Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - lee

Páginas: [1]
1
Comunidade de Traders / THE FED TRADE
« em: 2020-05-18 20:06:04 »
Como o tópico diz

Qual o melhor trade / estratégia a montar se acreditarmos que o FED vai comprar esta merda toda e puxar os preços sempre para cima?


- Flagship Stocks com market cap grande? tipo as FANMG
- ETF's alavancados?
- eft normal do nasdaq?

E depois como reduzir o risco deste trade?

Estou a pensar colocar uma parte do meu portfolio num FED TRADE mas ao mm tempo minimizar o risco, de se o mercado cagar para a FED, ou as coisas nao se aguentarem com a FED a imprimir etc, nao perder os ganhos / Capital

Digam coisas

2
Devido a estarmos já longos no ciclo económico vou mudar um pouco a minha abordagem

O meu posicionamento para os próximos tempos: Até crise / recessão wtv

- Aumentar ca$h no fundo meu fundo de reserva para 12 meses de despesas fixas (neste momento devo ter para ai 4 ou 5). Vai ficar a render 1% ao ano no banco, mobilizável qq altura.
- 10% em munição cash liquido na conta (extra fundo de reserva), para disparar a comprar quando vir algo que me agrade com os critérios abaixo
- Se vir que n encontro nada que goste e o fundo de reserva ja esta nos 12 meses + já estou com 10% de ca$h. Posso ponderar comprar 1 ETF de bonds / TIPS, certificados ou comprar REN  ;D ;D
- 2,5% do portfolio no SPDR Gold trust só naquela daquele evento marado que crie pânico. Ou talvez no  db Physical Gold Euro Hedged ETC. Devo fazer hedging?

O que vou comprar: (basicamente vou ser bem mais restrito e cuidadoso onde meto o dinheiro)

- EV / EBITDA abaixo de 10, no máximo dos máximos 12 excepcionalmente se a stock tiver um crescimento forte. (Opiniões no range? Inc please).
- Stocks que sejam ou recession proof ou blue chips, com balanços fortes e qualidade.
Recession Proof não no sentido, clássico de stocks defensivas, utilities e comsumer staples mas stocks que numa situacao de crise nao tenho as vendas e margens muito afectadas. Por exemplo FB, ou GOOG mesmo que venha crise as pessoas vao continuar online, aumento da moneterizacao das plataformas e a a trend para a pub online vai continuar.
-Sou tb capaz de fazer alguma compras numa de alocação tatica via etf's de paises emergentes. Isto pq: é mais dificil aceder a data de empresas de emergentes, é preciso mais cuidado e ja tenho 1 numero consideravel de stocks individuais para seguir. E olhando assim de 1 forma high level quando pego em indicies ou etf's de emergentes é raro encontrar 1 stock que ache interessante.

Possíveis truques para quando cair crise:
Leverage ETF 
Alavancar um pouco com divida nem que seja do cartão de credito e a pagar no próximo mês  ;D ;D
Alavancar com o fundo de reserva, ou seja, reduzi-lo para 1 mês despesas ou assim quando vir que estamos num bom timing para entrar.

Depois vou deixar aqui o meu portfolio completo com %'s e as stocks que tenho debaixo de olho.

Cliffs:
100% stocks e cash.
Ir aumentando o último devido a ciclo economico avançado.
Ir comprando algumas coisas se for realmente interessante e barato.
Truques para depois da recessão

3
Hoje vi um artigo assim no seeking alpha e achei piada ouvir as opiniões aqui da malta

Regras 10 a 20 stocks e uma breve justificaçãozita

Estou a acabar o meu top, depois venho aqui colocar  8)

Obviamente que a valuation interessa, mas o horizonte temporal é 10 anos por isso faz com que o preço pese menos.

4
Off-Topic / Ajuda escolha pós graduação
« em: 2018-06-18 16:40:28 »
Como diz o titulo gostaria que o pessoal me desse algum feedback acerca de qual pós graduação escolher. O prazo para algumas acaba já dia 24 desta mês e conheço pouca gente ou quase ninguém com experiência e conhecimentos na área para me aconselhar.

