Forum Think Finance - Bolsa e Forex

Geral => Comunidade de Traders => Tópico iniciado por: Vanilla-Swap em 2014-10-31 14:56:30

Título: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Vanilla-Swap em 2014-10-31 14:56:30
Não estou a ser futurista, mas o dragão do norte parece deitar pouco fogo.
Título: Re:A insolvência do conglomerado Sonae
Enviado por: Incognitus em 2014-10-31 14:57:47
Isso sem uma análise qualquer aos números é uma coisa absurda de se dizer.
Título: Re:A insolvência do conglomerado Sonae
Enviado por: Vanilla-Swap em 2014-10-31 14:58:49

o que se passa com a sonae.com?
o que se passa com a sonae capital?
o que se passa com a sonae industria ?
Título: Re:A insolvência do conglomerado Sonae
Enviado por: Incognitus em 2014-10-31 15:00:25
Bem, algumas partes da coisa podem falir. Sempre puderam.

Mas convinha quando dizes tal coisa, trazeres os números que te levam a dizer tal coisa.
Título: Re:A insolvência do conglomerado Sonae
Enviado por: Vanilla-Swap em 2014-10-31 15:06:43
Sonae.com não sei a relação com a NOS.

Sonae Capital reduziu os prejuízos

Sonae industria hoje cai 40%.


O preço do petróleo a cair os parceiros de Angola e Brasil devem estar nervosos.
Título: Re:A insolvência do conglomerado Sonae
Enviado por: Tranquilo em 2014-10-31 15:20:14
o título também me parece completamente desadequado...
pelo menos assim a seco  :(
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Vanilla-Swap em 2014-10-31 15:49:21
http://joaorendeiro.com/wordpress/?p=1935 (http://joaorendeiro.com/wordpress/?p=1935)




Quando Henrique Granadeiro saiu da Impresa no quadro de um complicado processo – misto de luta de poder com questões passionais – teve um amigo de infância que lhe estendeu a mão. Chamava-se José Manuel Espírito Santo.

Com o apoio de José Manuel e depois de Ricardo Salgado, Henrique Granadeiro foi subindo na hierarquia da PT. Começou pela subsidiária Lusomundo Media e fruto do apoio da cúpula e das suas capacidades pessoais, nomeadamente de articulação política, Henrique Granadeiro atingiu o pináculo do seu poder quando dirigiu as tropas na vitória à OPA da SONAE.

A verdadeira história da vitória do GES sobre a SONAE na OPA da PT ainda está por escrever. Quando se fizer, seguramente incluirá como episódio chave a viagem de José Sócrates ao Brasil e o voo de helicóptero de Mário Lino para a sede da VIVO mal a comitiva aterrou em solo Brasileiro. Se Ricardo Salgado já era importante na PT, depois da vitória do GES na OPA ficou com poder absoluto de tal forma que a Comissão Executiva da PT despachava semanalmente no seu gabinete.

As aplicações de tesouraria feitas por Henrique Granadeiro em papel comercial do GES não têm, como é patente, qualquer defesa possível. Não têm defesa no plano técnico-financeiro, no plano de Governance e no plano ético.

Os danos ultrapassam largamente o montante das aplicações em risco. Como é óbvio a imagem de Portugal ficou seriamente afetada, nomeadamente no Brasil, e a fusão de iguais com a OI passou a uma aquisição pura e dura onde os interesses portugueses passarão para segundo ou terceiro lugar. Em consequência Henrique Granadeiro vai passar os próximos anos nos Tribunais cível e criminal. E a sua defesa parece-me extraordinariamente difícil.

Tenho-me perguntado muitas vezes como é possível que um homem inteligente como Granadeiro, ainda por cima casado com uma advogada, tenha embarcado nesta perfeita insanidade? Estaria Granadeiro consciente da insolvência das holding do GES quando renovou as aplicações este ano?

Por mim, penso que não. Caberá a Granadeiro esclarecer se foi mais um do numeroso grupo dos que se acham enganados por José Manuel Espírito Santo e Ricardo Salgado.
 

 



Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Incognitus em 2014-10-31 15:55:01
Vanilla, dá a ideia que fizeste uma pesquisa no Google e espetaste aqui com a primeira coisa que apareceu que incluía "Sonae".
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Vanilla-Swap em 2014-10-31 15:59:07
na é difícil encontrar coisas contra a sonae.
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Zel em 2014-10-31 16:01:58
o pior da sonae eh mesmo ser la empregado  :D

Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: kitano em 2014-10-31 16:02:44
Vanilla, enviaste o teu CV para a sonae?
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Vanilla-Swap em 2014-10-31 16:07:17
Não enviei o meu CV para a Sonae.
Fim de assunto

Novo assunto.

http://avenida-liberdade.blogspot.pt/2014/10/pt-e-interesse-nacional.html (http://avenida-liberdade.blogspot.pt/2014/10/pt-e-interesse-nacional.html)



"a PT é uma empresa privada que não assegura nenhum serviço definido como estratégico, insubstituível por um concorrente" – António Pires de Lima, Ministro da Economia de Portugal


 Gosto e sou amigo do António Pires de Lima. Já tivemos as nossas divergências e as nossas picardias políticas, mas isso não é nada. Espero, por isso, que ele não me leve pessoalmente a mal o artigo que hoje escrevo.

A PT era uma grande empresa portuguesa, inovadora, líder tecnológico na sua área, bem dimensionada, com uma estratégia internacional voltada para a lusofonia, onde se tornou um campeão da portugalidade e da projecção de Portugal no mundo.

Em 2007, a SONAE lançou uma OPA sobre a PT com o objectivo de adquirir na empresa uma posição de domínio. Valorizou a PT em 11.000 milhões de euros. Por essa altura, a PT estava presente em toda a Lusofonia, com posições de relevo, e tinha uma participação determinante na maior empresa de telecomunicações móveis do Brazil, a Vivo.

O governo de José Sócrates fez, em parceria com a Administração da PT, e em subordinação estratégica aos interesses privados de accionistas de referência da empresa (GES) uma oposição determinada à OPA da Sonae, usando instrumentos ao seu alcance como a Autoridade da Concorrência, onde a concentração proposta pela SONAE foi chumbada.

Um resultado dessa oposição foi o de separar as actividades da PT em diferentes áreas sob diferentes chapéus, o que enfraqueceu logo a empresa.

Outro resultado também de longo prazo, foi o de que para convencer os accionistas a não aderir à OPA e votar contra, a Administração prometeu distribuir, a título de dividendos, quase tanto como a SONAE oferecia pela empresa. Uma pipa de massa…

Neste momento de fragilidade, a Telefónica, parceira da PT na Vivo, propôs à PT comprar-lhe a participação brasileira. Da guerra que se seguiu a PT obteve 7.600 milhões de euros pela sua posição na Vivo.

Interveio então o governo Sócrates, para obrigar a PT a comprar 25% da Oi!, uma operadora móvel do Rio de Janeiro, pelo valor astronómico de 3.700 milhões de euros. A contrapartida foi a de permitir a distribuição de dividendos do remanescente da Vivo aos accionistas, sem os sujeitar aos aumentos de impostos que se seguiram.

Consequentemente, a PT ficou com 25% da Oi! E com as suas restantes operações transcontinentais. Continuava a ser um campeão português, só que um campeão descapitalizado pela política absurda de distribuição de dividendos, preço da recusa da OPA da SONAE.

