e nos extractos não vem número de cliente nenhum ? ou nem há extractos ?
isso parece um bocado assustador...
O património dos clientes está segregado da DeGiro BV, por isso os receios de uma hipotética falência não se colocam. Todo esse património dos clientes (à excepção das contas custody, julgo) está numa conta jumbo, o que poderá levantar o receio de um cliente rebentar com a conta. Mas aí julgo que entraria o Sistema de Indemnização ao Investidor (SII), que na Holanda cobre até 20 000 euros.
Segundo os últimos números publicados, a DeGiro tem 128 mil contas registadas, o que daria um encargo para o SII holandês de, no máximo, 2,6 mil milhões de euros. Isto é um majorante, porque seguramente haverá muitas contas abaixo dos 20 mil euros. Este número de contas diz respeito ao número de emails registados, sendo que parte destes nunca chegam a fazer transferência, e dos que fazem muitos serão de pequenos montantes, só para avaliar a plataforma, visto não estar acessível de outra forma. A transferência mínima é 0,01 euros.
Julgo que a identificação do cliente na conta jumbo é feita pela conta de contrapartida, a conta de onde foi feita a primeira transferência. Os levantamentos obrigatoriamente terão de ser feitos para essa conta, e os depósitos devem ser feitos também a partir daí:
Importante: Transfira o montante a partir da conta indicada por si como conta de contrapartida
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Para os restantes casos tenho poucas dúvidas que a identificação seja feita pelo username em vez de um número de conta.
Quanto aos extractos, eles estão disponíveis online, é só imprimir o PDF. Na impressão aparece a composição da carteira nessa data, transacções da conta no período e saldo. Está identificada a DeGiro, e o cliente pelo nome completo, morada e username (parcialmente escondido), o que reforça a hipótese de identificarem a conta pelo username, em vez de um número. Onde podiam melhorar era no envio destes extractos por email sempre que há uma transacção e no final de cada mês.