Considerações:
-acabei de fazer 27
-licenciatura contab e administração e membro na ordem dos Contabilistas
-trabalho num centro de serviços partilhadas de 1 multinacional. Faço análises P&L e EBITDA por produtos, departamentos etc, perdas e ganhos cambiais, reconciliações, reports, budget, lançamentos etc Existe possibilidade de progressão mas os salários nunca serão nada de transcendente. Um corporate controller lá ganha 2,5k brutos.
-Não tenho grandes áreas favoritas, talvez o que goste mais seja de analise e controlo. Mas gosto de tudo, contabilidade, tax, auditoria, finanças e equities obviamente.
-Mestrado está fora de questão os únicos que valeriam a pena seriam na FEP mas não consegui entrar.

Objetivo:
-Simplesmente tirar uma pos grad que me abra portas a trabalhos onde ganhe mais € no futuro

Opções:
-Análise Financeira.
Acreditada pela CMVM, certificado com a associação portuguesa de analistas financeiros, protocolo com associação portuguesa de analistas financeiros.
82º no ranking eduniversal em financial markets

Acho que nunca me iria abrir grandes portas, não tenho experiência na área, penso que a área está em contração e no futuro ainda vai ser pior. Networking poderia ser porreiro.
A verdadeira mais valia para ter trabalho na área das finanças seria ter o CFA e para isso mais valia optar pelo CFA directamente e esquecer a pos grad. Não o faço porque são imensas horas de estudo e não vejo grande futuro na área principalmente em Portugal. Não penso em sair do país. 15 edições.

-Controlo de gestão e Avaliação de Desempenho
Área que está um bocado na "moda" procura-se muito Controllers e chama-se controller a um grande leque de funções. O programa parece porreiro e acho que seria aquele onde o que aprendia teria mais aplicabilidade prática. Não está no ranking. 9 edições

-Finanças e Fiscalidade
Programa com excelente nome no mercado. O mestrado (não a pos grad.) está no nº20 do rank em tax. Já fui aluno externo numa cadeira do mestrado, não fiquei muito impressionado, malta muito nova, quase tudo recém licenciado, sem grandes conhecimentos, muito teórico. A pos grad pode dar melhor networking mas é o dobro do preço e não da o titulo. A parte do tax no meu caso não é assim tão importante, pois, tive todas as cadeiras possíveis de impostos na licenciatura e a estudar pa ordem, qq imposto, contencioso, procedimento e processo tributário etc e fiz como externo na FEP a cadeira impostos, estratégia empresarial e optimização fiscal. 25 edições.

-Direção de Empresas (o que estou inclinado a tirar)
Programa bem abrangente que me abre portas a trabalhar em várias áreas. Penso que para networking será o melhor, pessoal mais velho e com cargos de chefia maioritariamente. 11 edições.

-Business Intelligence & Analytics
Nº12 no rank. Área com futuro. Mas acho que arranjar trabalho na área seria um pouco dificil, pois, não tenho formação base e experiência.

-Marketing Management / Digital Business
Não tão bem cotadas como a de cima. A mesma situação. Para além de que podia não gostar de trabalhar numa destas áreas.

A pos graduação dá 45 ECTS e garantidamente que depois entro num mestrado na FEP. Mais tarde poderia tirar o de contabilidade e controlo de gestão ou finanças e fiscalidade.

Já me foi aconselhado tirar ROC aqui no forum. No entanto, é necessário ter mestrado para me candidatar. Portanto, por agora não é uma opção.

Anexei as brochuras das pos grad.

Qualquer feedback é imensamente agradecido.

Mestrados e pós graduações da PBS e FEP que estão no ranking.
http://www.best-masters.com/master-at-university-of-porto--school-of-economics-and-management-and-porto-business-school.html

Links:
https://www.pbs.up.pt/pt/programas/pos-graduacoes/analise-financeira/
https://www.pbs.up.pt/pt/programas/pos-graduacoes/controlo-de-gestao-e-avaliacao-de-desempenho/
https://www.pbs.up.pt/pt/programas/pos-graduacoes/direcao-de-empresas/
https://www.pbs.up.pt/pt/programas/pos-graduacoes/financas-e-fiscalidade/

https://www.youtube.com/watch?v=zHyflGsaefY
https://www.youtube.com/watch?v=LWEcpBKnV04
https://www.youtube.com/watch?v=uzK3rS10LpA&t=1s
https://www.youtube.com/watch?v=7ibns4mJZMk



5
Comunidade de Traders / After crash wishlist
« em: 2018-05-07 22:18:02 »
Vamos supor que o mercado crashava 30% ou 40%.