É nesta altura que acelera a integração da Oi! / PT, com a saída de Zeinal Bava para o Brazil e com ele, dezenas e dezenas de quadros portugueses, que demandaram o Rio (agora estão a ser sumariamente despedidos…).

O afã de «construtor de impérios» de Bava, leva-o a conceber uma fusão da PT com a Oi!, que se põe em marcha em 2011.

A estrutura accionista da Oi! permitiria aos grandes accionistas da PT manter uma importante posição da nova empresa, e isso agradava-lhes. Já se viam a dominar uma gigantesca empresa lusófona de telecomunicações, ainda que com pés de barro.

Só que, só que… aconteceram duas coisas: a primeira é que com a fusão, os interesses portugueses na nova empresa ficavam de facto minoritários; a segunda foi o colapso do Grupo Espirito Santo, que criou na PT um absoluto vazio de poder, e ausência de vontade.

Ainda para mais, o crédito incobrável da PT sobre a RioForte determinou uma alteração substancial da posição accionista portuguesa na nova empresa fundida, diminuindo drasticamente a sua influência.

O resultado final é que a grande empresa transcontinental portuguesa de telecomunicações, transformou-se por obra e graça de uma fusão absurda e mal pensada nos «activos portugueses da Oi!».

A Oi! deve mais do que o que tem, é um charuto tecnológico e pretende fundir-se com a TIM Brazil. Para conseguir bons termos na fusão, a Oi! necessita de diminuir fortemente o seu passivo e nada melhor que … vender os seus activos portugueses para cortar divida à banca. Não será por acaso que um dos maiores accionistas da Oi! É o BNDES, um banco de fomento público brasileiro, que é também um dos maiores credores da empresa. Aliás, esse «por acaso» contribuiu fortemente para conseguir em tempo record a compra pela PT e por um valor absurdo, da tal posição de 25 % na Oi!.

A questão agora é, se pode e deve ser feita alguma coisa e o que fazer.

Para o governo português, de que o meu amigo António Pires de Lima faz parte como Ministro da Economia, «a PT é uma empresa privada que não assegura nenhum serviço definido como estratégico, insubstituível por um concorrente». Ou seja, não há nada a fazer e não é preciso fazer nada.

É uma posição a todos os títulos lastimável.

Desde logo, o governo (será que há?) tem nas mãos várias alavancas de poder: através do Novo Banco detém 10% da PT; através do crédito do Novo Banco sobre a OnGoing, detém mais 10% da PT; através da CGD detém mais uma participação importante.

Pode portanto opor-se à estratégia de «garage sale» definida pela Oi! para se salvar.

Pode e deve! E deve, porque Portugal necessita da sua PT para prosseguir a sua estratégia de projecção da sua economia na arena internacional e de ter o controlo de algumas grandes empresas nacionais que sejam faróis de crescimento.

Lamento muito pelo António Pires de Lima, mas não entender isto, é não entender nada e dar razão àqueles que acham que um bom cervejeiro não é forçosamente um bom ministro da economia…


 governo (será que há?...) de Portugal, tem os meios, a razão e a necessidade de intervir urgentemente na PT e impor a razão do interesse nacional. Se não o fizer e o desastre anunciado suceder, então não vale a pena ter este governo. Venha outro, que pior não pode ser.
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Visitante em 2014-10-31 16:07:35
A Sonae indústria está a passar por sérias dificuldades. Anunciou um aumento de capital em maio de 2014 e SÓ vai fazê-lo agora ao preço de 0,01 euros por acção. Cada acção dá direito a subscrever 107 novas acções! O capital social vai passar a ser constituído por 15 mil milhões de acções.

Em maio as acções da SOI cotavam a 0,6 euros, com a notícia do AC vieram para 0,4 e agora com o conhecimento das condições do Ac vieram para 0,19 euros, isto números redondos. Mas a queda não vai ficar por aqui, não demorará muito etarão a cotar abaixo de 1 cêntimo. É um processo muito semelhante ao aumento de capital do Banif, e o desfecho não deverá ser diferente.
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: vbm em 2014-10-31 16:33:50
«Tenho-me perguntado muitas vezes como é possível que um homem inteligente como Granadeiro,
ainda por cima casado com uma advogada, tenha embarcado nesta perfeita insanidade? Estaria
Granadeiro consciente da insolvência das holding do GES quando renovou as aplicações este ano?»

______________________________________________________________________________

Lolinho.

Rendeiro a fazer-se de parvo!
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Pangloss em 2014-10-31 16:42:23
A Sonae indústria está a passar por sérias dificuldades. Anunciou um aumento de capital em maio de 2014 e SÓ vai fazê-lo agora ao preço de 0,01 euros por acção. Cada acção dá direito a subscrever 107 novas acções! O capital social vai passar a ser constituído por 15 mil milhões de acções.

Em maio as acções da SOI cotavam a 0,6 euros, com a notícia do AC vieram para 0,4 e agora com o conhecimento das condições do Ac vieram para 0,19 euros, isto números redondos. Mas a queda não vai ficar por aqui, não demorará muito etarão a cotar abaixo de 1 cêntimo. É um processo muito semelhante ao aumento de capital do Banif, e o desfecho não deverá ser diferente.

É uma diluição brutal... aparte a necessidade de capital, que real, já vi especulação que seria uma forma de esmagar as posições dos acionistas minoritários e possivelmente retirar de bolsa. Será?
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Mystery em 2014-10-31 16:43:30
talvez valha a pena mencionar que houve mudanças grandes em algumas casas de asset management e que têm estado a provocar outflows  - é informação pública. Se está a afectar a SONI ou quaisquer outros papéis em particular, não faço a mínima ideia.
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: vbm em 2014-10-31 16:52:34
A Sonae indústria está a passar por sérias dificuldades. Anunciou um aumento de capital em maio de 2014 e SÓ vai fazê-lo agora ao preço de 0,01 euros por acção. [ ]

A Sonae Indústria fabrica o quê?
Conglomerados de madeira, da Jomar, como há 40 anos!?
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Incognitus em 2014-10-31 17:00:12
A Sonae indústria está a passar por sérias dificuldades. Anunciou um aumento de capital em maio de 2014 e SÓ vai fazê-lo agora ao preço de 0,01 euros por acção. [ ]

A Sonae Indústria fabrica o quê?
Conglomerados de madeira, da Jomar, como há 40 anos!?

Sim.
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Visitante em 2014-10-31 17:06:39
A Sonae indústria está a passar por sérias dificuldades. Anunciou um aumento de capital em maio de 2014 e SÓ vai fazê-lo agora ao preço de 0,01 euros por acção. Cada acção dá direito a subscrever 107 novas acções! O capital social vai passar a ser constituído por 15 mil milhões de acções.

Em maio as acções da SOI cotavam a 0,6 euros, com a notícia do AC vieram para 0,4 e agora com o conhecimento das condições do Ac vieram para 0,19 euros, isto números redondos. Mas a queda não vai ficar por aqui, não demorará muito etarão a cotar abaixo de 1 cêntimo. É um processo muito semelhante ao aumento de capital do Banif, e o desfecho não deverá ser diferente.

É uma diluição brutal... aparte a necessidade de capital, que real, já vi especulação que seria uma forma de esmagar as posições dos acionistas minoritários e possivelmente retirar de bolsa. Será?

Nenhum pequeno accionista vai lá meter mais dinheiro. Quem tem p.e 5000 acções à cotação de ontem tinha um investimento de cerca de  1750 euros, para acompanhar o aumento de capital terá de reforçar em 5350 euros. Os actuais não vão subscrever e de facto ficam com a posição diluidíssima.

