Título: Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Incognitus em 2011-06-25 14:40:10 Como 2 dos sistemas em que estou a trabalhar apresentam em backtest resultados que me parecem improváveis, e no entanto não descubro nada de verdadeiramente errado com eles, estou a proceder a um teste engraçado - introduzi um parâmetro que vai desviar cada uma das ordens geradas pelo sistema, colocando-a 15 pips abaixo, 10 pips, 5 pips, no local determinado pelo sistema, e depois 5, 10, 15, 20 pips acima.
O objectivo é determinar a sensibilidade do sistema aos seus próprios pontos de entrada, para ver se são estes que estão realmente a determinar o risco e retorno do sistema. Já tirei algumas conclusões que são o que seria expectável, nomeadamente que o sistema a correr em horário é muito mais sensível ao ponto de entrada do que a correr em diário. E felizmente, pelo que estou a observar, os sistemas SÃO sensíveis ao ponto de entrada, quando nos afastamos desse ponto a rendibilidade cai, no caso do horário cai mesmo abruptamente (ainda que tendam a manter-se positivos). Simultaneamente o drawdown sobe. Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Incognitus em 2011-06-25 14:53:58 Aqui um teste diário - o comportamento foi o expectável, maior lucro e menor drawdown na distância 0, ou seja, colocando as ordens onde é suposto colocar as ordens.
Sendo um teste diário, mesmo assim os retornos mostram pouca sensibilidade, mantendo-se elevados próximo do ponto óptimo. Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Crómio em 2011-06-25 18:42:05 Porque é que a Diminuição % no ponto 0 não é 0?
Esse método pode ser interessante para encontrar pontos de saída... ;D Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Incognitus em 2011-06-25 19:23:38 Porque é que a Diminuição % no ponto 0 não é 0? Esse método pode ser interessante para encontrar pontos de saída... ;D Aquilo são tudo testes ao sistema de Jan 2008 ao presente, o com a distância 0 coloca as ordens onde é suposto colocar, os outros cenários colocam as ordens ligeiramente acima e abaixo. A ideia era verificar se o sistema tinha algo de "estranho" no seu comportamento ou se os pontos onde está a colocar as ordens realmente lhe estão a dar um edge. O que se repara, é que esses pontos têm mesmo um edge, pois um ligeiro desvio, mesmo no timeframe diário, logo afecta a rendibilidade E o risco de forma desfavorável. Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Crómio em 2011-06-25 19:34:08 Pela tua resposta, não percebi o que é a Diminuição%... será a tradução de Drawdown?
Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Incognitus em 2011-06-25 21:02:13 Pela tua resposta, não percebi o que é a Diminuição%... será a tradução de Drawdown? Sim, é um drawdown. Nota que o ponto 0, é o ponto em que o sistema coloca as ordens onde é suposto colocar as ordens segundo o sistema. A "distância" é uma forma de o sistema colocar as ordens ligeiramente fora do local onde é suposto colocá-las. O que isso mostra é que o sistema tem de facto algum tipo de edge no ponto onde coloca as ordens (porque fora desse ponto, rapidamente começa a perder retorno e a ganhar risco). Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Thorn Gilts em 2011-06-25 22:04:54 Pela tua resposta, não percebi o que é a Diminuição%... será a tradução de Drawdown? Sim, é um drawdown. Nota que o ponto 0, é o ponto em que o sistema coloca as ordens onde é suposto colocar as ordens segundo o sistema. A "distância" é uma forma de o sistema colocar as ordens ligeiramente fora do local onde é suposto colocá-las. O que isso mostra é que o sistema tem de facto algum tipo de edge no ponto onde coloca as ordens (porque fora desse ponto, rapidamente começa a perder retorno e a ganhar risco). Nota-se que deve ter um edge exactamente pelo factor lucro vs drawdown no caso 0 contra o caso 2... á medida que a distancia é diminuir o factor aumenta, mas o drawdown tb, ou seja, o sistema assume maior risco. Mas engraçado que o cenário 1 melhora o drawdown, apesar de não aumentar o resultado. De facto é um edge na escolha ao ponto 0. Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Incognitus em 2011-06-25 22:29:03 No drawdown (diminuição) só se deve olhar para a % e não para os valores. Os valores nos casos extremos são menores simplesmente porque o sistema atinge montantes muito menores de ganho. O que interessa é a %.
Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Thorn Gilts em 2011-06-25 22:35:50 No drawdown (diminuição) só se deve olhar para a % e não para os valores. Os valores nos casos extremos são menores simplesmente porque o sistema atinge montantes muito menores de ganho. O que interessa é a %. só olhei para a %. Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Incognitus em 2011-06-25 22:39:53 Ah, o sistema não está verdadeiramente a assumir mais risco - o risco assumido originalmente é o mesmo em todos os cenários, apenas resulta maior nas distâncias diferentes de 0, simplesmente porque as ordens estão mais longe do óptimo - isto não obstante take profit, stop loss, alavancagem, etc ser tudo igual.
Isto mostra que existe um edge claro no sistema, edge esse que, para se perder, mesmo em timeframes diários, basta afastar um pouco as ordens do ponto determinado pelo sistema. Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Incognitus em 2011-06-26 18:12:09 Agora estou a testar os sistemas em várias corretoras diferentes, para ver o que depende de qualidade de dados, etc.
Resultado, acabo de apanhar um cagaço com os spreads. O que acontece é que o Strategy Tester do Metatrader considera os spreads actuais em todo o backtest, e os spreads actuais neste caso estavam alargados (6.8 pips em vez de 2 ...), então os sistemas estavam com uma dificuldade terrível em funcionar ... até que descobri esse problema. (o que também ilustra uma coisa importante nestes sistemas com bastantes trades - spreads matter) Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: RS_trader em 2011-10-18 09:33:23 Estava aqui a olhar para o DAX. Já alguem testou um sistema do tipo First hour range breakout? Acho que com ETFs 2x longos ou curtos pode ser interessante (a olho nu).
Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Incognitus em 2011-10-18 10:04:07 Estava aqui a olhar para o DAX. Já alguem testou um sistema do tipo First hour range breakout? Acho que com ETFs 2x longos ou curtos pode ser interessante (a olho nu). Existem sistemas desse tipo, eu nunca testei, mas é algo de que já ouvi falar bastante, não só no DAX mas também nos índices americanos. São também necessárias regras para tomar o lucro ou para assumir a perda. Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: RS_trader em 2011-10-18 12:58:11 Estava aqui a olhar para o DAX. Já alguem testou um sistema do tipo First hour range breakout? Acho que com ETFs 2x longos ou curtos pode ser interessante (a olho nu). Existem sistemas desse tipo, eu nunca testei, mas é algo de que já ouvi falar bastante, não só no DAX mas também nos índices americanos. São também necessárias regras para tomar o lucro ou para assumir a perda. As regras seriam algo do genero: RANGE: HIGH 1ST HOUR vs LOW 1ST HOUR LONG SETUP: ENTRY HIGH FIRST HOUR STOP LOW FIRST HOUR PROFIT: 50% - RISK/REWARD = 1 (e restantes 50% subir stop para Breakeven). 50%- CLOSE ou algum tipo de Trailing Stop. E o inverso para Shorts. Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Incognitus em 2011-10-18 13:02:17 Vou tentar produzir algo semelhante quando tiver algum tempo, e coloco aqui os resultados depois.
Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: RS_trader em 2011-10-18 13:15:21 Vou tentar produzir algo semelhante quando tiver algum tempo, e coloco aqui os resultados depois. Eu so tenho "capacidade" para fazer este tipo de coisas em excel. Vou ver se tiro historico e vejo no fim-de-semana. Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Incognitus em 2011-10-18 22:17:30 Para simplificar um pouco, fiz um EA que passa o stop para o breakeven quando está a ganhar 3 pontos e não divide 50/50 os lucros, toma-os todos quando é alcançado o objectivo (dado pela amplitude da primeira hora).
