Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Tridion

Páginas: [1]
1
Off-Topic / Artigo 13º
« em: 2018-12-01 22:40:27 »
A Comunidade Europeia vai voltar a fazer das suas. Se com os ETFs deve ter prejudicados meia dúzia de pessoas, com a directiva de direitos de autor irá acabar com as novas formas de comunicação nas plataformas sociais.

Se não tivesses filhos nem me teria apercebido desta temática, até porque foi muito pouco falada nos órgãos de comunicação tradicionais, que serão os grandes beneficiados com a imposição da directiva.

O alerta do maior youtuber português o Wuant, que fez um video a dizer que o seu canal ia acabar, fez com que os miúdos ficassem em  pânico e começassem a perguntar aos pais o que se estava a passar.

Para acalmar as hostes, a comissão europeia emitiu um comunicado:

Comissão Europeia responde aos YouTubers: “O artigo 13.º não vai acabar com a Internet”

E a resposta de um dos maiores youtubers mundiais, o Filipe Neto, que é um dos ídolos dos meus filhos (a Xuxa dos tempos actuais, portanto) a desancar a representante da comissão europeia e a explicar o bê-a-bá o funcionamento da economia moderna, com uma ou duas observações sobre a extrema-esquerda...o que faz-me pensar que é um boa influência para a rapaziada cá de casa.  :)


2
Off-Topic / RIP Zé Pedro
« em: 2017-12-02 19:59:12 »
Abre-se tantos tópicos com obituários aqui no fórum e ninguém abriu um para o Zé Pedro!?

Isso só me diz uma coisa, está tudo a ficar velho e a morte do Zé Pedro relembra-nos isso com muito mais veemência.

Só por isso, deixo aqui um RIP ao bacano que foi o Zé Pedro.




3
À medida que a minha carteira diversificada vai crescendo, começa a demorar mais tempo a reunir capital para fazer reforços. Por isso, nos últimos tempos, tenho sempre entre 3 a 5% de capital a marinar.

Depois de ter falhado redondamente como analista técnico, pensei que value investing seria uma alternativa interessante para o meu perfil de investidor. O único problema é que não percebo grande coisa de comprar empresas a baixo do seu real valor. Mas tive a ler umas coisas e depois tive a fazer uns testes com base naquilo que tinha aprendido.

As buscas foram sobretudo em pequenas empresas com uma capitalização superior 300 milhões, com um P/E baixo e com book value abaixo da cotação.

Encontrei isto Clean Energy Fuels Corp  CLNE. Uma empresa que tem uma rede de abastecimento e de conversão de camiões de longo curso diesel para gás natural liquefeito. Opera nos US e Canada e parece ser única no sector.

Tem perto de 400 milhões de capitalização. A dívida é perto de metade dos bens.

O sector energético está num mau ciclo, onde o preço do diesel tem estado baixo, o que não tem compensado fazer a conversão dos camiões para gás natural, que é mais barato e amigo do ambiente. Mas no futuro os preços do diesel tenderão a aumentar. Por outro lado, os US tem agora muito gás natural. Como é menos poluente é não vai sofrer restrições ambientais como os camiões diesel, em certos estados como os da Califórnia.

Os insiders têm estado compradores.

Em termos de análise técnica está num ponto rebuçado perto da MA200.

Devem estar a pensar como é que eu sou tão parvo, porque como é óbvio os camiões eléctricos são o futuro, mas de longo curso e para grande tonelagem não existe nada. Nem sei se será viável num futuro próximo, por causa dos tempos de recarga e do peso que as baterias iriam ter que ter.

Até aparecer algo viável no campo eléctrico, esta empresa parece já ter uma solução actual. Menos custos, menos impacto ambiental, igual performance e uma rede de abastecimento bem implementada. A médio prazo não vai ter concorrência do eléctrico.

Isto é divertido de fazer esta pesquisa e análise, mas nem pensem em seguir a minha dica porque como é óbvio não terei qualquer responsabilidade no vosso possível negócio falhado...  :)

De qualquer forma, investi 1% do meu capital na empresa. A ver vamos...se alguém com experiência neste tipo de investimento puder partilhar opiniões para eu melhorar, agradeço desde já.



 

4
Negócios e Empreendedorismo / Startup Simplex
« em: 2016-02-17 19:16:56 »
Citação de: Dinheiro Vivo

Simplex vai incluir Shark Tank para modernizar o Estado

O governo vai incluir três ideias de negócio, aplicações, serviços e produtos que pretendam revolucionar o setor público e facilitem a vida dos cidadãos no próximo programa Simplex, que será apresentado no início de maio. O objetivo do projeto Startup@Simplex é criar uma espécie de Shark Tank para recolher e transformar ideias de negócio em soluções de modernização do Estado.

“O processo passou por pensar: se tivesse um shark tank para o setor público, o que daria?”, explica Graça Fonseca, secretária ; de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa.