Se não houver interessados no aumento de capital, para além do sócio maioritário Efanor, que já garantiu acompanhar na parte que lhe corresponde, cerca de 75 milhões de euros, acaba por aumentar a participação dominante que já tem.
Título: !?
Enviado por: vbm em 2014-10-31 17:59:00
A Sonae indústria está a passar por sérias dificuldades. Anunciou um aumento de capital em maio de 2014 e SÓ vai fazê-lo agora ao preço de 0,01 euros por acção. [ ]

A Sonae Indústria fabrica o quê?
Conglomerados de madeira, da Jomar, como há 40 anos!?

Sim.

E ainda não faliu!?
Mas então, 'ele' não era um grande engenheiro?
E está tudo na mesma, ao fim de 40 anos!?
Ah, já sei. Virou merceeiro.

Título: Re:!?
Enviado por: Johny em 2014-10-31 18:36:04
E ainda não faliu!?
Mas então, 'ele' não era um grande engenheiro?
E está tudo na mesma, ao fim de 40 anos!?
Ah, já sei. Virou merceeiro.

E tu viraste o que?  ;)
Eu não me importava de ter a mercearia dele...  :D
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: vbm em 2014-10-31 19:01:33
Eu não me virei.
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: SrSniper em 2014-10-31 19:31:01
Isto dá para shortar?
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Visitante em 2014-10-31 19:39:03
A Oferta Pública de Subscrição da Sonae Indústria também é dirigia ao público em geral, por isso o valor dos direitos de subscrição vai tender para zero.

"A Sonae Indústria, SGPS, S.A. (“Sonae Indústria”) informa que, no seguimento do comunicado de 7 de maio de 2014, o Conselho de Administração aprovou com parecer favorável do Conselho Fiscal, o aumento do capital social da sociedade dos atuais 700 milhões de euros para 850 milhões de euros, limitado às subscrições recolhidas (“Aumento de Capital”), por novas entradas em dinheiro, através da oferta de até 15.000.000.000 novas ações ordinárias sem valor nominal, a serem oferecidas aos atuais acionistas, no exercício do respetivo direito de preferência, investidores que adquiram direitos de subscrição e público em geral (“Oferta Pública de Subscrição”). As ações não subscritas no âmbito da Oferta Pública de Subscrição serão oferecidas posteriormente a investidores institucionais através de um contrato de colocação privada."

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/info_diaria.cfm (http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/info_diaria.cfm)



Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Beruno em 2014-10-31 20:12:28
nao estou dentro da sonae sgps nem nunca foi uma empresa que me fascinasse, mas a sonae sgps parece-me bem forte, e alguns dos activos como a participaçao na NOS e a Sonae Sierra teem muito valor
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Kin2010 em 2014-11-01 01:24:36
Não terá a Sonae Indústria potencial a fabricar CAIXÕES de conglomerados?
 ???
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: vbm em 2014-11-01 09:21:21
E até os poderia vender no Continente, logo a seguir à zona dos congelados!
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: SrSniper em 2014-11-03 23:07:07
Isto dá para shortar?
Alguma corretora permite shortar?
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Vanilla-Swap em 2014-11-07 16:06:31
Isto dá para shortar?
Alguma corretora permite shortar?


Hoje  a sonae indústria subiu 700%.
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: valves1 em 2014-11-13 15:53:50
O problema da sonae ate seria facilmente resoluvel se o seu principal negocio ( distribuicao ) nao estivesse ele proprio ameacado;
Apesar dos numeros nao mostrarem problemas e aparentemente a margem gerada pelo modelo continente e do resto do retalho  ser suficientemente para + do que compensar as perdas nos negocios dos conglemerados no negocio do imobiliario e dos centros comerciais em breve isso pode deixar de acontecer;
o negocio da distribuicao e um negocio de escala e preciso perceber o que acontecera a sonae quando ela propria tiver que redimensionar o seu negocio  a um Portugal envelhecido, com fraco poder de compra e em decrescimento demografico; Ao contrario da J.M que se internacionalizou o suficiente para compensar esta realidade a sonae nao o fez ...
Mesmo o negocio das telecomunicacoes onde  detem uma posicao confortavel ( estamos a falar num duopolio com a PT ) existem fontes de receitas importantes em fim de vida ( roaming nas chamadas entre paises comunitarios ) nao serao o suficiente para acabar com a NOS mas nao deixam de ser receitas importantes, alias pode ter sido um dos factores a pesar na juncao entre a Zon e a Optimus ha algum tempo atras ...
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Kin2010 em 2014-11-13 16:06:40
Fabrico de caixões feitos de conglomerados, a utilizar pelos accionistas que se querem suicidar, é o futuro desta empresa.
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: vbm em 2014-11-13 17:27:31
O engenheiro anda 'cansado'.
E nem a I.S. (isabel dos santos) o espevita.
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: tatanka em 2014-11-13 19:40:03
Mesmo o negocio das telecomunicacoes onde  detem uma posicao confortavel ( estamos a falar num duopolio com a PT ) existem fontes de receitas importantes em fim de vida ( roaming nas chamadas entre paises comunitarios ) nao serao o suficiente para acabar com a NOS mas nao deixam de ser receitas importantes, alias pode ter sido um dos factores a pesar na juncao entre a Zon e a Optimus ha algum tempo atras ...


A receita do roaming nunca teve um peso tão significativo assim. Creio que nos anos dourados, representaria 5% das receitas dos operadores.
A tendencia de esmagamento das margens, é que parece ser algo inevitavel, e que os operadores têm de encaixar da melhor forma que conseguirem.

Este grafico é bem ilustrativo:
(http://imgs.sapo.pt/gfx/493064.gif)
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Vanilla-Swap em 2015-03-10 10:02:05
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4444237 (http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4444237)


Belmiro de Azevedo deixa o cargo de presidente do conselho de administração da Sonae ao fim de 41 anos. Engenheiro, criador do Continente, dono do Público, fez comentários cáusticos à classe política.
Título: Re:A crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: vbm em 2015-03-10 10:27:02
A receita do roaming nunca teve um peso tão significativo assim. Creio que nos anos dourados, representaria 5% das receitas dos operadores.
A tendencia de esmagamento das margens, é que parece ser algo inevitavel, e que os operadores têm de encaixar da melhor forma que conseguirem.

[ ] grafico é bem ilustrativo:

Padrão normal de lucratividade
nos produtos que inovam.
Joseph Schumpeter ensina.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Vanilla-Swap em 2015-03-12 10:18:07
Grandes resultados da sonae sgps.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Vanilla-Swap em 2017-03-08 11:39:48
O que se passa com a Sonae Sierra no Brasil.

No ano passado tinha um rating da moodys.

https://www.moodys.com/research/Moodys-affirms-Sonae-Sierras-senior-unsecured-ratings-at-Aa3br-outlook--PR_344502 (https://www.moodys.com/research/Moodys-affirms-Sonae-Sierras-senior-unsecured-ratings-at-Aa3br-outlook--PR_344502)

Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Vanilla-Swap em 2017-03-08 12:22:21
Alguém percebe isto?

http://investors.morningstar.com/ownership/shareholders-major.html?t=SSBR3 (http://investors.morningstar.com/ownership/shareholders-major.html?t=SSBR3)
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: deMelo em 2017-03-08 12:47:10
Alguém percebe isto?

