dos veículos que operam para a Uber. Por outro lado, aquela plataforma da internet exige que todos os veículos utilizados ao seu serviço sejam recentes e apresentem condições impecáveis ao nível da estética e do conforto. Coisa que, como qualquer utilizador poderá atestar, nem sempre acontece com os táxis.
« Última modificação: 2016-05-01 12:50:05 por D. Antunes »
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