E era a altura de entrar (in antes que alguém diga que não se deve ou que não entraria logo após o crash).

O que vocês compravam?

- ETF's baratos: sp500, msci world, stoxx600 coisas assim básicas, ou também entrar em emergentes
- ETF's alavancados
- Aproveitar os saldos para comprar bluechips
- Continuar com a mesma estratégia normal, a maioria do pessoal daqui suponho que seja procurar value com margem de segurança
- ....

Este é um tópico que me ocorreu e não encontrei grande informação. Se alguém me quiser indicar alguma literatura nesta temática fico agradecido.

6
O objetivo deste tópico (inspirado no do Kin2010) é partilhar o que vou andar a fazer com o meu dinheiro para receber o vosso feedback e pode ser que ajude algum pessoal e se gere uma boa discussão. 

Como acho que já mencionei aqui comecei a investir o ano passado:
-Primeiro em index funds no big
-ETF's da DeGiro e a ideia era ter apenas, msci core world, sp500, emergentes. Boglehead style, fee's baixos, acumulação, replicação direta, ucits etc
-Daí passou para uma alocação mais tactica também via ETF's de acordo com as valorizações e ou opurtunidades de momentum (crise brasil, brexit), comprei brazil, china, austria,rússia, stoxx600, msci euro, polónia e turquia.
-Como sempre adorei de análise financeira, sou da área +- (contabilista certificado) e já tinha desenvolvido folhas de análise para empresas normais, resolvi adptar o que já tinha para começar a escolher papeis. Desta forma, vou continuar a investir de forma passiva via ETF's, e vou andar ativo à procura de stocks.
Se quiserem posso deixar aqui os etf's que tenho no meu portfólio e a alocação por pais em % que dai resulta. 



No que toca a escolher stocks então a minha estratégia é "Quantitative Value" em boa parte inspirada pelo livro do mesmo nome de Wesley Gray, Tobias Carlisle

Queria já dizer que sei bem que é dificil escolher stocks individuais, mas não vou abandonar o investimento passivo via etf's, e as minhas apostas vão ser seguras.

1-Escolher mercado e excluir setores:
***Dar preferência mercados menos eficientes, menos explorados e com valorizações mais atrativas

a) Escolher um país através do http://www.starcapital.de/research/stockmarketvaluation (shout-out po Antunes)
Olhar para as stocks do índice, ver os setores/indústria pelo investing.com
Excluir os seguintes setores:
Financial, Miners, Utilities, publicidade, média, imobiliário, seguradoras, aviação, energéticas com grande exposição a commodities, biotecnologia (problema dos intangiveis), áreas com problemas a nivel macro no futuro, ex: retalho e armas nos states.

Se o índice for grande, usar o screner do google ou yahoo finance para filtrar por PE, price to book ou price to sales e facilitar trabalho

b)Se pegar no mercado Americano existem screener's gratuitos que faciliatam o trabalho
https://finviz.com/screener.ashx?
https://fintel.io/screen/piotroski-score-screen
https://www.zacks.com/screening/stock-screener
https://www.magicformulainvesting.com/

2-Começar pelo Value
-É o que traz mais retornos de todas os básicos: growth, momentum, rentabilidade, risco, fraude, capital allocation, cash flow
-Usar EBIT/Enterprise Value medida #1, o rolls royce da valluation, segundo Quantitative Value é superior a todas as métricas e mesmo superior face à Magic Formula
-Como esta estratégia é para complementar o investimento passivo, em vez de selecionar as 10% com o ev/ebit mais baixo, vou considerar apenas num range entre 7 a 11, se calhar mais um bocadito tendo em conta as valorizações atuais.