O Startup@Simplex passa por, através da rede de incubadoras nacionais, promover a apresentação de ideias e soluções anteriormente desenvolvidas. A concurso serão submetidos os projetos – aplicações, plataformas online – por desenvolver ou já existentes, e que tenham como base a modernização e a simplificação de processos assegurados pelo Estado. Depois de entregues, os projetos serão sujeitos a uma avaliação, da qual sairão os 10 finalistas, encaminhados para uma ronda de pitch de apresentação pública da ideia.

Os pitch serão avaliados por um júri, que deverá incluir elementos do Estado e do ecossistema empreendedor, como fundadores de startups e responsáveis de incubadoras, entre outros, e dos 10 finalistas sairão as três ideias vencedoras.

“A ideia é aproximar os jovens empresários do setor público e colocar as ideias de negócio ao serviço das pessoas. Hoje, existe uma enorme desconfiança dos mais jovens face aos decisores e esse é um dos grandes défices – para além do Orçamental – que temos de tratar de combater”, esclarece Graça Fonseca. Aproximando-se das incubadoras e aceleradores de empresas, o governo espera “conseguir recolher as melhores ideias para soluções”. “Queremos cruzar startups e makers [fazedores] com este esforço de simplificação de processos ; já que se tratam de universos muito diferentes. Isto pode ser algo muito útil para o Estado e para quem quer criar novos negócios”, diz Graça Fonseca, não adiantando o valor do financiamento para os três projetos, mas garantindo que o “necessário” para assegurar ; a sua concretização.




5
Comunidade de Traders / O Investidor que Nada Sabe
« em: 2015-05-13 13:34:31 »
Como anteriormente prometido, criei este tópico para abordar a forma que encontrei para tirar algum lucro dos mercados.

Quando iniciei este percurso, à exactamente 5 anos, quando me registei num fórum sobre bolsa tinha muitas ideias parvas, que com a realidade fui constatando que eram mesmo parvas. Mas também tinha algumas ideias interessantes e que me mantiveram no rumo certo. Nomeadamente, estar sempre disposto a aprender e rodear-me dos que mais sabem e que estão dispostos a ensinar.

Tive sorte em encontrar muitos mentores virtuais que me ensinaram bastante. Outros que me ensinaram o que não devia ser feito. No computo geral, tem sido uma jornada engraçada e interessante.

Primeiro, pensei que era muito esperto.
Segundo, que iria fazer vida dos mercados.
Terceiro, perdi dinheiro, pouco mas senti-me como tivesse perdido milhões.
Quarto, fiquei triste porque um menino especial como eu não pode sofrer estas injustiças.
Quinto, adaptei a minha forma de investir ao meu tipo de vida.
Sexto, recuperei o dinheiro.
Sétimo, tenho menos ideias parvas.

A forma que optei por estar nos mercados foi-me ensinada por outros foristas. É provavelmente a melhor forma de se estar nos mercados para 90% das pessoas. Gostava de pertencer ao pequeno e exclusivo universo dos 10%, mas para já sei que é impossível. E mesmo que tente mais tarde aceder a esse grupo, pretendo-o fazer com apenas uma pequena parte da minha carteira. 

Ao saber que sou um investidor que nada sei, optei por ouvir/ler quem me dizia que eu devia fazer parte dos 90%. E assim fiz.

A minha carteira é composta de um portefólio diversificado geograficamente e com diferentes tipos de activos:



Foi estruturada, com base em backtests, para ter retornos nesta ordem de grandeza e para um investimento inicial de 10 000 UPs.



A evolução de uma carteira semelhante à minha desde os anos 70 tem este aspecto:



Uma crise como a subprime pode comer cerca de 23% do valor da carteira, mas percebendo como funciona o jogo a recuperação demorará cerca de 3 anos.



Este tipo de carteiras permite-me estar diversificado desta forma a nível geográfico:



E ao nível de moeda desta forma:



Pretendo fazer market timing para os rebaleanceamento, sabendo de ante-mão que se for ao calhas também me safo bem.

Vou tentar não vender para efetuar os rebalanceamentos, por motivos fiscais.

O prazo de investimento está em 30 anos. Nos dois primeiros anos da carteira os retornos foram em linha com o expectável.

Não enriqueço rápido, mas também não fico pobre no processo.

Este tópico servirá sobretudo para poder partilhar a minha visão global dos mercados e dúvidas que vão surgindo, as questões filosóficas e a injustiça que é não estar rico antes dos 40 fica para o theknownothingivestor.com:P

6
Tinha tudo para vingar...


7
Off-Topic / Obter registo das chamadas recebidas
« em: 2014-10-19 20:33:17 »
Tenho uma conhecida que tem sido vitima de stalking, sendo que o uso preferencial do animal é o telefone fixo e telemóvel.

Já foi instruído um processo crime na polícia, mas era importante obter os registos das chamadas do telefone para fazer prova.  Contudo, estes registos só podem ser obtidos quando ordenando por um juiz ou na investigação de um caso, e provavelmente neste caso não vão ser efectuadas diligências nesse sentido.

Vocês que sabem uma data de coisas, como é que possível obter o registo das chamadas recebidas?

Obrigado. 

Páginas: [1]