Para uma primeira tentativa parece bastante bem - não optimizei nada (nem havia muito para optimizar, excepto a hora de término). Mas também não verifiquei se estava a fazer o que era suposto fazer e se os trades eram realistas ... O único momento mais assustador, que provoca o maior drawdown do sistema, ocorreu nos meses terríveis de 2008, eventualmente por o range de abertura ser largo o suficiente para permitir uma perda elevada. Seria possível limitar o range máximo o que limitaria a perda. O sistema a funcionar como está aqui, seria certamente interessante para combinar com outros. O sistema está a usar uma alavancagem de 1x (ou seja, não alavancado). O teste em baixo é do início de 2007 a 30/6/2011. (clickar em cima para aumentar) Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Incognitus em 2011-10-18 22:27:24 Ups, vou ter que refazer o teste pois estava com spread de 0, vou testar com spread de 0.8 pontos.
Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: RS_trader em 2011-10-18 22:35:39 Ups, vou ter que refazer o teste pois estava com spread de 0, vou testar com spread de 0.8 pontos. A stop inicial é o minimo da primeira hora ou 3 pontos tambem? Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Incognitus em 2011-10-18 22:37:30 O stop inicial é o mínimo/máximo da primeira hora, consoante seja compra/venda. Ele pode tentar apanhar breakouts nos dois sentidos (ou seja, apanhar a compra, stopar ou fazer breakeven e ainda ir fazer o breakout da venda).
(o programa tinha um pequeno bug e ainda faltava o spread, dentro de minutos devo colocar um teste com spread e sem o bug) Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Incognitus em 2011-10-18 22:45:24 Ok, o spread rouba um pouco de rendibilidade, porém o bug tb roubava, pelo que o resultado final é até um pouco melhor (embora um pouco menos estável)! Bem, na realidade o drawdown até melhorou bastante.
Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: RS_trader em 2011-10-18 22:57:01 o unico señão é que a perda media é 5/6 vezes maior que o ganho médio, não?
Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Incognitus em 2011-10-18 23:01:02 Não, isso é enganador, porque o ganho médio inclui os breakevens. A perda média efectiva é igual ao ganho médio (em princípio - existirão dias em que chega ao limite de tempo sem ganhar ou perder pelo sl/tp).
Mas eu descobri mais um bug que não é realmente um bug e vou-to contar por MP ... eheh. Entretanto abaixo fica um report real da estratégia, mais fraca, sem o bug que não é realmente um bug. Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: RS_trader em 2011-10-19 08:14:46 Hoje teriamos um short.
Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Incognitus em 2011-10-19 09:48:41 Um short e um long, ambos stopados no breakeven.
Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: RS_trader em 2011-10-19 10:07:30 Um short e um long, ambos stopados no breakeven. hummm? Estás a inverter para longo se o curto stopar? Como no breakeven? Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Incognitus em 2011-10-19 10:10:08 Um short e um long, ambos stopados no breakeven. hummm? Estás a inverter para longo se o curto stopar? Como no breakeven? Não, mas há a hipótese de no mesmo dia se ter um breakout longo e um breakout curto - foi o que aconteceu hoje. Mas em ambos retraçou o caminho e por isso ambos seriam breakeven. Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: RS_trader em 2011-10-25 08:34:58 Puseste a coisa em testes?
Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Incognitus em 2011-10-25 09:57:07 Puseste a coisa em testes? Coloquei e retirei - por uma razão prática, o sistema funciona para spreads até 1 ponto de DAX, mas o spread a que tenho acesso no Metatrader é de 2 pontos ... no entanto há ali um edge claro. Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: RS_trader em 2011-11-04 14:02:53 A olhometro parece que o breajout da primeira hora tem funcionado bem nos ultimos tempos.
Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Incognitus em 2011-11-04 14:04:28 A olhometro parece que o breajout da primeira hora tem funcionado bem nos ultimos tempos. Ele tende a funcionar como mostram os testes, o problema é mesmo o spread com que se consegue negociar. Em metatrader pelo que já vi os spreads são sempre algo elevados em DAX; embora agora a XTB tenha spread variável com um objectivo de 1.3 pontos, ao qual talvez já seja possível usar a estratégia. Título: Re: Isso é ser MUITO exigente! Enviado por: leprechaun em 2011-11-04 18:11:38 2 pontos de spread, e SEM despesas de juros - que aliás não interessam em estratégias de daytrading - não deveria ser um obstáculo impeditivo numa estratégia desse tipo, em que apenas se fazem 2 trades diários, no máximo. Obviamente, a grande dificuldade reside nos stops - profit e loss - mas para isso deve ser possível arranjar uma fórmula matemática capaz de maximizar os ganhos e minimizar as perdas, a partir de uma série de históricos de dados. Claro que o passado não é inteiramente preditivo do futuro, mas em princípio é a melhor aproximação de que se dispõe.
Também tenho vários estudos sobre breakouts intraday, e alguns deles são fórmulas originais, em particular o tal "pró-VIX"... agora sem VIX: Quite a special Vix gift! (http://www.clubeinvest.com/forumbolsa/forum-de-bolsa/quite-a-special-vix-gift!-)/) Mas os prazos muito curtos são pouco apelativos, dão demasiado trabalho e são bem exigentes em termos de tempo para resultados nem sempre compensadores. Por sua vez, o longo prazo também não dá para os menos pacientes, logo a virtude está no médio... as always! Sendo que este conceito de médio prazo é bastante elástico e, mais ainda, pode igualmente ser aplicado aos objectivos de ganho, ou seja, os targets de um trade podem classificar-se em pequenos, médios e grandes. Ora é de tudo isto e mais ainda que vou continuar a falar no novo tema, agora aberto à consulta geral, e que já não tem a ver com a Lua, ainda que esta lhe tenha servido de fonte parcial de inspiração. And remember: a base da numeração é o Zero... pois sem ele nada é vero! :) The subtle (Zero) Essence “Bring me a fruit of that tree.” “Here it is, sir.” “Break it.” “It is broken, sir.” “What do you see?” “Some seeds, extremely small, sir.” “Break one of them.” “It is broken, sir.” “What do you see?” “Nothing, sir.” “The subtle essence you do not see, and in that is the whole of the tree. Believe, my son, that which is the subtle essence – in that have all things their existence. That is the truth. That is the Self. And that, Svetaketu, THAT ART THOU.” (Chandogya Upanishad) Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Incognitus em 2011-11-04 18:19:43 Os 2 pontos de spread fazem muita diferença. A 1.3 pontos (spread variável), talvez já funcione. A 1 ponto funciona sem dúvida (em backtest).
Eu testei isto, leprechaun. Título: Re: E o slippage?! Enviado por: leprechaun em 2011-11-04 20:41:19 Claro que não estou a pôr isso em causa, simplesmente digo que um sistema assim não é suficientemnte robusto para ser posto em prática, só isso.
Para além do mais, e sendo baseado em breakouts, pode ainda haver algum slippage associado, o que só piora as contas. Nesse aspecto, os sistemas anti-trend têm a vantagem de até os gaps de abertura lhes serem favoráveis, como sucede com a nova ideia que vou agora expor. De facto, ainda que eu não tenha feito esses cálculos concretos, só nestes últimos 3 meses de maior volatilidade, ter-se-iam ganho várias centenas de pontos no DAX devido a tais gaps, com compras abaixo (gaps down) ou vendas acima (gaps up) dos valores previamente definidos e que são, aliás, números exactos - x250, x500, x750 e x000. More of this later... with the Zero exterminator! :) Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: RS_trader em 2011-11-14 15:07:24 isto ultimamente anda com uma precisão.
Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: RS_trader em 2011-11-15 11:56:30 (http://3.bp.blogspot.com/-OHxynJxOy-0/TnNippL3fgI/AAAAAAAABSk/dgojiSW6PYY/s1600/Target%2BAchieved%2BStamper.jpg)
Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: kitano em 2011-11-15 12:02:24 eheh
esta malta e os seus sistemas.... ...faz lembrar o gajo do sporting que só falava "no sistema" Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: kitano em 2012-02-02 14:16:01 não sei se este sistema já por aqui foi falado, mas será que funciona?
http://seekingalpha.com/article/231617-a-simple-first-day-of-the-month-trading-system-for-etfs (http://seekingalpha.com/article/231617-a-simple-first-day-of-the-month-trading-system-for-etfs) Citar A Simple, First-Day-of-the-Month, Trading System for ETFs When I traded for hedge funds I would put together a portfolio of diversified trading systems much in the same way that a mutual fund manager might put together a portfolio of diversified stocks. So, for instance, a trading system that trades stocks only on the first day of the month might be uncorrelated to a trading system that is trading in and out of bonds and is in a trade all year long and switches once a year. My ideal basket of trading systems would be systems that are rarely in the market (so I’m mostly in cash), and have very low volatility. So, for instance, if you are daytrading a bond ETF, its less likely you will be down 20% in a day than if you were buying or shorting a biotech stock like Dendreon (DNDN). Lots of things happen on the first day of the month that lead to irrational behavior. For one thing, many people get money in their 401k plans and if they are feeling flush than often some or much of that money gets allocated into stock funds. In other words, if people were up last month, they are more likely to put more money into stock funds. The opposite is true of bond funds. People don’t like to have too much money in low volatility bonds. So if their bond funds are too successful (i.e. they grow too much) people tend to reallocate out of bonds and into stocks. Lets combine these two ideas into a low-stress trading strategy. Its low-stress because we are going to be trading ETFs and not stocks (stocks can easily go up or down 30% in a day whereas its relatively rare that stock or bond ETFs move that much in a day) and also its low-stress because the strategy discussed below is in cash 99% of the time (because you are only potentially trading on the first day of the month). Finally, its low stress because the rules are very simple. No rocket science is involved. No “Chaos theory” or “neural networks”. If anyone ever tries to sell you a strategy based on any of these then run as far as you can in the opposite direction. Trading systems need to be intuitive and simple. The First Day of the Month Strategy: We’ll be working with two categories of iShares ETFs: The emerging market equity ETFs: EEM and EFA. I like these because they tend to be a little more volatile than the US equity ETFs. The bond ETFs: LQD, TIP, AGG and MUB IF the last day of the month went up for any of the above ETFs THEN for that ETF that went up: If the ETF we are trading is one of the emerging market ETFs then BUY at the close on the last day of the month. SELL at the close on the first day of the month. In other words, you buy and hold for one day. If the ETF we are trading is one of the bond ETFs then SHORT at the close on the last day of the month. COVER at the close on the first day of the month. That ‘s it. You’re in the market only 1 day each month. And some months you’re not in the market at all. On any given month, you might only trade one or two of the ETFs but not all of them. The results over the past 10 years are: On 279 total trades, 80% (222) were winning trades. Overall, the average return per trade was 0.54%. 73% of the long trades were profitable and 83% of the short trades were profitable. Not so bad in a period where the market indices were all negative in the same time period. I did a very simple simulation using 33% of the equity in a portfolio for each trade. Since 2001, here are the results: The past 9 years in a row were positive, with 2001 only modestly negative (0.51%), click to enlarge. A couple of things to point out: A) You’re only in the market one day of month. A diversified basket of trading systems would have additional systems that work well in the rest of the month. As it stands, this system returns an average of 5% per year despite very low exposure. B) If on a particular first day of the month only two of the ETFs are calling for trades then you can potentially make those trades larger than in the above simulation. This would’ve improved the historical results. Remember, when developing a trading strategy, focus on the following principles: Keep it simple Make several mini-trading systems like the above, that are mostly uncorrelated with each other. Keep volatility low by using ETFs, such as the iShares ETFs mentioned above. Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Incognitus em 2012-02-02 14:27:21 Sim, o primeiro dia é o mais favorável do mês, o leprechaun também já mostrou isso aqui no fórum, e há outras pessoas a considerar o mesmo. O estudo de sazonalidade também diz o mesmo. E mais ainda, podem existir formas de melhorar ainda mais a performance.
Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: g0tham em 2012-02-02 20:05:36 não sei se este sistema já por aqui foi falado, mas será que funciona? http://seekingalpha.com/article/231617-a-simple-first-day-of-the-month-trading-system-for-etfs (http://seekingalpha.com/article/231617-a-simple-first-day-of-the-month-trading-system-for-etfs) Citar A Simple, First-Day-of-the-Month, Trading System for ETFs Faz lembrar este: Citar ONE NIGHT STAND One of my first published systems, written over 20 years ago, I offer it FREE to all clients and prospects in a format that can be read by MultiCharts and TradeStation Buy only on Fridays--- at one tick above the highest high of the last ten days--- if the 10 day simple moving average is above the 40 day simple moving average based on Thursday's closing price. Sell only on Fridays--- at one tick below the lowest low of the last eight days--- if the 10 day simple moving average is below the 40 day simple moving average based on Thursday's closing price. If you get filled on either rule, exit on Monday morning's open, or Tuesday morning's open, if Monday is a holiday. http://www.forexmt4.com/_MT4_Systems/one%20night%20stand/OneNIghtStand%20Ruleset.pdf Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: mwc em 2012-02-03 06:42:09 Sim, o primeiro dia é o mais favorável do mês, o leprechaun também já mostrou isso aqui no fórum, e há outras pessoas a considerar o mesmo. O estudo de sazonalidade também diz o mesmo. E mais ainda, podem existir formas de melhorar ainda mais a performance. Bom dia Icognitus, As outras estratégias diárias incluem ETF´s ou não? Quais as formas para melhorar a perfomance? Cumprimentos, Título: Re:Testes de sistemas, estou a fazer uma aproximação engraçada ... Enviado por: Incognitus em 2012-02-03 12:31:19 São simplesmente condições adicionais que aumentam a taxa de acerto.
Título: Re: Ah! mas nada, nada bate a Lua! :) Enviado por: leprechaun em 2012-02-03 19:20:21 A estratégia do 1º dia é de facto interessante, desde que seja seguida SEMPRE, como é evidente.
Mas para quem actua em timeframes um pouco mais longos, talvez não se justifique fazer uma excepção para a 1ª sessão, uma vez que há muita irregularidade de mês para mês. No que se refere a breakouts, aquilo que venho referindo acerca da Camarilla quanto aos níveis 4 - breakout longo e breakout curto - parece-me muito válido para os índices, mas já não para o Forex. Disso falo no tema do Breakout Dinâmico, embora 2012 tenha começado sob um signo muito negativo, que parece estar a reverter um pouco neste início de Fevereiro. Por fim, aquilo que deveras me parece MUITO interessante, é que esta estratégia dos breakouts pode representar um hedge eficaz se associada a sistemas baseados na tendência. É também isso que pretendo demonstrar com o Zero Moon no ciclo lunar, se bem que aí a definição de tendência consoante as fases da Lua seja um tanto exótica e quiçá incompreensível para a maioria dos traders. Nevermind... we shall find! :) |