Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - John_Law

Páginas: [1] 2 3 ... 22
1
Comunidade de Traders / Re: Jogo da Bolsa 2015
« em: 2015-11-10 22:36:14 »
ja sairam os resultados do primeiro dia ja alguem vai com 1000% lol

Onde é que viste?

2
Comunidade de Traders / Re: Jogo da Bolsa 2015
« em: 2015-11-08 15:28:12 »
Agora que me lembraram disso resolvi pôr o tablet da última edição à venda. Ofereci-o a uma pessoa mas ela não o usa portanto vou vendê-lo.

Está como novo. Faço um desconto (pequenino) à malta do fórum. :D

http://olx.pt/anuncio/asus-transformer-pad-tf103c-16gb-3g-sem-teclado-IDyorhw.html#79a3058702

O mp3 do ano passado foi este (eu estava à espera de um iPod...):

http://www.sony.ee/electronics/walkman/nwz-wh505

Também o ofereci.

Os prémios do concurso do Expresso costumam ser melhores.

Demoram meses a entregar os prémios... Qualquer um deles.

3
Comunidade de Traders / Re: Uber - Tópico principal
« em: 2015-09-08 23:53:47 »
No dia em que taxistas bateram em taxistas, Uber passa a líder na loja da Apple
http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-09-08-No-dia-em-que-taxistas-bateram-em-taxistas-Uber-passa-a-lider-na-loja-da-Apple

lol

4
Comunidade de Traders / Re: Uber - Tópico principal
« em: 2015-09-05 02:37:24 »
Desde há 2/3 meses que só uso Uber. Táxi só em último recurso.

A primeira vez que usei foi na altura em que se falou mais no assunto - quando houve decisões dos tribunais para lhes bloquearem o acesso aos operadores de telecomunicações. Perguntei ao condutor se alguma coisa tinha mudado com as proibições e ele respondeu que a única coisa que notava era que havia mais gente a usar o serviço por causa da notícias... Portanto, quanto mais se falar no assunto, mais clientes a Uber ganha.

Isto é algo que não tem discussão: o modelo que rege o transporte público por carro está completamente ultrapassado. Os consumidores são livres para escolher quem lhes presta o serviço, e é esse mecanismo que força mudanças positivas no mercado: carros melhores, melhor atendimento, facilidade de uso (via app), de pagamento, etc.

5
acho que o imobiliario em lisboa esta a entrar em loucura...

Os precos de T0s e T1s em bairros tipicos com 30-50 m2 esta de loucos!

Ainda agora no Campo Santana vi uns quantos vendidos por 130 mil !!

Inclusivamente tenho um na Avenida de Paris com cerca de 40 m2 que comprei ha 1 ano atras por 40 mil e fiz obras de 17 mil naquilo, e ja me ofereceram 100 mil por ele - o meu tem um pateo atras de 40-45 m2 no entanto.

Tenho sentido o mesmo. Acho que é em parte devido ao boom do alojamento turístico com o crescimento de popularidade dos airbnb's e afins.

6
o que me leva a dizer são os gráficos, sim de 2007 foi quando rebentou, mas já estão acima de 2007 em alguns países, e no geral temos já o subprime automovel que já é uma realidade praticamente em todos os países, e do imobiliário nos estados unidos novamente entre outros vários países como UK; China, Toronto, Alemanha, entre outros mas para já estes chegam.

Subprime automóvel sâo coisas que não conheço. Mas por não conhecer nâo quer dizer que não exista...


claro que existe, olha o gráfico, exite no automóvel e em tudo onde os dinheiros andam

O gráfico do PIB dos EUA, da Europa ou do mundo desenhado numa escala linear desde os anos 40 também vai ter esse aspeto. A produtividade cresceu, o consumo cresceu. Ainda por cima isso não parece ser ajustado à inflação; se o preço médio dos carros subiu também é normal que o valor dos empréstimos automóveis também tenha subido.

Uma bolha, em geral (sem ambição de querer chegar a uma definição muito rigorosa), é resultado duma forte dinâmica especulativa que leva a que os compradores na sua decisão de comprar sejam mais influenciados, ou apenas influenciados, pela expectativa de vender mais à frente a um preço mais alto, ou façam uma análise enviesada da ativo sobrestimando a sua rentabilidade (e.g. dot-com), fazendo inflacionar o preço desse ativo ou classe de ativos até um nível insustentável. O que os leva a pensar isso podem ser várias coisas, e normalmente costuma haver um catalisador para que os preços comessem a subir, como descidas de taxas de juro, por exemplo. No caso de ser uma ativo não produtivo há-de ser sempre especulativo (como os maluquinhos do ouro).