[url]http://investors.morningstar.com/ownership/shareholders-major.html?t=SSBR3[/url] ([url]http://investors.morningstar.com/ownership/shareholders-major.html?t=SSBR3[/url])


Isso é apenas a listagem dos maiores accionistas dessa stock. Pelo menos na parte do free float...
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Vanilla-Swap em 2017-03-08 12:55:35
ok eu não estava a compreender se da empresa se era do ETF. Mas agora sei que é da empresa.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Vanilla-Swap em 2017-03-08 15:10:10
Os resultados da Sonae sierra Brasil foram bastante bons.

http://www.segs.com.br/info-ti/55241-sonae-sierra-brasil-apresenta-receita-liquida-de-r-342-3-milhoes-em-2016.html (http://www.segs.com.br/info-ti/55241-sonae-sierra-brasil-apresenta-receita-liquida-de-r-342-3-milhoes-em-2016.html)
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: vbm em 2017-03-08 15:53:56
Será que vai falir?
Ou  será para vender!?
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Vanilla-Swap em 2017-03-08 16:18:37
Tá segura
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: vbm em 2017-03-08 16:50:07
-:)
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: deMelo em 2017-03-08 16:52:08
Segura-a Vanilla... segura-a!
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Vanilla-Swap em 2017-03-09 09:47:04
pode ser que esta noticia atraia investidores

http://www.stockmarketwire.com/article/5509570/JD-Sports-in-MoU-with-Sport-Zone.html (http://www.stockmarketwire.com/article/5509570/JD-Sports-in-MoU-with-Sport-Zone.html)
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: deMelo em 2017-03-09 10:19:14
A noticia que passaram os 5 mil milhões de revenue.... em termos de grupo.... é que é sensacional.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: 5555 em 2017-11-29 16:14:49
(http://www.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/57d2c6330cf27afbb68f2e94/800)

http://www.sapo.pt/noticias/economia/morreu-belmiro-de-azevedo-aos-79-anos_5a1ed847958c243238d39810 (http://www.sapo.pt/noticias/economia/morreu-belmiro-de-azevedo-aos-79-anos_5a1ed847958c243238d39810)
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Local em 2017-11-29 16:30:26
RIP...
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Tranquilo em 2017-11-29 16:40:49
RIP
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: tatanka em 2017-11-29 17:36:58
Está muito debilitado nessa foto acima....
Deve ter falecido vitima de doença prolongada.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Automek em 2017-11-29 21:23:06
Citar
A Assembleia da República aprovou hoje um voto de pesar pela morte do empresário Belmiro de Azevedo, falecido hoje, manifestando "total solidariedade" à família e amigos, apesar dos votos contra de PCP e abstenções de BE e PEV.
[url]http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/belmiro-de-azevedo-parlamento-aprova-voto-de-pesar-pcp-vota-contra?HP_DestaquesTopo[/url] ([url]http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/belmiro-de-azevedo-parlamento-aprova-voto-de-pesar-pcp-vota-contra?HP_DestaquesTopo[/url])
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Automek em 2017-11-29 21:25:08
The Federal Reserve is considering adopting its own digital currency similar to bitcoin, according to the president and CEO of the Fed's New York branch. (http://thehill.com/policy/finance/362390-fed-considering-digital-currency-official)
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: D. Antunes em 2017-11-29 21:33:24
Está muito debilitado nessa foto acima....
Deve ter falecido vitima de doença prolongada.

Mas ainda com interesse pela beleza.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Ingenting em 2017-11-30 01:03:52
Está muito debilitado nessa foto acima....
Deve ter falecido vitima de doença prolongada.

Mas ainda com interesse pela beleza.

Só lhe viste a perna. Pela frente pode ser uma avantesma.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Ingenting em 2017-11-30 01:05:35
The Federal Reserve is considering adopting its own digital currency similar to bitcoin, according to the president and CEO of the Fed's New York branch. ([url]http://thehill.com/policy/finance/362390-fed-considering-digital-currency-official[/url])


Disparaste no sítio errado. Mas essa é que é a grande ameaça às criptomoedas, não as bolhas, segurança ou raio que o parta.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Automek em 2017-11-30 09:07:52
Está muito debilitado nessa foto acima....
Deve ter falecido vitima de doença prolongada.
Ontem disseram que foi internado segunda feira com uma pneumonia e que morreu na sequência disso, mas que já estava com acompanhamento médico há algum tempo. Além disso já tinha sido operado a um cancro há 10 anos.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Zenith em 2017-11-30 09:55:50
Há mais de 10 anos para trás acho que ia para a Finlândia ou Suécia num voo com ligação em Frankfurt.
Na ligação Porto- Frankfurt, durante a viagem levantei-me e uma ou duas filas atrás vi um passageiro que me fez pensar "este fulano é mesmo parecido com o Belmiro". Olhei com um pouco mais de atenção e vi agrafado na lapela do casaco um pin da Sonae. Era mesmo ele a viajar em classe económica :-)

RIP
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Ingenting em 2017-11-30 13:26:27
Há mais de 10 anos para trás acho que ia para a Finlândia ou Suécia num voo com ligação em Frankfurt.
Na ligação Porto- Frankfurt, durante a viagem levantei-me e uma ou duas filas atrás vi um passageiro que me fez pensar "este fulano é mesmo parecido com o Belmiro". Olhei com um pouco mais de atenção e vi agrafado na lapela do casaco um pin da Sonae. Era mesmo ele a viajar em classe económica :-)

RIP

Não lhe pediste um autógrafo?
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: D. Antunes em 2017-11-30 14:13:56
Eu vi-o num restaurante de praia em Tróia, ao jantar.
Pediu um prato que não estava na ementa (de bacalhau).
No final deu 20 aéreos de gorgeta, diretamente para a mão do empregado.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: kitano em 2017-11-30 14:22:30
Eu vi-o na televisão a dar uma pipa de massa pela PT.

Não quiseram e aquilo depois faralhou-se.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Vanilla-Swap em 2017-11-30 14:57:41
fogo

Belmiro de Azevedo. Irmã mais velha morre no mesmo dia

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-11-29-Belmiro-de-Azevedo.-Irma-mais-velha-morre-no-mesmo-dia (http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-11-29-Belmiro-de-Azevedo.-Irma-mais-velha-morre-no-mesmo-dia)

Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Zenith em 2017-11-30 22:11:33
Há mais de 10 anos para trás acho que ia para a Finlândia ou Suécia num voo com ligação em Frankfurt.
Na ligação Porto- Frankfurt, durante a viagem levantei-me e uma ou duas filas atrás vi um passageiro que me fez pensar "este fulano é mesmo parecido com o Belmiro". Olhei com um pouco mais de atenção e vi agrafado na lapela do casaco um pin da Sonae. Era mesmo ele a viajar em classe económica :-)

RIP

Não lhe pediste um autógrafo?

Ia lá pedir um autógrafo a um pé descalço que anda em classe económica!!! ;D
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: vbm em 2017-11-30 23:16:32
A única celebridade doméstica com quem me cruzei num avião
foi o Silva Lopes, num voo Casablanca-Lisboa. Fui falar-lhe,
- sem o  conhecer; ou melhor eu até o conhecia, ele
é que não me conhecia; porque, no passado,
cheguei a ser entrevistado por ele,
para uma hipótese de trabalho
nas Finanças, ainda antes
do 25.IV; acabei por
optar por outro
emprego
-,
perguntando-lhe
o que ele pensava sobre as possibilidades
de trabalho em Marrocos (metalo-mecânica).
Acolheu-me com toda a naturalidade e
e falou-me das perspectivas do país
no curto e médio prazo!

