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Autor Tópico: Subsídios ao cinema  (Lida 45501 vezes)

Thunder

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Re:Subsídios ao cinema
« Responder #180 em: 2015-02-05 11:07:31 »
Os exemplos que tinhas colocado no tópico "Portugal falido" já irritavam, agora mais estes 12 000 000 EUR para cinema.....

O pessoal é péssimo a matemática e em ciências exatas como os exames nacionais vão todos os anos mostrando e isso reflete-se em muita coisa.
O pessoal não entende que há coisas matematicamente impossíveis, logo há que fazer compromissos. Não estou a dizer que não se comprassem os medicamentos, mas isso retirará verba de outra área. Há depois que aceitar essa perda na outra área.
É como aquele pessoal que num restaurante com diária a 6 euros quer simultaneamente que tenha sopa, prato, vinho bom, sobremesa, café. Que o dono fature tudo. Que o ambiente e sala sejam bonitos, que haja muitos empregados a atender para que seja rápido, que os ingredientes sejam de qualidade. Que o dono pague bem aos empregados. Que a limpeza do restaurante seja impecável. Como é obvio ter todos estes critérios e cobrar apenas os 6 euros na diária torna a coisa matematicamente impossível.
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Automek

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Re: Subsídios ao cinema
« Responder #181 em: 2015-11-02 00:26:11 »
Sobre a morte do Fonseca e Costa o António Pedro Vasconcelos tem algumas frases que ilustram bem a forma de pensar de muitos realizadores.

Citar
António-Pedro Vasconcelos recorda «lutador» vítima do «sistema»


O realizador António-Pedro Vasconcelos recorda José Fonseca e Costa como «um lutador», que «sempre se bateu contra o sistema perverso do financiamento do cinema em Portugal», de que foi «uma vítima».

«Fica uma mágoa muito grande por ter perdido um amigo e um criador sem ter feito tudo o que podia ter feito», declarou à Lusa António Pedro Vasconcelos, referindo que o último filme de Fonseca e Costa é de 2006, 'Viúva Solteira Não Fica', e que, antes disso, tinha estado cinco anos sem gravar, porque «há 20 anos chumbavam sucessivamente os seus projectos».

António-Pedro Vasconcelos sublinha que «em 50 anos, Fonseca e Costa fez dez filmes, porque os seus projetos eram sempre chumbados».

Em declarações à Lusa, António-Pedro Vasconcelos lamentou ainda que Fonseca e Costa não tenha conseguido acabar de filmar o seu último filme 'Axilas', que «por um golpe de sorte» recebeu luz verde do ICA -- Instituto do Cinema e do Audiovisual.

«É uma das pessoas com quem mais me identifico. Sempre a refilar, revoltado contra o sistema, mas muito divertido e com muito humor», um «humor quase negro», que passava para os seus filmes, recordou.

António-Pedro Vasconcelos lembrou ainda que o realizador «sempre se bateu pela ideia de que o cinema era a arte de contar histórias com imagens e som, contra a tendência a que se assistiu em Portugal desde a década de 80 de que o cinema não tinha que contar histórias».

O cineasta José Fonseca e Costa morreu hoje de manhã, aos 82 anos, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, de uma pneumonia, na sequência de uma pré-leucemia, confirmou à Lusa o realizador António-Pedro Vasconcelos.
Diário Digital com Lusa

Automek

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Re: Subsídios ao cinema
« Responder #182 em: 2016-12-17 21:51:29 »
Isto não é sobre subsídios ao cinema mas é ao teatro. O principio é o mesmo.

Foi anunciado o fecho do Teatro da Cornucópia por falta de dinheiro. Dei-me ao trabalho de ler a entrevista do Luis Miguel Cintra e destaco as seguintes passagens que mostram bem a forma de pensar:

Citar
Mas esse corte, há três anos, foi geral.
Sim, o que acontece é que sobretudo os mais novos, e as estruturas mais recentes, adaptaram-se facilmente. Participei numa sessão de discussão organizada no Teatro Nacional no tempo do Diogo Infante e da Maria João Brilhante que se chamava “Teatro e Economia”. O Tiago Rodrigues às tantas pediu a palavra e dizia que não era preciso financiamento do Estado às companhias independentes, era preciso era imaginação porque há muitas maneiras de ganhar dinheiro. E isso é relativo. Isso acontece a uma escala reduzida, o modelo de gestão vigente é parecer que se faz muito com pouco dinheiro.