Diria até, como consequência dessa definição, que se não tiver preço não é uma bolha. Podes, de qualquer forma, querer provar que a manutenção da dívida a esses níveis é insustentável mas para isso terias que ver dívida por household em % do income, ou nível de alavancagem dos bancos, do país, ou algo do género, esse gráfico não te diz nada.

Já agora: qualquer empresa que tenha crescido a uma CAGR nos mid-single digits, num gráfico desde os anos 40 ou 70, vai ter esse aspeto... A IBM parece-te uma bolha?... Há-de ter um gráfico parecido com esse desenhado dessa forma... E não é uma empresa de bens de consumo btw, é de capital goods.

7
Alguém concorda comigo:

Precision Castparts: BOD Buys Back Shares At $250 Per Share, Sells Business At $235, Shareholders Should Vote 'No'

http://seekingalpha.com/article/3439796-precision-castparts-bod-buys-back-shares-at-250-per-share-sells-business-at-235-shareholders-should-vote-no

Já vendi as minhas ações. Se votarem não e a ação se derreter volto a comprar, se bem que a decisão do BoD me deixa de pé atrás.

8
Continua barato a 235... A empresa a esse preço deve ficar a 12x EV/EBITDA ou coisa parecida...

Quem sabe o que custa fundir peças monocristal para enfiar numa turbina de uma avião para aguentar milhares de graus, quem sabe o quão difícil é sair da rede fornecedores de tier 1 duma empresa como a Airbus, GE, Rolls Royce, Boeing, etc. principalmente de componentes críticos, sabe que a empresa vale mais. Não sei se a malta que vai vender sabe. Não é por acaso que a empresa tem quase 30% de margem operacional... Quantas empresas industriais têm 30% de margem operacional?

Quem é que ser a contra-parte de um negócio com o Buffet?! Se estás do outro lado da transação vais perder dinheiro/ganhos...

Isto era uma ação para ter durante décadas (eu ia todo contente comprar mais agora)... se tiver que vender vai ser uma tristeza.

Não deixa de ser o cúmulo das ironias que a principal referência como investidor para mim, cujos princípios reforçam a minha ideia de que a empresa é uma óptimo investimento a longo prazo me vá papar desta forma.

9
Eu tenho ações da Precision Castparts (PCP). O preço das ações tem caído no último ano principalmente devido à quebra do preço do petróleo e consequente corte do CAPEX das empresas de E&P, apesar deste sector só representar 20% das vendas da empresa. A empresa é uma das minhas preferidas do portfólio; há várias razões que me levam a gostar do negócio que não vale a pena explicar, a bottom line é: eu não quero vender as ações e aliás até estava a pensar comprar mais agora.

O Buffett aparentemente vai tentar adquirir a empresa.

Eu estive agora a ver na SEC o que eles têm sobre tender offers e o que dizem é muito pouco... Estive a ver o Securities Exchange Act e fiquei na mesma... Se bem que confesso que ainda não procurei muito bem.

Eu vou supor que a oferta vai ser condicional a atingir uma percentagem mínima das ações outstanding. A minha pergunta é: qual é o treshold de participação a partir do qual me podem forçar a vender/tirar a ação do mercado, e a que preço? Mais: eu tenho as ações num broker em Portugal, como é que eu voto/aceito/recuso? Em Portugal eu conheço mais ou menos as regras - o caso da Cimpor e da Brisa foram muito comentados aqui no fórum - mas nos US não faço a mínima ideia. Será que aquilo depois também não depende das regras do Estado onde a empresa está incorporada?

Alguém tem algum concelho em particular? Se alguém me conseguir ajudar agradecia imenso, nunca estive num processo destes.

10
Eu tenho lido que o Weibo desceu imenso em popularidade, mas não sei quais são os números da empresa (mas também não sei se confiaria muito nos números deles de qualquer forma). Entre as causas para o declínio são o aparecimento do Weixin, o enforcement e criação de alguma regras de censura que afastou alguns users e celebridades, a criação por parte da empresa de ghost followers e o surgimento de cada vez mais spam e anúncios sem qualidade (coisas como fake medicine e que tais).

Este artigo artigo já é do ano passado mas dá algum insight:

China kills off discussion on Weibo after internet crackdown
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/asia/china/10608245/China-kills-off-discussion-on-Weibo-after-internet-crackdown.html

11
Comunidade de Traders / Re: China - Tópico principal
« em: 2015-07-11 14:45:58 »
Estou curioso para saber quanto durará o efeito da intervenção do regulador... Não me importava nada de comprar BABA e BIDU em saldos.