Não lhe pedi nenhum autógrafo!

-:)
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Ingenting em 2017-12-01 01:55:45
Há mais de 10 anos para trás acho que ia para a Finlândia ou Suécia num voo com ligação em Frankfurt.
Na ligação Porto- Frankfurt, durante a viagem levantei-me e uma ou duas filas atrás vi um passageiro que me fez pensar "este fulano é mesmo parecido com o Belmiro". Olhei com um pouco mais de atenção e vi agrafado na lapela do casaco um pin da Sonae. Era mesmo ele a viajar em classe económica :-)

RIP

Não lhe pediste um autógrafo?

Ia lá pedir um autógrafo a um pé descalço que anda em classe económica!!! ;D

Estava a ser irónico. Estou tramado com estes fóruns de finanças...
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Ingenting em 2017-12-01 01:57:31
A única celebridade doméstica com quem me cruzei num avião
foi o Silva Lopes, num voo Casablanca-Lisboa. Fui falar-lhe,
- sem o  conhecer; ou melhor eu até o conhecia, ele
é que não me conhecia; porque, no passado,
cheguei a ser entrevistado por ele,
para uma hipótese de trabalho
nas Finanças, ainda antes
do 25.IV; acabei por
optar por outro
emprego
-,
perguntando-lhe
o que ele pensava sobre as possibilidades
de trabalho em Marrocos (metalo-mecânica).
Acolheu-me com toda a naturalidade e
e falou-me das perspectivas do país
no curto e médio prazo!

Não lhe pedi nenhum autógrafo!

-:)

Sempre podias ir trabalhar para o Rick's Cafe....
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: vbm em 2017-12-01 09:31:51
Lol.

Embora fosse metalomecânica pesada,
não era tão pesada como a ditadura
da ocupação alemã! -:)

Mas, a cena passou-se
na primeira metade dos anos 80,
onde Casablanca era perfeitamente
árabe, francesa e portuguesa - de nós
lá estarmos e isso se perceber! -;

só na segunda metade da década, a decadência principiou,
ao ponto de abrirem na praça principal da cidade, a ridícula
recriação do Rick´s Café com bonecos de Bogart e Bergman que tão mal
cai na recordação afectiva particular desse filme na mente de cada um!
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Zenith em 2017-12-01 11:11:39
Há mais de 10 anos para trás acho que ia para a Finlândia ou Suécia num voo com ligação em Frankfurt.
Na ligação Porto- Frankfurt, durante a viagem levantei-me e uma ou duas filas atrás vi um passageiro que me fez pensar "este fulano é mesmo parecido com o Belmiro". Olhei com um pouco mais de atenção e vi agrafado na lapela do casaco um pin da Sonae. Era mesmo ele a viajar em classe económica :-)

RIP

Não lhe pediste um autógrafo?

Ia lá pedir um autógrafo a um pé descalço que anda em classe económica!!! ;D

Estava a ser irónico. Estou tramado com estes fóruns de finanças...

Tinha percebido. A resposta pretendia manter a continuidade nesse tom de brincadeira
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Ingenting em 2017-12-01 17:39:08
Há mais de 10 anos para trás acho que ia para a Finlândia ou Suécia num voo com ligação em Frankfurt.
Na ligação Porto- Frankfurt, durante a viagem levantei-me e uma ou duas filas atrás vi um passageiro que me fez pensar "este fulano é mesmo parecido com o Belmiro". Olhei com um pouco mais de atenção e vi agrafado na lapela do casaco um pin da Sonae. Era mesmo ele a viajar em classe económica :-)

RIP


Não lhe pediste um autógrafo?

Ia lá pedir um autógrafo a um pé descalço que anda em classe económica!!! ;D

Estava a ser irónico. Estou tramado com estes fóruns de finanças...

Tinha percebido. A resposta pretendia manter a continuidade nesse tom de brincadeira

Olha, nem li bem o teu comentário. Mas já estou farto de tanta bajulice e admiração pelo Belmiro. O tipo teve sorte, trabalhou, paga mal na Sonae e já ouvi histórias tenebrosas de assédio laboral. Que querem que diga? Grande mérito. Mérito é andar a desenvolver imagiologia para diagnóstico de doenças ou salvar vidas como o Aristides de Sousa Mendes. Mas esqueçam este comentário porque daqui a pouco já virão aí os zelotas das ideologias a bradar sobre o liberalismo e a dizerem-se que sou do PCP ou do BE.

Mérito é andar à porrada no Fight Club.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: kitano em 2017-12-01 18:20:12
Tem o mérito de criar mais de 40.000 postos de trabalho que são ocupados por 40.000 pessoas que preferem trabalhar ali do que noutro lado qualquer. Sem isso eramos todos infinitamente mais pobres.

Agora bajulação, não vejo aqui nenhuma.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Ingenting em 2017-12-01 18:49:54
Tem o mérito de criar mais de 40.000 postos de trabalho que são ocupados por 40.000 pessoas que preferem trabalhar ali do que noutro lado qualquer. Sem isso eramos todos infinitamente mais pobres.

Agora bajulação, não vejo aqui nenhuma.

Nem uma hora durou...
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Artista Romeno em 2017-12-01 18:54:27
Tem o mérito de criar mais de 40.000 postos de trabalho que são ocupados por 40.000 pessoas que preferem trabalhar ali do que noutro lado qualquer. Sem isso eramos todos infinitamente mais pobres.

Agora bajulação, não vejo aqui nenhuma.
exato, a Sonae hoje em dia tem coisas boas e mas, as boas foram as construidas no passado todo o real estate, num ambiente de baixas yields vale muito, o continente e um bom negocio mas a concorrencia aperta, já a Sonae Industria historicamente tem sido um buraco negro no grupo, e troia também nao foi sucesso nenhum, mas ainda assim transformar uma empresa de madeira prensada no continente e na sonae sierra tem merito, ponto final, a Sonae SR tirando a Salsa pode ser outra treta, a recuperar, mas também outro negocio sem grande sustentaçao, mas o homem fez 2 coisas boas pelo menos reconheçamos isso, além de caçar patos na bolsa
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: 5555 em 2017-12-01 18:55:14
.....talvez este senhor, pudesse dizer algo mais, sobre o dito, que já se foi.......eh.eh.... :-X

https://pt.linkedin.com/in/joaquim-paiva-chaves-9388625b (https://pt.linkedin.com/in/joaquim-paiva-chaves-9388625b)


Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Kin2010 em 2017-12-02 01:56:36
Sim, ele conseguiu fazer um aglomerado de carpintarias e mercearias bem jeitoso. Contribuiu para a baixa de produtividade do país, pois aqueles negócios têm baixo VAB por trabalhador :).

Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Reg em 2017-12-02 02:05:45
continua a ser melhor que mercenarios da altice
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: vbm em 2017-12-02 12:58:10
Sim, ele conseguiu fazer um aglomerado de carpintarias e mercearias bem jeitoso. Contribuiu para a baixa de produtividade do país, pois aqueles negócios têm baixo VAB por trabalhador :).

Mas gosto mais da mercearia da Sonae do que a do Pingo.
Sempre cuida mais do produto nacional. Ambos, porém,
se internacionalizam com as nossas compras
de alimentos e bugigangas importadas.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Incognitus em 2017-12-02 23:41:32
Há mais de 10 anos para trás acho que ia para a Finlândia ou Suécia num voo com ligação em Frankfurt.
Na ligação Porto- Frankfurt, durante a viagem levantei-me e uma ou duas filas atrás vi um passageiro que me fez pensar "este fulano é mesmo parecido com o Belmiro". Olhei com um pouco mais de atenção e vi agrafado na lapela do casaco um pin da Sonae. Era mesmo ele a viajar em classe económica :-)

RIP


Não lhe pediste um autógrafo?

