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Geral => Off-Topic => Tópico iniciado por: Paquinho em 2018-05-22 18:28:57
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Recentemente fui vítima de um atraso de 4 horas num voo da Ryanair para Barcelona. Aquando da comunicação do atraso, os assistentes afirmaram que o atraso se deveu a uma decisão da companhia na reorganização dos voos previstos para esse dia.
De acordo com o enquadramento legal europeu em vigor esta decisão por parte da Ryanair dá lugar ao pagamento de uma indemnização de €250 por passageiro uma vez que tal atraso não foi motivado por motivos extraordinários ("decisões relativas à gestão do tráfego aéreo, instabilidade política, condições meteorológicas adversas e os riscos para a segurança").
Feita a reclamação junto da Ryanair a resposta, quase imediata (diria até que automática >:( ), foi reconhecer que houve um problema no avião que nos deveria ter transportado mas que por tal problema ser inesperado não há lugar ao pagamento de indemnização.
O passo seguinte foi contactar a ANAC (Autoridade Nacional para a Aviação Civil) que deveriadar seguimento ao processo. COntudo, não tive resposta e parece-me que aquela malta está muito ocupada com facturas e faxes e papéis e não deve estar muito motivada em pegar neste tipo de assuntos. De qualquer forma vou insistir.
O passo seguinte será recorrer a uma das empresas "especialistas" em pegar nestes assuntos contra um sucess fee de 20/25%.
Já alguém passou por isto? Com sucesso quanto ao recebimento da indemnização directamente da transportadora? E já alguém recorreu a alguma destas empresas de cobrança de indemnizações? Como correu?
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Vê bem os valores.
Não sei se é assim directo 250 Euros. Ou até 250 Euros.
Uma Ryanair também deve estar menos propensa a pagar essas coisas que uma companhia que não seja low cost.
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Se há empresas para isso, eu meti os gajos a tratar
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Ha cartoes de credito que podem ajudar , no que diz respeito a atraso de voo e de bagagem , como por exemplo os American Express (alguns....)
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Tens direito, mas as empresas tentam fugir. Com a TAP não me quis chatear e aceitei 4 Vouchers do mesmo valor. Depois arrependi-me porque nunca se precisa do que se tem e acaba-se por se comprar o que não se precisa.
Eu tentaria uma dessas empresas especializadas. Ou a Deco, mas com a Ryannair não sei.
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Aquilo que estás à procura é disto:
https://app.airhelp.com/ (https://app.airhelp.com/)
É uma maravilha. Lá está, cobram-te um fee dos valores que eventualmente receberes (25%). Mas tratam-te de tudo de forma impecável.
Uma das reclamações que me ganharam, tratou-se de um voo com TAP que me foi cancelado quando já estava na hora do embarque, e remarcado para o dia seguinte. Esse teria sido mais simples de ganhar sozinho e poupar o fee, mas lá está, não tive paciência para isso e preferi pagar a comissão dos gajos. 4 meses depois de entrar com a reclamação, estava com o dinheiro na conta.
Uma outra reclamação que me ganharam, e que foi BEM mais complicada de ganhar, foi com um voo intercontinental da Air Europa. A aeronave já estava na nossa porta de embarque, em Madrid, mas eles decidiram esperar por um voo de conexão que vinha de Londres e que aparentemente trazia uns 40% dos passageiros do meu voo. Em Londres estava nevoeiro, então os voos não saiam de lá e por isso atrasou o nosso próprio trajeto em mais de 4 horas. Por se tratar de vôo intercontinental isso dá direito a 600 euros. Na altura até fiz a reclamação por escrito direto para a Air Europa - passado umas semanas mandaram-me um e-mail a dizer que não me iam indemnizar - mas eu em paralelo já tinha feito a reclamação com a Airhelp. ;) Passado mais umas semanas, a Airhelp disse-me que a Companhia mantinha a opinião - então estavam dispostos a levar o assunto ao tribunal. Só que nessa fase, com advogado ao barulho, já tive que passar uma procuração e levar mais uma talhada no fee (25% de comissão inicial + 25% para o advogado). Mas acabou por dar certo! Um ano e 5 meses depois, lá recebi os 300 euros.