13
Bom artigo. É um ângulo interessante.

Nunca tinha pensado que seria preciso uma GTX 970 para correr programas em VR, mas faz todo sentido. Qualquer jogo bom atualmente para correr com FPSs decentes em definições no máximo precisa de uma gráfica nessa gama. Imagino que o "trabalho" para o GPU em VR seja igual ou maior.

Não conhecendo os números da AMD o que posso dizer é que dentro do meio gaming - que constituirá o grosso desse high-end (sendo o resto para malta  que usa profissionalmente para edição de vídeo, fotografias, etc.)- a AMD tem uma péssima fama. As piadas com o aquecimento e barulho das gráficas high-end AMD são recorrentes sempre que se lê uma discussão sobre isso na internet. E por essa razão quase sempre gastam mais energia. Mesmo que depois as specs até sejam iguais ou melhores a maior parte dos compradores estão inclinados para NVIDIA.

Uma coisa interessante de saber era se o Oculus Rift ou as aplicações para este estão optimizadas para alguma das marcas em particular. Porque isso acontece com alguns jogos e faz imensa diferença na performance.

14
Comunidade de Traders / Re: China - Tópico principal
« em: 2015-07-08 14:28:59 »
Hoje as acções Chinesas cotadas em NY estão a ser massacradas.

Porém, muitas destas acções não subiram com a bolha nem estão caras. Ao serem massacradas com a queda da bolha em Shanghai, ficam positivamente baratas.

Solares, papeís da internet, etc.

Quais são para ti as mais interessantes neste momento?

15
Citar
Acho um bocado sem sentido estar a centrar a discussão sobre a solidez financeira duma empresa nas ajudas ilegais que pode vir a receber do Estado se precisar de ajuda e não no negócio da empresa. Mas, de qualquer modo, esse cenário não é realista, por vários motivos: i) é pouco provável que o PS tenha maioria absoluta ii) as restrições orçamentais vão-se manter e iii) seria difícil executar um esquema desses de maneira tão descarada que chegasse para salvar a empresa.

existem  muitas formas  subtis de apoiar  empresas  como a   a Mota Engil   que  tem por exemplo  um portfolio de negocios com receitas recorrentes na gestao de residuos urbanos (SUMA )   e que   crescera brutalmente se se confirmar a vitoria no processo de privatizacao do  EGF;
 nota que o Volume de negocios das duas empresas em conjunto serao  ( SUMA +EGF )   superiores a 1000 milhoes de euros  embora   as margens sejam reduzidas tratando-se da gestao de residuos municipais nao deve haver calotes e os ganhos aqui poderao proteger eventuais perdas de receitas em Africa;
concordas que o atual  o programa de obras publicas a vigorar entre 2015 e 2020 ja aprovado mesmo com as restricoes orcamentais e por acaso por este governo    tem como principal finalidade  promover  o crescimento economico   (isto e  injectar dinheiro na economia e fortalecer as empresas Portuguesas  ? se concordas porque estranhas que o bolo das adjudcacoes seja atribuida as principais empresas Portuguesas que depois se encarregarao de fazer circular o dinheiro para as empresas mais pequenas nas varias fases das obras ...
Questao : Tens argumentos hoje  que sustentam uma possivel falencia da Mota Engil nos proximos 5 anos a ponto de lhe impossibilitar pagar os juros anuais de 3,9 % e reembolsar o capital dos obrigacionistas ?

Cumpts

Não estou obviamente a dizer que uma empresa desta dimensão, com uma DFL de 3.2x EBITDA está perto da falência. Estou só a alertar para o facto de ter um risco de crédito maior daquele que tu achas. Há muitas empresas "com vendas" que vão ao charco.

A menos que estejamos a falar de empresas sobre-endividadas não se podem dar argumentos para fundamentar uma previsão de falência. O que se pode discutir é o risco.

Eu sou biased porque não compro obrigações mas, acho que se formos ver comparáveis (ainda ninguém falou em nenhum no tópico) não sei se 3.9% para uma empresa com o business profile que tem a Mota-Engil, mesmo num contexto de taxas de juro 0, vai parecer bom. Mas isso depende da percepção de risco e expectativas/custo de oportunidade de cada um. E devo dizer também que não ter rating não é um bom sinal.