Ia lá pedir um autógrafo a um pé descalço que anda em classe económica!!! ;D

Estava a ser irónico. Estou tramado com estes fóruns de finanças...

Tinha percebido. A resposta pretendia manter a continuidade nesse tom de brincadeira

Olha, nem li bem o teu comentário. Mas já estou farto de tanta bajulice e admiração pelo Belmiro. O tipo teve sorte, trabalhou, paga mal na Sonae e já ouvi histórias tenebrosas de assédio laboral. Que querem que diga? Grande mérito. Mérito é andar a desenvolver imagiologia para diagnóstico de doenças ou salvar vidas como o Aristides de Sousa Mendes. Mas esqueçam este comentário porque daqui a pouco já virão aí os zelotas das ideologias a bradar sobre o liberalismo e a dizerem-se que sou do PCP ou do BE.

Mérito é andar à porrada no Fight Club.

Mérito é fazer algo pelos outros que os outros comprem de livre vontade, e empregar pessoas que aceitem os empregos de livre vontade, para conseguir produzir esse algo.

Salvar vidas tanto o faz o doutor, como o agricultor, como o retalhista que está pelo meio. Só que dois desses são dados como garantidos.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Incognitus em 2017-12-02 23:45:28
Sim, ele conseguiu fazer um aglomerado de carpintarias e mercearias bem jeitoso. Contribuiu para a baixa de produtividade do país, pois aqueles negócios têm baixo VAB por trabalhador :).

Não é assim que funciona.

Ele contribuiu para elevar a produtividade do país. Se existissem negócios MAIS produtivos, arrancar-lhe-iam os trabalhadores. Não é por um país ter negócios maus que é pobre. É por não ter melhores. Os maus já são melhores que a alternativa.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Incognitus em 2017-12-02 23:46:35
Sim, ele conseguiu fazer um aglomerado de carpintarias e mercearias bem jeitoso. Contribuiu para a baixa de produtividade do país, pois aqueles negócios têm baixo VAB por trabalhador :).

Mas gosto mais da mercearia da Sonae do que a do Pingo.
Sempre cuida mais do produto nacional. Ambos, porém,
se internacionalizam com as nossas compras
de alimentos e bugigangas importadas.

Eu é ao contrário. Gosto mais do Pingo Doce. Os produtos brancos do Continente são francamente maus, os do Pingo Doce são geralmente bons.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Artista Romeno em 2017-12-03 10:20:04
Sim, ele conseguiu fazer um aglomerado de carpintarias e mercearias bem jeitoso. Contribuiu para a baixa de produtividade do país, pois aqueles negócios têm baixo VAB por trabalhador :).

Mas gosto mais da mercearia da Sonae do que a do Pingo.
Sempre cuida mais do produto nacional. Ambos, porém,
se internacionalizam com as nossas compras
de alimentos e bugigangas importadas.

Eu é ao contrário. Gosto mais do Pingo Doce. Os produtos brancos do Continente são francamente maus, os do Pingo Doce são geralmente bons.
exatamente marca Pingo doce é bem melhor que continente, possivelmente pela JMT ter também presença em alguns produtos industriais agora via monterroio , a marca PD e bem melhor que continente
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Automek em 2017-12-03 11:26:42
Sim, ele conseguiu fazer um aglomerado de carpintarias e mercearias bem jeitoso. Contribuiu para a baixa de produtividade do país, pois aqueles negócios têm baixo VAB por trabalhador :).

Não é assim que funciona.

Ele contribuiu para elevar a produtividade do país. Se existissem negócios MAIS produtivos, arrancar-lhe-iam os trabalhadores. Não é por um país ter negócios maus que é pobre. É por não ter melhores. Os maus já são melhores que a alternativa.

É cansativo ouvir que fulano X paga mal. Como se tivesse as pessoas acorrentadas na sua empresa.
A verdade é que as pessoas "ganham mal" ali porque não têm alternativas melhores fora dali. E se não têm alternativas melhores fora dali é porque o problema, afinal, não é de fulano X mas sim da economia como um todo.

Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Artista Romeno em 2017-12-03 11:34:33
Sim, ele conseguiu fazer um aglomerado de carpintarias e mercearias bem jeitoso. Contribuiu para a baixa de produtividade do país, pois aqueles negócios têm baixo VAB por trabalhador :).

Não é assim que funciona.

Ele contribuiu para elevar a produtividade do país. Se existissem negócios MAIS produtivos, arrancar-lhe-iam os trabalhadores. Não é por um país ter negócios maus que é pobre. É por não ter melhores. Os maus já são melhores que a alternativa.

É cansativo ouvir que fulano X paga mal. Como se tivesse as pessoas acorrentadas na sua empresa.
A verdade é que as pessoas "ganham mal" ali porque não têm alternativas melhores fora dali. E se não têm alternativas melhores fora dali é porque o problema, afinal, não é de fulano X mas sim da economia como um todo.
conclusao welcome to Roménia!
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Automek em 2017-12-03 12:25:21
As pessoas querem o estado metida nas suas vidas, desde que nascem, até que morrem, a regular tudo e um par de botas e a consumir (mal) os recursos que deviam ir para a economia privada.
Querem o estado a dar a educação, porque público é que é bom, com um resultado de educação má e custo elevado.
Querem protecção no trabalho, ao ponto de um funcionário praticamente fazer parte do inventário de uma empresa.
E depois o Belmiro (e outros) é que são maus porque paga mal, como se as pessoas fossem obrigadas a trabalhar na Sonae.
Os ordenados do Belmiro e de outros são fruto das opções que as pessoas tomaram ao longo dos anos quando votaram.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Automek em 2017-12-03 12:32:55
Sobre o welcome to Romenia (e outros), é preciso ver que foram países que viveram debaixo do comunismo até 1989.
Nós vivemos em ditadura até 1974 (economicamente não foi tão prejudicial, mesmo com a guerra do ultramar).
Ou seja, levamos 15 anos de avanço, com um ponto de partida melhor, e mesmo assim é com os países de ex-leste que nos andamos a comparar e são eles que nos estão a ultrapassar. Mas a culpa é do Belmiro.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: vbm em 2017-12-03 13:17:17
Sim, ele conseguiu fazer um aglomerado de carpintarias e mercearias bem jeitoso. Contribuiu para a baixa de produtividade do país, pois aqueles negócios têm baixo VAB por trabalhador :).[/b]

Não é assim que funciona.

Ele contribuiu para elevar a produtividade do país. Se existissem negócios MAIS produtivos, arrancar-lhe-iam os trabalhadores. Não é por um país ter negócios maus que é pobre. É por não ter melhores. Os maus já são melhores que a alternativa.


É cansativo ouvir que fulano X paga mal. Como se tivesse as pessoas acorrentadas na sua empresa.
A verdade é que as pessoas "ganham mal" ali porque não têm alternativas melhores fora dali. E se não têm alternativas melhores fora dali é porque o problema, afinal, não é de fulano X mas sim da economia como um todo.