E a Cornucópia já não está para aí virada.
O que queremos dizer é que não gostamos disso, se nos fôssemos adaptar para fazer dessa maneira não sabíamos fazer, faríamos mal. Não sei fazer uma peça… [longa pausa]

…com duas T-shirts e três atores?
Sim, por aí. Quer dizer, se me aplicasse muito talvez conseguisse, mas não vejo razão para o fazer. Não nos querem aproveitar, não aproveitem, paciência. Não estou a fazer currículo.

Isso, claramente, não está. Então a Cornucópia fecha porque não se quer adaptar.
Há uma tensão enorme dentro do próprio trabalho, uma pressão angustiante, portanto a principal razão é essa, sim, a Cornucópia vai fechar porque não há dinheiro para sermos a Cornucópia. Percebes? Há uma espécie de cansaço que se entranhou em nós. E assim não vale a pena.

...

Compara o fim da Cornucópia com uma doença?
Se calhar… é uma doença que a gente apanhou. É uma espécie de peste que entrou ali dentro. Custa-me dizer isto, porque é muito ofensivo em relação às outras pessoas, mas o que acontece com as companhias da minha geração é que sobrevivem, uma ideia de sobrevivência custa-me um bocado a aceitar. É claro que se tivéssemos um produtor — foi sempre uma questão que se pôs –, alguém moderno, um tipo inteligente, e que soubesse aproveitar o nosso trabalho sem termos que ser nós a fazer a gestão, provavelmente encontraria maneiras de fazer. Apesar de tudo, uma companhia como os Artistas Unidos farta-se de viajar e de fazer espetáculos por todo o lado e não faz um trabalho mau, antes pelo contrário.

E seria esse produtor a resolver todos os problemas da Cornucópia enquanto estrutura pensante?
Talvez não, mesmo um produtor moderno e de quem a gente gostasse entraria em guerra connosco.

Quase de certeza?
Quase de certeza. Por exemplo, convidavam-nos para uma sala grande, para Guimarães ou para a Guarda, não interessa. Diríamos que sim mas queria demorar três dias a fazer a iluminação, imediatamente isso aumenta o preço das despesas, significa estarem lá os técnicos. Outra companhia faz na véspera noite ou no próprio dia e é muito menos caro. Um produtor habituar-se-ia ao sistema que o permite trabalhar e acharia que somos teimosos e inflexíveis.

http://observador.pt/especiais/luis-miguel-cintra-a-cornucopia-vai-fechar-porque-nao-ha-dinheiro-para-sermos-a-cornucopia/


Em resumo a mensagem é esta: Eu quero fazer o teatro que me apetece e não me quero sujeitar a ter de me preocupar com dinheiro, bilheteiras, etc. O estado é mau porque não me paga para eu fazer o que me apetece.

Agora o pateta do Marcelo e o Ministro da Cultura ficaram muito preocupados com o fecho da Cornucópia e foram a correr falar com ele, como se o fecho da Cornucópia fosse uma tragédia nacional. Depois disso o Luis Miguel Cintra diz o seguinte:

Citar
“Vocês não percebem isso? Não estamos a fazer pressão, nem estamos a fazer uma jogada para conseguir aumento de subsídio, não tem nada a ver com isso. Tem a ver com uma situação concreta e real: com o dinheiro que a gente recebe, de há três anos para cá, não é possível esta casa funcionar”, afirmou.
http://observador.pt/2016/12/17/cornucopia-quem-tem-de-voltar-atras-ou-nao-e-o-apoio-do-estado/