3-Pitroski
-Excelente screener para os fundamentais das empresas, com resultados comprovados e rápido e simples.
-Empresas têm de passar nestas 3 métricas que são as que dão mais retorno
-Pontuação de 7 no score normal

4-Further Analysis
-Colocar os dados no meu excel
-Começar por olhar para os meus screener’s de risco e excluir logo se me cheirar a contas marteladas ou a situações financeiras de risco
-Olhar para o resto dos fundamentais, o meu excel está dividido por análises: económica, financeira, risco, valuation, situação financeira (balanço funcional)

No fundo ver se encontro alguma red flag
 
5-Analisar, MOAT’s, macro, estrutura da empresa, o que se diz sobre a stock, buy backs, insider trading, shorts, cloning, investidores institucionais, gestão, produtos, patentes / copyrights

No fundo conhecer um pouco a empresa e procurar alguma red flag que me faça descartar o investimento.

6-Momentum, ainda vou começar a ler sobre isto, mas parece ser uma boa adição a este método.

Rebalanceamentos & Holding Time: Buy & Hold. Mas vou acompanhando as stocks e só as vendo se
Timing de Compra: Não faço ideia, agradeço sugestões. Mas penso que analisar as ações mal saiam os resultados seja o ideal, ou tipo sell in may go away sem a parte do sell.

Resumindo:
1-EV/EBIT baixo
2-Pitroski score elevado
3-Ver os fundamentais e a empresa em si e procurar por red flags
4-Incorporar estratégia de Momentum

Ou seja, escolher a partir de 2 baskets de stocks que está provado terem uma performance superior aos indices. 
Mais logo irei colocar aqui screenshots do meu excel para verem os rácios que uso
Qualquer input é bem vindo.


7
Comunidade de Traders / Compra 1º Imóvel
« em: 2017-09-27 16:04:08 »
Boas, gostaria de ter o vosso feedback e ouvir as vossas experiências acerca da temática supracitada

Considerações:
data nascimento: 1991
status: solteiro e a aproveitar
income: ~800€ liquidos de salario, provavelmente aumento ligeiro daqui a uns meses. Outros incomes de negociatas e coisas do genero não quero considerar
debt: 0
Portfólio: ~5k
Reserva cash a 1%: 1,5k
*Os meus pais entram com o resto do cash para fazer os 20% do downpayment

Imóvel pretendido:
tipologia: casa preferencialmente mas não obrigatoriamente
valor imóvel: 62500
Montante Empréstimo: 50000, correpondente a downpayment de 20%
Localização: Porto, obrigatoriamente uma zona barata, pouco trânsito e que tenha acessos fáceis à VCI. Penso que Gondomar (onde já moro actualmente) seja a melhor escolha.
ver: http://observador.pt/especiais/credito-a-habitacao-saiba-onde-e-mais-facil-comprar-casa/


Pelo que está aqui, http://observador.pt/especiais/credito-a-habitacao-descubra-como-poupar-ate-40-por-mes/
o CTT, onde já tenho as minhas contas, com domiciliação de ordenado parece ser das melhores opções.

Valores apresentados pelo simulador online do CTT, com os dados mencionados em cima:

Com Spread Contratado:
Prestação Mensal    134,72 €
EURIBOR 12M    -0,156 %
Spread    1,500 %
TAN    1,344 %
TAE    1,907 %
TAER    1,907 %
Encargos Iniciais
Abertura De Processo    260,00 €
Avaliação Do Imóvel    200,00 €
Formalização    100,00 €
Seguros
Multirriscos    6,15 € / mês
Vida    4,01 € / mês

Questões:

-A nível macro é uma boa altura para investir em comprar a casa? Tendo em conta taxas de juro e preços dos imóveis
-Um dos objetivos era pedir mais do que o valor do imóvel, inspirado pelo que o DeMelo disse aqui http://www.thinkfn.com/forumbolsaforex/index.php/topic,3529.2740.html e ficar com o dinheiro em CTPM ou à ordem a 1% (mobilizável a qq altura) e esperar que o mercado caia ou então, por uma opurtunidade de investimento. 
-Casa vs apartamento? O que é melhor em termos financeiros?
-A minha grande motivação para começar a pensar em mudar de casa é económica, ou seja, pelo menos para já, ainda não senti grande vontade de sair de casa dos meus pais, o que me faz mais pensar neste assunto é se os preços das casas vão continuar a aumentar nos próximos anos e perco agora uma boa opurtunidade de investir num imóvel
-Arrendar está fora de questão, porque os preços estão pornográficos a oferta é super reduzida e como já disse em cima não sinto essa necessidade de sair de casa.
-Bibliografia recomendada ? Nunca me interessei muito sobre este assunto, portanto se me recomendarem alguma coisa sobre isto, fico agradecido



8
Nunca vi um tópico exclusivo a esta temática aqui no fórum, portanto, achei que era interessante discutir estes assuntos e também gostava de ouvir o vosso feedback em relação à minha situação.