Concordo. Argumento irrefutável.
Mas há o Estado. E, se de contas equilibradas,
não protestem depois se o Estado pagar melhor!
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Incognitus em 2017-12-03 15:35:02
Sim, ele conseguiu fazer um aglomerado de carpintarias e mercearias bem jeitoso. Contribuiu para a baixa de produtividade do país, pois aqueles negócios têm baixo VAB por trabalhador :).[/b]

Não é assim que funciona.

Ele contribuiu para elevar a produtividade do país. Se existissem negócios MAIS produtivos, arrancar-lhe-iam os trabalhadores. Não é por um país ter negócios maus que é pobre. É por não ter melhores. Os maus já são melhores que a alternativa.


É cansativo ouvir que fulano X paga mal. Como se tivesse as pessoas acorrentadas na sua empresa.
A verdade é que as pessoas "ganham mal" ali porque não têm alternativas melhores fora dali. E se não têm alternativas melhores fora dali é porque o problema, afinal, não é de fulano X mas sim da economia como um todo.


Concordo. Argumento irrefutável.
Mas há o Estado. E, se de contas equilibradas,
não protestem depois se o Estado pagar melhor!

O Estado devia pagar o mínimo possível para obter os trabalhadores. Isto porque são todas as pessoas a pagarem os serviços providenciados pelo Estado, e se essas pessoas comprassem os serviços directamente seria como agiriam. Além de que essas próprias pessoas estão expostas a tal lógica, pelo que não faz sentido serem forçadas a pagar segundo outra lógica que para elas não está disponível.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: vbm em 2017-12-03 16:25:51
Nada disso. Declina. Há donos de riqueza, dinheiro e bens  que são uns meros exploradores-esclavagistas,
sem rédea curta e imposição de autoridade, pela força e pela lei, empregariam a mão-de-obra
de que se servem como o fariam e fazem a puros irracionais.

Por isso, todo aquele trabalhador que esteja sujeito a condições de trabalho
indignas repudie e mude de emprego tão rápido quanto possível;
e, no limite, deve dar um tiro nos cornos do patrão*.

* Leia-se, o conto exemplar de Renato Solnado, Com a Arma de Bogart

(https://img.wook.pt/images/com-a-arma-de-bogart-renato-solnado/MXw4MTYzNHwxMTE3MDF8MTM4MzUyMzIwMDAwMA==/500x)
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Automek em 2017-12-03 16:37:53
estás com as prioridades trocadas vbm. essas pessoas, supostamente escravizadas, estão ali porque querem, mesmo ganhando pouco. significa que todas as alternativas são piores.

a verdadeira coerção é esta. nesta é que as pessoas se deviam focar.

(https://rlv.zcache.com.br/adesivo_de_para_choque_imposto_e_roubo-r79a2416346f94c718fc8959c51878c7b_v9wht_8byvr_540.jpg)
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: vbm em 2017-12-03 19:48:29
«O imposto é roubo.» é um mero dislate.

Posso concordar que se fuja a impostos excessivamente pesados,
pois isso é roubo mesmo, e para lá de fugir, - e fugindo -,
deve pressionar-se a demissão ou queda do governo,
pelos deputados, por eleições, ou por subversão.

Quanto à minha tese, o Estado deve ter uma política salarial
dúplice: ser exigente nas qualificações do topo das carreiras,
remunerando competitivamente os seus quadros, para que
ombreiem em craveira intelectual e social com os contratados
por patrões privados; e, nas classes mais baixas de remuneração,
para lá da estabilidade (não imobilidade!) de emprego, deve ser
atractivo no nível remuneratório, não só  para permitir que
os seus funcionários sustentem as respectivas famílias,
mas serem um factor limitador da tendência a pagar
mal aos do fundo da tabela.

post-scriptum: - Se releres o meu enunciado,
verás que o condicionei a orçamentos públicos equilibrados.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: D. Antunes em 2017-12-03 22:01:35
O Auto merece ser respeitado.

E considerar um imposto excessivamente pesado é extremamente subjectivo.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Automek em 2017-12-03 22:10:16
«O imposto é roubo.» é um mero dislate.

O estado tirar dinheiro, contra a vontade da pessoa, para comprar/pagar bens, serviços e prestações para os quais a pessoa não contribuiria voluntariamente, não é diferente de alguém que nos aborda na rua para nos roubar a carteira. O facto do imposto estar na lei, de ser legal, não significa que seja correcto.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: vbm em 2017-12-04 00:13:51
As pessoas formam comunidades. Há diferenças individuais. Mas as comunidades aceitam ser dirigidas por quem lhes
garanta a segurança, a defesa contra a adversidade, e a condição da maior prosperidade. Assim se facultam os recursos adequados à acção da governação de cada comunidade.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: tatanka em 2017-12-04 00:19:43
«O imposto é roubo.» é um mero dislate.

O estado tirar dinheiro, contra a vontade da pessoa, para comprar/pagar bens, serviços e prestações para os quais a pessoa não contribuiria voluntariamente, não é diferente de alguém que nos aborda na rua para nos roubar a carteira. O facto do imposto estar na lei, de ser legal, não significa que seja correcto.

Utilizando a mesma lógica argumentativa usada mais acima, podemos afirmar que se os contribuintes optam por não emigrar para um país com carga fiscal inferior ou mesmo sem impostos ( ex Andorra) é porque estao gratos e relativamente satisfeitos com quem os governa.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: vbm em 2017-12-04 00:22:16
Dizem que os governos minguaram e apenas seguem os ecos das redes sociais: tele-cega-visão dixit.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Reg em 2017-12-04 00:39:51
«O imposto é roubo.» é um mero dislate.


O estado tirar dinheiro, contra a vontade da pessoa, para comprar/pagar bens, serviços e prestações para os quais a pessoa não contribuiria voluntariamente, não é diferente de alguém que nos aborda na rua para nos roubar a carteira. O facto do imposto estar na lei, de ser legal, não significa que seja correcto.


Utilizando a mesma lógica argumentativa usada mais acima, podemos afirmar que se os contribuintes optam por não emigrar para um país com carga fiscal inferior ou mesmo sem impostos ( ex Andorra) é porque estao gratos e relativamente satisfeitos com quem os governa.


isso sao franceses que tem muitos ricos e foguem para outros paises
ja aconteu com carada deles ate mudam nacionalidade

portugal  e como diz hermam jose

es rico portugal mas nao consegues comprar apartamento no monaco  ;D

http://top10mais.org/top-10-paises-mais-ricos-da-europa/ (http://top10mais.org/top-10-paises-mais-ricos-da-europa/)
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/conjuntura/detalhe/mapa-portugal-continua-entre-os-paises-mais-pobres-da-europa (http://www.jornaldenegocios.pt/economia/conjuntura/detalhe/mapa-portugal-continua-entre-os-paises-mais-pobres-da-europa)

os verdadeiros  ricos nao berram simplemente mudam residencia fiscal  ou nacionalidade  sao como as multinacionais

alias um verdadeiro rico e dono multinacionais

andam por taxas  a malta classe media para pagar  os serviços da malta come do orçamento  sao 6 milhoes pessoas acham isso e roubar pouco

bolas a eletrecidade e  roubanheira   metade sao impostos

vais pedir fotocopia paga la 20 euros...  etc coisas genero

combustivel e igual 

portugal nao tem   ricos como os outros paises ...tem muito menos cacau em media   ate andora  so aceita malta que  invista 400 000..

http://www.livinginandorra.com/category_a.html (http://www.livinginandorra.com/category_a.html)

eles tem bastante procura para meterem estas condiçoes Category A is the most straight forward of all the categories and if the investment of € 400,000 in permissible investments (please see below) is not a concern for you then this is the way forward. Please note that as a passive resident in this category you are not necessarily a tax / fiscal resident as you are required on paper ( and time here is not monitored) to spend a minimum of 90 days per year. To become liable as a tax resident you are required to spend more than 183 days per year so with careful planning you are most likely to be exempt from personal tax in Andorra. You can also choose to become a fiscal resident if that is what you require, very simply by declaring that Andorra is your principle base of economic activity regardless of how long you actually stay here.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Reg em 2017-12-04 02:03:09
Mas portugal tem vantagem em ser pais mais comunista da europa,

os islamicos nao querem vir para ca viver, e tem sol todo ano ( ate podia chover bocado nao estragava nada)
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Automek em 2017-12-04 08:32:26
«O imposto é roubo.» é um mero dislate.