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Interessante era ter a petição inicial que esse advogado meteu em tribunal e poder usar noutro caso (não tens isso Robusto ?).
A hipótese da empresa é interessante por "ter a máquina montada", serem especialista na matéria e evitar perder-se tempo. O chato é a talhada e, pelos vistos, pior de for para tribunal.
Paquito, se quiseres perder tu algum tempo é uma questão de veres jurisprudência dos julgados de paz
Aqui (https://goo.gl/pu6qvJ) via google ou directamente na base de dados (http://www.dgsi.pt/cajp.nsf/Pesquisa+Livre?OpenForm) e pesquisar por atraso voo.
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Obrigado a todos pelos contributos. Só umas notas:
Vê bem os valores.
Não sei se é assim directo 250 Euros. Ou até 250 Euros.
Uma Ryanair também deve estar menos propensa a pagar essas coisas que uma companhia que não seja low cost.
São mesmo 250 eur. O valor varia de acordo com o atraso e a distância e pode ir até 600 eur por passageiro.
Se há empresas para isso, eu meti os gajos a tratar
Custa-me porque somos 8 e vou ter de pagar pelo menos 400 eur quando a lei é clara quanto à obrigação da companhia. Mas parece-me que vai ter mesmo que ser por aqui.
Ha cartoes de credito que podem ajudar
É bem visto. Infelizmente, neste caso não tenho essa cobertura.
Tens direito, mas as empresas tentam fugir. Com a TAP não me quis chatear e aceitei 4 Vouchers do mesmo valor.
A Ryanair não propôs nada. Isso seria assumir a responsabilidade e está visto que isso não farão facilmente. Limitaram-se a entregar um voucher de €5 para refeição no aeroporto. Nem para o Toblerone chegou.
Aquilo que estás à procura é disto:
[url]https://app.airhelp.com/[/url] ([url]https://app.airhelp.com/[/url])
É uma maravilha. Lá está, cobram-te um fee dos valores que eventualmente receberes (25%). Mas tratam-te de tudo de forma impecável.
Sim, esta é uma das empresas que faz isto. Dado o teu feedback será a que vou escolher se seguir por este caminho. Tenho uma dúvida: no final do processo recebes a totalidade da indemnização e pagas o fee? Ou é a Airhelp que recebe e que depois te entrega o valor líquido? Como acompanhas o processo e garantes que caso a Airhelp receba te entrega o dinheiro?
Interessante era ter a petição inicial que esse advogado meteu em tribunal e poder usar noutro caso (não tens isso Robusto ?).
A hipótese da empresa é interessante por "ter a máquina montada", serem especialista na matéria e evitar perder-se tempo. O chato é a talhada e, pelos vistos, pior de for para tribunal.
Paquito, se quiseres perder tu algum tempo é uma questão de veres jurisprudência dos julgados de paz
Aqui ([url]https://goo.gl/pu6qvJ[/url]) via google ou directamente na base de dados ([url]http://www.dgsi.pt/cajp.nsf/Pesquisa+Livre?OpenForm[/url]) e pesquisar por atraso voo.
Dificilmente será dado acesso à petição. É o segredo do negócio, deve ser "chapa 5" e o que lhes garante as receitas.
Vou as sentenças do julgados de paz. Não conhecia. O montante em questão justifica perder algum tempo antes de avançar com a Airhelp.
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A Airhelp recebe o dinheiro e depois transferem-te o líquido.
Eles vão te mandando uns emails de vez em quando, para te ir colocando a par.
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Interessante era ter a petição inicial que esse advogado meteu em tribunal e poder usar noutro caso (não tens isso Robusto ?).
Não tenho.
