Forum Think Finance - Bolsa e Forex

Geral => Sistemas Automáticos => Tópico iniciado por: rs_trader em 2019-10-15 13:22:29

Título: Edge Testing
Enviado por: rs_trader em 2019-10-15 13:22:29
Acabei agora um curso que sistematiza uma forma interessante de testar Edges em cada ativo.

Anexo os testes que realizei para o Vix sobre o SPY.

Se tiverem ideias para testar outras combinações que possam ser interessantes digam.

Período: 2000-2019 (vou fazer mais tarde desde 1993)
Trades: Entry e Exit no dia seguinte ao sinal. Penso que se testarmos no Close do próprio dia os Edges terão tendência para ser maiores.

Para cada sinal existe a possibilidade de usar um filtro de longo prazo. Eu usei os desse curso, mas com adaptar também para os que já tinha no meu arsenal.

Atenção que este exercício é apenas para confirmar se existem Edges, não são sistemas.

No ficheiro constam apenas os resultados com mais de 5 entradas no período.
Título: Re: Edge Testing
Enviado por: D. Antunes em 2019-10-15 21:49:19
Já perdi algum tempo no passado a estudar estratégias de investimento relacionadas com VIX.

O VIX poderá servir para compensar perdas em períodos de quedas. O que quer dizer que muitos investidores procuram estar longos VIX, originando um bom potencial de ganho para quem aceitar ficar do outro lado.

Comecei com um fundo inverso, o XIV (1). Muitos sugeriam ficar investido qdo o VIX estava abaixo da média (para aproveitar o Contango). A minha estratégia foi um pouco diferente. Evitava estar exposto com valores de VIX mto baixos (em que uma subida do VIX para um valor moderadamente alto seria catastrófica) e tb saia qdo o VIX estava muito alto (para não pagar Backwardation pesados), mas aceitava valores um pouco acima da média (aproveitando o facto do VIX estar abaixo da média a maior parte do tempo, a regressão para a média poderia compensar um pequeno Backwardation).
O Backtest era excelente (até demais) e na prática acabou por resultar.
Quando o XIV quase rebentou, passou a ser defícil para os pequenos investidores investir em fundos desse tipo.
Passei então a usar a estratégia de ficar curto num fundo de volatilidade (como o UVXY). Estes fundos têm uma tendência para ir perdendo grande parte do seu a valor a longo prazo, por isso ficar curto parece ser o ovo de Colombo (2). Infelizmente tb foram criados impedimentos para os pequenos investidores ficarem curtos. A estratégia alternativa, o uso de opções, tem algumas limitações. Os put de longo prazo são caros. Existe uma grande probabilidade da cotação do fundo descer, mas pode não compensar o que se pagou. Vender call de longo prazo é uma estratégia quase sempre ganhadora, ainda mais se evitar entrar qdo o VIX está muito baixo. Infelizmente, o colateral exigido é bastante grande. Mas com um pequeno investimento pode-se conseguir aumentar a rentabilidade da carteira. Claro que, se o mercado descer muito, tem potencial de agravar as perdas, vai aumentar o risco da carteira.

Para estratégias de investimento relacionadas com o VIX é importante fazer Backtests com prazos muito longos e análises de sensibilidade. Existe um número pequeno de grandes spikes do VIX que vão influenciar imenso e alguns desses spikes podem ser desencadeados por acontecimentos imprevisíveis (algo como um ataque às torres gémeas).

Notas:
(1) Apesar de ser expectável que os fundos tipo XIV rebentem de tempos a tempos, o investimento pode ser racional com uma estratégia de ir recolhendo parte dos lucros, esperando que o retirado seja habitualmente superior ao inicialmente investido.
(2) Dividindo entre Bull e Bear market, a tendência é descerem muito ao longo dos Bull e terem uma evolução relativamente neutra ou ligeiramente positiva durante os Bear.

Título: Re: Edge Testing
Enviado por: rs_trader em 2019-10-15 21:55:03
O ficheiro não é sobre edges no VIX. É sobre usar o VIX para determinar edges no SPY.
Título: Re: Edge Testing
Enviado por: deMelo em 2019-10-15 22:18:04
So sei que nada sei.
Ao ler os vossos posts sinto me um analfabeto.
Título: Re: Edge Testing
Enviado por: D. Antunes em 2019-10-15 22:42:41
O ficheiro não é sobre edges no VIX. É sobre usar o VIX para determinar edges no SPY.