O estado tirar dinheiro, contra a vontade da pessoa, para comprar/pagar bens, serviços e prestações para os quais a pessoa não contribuiria voluntariamente, não é diferente de alguém que nos aborda na rua para nos roubar a carteira. O facto do imposto estar na lei, de ser legal, não significa que seja correcto.

Utilizando a mesma lógica argumentativa usada mais acima, podemos afirmar que se os contribuintes optam por não emigrar para um país com carga fiscal inferior ou mesmo sem impostos ( ex Andorra) é porque estao gratos e relativamente satisfeitos com quem os governa.

Eu não diria que tenham de estar gratos e satisfeitos. Eu certamente que não estou.
Aquilo que se pode concluir, sim, é que dentro das alternativas disponíveis (emigrar ou não emigrar), ficar é a melhor delas.
Mas isso não significa que imposto não continue a ser uma subtracção de recursos de forma coerciva (roubo).

Repare-se que do ponto de vista filosófico até podemos dizer que a pessoa também pode optar por não pagar impostos (recusar-se a faze-lo). A questão é que essa alternativa implica não poder trabalhar (há retenção na fonte obrigatória) e/ou penhora de bens e/ou cadeia.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Reg em 2017-12-04 15:03:01
Na america  tem mudar nacionalidade  senao o fisco nunca os deixa em paz.. americanos emigram ou nao tem Fisco sempre a perna.

mas americanos  tem sistema permite ficar rico com mais mais facilidade que europa apesar  serem muito mais socialistas hoje em dia


nao ha mais nada fazer... dentro de cada pais cada governo faz imposto que quer... e penhora  a vontade

Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Kin2010 em 2017-12-05 01:19:14
Sim, ele conseguiu fazer um aglomerado de carpintarias e mercearias bem jeitoso. Contribuiu para a baixa de produtividade do país, pois aqueles negócios têm baixo VAB por trabalhador :).

Não é assim que funciona.

Ele contribuiu para elevar a produtividade do país. Se existissem negócios MAIS produtivos, arrancar-lhe-iam os trabalhadores. Não é por um país ter negócios maus que é pobre. É por não ter melhores. Os maus já são melhores que a alternativa.

É cansativo ouvir que fulano X paga mal. Como se tivesse as pessoas acorrentadas na sua empresa.
A verdade é que as pessoas "ganham mal" ali porque não têm alternativas melhores fora dali. E se não têm alternativas melhores fora dali é porque o problema, afinal, não é de fulano X mas sim da economia como um todo.

Mas já viste que, desde há cerca de 50 anos, não se vê praticamente UM ÚNICO caso de grande investimento na indústria por parte dos nossos grupos económicos? O Belmiro teve sucesso na distribuição e centros comerciais. Também foi para a indústria, mas aí só teve empresas pequenas cronicamente falidas como a SOI. Os Espírito Santo, Champalimauds, Mellos, Amorim, e outros, foram também sobretudo para a banca, imobiliário e utilities. Ou seja, instalaram-se à sombra de rendas fáceis, sem concorrência real, impedimento de entrada de concorrentes estrangeiros, mercados monopolistas ou quase monopolistas, tarifas políticas garantidas pelo Estado. Ganharam essencialmente na secretaria. Isto é a história de 95% do investimento destes grupos. Esta crítica tem que ser feita.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Reg em 2017-12-05 10:28:01
se aposta foi salarios e rendas com estado liderar ( pagar muito acima do que devia)
e importaçoes subir com carritos e imobliario a subir

querias fossem para onde ?

se ate extrangeiros com fabricas  ( que entraram no tempo mao obra mais  barata da CEE) sairam no tempo do guterres

so sobrou calçado e algum textil nacional com alguma força


tirando autoeuropa tu viste algum grande investimento extrangeiro na industria?
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: vbm em 2017-12-05 10:48:45
Mas já viste que, desde há cerca de 50 anos, não se vê praticamente UM ÚNICO caso de grande investimento na indústria por parte dos nossos grupos económicos? O Belmiro teve sucesso na distribuição e centros comerciais. Também foi para a indústria, mas aí só teve empresas pequenas cronicamente falidas como a SOI. Os Espírito Santo, Champalimauds, Mellos, Amorim, e outros, foram também sobretudo para a banca, imobiliário e utilities. Ou seja, instalaram-se à sombra de rendas fáceis, sem concorrência real, impedimento de entrada de concorrentes estrangeiros, mercados monopolistas ou quase monopolistas, tarifas políticas garantidas pelo Estado. Ganharam essencialmente na secretaria. Isto é a história de 95% do investimento destes grupos. Esta crítica tem que ser feita.

E como é que faz a Holanda? E a Bélgica?
Poder-me-ás responder: estão localizados no centro das actividades económicas da Europa.

Ao que responderei: construamos as vias que nos liguem economicamente ao núcleo da produção,
via portos marítimos, caminho  de ferro, rede de energia exportável até à Alemanha, aeroportos,
adensemos as relações com os diferentes países e logo veremos se Portugal fica ou não atractivo
ao investimento directo estrangeiro e ao luso-migrante.
Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Kin2010 em 2017-12-05 21:27:52
se aposta foi salarios e rendas com estado liderar ( pagar muito acima do que devia)
e importaçoes subir com carritos e imobliario a subir

querias fossem para onde ?

se ate extrangeiros com fabricas  ( que entraram no tempo mao obra mais  barata da CEE) sairam no tempo do guterres

so sobrou calçado e algum textil nacional com alguma força


tirando autoeuropa tu viste algum grande investimento extrangeiro na industria?

Tem havido outros de vulto além da Autoeuropa. Um exemplo é a Siemens, onde eu trabalhei 9 anos. Mas há muitos mais, se fores à Exame 500 vês uma quantidade de mega empresas (para Portugal) industriais de capitais estrangeiros. É sintomático que essas empresas geram vendas muito, mas mesmo muito acima das cotadas na Bolsa portuguesa (tirando as utilities). Ou seja, em termos de vendas totais da indústria cá, tens uma pequena minoria cotada na Bolsa e também uma pequena minoria de capitais portugueses.

Bem, há a Portucel, Inapa, cimenteiras, Corticeira Amorim, Efacec, Ramada, Lisnave. Só tenho a dizer bem dessas empresas, o problema é que têm pequena dimensão. São muito menores do que as utilities portuguesas ou do que as industriais estrangeiras. É aí que está a minha crítica.

Título: Re: Crescer ou morrer no conglomerado Sonae
Enviado por: Reg em 2017-12-05 21:41:32
quem ouvir os socialistas ate parece que essas empresas sao muito grandes  :D

com Grandes capitalistas exploradores do povo


afinal sao pequenas comparadas com europa ocidental