Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Kaspov

Páginas: [1] 2 3 ... 247
1
Comunidade de Traders / Re: Portugal Positivo
« em: Hoje às 04:50:51 »
É positivo não estarmos nesta lista:

«These Are The 20 Countries Most Indebted To China

Tyler Durden's Photo

by Tyler Durden

Tuesday, May 07, 2024 - 04:20 AM


In this graphic, Visual Capitalist's Marcus Lu ranked the top 20 countries by their amount of debt to China. These figures are as of 2022, and come from the World Bank (accessed via Yahoo Finance).»


https://www.zerohedge.com/geopolitical/these-are-20-countries-most-indebted-china


2
Off-Topic / Re: Music
« em: Hoje às 04:46:59 »
E, tb:

The Lightning Seeds - 15 Reasons

https://www.youtube.com/watch?v=ORD9TjEJXtM

3
E, quanto a traduções...

Tradução do português para o latim.

Letycia Lopes

https://www.youtube.com/watch?v=FhcHI-y6qXU

4
+ 1 bela aula:

🦅 Latim Para Todos - Aula 08: Dominus et Servi (4.I)

Cedric Ayres

https://www.youtube.com/watch?v=Rcxr-8LWoz8

5
Comunidade de Traders / Re: Portugal falido
« em: Hoje às 04:32:13 »
«Salário do trabalhador português está na cauda da Europa

Na semana em que se assinalaram os 50 anos do 1 de Maio de 1974,a Pordata fez um retrato do trabalhador português: salário médio é o quinto mais baixo da Europa.

Sónia Peres Pinto
6 de Maio 2024

às
08:10

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on LinkedIn
Share on WhatsApp

    Email this Page

Salário do trabalhador português está na cauda da Europa
Dreamstime

Portugal é o quinto país da União Europeia com o salário médio mais baixo, ficando apenas à frente da Eslováquia, Grécia, Hungria e Bulgária. As áreas da agricultura e pescas e do alojamento e restauração são aquelas em que menos se ganha. Os dados foram avançados pela Pordata que fez um retrato do trabalhador português, a propósito dos 50 anos do 1.º de Maio.

Em 2022, o salário médio anual por trabalhador em Portugal era o décimo mais baixo dos países da União Europeia. Abaixo de Portugal estão os países de Leste, a Croácia e Grécia. No entanto, os salários nos dez países de topo são, pelo menos, duas vezes superiores aos dos dez países da cauda, onde se encontra Portugal. Mas se tivermos apenas em conta Espanha, as diferenças praticadas são, em média, um terço mais elevadas.

Já em relação ao salário mínimo, os valores praticados no mercado nacional também se encontram entre os dez mais baixos dos 22 países da UE. «Em 20 anos, Portugal foi ultrapassado pela Polónia, Lituânia e Roménia no que diz respeito ao salário mínimo nacional», sendo que é «26% mais baixo do que em Espanha, menos 47% do que em França e apenas 5% acima» do grego.

Feitas as contas, o salário médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem em Portugal, incluindo horas extra, subsídios de férias e Natal ou prémios, foi de 1.368 euros. «O salário mínimo nacional está cada vez mais próximo do ordenado médio. Em 2002, o salário mínimo correspondia a 43% do ganho médio e em 2022 esta percentagem já tinha subido para 52%», salienta.

Ao mesmo tempo, o retrato dos trabalhadores envelheceu. Se há 20 anos, um terço dos trabalhadores tinha entre 44 e 64 anos, atualmente, esse número subiu para metade. «Já os jovens trabalhadores, até aos 24 anos, diminuíram mais de 40%. O escalão etário dos trabalhadores que mais aumentou foi entre os 55 e os 64 anos, registando uma subida de 66%», salienta a entidade.

Por outro lado, Portugal é o país da União Europeia com maior proporção de patrões sem instrução ou com o ensino básico. Quase metade (44%) destes tem, no máximo, até ao 9.º ano de escolaridade.