Ok, percebi ao contrário.

O que quer dizer: "QE MTC #2 Bullish" e VIXmaLngth ?
Título: Re: Edge Testing
Enviado por: D. Antunes em 2019-10-15 22:56:47
So sei que nada sei.
Ao ler os vossos posts sinto me um analfabeto.

Eu percebo pouco e gostaria de ter mais tempo para perceber mais a fundo pois parece que há aqui dinheiro a ganhar. Certamente que optimizar a estratégia não é fácil pois haverá muita gente extremamente sofisticada empenhada nisto.  Outro problema é que muitas vezes estou muito tempo sem pensar nisto e depois, só para voltar a ter o raciocínio geral na minha cabeça, demoro muito tempo e sem isso não consigo avançar mais. Perceber coisas "básicas" como a diferença (vantagens e desvantagens) entre um fundo inverso e um short a um fundo longo implica algum tempo de raciocínio. E ter a noção dos pulos que o VIX pode dar (quer em valores absolutos, em que pode ir acima dos 80, quer relativos, em que quando está baixo pode facilmente aumentar 300%, por exemplo de 11 para 33) é indispensável para se ter a noção do enorme risco que se corre.

Mas sugiro-te que, pe no yahoo finance, abras o gráfico do uvxy no período de tempo máximo. Olha para a escala (logarítmica) e diz-me se um short não é tentador.  :)
Título: Re: Edge Testing
Enviado por: rs_trader em 2019-10-15 23:03:41
O ficheiro não é sobre edges no VIX. É sobre usar o VIX para determinar edges no SPY.

Ok, percebi ao contrário.

O que quer dizer: "QE MTC #2 Bullish" e VIXmaLngth ?

O vixmalenght é o input para a média móvel do ViX.

O "QE MTC #2" é um dos seid filtros de mercado (divide o mercado em bullish ou bearish) que estão no ficheiro. A edges que funcionam melhor em bull ou bear market.
Título: Re: Edge Testing
Enviado por: Automek em 2019-10-18 23:30:59
Uma vez que estás a usar o VIX sobre o SPY fiquei a pensar numa coisa que o Larry Williams fazia nalguns dos sistemas dele que era filtrar consoante os dias da semana ou dias do mês. Isto para mim nunca me pareceu muito lógico porque uma ideia para mim tem de incorporar um racional e não a vejo nos dias da semana para aquilo que ele usava, tipo RSIs e companhia (por exemplo, mesmo que os dias a seguir à lua cheia dêem melhores resultados, qual o racional ?).

No entanto, sabemos que os indicadores económicos, FOMCs, etc. costumam ser em dias fixos (X sexta feira do mês, X quinta feira do mês, etc.). E que eventualmente o VIX, por representar a volatilidade, pode sofrer alguma influência pela espera desses indicadores.

No caso do teu ficheiro seria estabelecer algumas ocorrências e usar o filtro do VIX.

Por exemplo:

Long-Term Status
Dias de FOMCs
Dias de non-farm payroll
Dias de Retail Sales
Dias de GDP
Dias de Jobs Report
Dias de Price Index
Etc.

A ideia era ver se olhando, por exemplo, para os dias de non-farm payroll, existe algum edge se o filtro para entrar ou não entrar (e o número de holding days) for feito com base nos filtros do VIX.
Título: Re: Edge Testing
Enviado por: rs_trader em 2019-10-19 18:53:50
Sim mas isso é um passo a frente. Aqui o objetivo é encontrar edges em vários ativos (com o VIX só pode aplicar se SPY, qqq ou dow). Mas também da para não usar o ViX e ter uma aplicação mais abrangente.

Depois fazer conjugação de edges (por exemplo Fuzzy Logic), filtro e melhores exits pode se construir sistemas interessantes.
Título: Re: Edge Testing
Enviado por: rs_trader em 2019-10-19 19:26:18
Ficheiro atualizado com todos os testes que me lembrei e com identificação possíveis EDGES do VIX sobre SPY. Testado desde 1993.
Título: Re: Edge Testing
Enviado por: SixStar em 2019-11-22 18:27:10
So sei que nada sei.
Ao ler os vossos posts sinto me um analfabeto.

 ;D ;D ;D ;D