E o comunicado de encerramento:
Citar
“Pensamos que, ao longo destes anos, fizemos muito e menos mal, mas também julgamos já ter idade para ousar dizer que não sabemos nem queremos adaptar-nos a modelos de gestão a que dificilmente nos habituaríamos a cumprir. Isso faríamos mal. Talvez seja tempo de parar a atividade”, podia ler-se no comunicado divulgado na sexta-feira pelo teatro.
http://observador.pt/2016/12/17/cornucopia-quem-tem-de-voltar-atras-ou-nao-e-o-apoio-do-estado/


Mete nojo este pais. 99.99% da população nunca foi nem tem intenção de ir à Cornucópia e ainda vai ter de pagar para esta pouca vergonha, como se fosse uma coisa essencial para o país.

zAPPa

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Re: Subsídios ao cinema
« Responder #183 em: 2016-12-18 10:12:20 »
O discurso do LMC é completamente surreal. Chupista do c...
Jim Chanos: "We Are In The Golden Age of Fraud".

Automek

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Re: Subsídios ao cinema
« Responder #184 em: 2016-12-18 12:25:54 »
E a Cornucópia é das que recebe mais (310K por 4 anos, o que equivale a 77K por ano). É impressionante a quantidade de dinheiro que se gasta em 4 anos nestas brincadeiras do teatro que é visto por meia dúzia de pessoas.
https://www.dgartes.pt/documentacao/listagens/apoios2015_modalidade.pdf

vbm

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Re: Subsídios ao cinema
« Responder #185 em: 2016-12-18 13:09:13 »
Julguei que eram os sobrelucros monopolistas da edp
que subsidiavam a cornucópia. Afinal, os 'cornudos'
não são eles! Mas devia haver uma fórmula
para que fossem!

Zenith

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Re: Subsídios ao cinema
« Responder #186 em: 2016-12-18 14:15:29 »
E a Cornucópia é das que recebe mais (310K por 4 anos, o que equivale a 77K por ano). É impressionante a quantidade de dinheiro que se gasta em 4 anos nestas brincadeiras do teatro que é visto por meia dúzia de pessoas.
https://www.dgartes.pt/documentacao/listagens/apoios2015_modalidade.pdf

As pessoas que vivem em Lisboa uma das vantagens que invocam sempre, é ter tudo à mão designadamente teatros concertoa etc, mas depois não metem lá os pés  ;D

Reg

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Re: Subsídios ao cinema
« Responder #187 em: 2016-12-18 16:54:13 »
" não sabemos nem queremos adaptar-nos a modelos de gestão a que dificilmente nos habituaríamos a cumprir"



resumindo este fechou  "quinta " dele porque quis....   


porque o dinheiro  para este fazer teatro para meia duzia ( sistema socialista/coletivista) nunca parou so foi  reduzido  mesmo depois do governo mais neoliberal de portugal....

« Última modificação: 2016-12-18 18:28:00 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Reg

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Re: Subsídios ao cinema
« Responder #188 em: 2016-12-18 17:59:07 »
E a Cornucópia é das que recebe mais (310K por 4 anos, o que equivale a 77K por ano). É impressionante a quantidade de dinheiro que se gasta em 4 anos nestas brincadeiras do teatro que é visto por meia dúzia de pessoas.
https://www.dgartes.pt/documentacao/listagens/apoios2015_modalidade.pdf


As pessoas que vivem em Lisboa uma das vantagens que invocam sempre, é ter tudo à mão designadamente teatros concertoa etc, mas depois não metem lá os pés  ;D


concertos vao   ate ha quem venha doutras partes pais so ver  o tony carreira num concerto em lisboa ;D
http://arena.meo.pt/agenda/tony-carreira_pt/2644/
Tony Carreira é, sem contestação, o maior nome da música portuguesa e apresentará uma vez mais, um concerto irrepetível, onde não faltarão os hits. ... ESGOTADO ...  terá lugar no MEO Arena em Lisboa, a 3 de dezembroT ony Carreira repetir um segundo dia de concerto, dado o espetacular número de fãs que acorrem aos seus espetáculos.


