Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - martaler

Páginas: [1]
1
(@ Incognitus: sou um leitor assiduo dos seus artigos no SA.)


Quanto a avaliação dos imoveis, pelo que eu percebi:

1) A lei em vigor obriga a availações por 2 peritos, de 2 em 2 anos; Depois o fundo tem a liberadade de escolher um  valor situado entre o preço de compra e as duas availações dos peritos. (Artigo 29.º do Regime Jurídico dos Fundos de Investimento Imobiliário, 2010)


2)  Também me parece que ha uma proposta recente para que  a avaliação seja exclusivamente a media dos peritos, mais algumas condições relativas a escolha dos peritos.....Alguém sabe se isto foi pra frente?

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/cmvm_propotildee_alteraccedilotildees_ao_meacutetodo_de_valorizaccedilatildeo_dos_imoacuteveis_dos_fundos.html


3) No caso particular do fundo VIP, não passou inteiramente  incolume a crise; a unidade de participação sofreu um epequeno decréscimo nos ultimos anos – vejam a pagina 2 do prospeto junto.

4) tanto o VIP como o CA Patrimonio crescente, não estão a cobrar subscrição. Resgate também é gratuito se for feito > 3 anos.

5) O imobilario portugês tem descido nos ultimos anos; Se chegou ao fim ou não, niguém pode dizer. Mas descer mais...penso que improvavel.

6) O imobiliario de serviços (escritorios) ou comercial, industrial etc...penso que tem maior potencial de recuperação que o habitacional. Mas didficil de investimento direto a pequena escala.

7) Para mim, investimento em FII é menos arriscado que investimento direto e permite aceder au imobiliario de serviços etc; Para mais no meu caso, que não moro em Portugal, “buy to let” é demasiada dor de cabeça; Não sendo residente, nem sou autorizado a abater no IRS as despesas (obras, IMI, condominio) etc. Depois estando eu (senhorio)  longe, o inquilino pode  decidir que não precisa de pagar renda, etc...

8) Os FII cotados em bolsa  (REITS), que penso que não existem ainda em portugal, além disso têm comportamento demasiado correlado com acções, logo não ajudam a diversificar....

9) last but not least: parece que estou a promover os 2 fundos que mencionei, mas não estou; quero apenas estimular a discussão quanto aos FII;

Um grande obrigado a todos vos pela partilha de ideias.

2


O ultima lista de carteira da SILVIP indica avaliações recentes (2013..2014) de todos os predios (em anexo)

Admitindo que esses foram os piores anos, seria de esperar que as quedas aparecessem nesses anos. Sera dificil de justificar quedas em 2015, tendo o mercado imobiliario estabilizado.
Alguem tem opinião diferente? :-\







3
Boa tarde

Supondo que o imobiliario em Portugal esta no inicio de uma recuperação, estarei totalmente errado em acreditar que os FII (fundos Investimento Imobiliario) poderão também recuperar?

O investimento direto no imobiliario, parece-me uma dor de cabeça (inquilinos, IMI etc). Logo, investir num FII pode não ser totalmente idiota...?

Vejam por exemplo os dois seguintes, que são dos poucos que conseguiram uma rendabilidade positiva em 2014:
-  "CA Património Crescente", da Square asset management;
-   fundo VIP, da Silvip

A lei obriga agora a avaliações de imoveis mais imparciais e que ambos os fundos tiveram as ultimas avaliaçoes recentemente, suponho que não hajam mas surpresas a caminho.
Ambos os fundos tem imoveis de serviços, industriais etc....

Alguém quer partilhar a sua opinião sobre este assunto?

Cumprimentos
Roberto

4
Boas

Sou um ignorante na matéria e por isso gostaria de ouvir opiniões sobre obrigações de empresas internacionais, como por exemplo a Petrobras.
Por exemplo a obrigaçao seguinte:

6.125 Petrobr16 SrN - 06.10.2016
actualmente pode ser comprada a 101.6 USD

(mais detalhes nos anexos)

Alguém me pode dar o seu "gut feeling"?

Muito obrigado
 

5
Investir no imobiliario, com o minimo de dores de cabeça e menos risco, na minha opinião val mais comprar fundos

http://money.usnews.com/funds/mutual-funds/rankings/global-real-estate




6
Comunidade de Traders / Re:Nigéria
« em: 2015-01-07 11:57:46 »
Eu também comprei NGE, apostando que o preço do petroleo volte a subir dentro de alguns meses, o qual é imensamente importante para a economia da  Nigéria.

Outro ETF dedicado a Africa, e com uma forte componente na Nigeria, é o:
 Market Vectors Africa (ETF) (NYSEARCA:AFK)

Num horizonte de 5 anos, penso que alguns paises em Africa vao entrar en crescimento acelerado.  Digo eu...

Páginas: [1]