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Falei com um amigo me que no ano passado teve uma situação idêntica. De 1000€ recebeu 750€, também pela airhelp.
Registou-se no site, foi respondendo às perguntas que lhe fizeram, enviou os documentos que pediram e demorou 3 meses a resolver. Recebeu já líquido da comissão. No site conseguiu ir vendo o estado do processo e recebia emails (provavelmente automáticos) com o ponto de situação.
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Pedido de indemnização via airhelp feito. A ver no que dá. Fiquei surpreendido com a facilidade do processo.
Acabei por abdicar do recurso ao Julgado de Paz. Aqui o recurso está vedado para valores reduzidos e caso houvesse uma sentença que não fizesse sentido perderia a possibilidade de levar isto para a frente. A poupança também não seria grande face à Airhelp
Mais uma vez, obrigado a todos pelo apoio!
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Deixo um ponto de situação sobre este processo:
Depois de lhes entregar o processo, a Airhelp interpelou a Ryanair que manteve a posição que não teve culpa no atraso. Ora isto obrigou a avançar com um processo judicial por parte da Airhelp. Para o processo foi necessário entregar procurações a advogado português e conseguir uma evidência de que a chegada tinha sido com um atraso superior a 3 horas. Sem estas evidências a Airhelp não prosseguiria com o processo. Não serviram as evidências do atraso na hora de partida que eu tinha recolhido nem a informação dos sites que monitorizam os voos e que confirmavam o atraso.
A ryanair dificultou ao máximo o envio da declaração que atestava o atraso mas depois de muitos contactos com diferentes sectores lá me enviaram a declaração necessário para avançar com o processo.
Por ter sido necessário avançar com o processo, os honorários da Airhelp passaram de €62,5 por reserva para €125 por reserva.
Há dias recebi um email da Ryanair a pedir o IBAN para que pudessem transferir o valor total da indemnização diretamente para a minha conta. Estranhei o processo não ser fechado pela Airhelp mas admito que seja estratégia por parte da Ryanair.
Contatei a Airhelp dando-lhe nota do desfecho e pedindo a fatura dos serviços que prestaram sem os quais não tinha conseguido este desfecho. Metade do valor da indemnização foi para lhes pagar.
Agora vamos à segunda parte: para o mesmo voo tenho uma segunda reserva para os meus pais, portanto também com direito a indemnização, para a qual não tinha avançado com a Airhelp. Utilizei o desfecho do processo relativo à primeira reserva para contatar a Ryanair pedindo-lhe que, uma vez que já assumiram a culpa do atraso no voo com o pagamento (uma espécie de "trânsito em julgado"), me paguem o valor da indemnização da segunda reserva. O que me parecia óbvio e natural tem a seguinte resposta da Ryanair: "We wish to reconfirm that the flight in question was disrupted due to reasons outside of our control, and as such monetary compensation is not applicable under EU Reg. 261/2004."
E pronto... de volta o processo. Continuo a insistir com a Ryanair mas, apesar do absurdo da situação, parece-me que terei de recorrer de novo à Airhelp e abdicar de metade do valor da indemnização.
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Isso é kafkiano. :D
Eles devem ter um script com vários pontos pelos quais vão passando. O primeiro deles, está visto, é: não temos culpa do atraso. Em cada 100 queixas iniciais, uma % delas, suficiente para compensar, não avançam com mais nada.
Não existe uma entidade - uma espécie de CMVM para as cotações oficiais - que certifique a hora exacta de saída e chegada de um voo ? Tem de se obter isso da companhia aérea (que obviamente irá tentar matar o cliente por cansaço) ?
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É mesmo. Vá lá que o regulador definiu um prazo de 3 anos para estes processos.
Não creio que haja qualquer entidade que possa certificar a hora do voo. Caso houvesse seguramente a Airhelp teria puxado desse trunfo o que não aconteceu. Aliás a Airhelp esteve quase para desistir do processo dado o tempo que estava a demorar obter a declaração da Ryanair.