Sou recém-licenciado em Contabilidade e a trabalhar na área, estou a fazer estágio num gabinete onde faço de tudo... classifico os documentos, preencho as obrigações fiscais, faço análises, conferências, salários etc... com o horário fabuloso das 9:00-12:30 e das 14:00 às 19:00, sim, mais meia hora todos os dias, e agora vão-me pedir para ir trabalhar aos sábados de manhã a troco de férias...

Por isso, estou curioso em ouvir o feedback de pessoal mais experiente porque pretendo mudar de área, gosto de contabilidade, mas sinto que é das profissões menos respeitadas no nosso país e dás que dá mais dor de cabeça, prazos super rigorosos a cumprir nas obrigações fiscais, muita responsabilidade, as empresas não respeitam o trabalho nem dão valor, constantes alterações à lei…

Estou inscrito como aluno externo nos mestrados de Finanças e Fiscalidade e Contabilidade e Controlo de Gestão da FEP, o objectivo é ingressar a tempo inteiro num dos dois para o ano e em Junho vou fazer exame à ordem dos contabilistas certificados (é sempre uma mais valia, apesar de o objectivo a médio prazo não ser trabalhar directamente nesta área).

As minhas questões são que áreas acham que têm mais saída, agora e no futuro? Quais são as mais bem pagas? As que dão mais gozo trabalhar (se bem que isto é bastante individual)? E quais são os cursos nesta área que compensam mais na vossa opinião?

9
Comunidade de Traders / Fundo de Emergência
« em: 2016-11-12 22:53:28 »
Como o título indica, ainda não vi este tópico aqui discutido no forum (e sim pesquisei  :D ), portanto gostava de saber opiniões, pois, parece ser um tema pouco unânime. 

Quantos meses de despesas ?

Qual a alocação dos fundos ? Obrigações ? Certificados Tesouro ? Dep prazo ?

Não vale a pena ter fundo de emergência ?

10
Achei por bem criar esta thread para discutir a 2ª temporada.

Eu não tinha investido em nenhum dos negócios de hoje.

O 1º para além da avaliação ridícula, não vi nada de especial nos produtos, não eram inovadores, não me pareceu serem de qualidade e o preço praticado vai ter de ser muito acima da média, pois, a tipa não me percebe nada do assunto faz aquilo a partir de casa e segundo o que percebi nem sequer tem uma empresa constituída.

O 2º também trouxe uma avaliação ridícula e o produto não me pareceu ter grande margem de progressão.

O 3º apesar de interessante, a avaliação também era puxada, não me pareceu ser de grande qualidade e o mercado deve ser super competitivo e de difícil entrada.

11
Comunidade de Traders / Fundos de Índice
« em: 2016-06-20 12:15:28 »
Bom dia,

Quero iniciar-me no mundo dos investimentos através de um fundo de índice de baixo sob o S&P 500, não acho boa ideia apostar agora no mercado europeu devido ao brexit e outros problemas da UE.

O capital inicial é muito baixo ~300€ e a objetivo é reforçar o fundo com igual montante ou um pouco inferior trimestralmente ou bimestralmente e o horizonte temporal é o longo longo prazo. Os dividendos quero que sejam reinvestidos.

Tendo em conta estes pressupostos selecionei o seguinte fundo : Pictet-USA Index R EUR

O banco Big e o best detêm esse fundo qual é o mais vantajoso se é que há diferenças ? E existe algum intermediário mais barato ? A GoBulling não tem este fundo e não consigo encontrar informação em relação aos fundos da DeGiro.

Se alguém tiver alguma sugestão de outro fundo mais vantajoso também estou a ouvidos

Cumprimentos

Páginas: [1]