Já no caso dos trabalhadores por conta de outrem, os níveis de escolaridade estão distribuídos: um terço tem até ao 9.º ano, outro terço concluiu o ensino secundário e outro tem curso superior.

A Pordata faz ainda um retrato dos trabalhadores em part-time, que, segundo apurou, são apenas oito em cada 100. «Portugal é o 10.º país dos 27 da União Europeia com menor proporção de trabalhadores a tempo parcial», refere.»


https://sol.sapo.pt/2024/05/06/salario-do-trabalhador-portugues-esta-na-cauda-da-europa/

6
Off-Topic / Re: Music
« em: Hoje às 04:24:22 »
Vale sempre a pena recordar!   :)

The Lightning Seeds - Sense (Official Video)

https://www.youtube.com/watch?v=qKI8LqVd7us

7
Interessante, acerca da Espanha...


«Sanchéz. Democracia por um fio

O primeiro-ministro espanhol tentou uma jogada política fora do comum. Não há memória de outro chefe de Governo anunciar um período de reflexão da forma que Pedro Sánchez o fez. A situação pode ser um trampolim eleitoral para o Partido Popular e para o Vox, mas é má para Espanha

Gonçalo Nabeiro
6 de Maio 2024

às
20:01

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on LinkedIn
Share on WhatsApp

    Email this Page

Sanchéz. Democracia por um fio

A última semana da política espanhola foi marcada por algo insólito e sem precedentes: o chefe do Governo, o socialista Pedro Sánchez, emitiu uma «carta à cidadania», onde comunicou aos espanhóis que necessitava de «parar e refletir» para apurar se deveria «continuar à frente do Governo ou renunciar a esta alta honra».

Numa carta onde usou oito vezes a expressão «ultradireita», Sánchez alega ser vítima de «assédio e derrube por terra, mar e ar» que tem como objetivo fazê-lo «desfalecer politica e pessoalmente, atacando a minha esposa».

O comunicado foi emitido no dia 24 do mês passado, tendo a decisão chegado cinco dias depois. Apanhando pouca gente de surpresa, Pedro Sánchez optou por não se demitir, alegando que volta deste curtíssimo período sabático mais forte.

Mas o que se segue para o regime democrático espanhol, fundado e consolidado nos últimos anos da década de 70 e nos primeiros de 80, onde um socialista, Felipe González, desempenhou um papel fundamental? Há quem acredite que tenha chegado ao seu fim na segunda-feira.

O líder do Partido Popular, Alberto Feijóo, acusa Sánchez de estar a realizar uma «estratégia judicial e eleitoral», submetendo os espanhóis «à vergonha internacional.» «O mais perigoso: não aceita a discrepância. Um país à sua medida à custa de menos democracia.», acrescentou o líder da oposição.

Já Isabel Ayuso, Presidente da Comunidade Autónoma de Madrid e uma das principais vozes do PP, foi mais longe, prevendo, logo após a publicação da carta, que «Sánchez encerrou-se cinco dias para ver como triturar os juízes, a oposição e a imprensa independente».

O caso de Begoña

No texto da edição de 22 de março, neste mesmo plano, foi referido que o Governo de Sánchez se via – para além de outras coisas – a braços com uma polémica que envolvia Begoña Gómez, a esposa do Presidente do Governo. Foi exatamente esse assunto que colocou a atualidade política espanhola numa situação (ainda mais) delicada.

A companheira de Sánchez é alvo de investigação por alegados casos de corrupção e tráfico de influências, suspeitando-se que angariaria fundos públicos para determinadas empresas.

O sindicato Manos Limpias, vincadamente de direita, avançou com um processo, baseando-se em várias notícias. O fundador, Míguel Bernad, diz, citado pela RTVE, que se as informações «são certas, entendemos que a causa judicial deve prosseguir». A bola está agora do lado do juiz.