16

 Ou seja e indo directamente ao problema das ajudas do estado,  este  ao inves de ajudar directamente concedendo-lhes subsidios pode simplesmente  adjudicar-lhes obras publicas ( em quantidade ponderada ) cuja margem de negocio vai depois cobrir eventuais perdas em negocios em Africa cujas margens tambem sao 3 X maiores do que na Europa e na America latina  e portanto + adequados face ao maior risco;


Para clarificar: estás a sugerir que era isso que o Estado devia fazer, ou isso é o que tu prevês que aconteceria dada a conhecida promiscuidade Mota-Engil/PS?

Eu espero que seja a segunda hipótese mas o teu texto parece sugerir que seria uma coisa normalíssima o Estado começar a fazer obras públicas com o objectivo de favorecer uma empresa privada e entregasse essas mesmas obras por ajuste direto ou em concursos altamente fraudulentos.

Acho um bocado sem sentido estar a centrar a discussão sobre a solidez financeira duma empresa nas ajudas ilegais que pode vir a receber do Estado se precisar de ajuda e não no negócio da empresa. Mas, de qualquer modo, esse cenário não é realista, por vários motivos: i) é pouco provável que o PS tenha maioria absoluta ii) as restrições orçamentais vão-se manter e iii) seria difícil executar um esquema desses de maneira tão descarada que chegasse para salvar a empresa.

Nota: as únicas vendas "que se perdem" são as que não são feitas. O que se perde é o crédito sobre o cliente. É picuinhas, eu sei, mas faz-me um bocado de impressão ler que eles podem "perder vendas" se os clientes não pagarem.

17
A teoria da falencia da Mota Engil enquanto a empresa tiver um portfolio de negocios  alargado a varias geografias eu nao a compro;
Enquanto os credores angolanos forem institucionais ( e  parece que pelo menos em parte  sao ) e  prematuro estarmos a confundir atrasos de pagamento com perdas de receitas;
acreditas que a Mota Engil ganha os projectos que ganha na America Latina ou em Africa sem ter  o apoio governamental do estado Portugues ? Acreditas que  a Mota Engil nao sera ajudada pelo estado  se houver uma crise importante de pagamentos em Angola ( o que para ja e prematuro falar )  ?

Uma empresa como a Mota-Engil não deve, nem irá, ser ajudada pelo Estado se algum dia estiver insolvente. Se é discutível que os bancos, cuja falência representa um risco sistémico, sejam, porque havia uma empresa de construção civil ser ajudada?

O problema da Mota-Engil, como muitas construtoras, é que gera pouco cash. Isso põe a empresa numa posição arriscada mesmo tendo alguma diversificação da carteira de projectos. Se num ou dois anos tiver que esticar os fornecedores e fazer uns write-offs, tem que aumentar dívida; e como o cash que gera é pouco o serviço de dívida pode-se tornar insustentável muito rapidamente.

Não estou obviamente a dizer que uma empresa desta dimensão, com uma DFL de 3.2x EBITDA está perto da falência. Estou só a alertar para o facto de ter um risco de crédito maior daquele que tu achas. Há muitas empresas "com vendas" que vão ao charco.

18
Comunidade de Traders / Re: China - Tópico principal
« em: 2015-06-14 16:14:33 »
4.4 milhões de contas abertas na última semana de Maio ...

Citar
Mainland investors’ fervor for stocks remains undaunted, with a record 4.4 million trading accounts opened in the final week of May, and margin debt on the Shanghai exchange rising to a record 1.44 trillion yuan ($232 billion) on June 11.

A escala de qualquer coisa que se passe na China é surpreendente.

Tenho a ideia que o fenómeno da excitação geral com a bolsa por parte dos investidores de retalho (que contagia também os institucionais) passou-se com quase todos os países desenvolvidos, nuns mais que noutros dependendo da tradição e desenvolvimento do mercado de capitais.

A tendência é para que este dinheiro se assuste facilmente com uma pequena correção criando uma oportunidade. Se bem que - e isto é mais um bitaite - acho que há vários princípios associados à cultura chinesa que podem ter uma influência positiva no comportamento desses investidores, e não os faça assustarem-se com facilidade.

A questão é que com o fluxo constante de novos investidores, é possível que os preços continuem a subir por algum tempo.

19
Comunidade de Traders / Re: China - Tópico principal
« em: 2015-06-09 12:47:07 »
Stock craze sweeps rural China

http://video.cnbc.com/gallery/?video=3000386968

20
Off-Topic / Re: Correlation Is Not Causation
« em: 2015-06-08 13:54:42 »
O que dá comer muito queijo:



Estes site tem algumas engraçadas:

http://www.tylervigen.com/spurious-correlations

Páginas: [1] 2 3 ... 22