pelo sei La Feria tambem    encheu salas com  publico
Em 2000 escreveu e encenou o músical Amália, que esteve durante seis anos em cena e ultrapassou os 16 milhões de espetadores. Tendo-se seguido em 2001 A Casa do Lago, de Ernest Thompson, com Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho, sendo que em 2002 encena o musical de Alan Jay Lerner e Frederick Loewe, My Fair Lady, a partir da obra de Bernard Shaw, num espetáculo galardoado com o Globo de Ouro para Melhor espetáculo do Ano. Segue-se a A Rainha do Ferro Velho, de Garson Kanin, em 2004. Em 2006 apresentou A Canção de Lisboa, adaptado do filme de Cotinelli Telmo, O Principezinho, de Saint-Exupéry e, em 2007, Música no Coração. Em 2007 estreou, também, Jesus Cristo Superstar, primeira produção no Teatro Rivoli depois da sua empresa ter vencido o concurso de concessão da exploração daquele espaço. Em 2008, estreia as peças "West Side Story", "A Estrela" e "Um Violino no Telhado". Sendo que no ano a seguir apresenta-nos o musical "Piaf" e as peças "A Gaiola das Loucas" e "O Feiticeiro de Oz". Em 2011 estreia mais as peças "Fado: História de um povo", "A flor do cacto" e "O Melhor de La Féria".

Já em 2012, estreia Judy Garland - O Fim do Arco-Íris, tendo sido esta peça considerada a sua melhor peça e atingido mais de 25 mil espetadores em menos de 2 meses, e Uma Noite em Casa de Amália.


https://www.publico.pt/2001/12/06/culturaipsilon/noticia/la-feria-sem-subsidio-de-apoio-por-ter-muito-publico-53161

pelo visto la Feria consegiu viver sem subsidios  durante 8 anos pelo menos

ha muitos mitos que simples pesquiza no google acaba...  as pessoas vao ver o que gostam  o resto e so meia duzia  por causa decreto do subsidio das elites iluminadas

« Última modificação: 2016-12-18 18:43:15 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

kitano

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Re: Subsídios ao cinema
« Responder #189 em: 2016-12-30 21:49:30 »
Não sabia onde enfiar isto, mas aqui não parece mal.

Está bem apanhada

http://observador.pt/2016/12/30/jovens-italianos-criam-mercado-negro-para-revender-subsidio-cultural-de-500-euros-atribuido-pelo-governo/

EDIT: vi agora que o mek já tinha colocado isto no tópico do colectivismo...
« Última modificação: 2016-12-30 22:47:15 por kitano »
"Como seria viver a vida que realmente quero?"

Automek

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Re: Subsídios ao cinema
« Responder #190 em: 2017-02-13 11:19:23 »
Cineastas de todo o mundo unidos em defesa do cinema português

Essa "união" de cineastas pode começar por enviarem dinheiro para quem quer fazer filmes.

Incognitus

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Re: Subsídios ao cinema
« Responder #191 em: 2017-02-13 16:05:06 »
São os cineastas de todo o mundo contra o contribuinte Português. Estamos perdidos.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Automek

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Re: Subsídios ao cinema
« Responder #192 em: 2018-09-13 14:42:27 »
Enquantos que uns mamam o subsídio todos os anos, sem terem de se preocupar se alguém vai ver o filme, há outros que lhes acontece isto:

Citar
Sem pudores, Marco Horácio conta ainda que ficou sem a casa quando a hipotecou para fazer o filme 'Mau, Mau Maria'. "Para pagar à equipa toda e pagar as dívidas, não consegui recuperar a minha casa". Conta ainda que teve de recorrer à caridade dos amigos para fazer face às despesas.
https://www.flash.pt/atualidade/nacional/detalhe/-longe-da-televisao-marco-horacio-confessa-miseria-passou-fome-e-ficou-sem-casa?ref=HP_cruzados_blocohorizontal_record_pb
« Última modificação: 2018-09-13 14:43:18 por Automek »