As manifestações de apoio

Poucas horas após o comunicado, os apoiantes de Sánchez saíram à rua para demonstrar a sua solidariedade para com o primeiro-ministro. Numa emotiva manifestação na Rua Ferraz – sede do Partido Socialista Obreiro Espanhol –, apareceu junto ao povo, de forma galvanizada e comovente, María Jesus Montero – ministra das Finanças e da Função Pública. Mas tem sido outro membro do Governo, Óscar Puente, a demonstrar mais admiração pelo líder socialista.

O ministro dos Transportes e da Mobilidade Sustentável afirmou que «Pedro Sánchez ‘es el puto amo’ porque o respeitam». Segundo Puente, o líder do Governo tem também outra qualidade que vale a pena realçar: «fala inglês».

Ainda assim, e apesar das atitudes amigáveis dos colegas de Governo, Sánchez parece estar a perder cada vez mais o respaldo popular, algo verificável pelas contínuas manifestações após a formação do segundo Governo Frankenstein e consequente anúncio da lei da amnistia, que mobilizaram milhões por todo o país. Também as suas aparições públicas, inclusive a mais recente, não suportam os elogios de Óscar Puente.

O assédio

Sánchez acusa a oposição de «assédio» por ter pedido esclarecimentos sobre a atividade da sua esposa. Não deixa de ser surpreendente, já que os ataques à vida pessoal de Isabel Ayuso e do seu círculo próximo têm sido uma das principais estratégias do PSOE.

A presidente da região madrilena já viu investigações, por vezes realizadas através do aparelho estatal, aos pais – mesmo tendo já o pai falecido –, ao irmão, ao companheiro e até ao ex-namorado. Na terça-feira, Ayuso dirigiu-se à assembleia de Madrid: «Retorceram o meu passado, o meu presente e o meu entorno familiar. […] O PSOE não sabe sair da lama porque vive nela». Ainda assim, a popular não necessitou de refletir acerca da sua continuidade.

A propósito deste caso, é de relembrar uma declaração do jornalista espanhol Mikel Iturriaga, que afirmou, na altura em que Ayuso se sentiu vítima de perseguição por parte do Governo, que a presidente da Comunidade madrilenha seguia uma estratégia trumpista: «1.º de Trumpismo: fazer crer aos teus seguidores que qualquer processo judicial contra ti ou contra o teu círculo é parte de uma conspiração dos teus adversários». Perante a situação atual de Sánchez, Iturriaga optou pelo silêncio.

Guerra à imprensa

Na primeira entrevista após a decisão de continuar, dada à RTVE, o presidente do Governo de Espanha anunciou a renovação do Conselho Geral do Poder Judicial e propôs-se a lutar contra a «desinformação» da imprensa.

No editorial do El Mundo – um dos jornais espanhóis de referência – de segunda-feira, lê-se: «O nosso sistema demorará a recuperar da erosão política, jornalística e social que Pedro Sánchez provocou com o impulso sentimental que lançou em Espanha».

O líder socialista, que acusou alguns jornais e a oposição de mentir, usou ele próprio a mentira para realizar tal declaração, afirmando que Feijóo queria que Begoña Gómez deixasse de trabalhar e se mantivesse em casa. O líder do PP não referiu isso em momento algum, apenas pretendia uma investigação.

E o primeiro caso que fez soar os alarmes da imprensa espanhola independente foi o de Bieito Rubido, diretor do jornal online El Debate. Rubido previu que todo este imbróglio poderá acabar de forma «trágica», e a conta oficial do PSOE no X rapidamente exigiu um pedido de desculpas por parte do jornalista. Um jornalista que cometeu o delito de expressar a sua opinião e prognóstico.

O diretor do jornal já reagiu, e foi ao ataque: «O objetivo de Sánchez é calar a boca dos jornalistas. […] Não quer que lhe digam nada e até distorce as palavras».

O futuro de Espanha é incerto, mas parece indubitável que o legado de Pedro Sánchez deixará marcas profundas na sociedade e na política espanholas.»


https://sol.sapo.pt/2024/05/06/sanchez-democracia-por-um-fio/

8
Off-Topic / Re: O Tópico Sonoro
« em: Hoje às 03:20:40 »
E ainda:

Gabriella Cilmi - Sanctuary

https://www.youtube.com/watch?v=ZXRSZc9ZHGg

9
Off-Topic / Re: O Tópico Sonoro
« em: Hoje às 03:18:05 »
Vale sempre a pena recordar!   :)

Gabriella Cilmi: 13 - Echo Beach + lyrics

https://www.youtube.com/watch?v=NGaydpLJgZ8

10
Comunidade de Traders / Re: Portugal falido
« em: Hoje às 02:46:04 »
Preocupante, acerca das(os) enfermeiras(os):


60% of Portuguese nurses requested a declaration to emigrate in 2023 and more than 3,300 nurses have left Portugal since 2020

Blog AuthorBlog Author22 March, 2024Moving and Living in Portugal, Portuguese News Translated

https://poortugalscum.com/60-of-portuguese-nurses-requested-a-declaration-to-emigrate-in-2023-and-more-than-3300-nurses-have-left-portugal-since-2020/

11
Off-Topic / Re: Music
« em: Hoje às 02:31:14 »
E tb:

Prefab Sprout - B-Sides & Rarities (1982-1986)

https://www.youtube.com/watch?v=wjArDAokZQw&t=1225s


Incluindo:

0:00 He'll Have To Go [1984]
2:57 The Devil Has The Best Tunes [1983]
7:14 Radio Love [1982]
11:14 Walk On [1983]
14:01 Spinning Belinda [1984]
16:52 Rebel Land [Peel Session 1985]
21:29 Diana [Single Version 1984]
24:24 Wigs [1986]
27:41 Oh, The Swiss! [1985]
29:30 The Yearning Loins [1985]

12
Comunidade de Traders / Re: Portugal falido
« em: Hoje às 01:05:01 »
Falta sempre alguma coisa (ou + pessoal para o estado)...   ::)

“Os psicólogos que temos no setor público não são suficientes”

Observador

https://www.youtube.com/watch?v=uthtjQKrDO0

13
Interessante...

«Entretanto passou mais de meio século, chegando-se em muitos casos a uma terceira geração de emigrantes portugueses que já quase não fala português» - Sim, isso é natural... 

14
Comunidade de Traders / Re: Portugal falido
« em: Hoje às 00:05:03 »
+ 1 CdK interessante acerca do nosso querido Portugal falido...

Ponte de Comando - Do Refund de Portugal ao Estado da Justiça Review aos Tweets do Guru

CdK

https://www.youtube.com/watch?v=jkkCDm2SNlM

15
Interessante!


«The World's Fastest Growing Emerging Markets (2024-2029 Forecast)

Tyler Durden's Photo

by Tyler Durden

Sunday, May 05, 2024 - 11:05 PM


Large emerging markets are forecast to play a greater role in powering global economic growth in the future, driven by demographic shifts and a growing consumer class.

At the same time, many smaller nations are projected to see their economies grow at double the global average over the next five years due to rich natural resource deposits among other factors. That said, elevated debt levels do present risks to future economic activity.

This graphic, via Visual Capitalist's Niccolo Conte, shows the emerging markets with the fastest projected growth through to 2029, based on data from the International Monetary Fund’s 2024 World Economic Outlook.

Top 10 Emerging Markets

Here are the fastest-growing emerging economies, based on real GDP compound annual growth rate (CAGR) forecasts over the period of 2024-2029:

As South America’s third-smallest nation by land area, Guyana is projected to be the world’s fastest growing economy from now to 2029.

This is thanks to a significant discovery of oil deposits in 2015 by ExxonMobil, which has propelled the country’s economy to grow by fourfold over the last five years alone. By 2028, the nation of just 800,000 people is projected to have the highest crude oil production per capita, outpacing Kuwait for the first time.

Bangladesh, where 85% of exports are driven by the textiles industry, is forecast to see the strongest growth in Asia. In fact, over the last 30 years, the country of 170 million people has not had a single year of negative growth.

In eighth place overall is India, projected to achieve a 6.5% CAGR in real GDP through to 2029. This growth is forecast to be fueled by population trends, public investment, and strong consumer demand.»


https://www.zerohedge.com/economics/worlds-fastest-growing-emerging-markets-2024-2029-forecast

16
Off-Topic / Re: Music
« em: 2024-05-05 23:46:11 »
Muito bom (e raro)!   :)

Prefab Sprout - From Hull to Hawaii (2010) Complete Album

https://www.youtube.com/watch?v=5NjYkZmoNlE

17
Off-Topic / Re: 🦎 Sardão (Timon lepidus)
« em: 2024-05-05 23:42:13 »
Um miau das neves, proveniente do Facebook...

18
Interessante! Não conhecia!   :)


«Everson de Brito Silva (Fortaleza, 16 de novembro de 1984), mais conhecido pelo nome artístico Tirullipa, é um humorista e músico brasileiro que se influenciou em seu pai, o cantor, comediante, palhaço e político Tiririca.[1]
Biografia

Filho de Francisco Everardo (Tiririca) e Regione Brito Santos, nasceu em Fortaleza no dia 16 de novembro de 1984. Tirullipa pouco tinha contato com seu pai, pois quando tinha três anos de idade, Tiririca separou-se de Regione e saiu pelo Brasil afora para se apresentar em programas de TV.[2]
Carreira
Tirullipa ao lado da cantora Graça Rios, no BNB Clube.

Ele seguiu os passos de humorista: com 10 anos de idade, já imitava seu pai e apresentava com ele espetáculos no circo da família, onde atuava como Tiririca Jr., porém, com o passar do tempo, resolveu não apenas imitá-lo, e assim desenvolveu sua identidade própria.[3] Entre os 15 e os 23 anos, fez parte de uma banda de forró.[4]

Começou seu trabalhou na televisão pela TV Diário, em 2005.[5] Paralelamente, entre 2007 e 2011, trabalhou com seu pai no programa Show do Tom, da RecordTV, apresentado por Tom Cavalcante. Entre 2013 e 2014, apresentou o quadro Saco de Risada no Domingão do Faustão.[6]

Depois do seu sucesso no programa Domingão do Faustão, Tirullipa começou a apresentar uma série de espetáculos no Brasil inteiro, nomeada Enchendo seu Saco de Risada.[7] O primeiro espetáculo aconteceu nos dias 18 e 19 de dezembro de 2015, em Fortaleza.[8] Com o sucesso, o humorista fez uma nova temporada do espetáculo em 2016, desta vez começando pela cidade de Olinda.[9] »


https://pt.wikipedia.org/wiki/Tirullipa

19
Ou, como alguém dizia:

«"Pior que está não fica, vote no Tiririca" ("It can't get any worse, vote Tiririca")»    ;D


«Francisco Everardo Oliveira Silva (born 1 May 1965), best known by his stage name Tiririca, is a Brazilian actor, clown, comedian, humorist, politician and singer-songwriter. He currently represents the state of São Paulo as a representative in the Chamber of Deputies of the National Congress of Brazil.

Tiririca first met national prominence as a singer-songwriter, when his first album Florentina (1997) topped charts. Proving to be a one-hit wonder, he abandoned his musical career after recording two more albums and started work as an actor and comedian in television. Later, again received attention in Brazilian media in 2010, during his run for representative for São Paulo in the lower house Congress, eventually becoming the second-most-voted congressman in Brazil's history.[1]
Early life and career
Born in Itapipoca, Ceará, to an extremely poor family, Silva began working at the age of six. When he was eight years old, after seeing a circus performing in his home town, Tiririca joined them and started working as a clown. His stage name "Tiririca" (meaning "coco-grass") dates from this period; his mother coined it in idiomatic reference to his very strong, bitter, ill-tempered personality as a child.»


https://en.wikipedia.org/wiki/Tiririca

Páginas: [1] 2 3 ... 247