Forum Think Finance - Bolsa e Forex

Geral => Política e Economia Política => Tópico iniciado por: Smog em 2023-01-12 22:40:12

Título: Da ética republicana
Enviado por: Smog em 2023-01-12 22:40:12
O ano passado prometi iniciar um thread sobre questões de ética a propósito da revisão constitucional .
Entretanto a Alexandra Leitão e a Marta Temido foram cooptadas para esta discussão. Não sei quem virá do PSD.
Estão em causa normas que podem violar a nossa liberdade individual nos campos do mundo digital e da suspensão das liberdades individuais em situações de perigo sanitário.
Se mais alterações estão previstas não as conheço ainda mas lá chegaremos.
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Smog em 2023-01-12 23:01:58
1a questão:  qual é a relação entre ética e liberdade individual?
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Smog em 2023-01-12 23:18:19
1a questão:  qual é a relação entre ética e liberdade individual?

A ética é um campo de conhecimento e da práxis que define regras para convivência sã com os outros indivíduos da nossa comunidade. No âmbito da coisa pública essa ética é vertida em leis que atualizadas e coerentes com o sentir dessa sociedade traduzem uma certa maneira de nos relacionarmos em sociedade.
Para mim e para o conjunto de pessoas com quem me relaciono, a liberdade individual é valor supremo: liberdade para me expressar pela palavra, gesto,costumes; liberdade para me movimentar; liberdade para comunicar com quem quiser.
Há limites para esta liberdade individual?
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-01-12 23:47:05
isso e anti democracia!


  democracia e impor vontade maioria aos outros!  ou seja nunca foi etica

liberdade individual e etica nunca foram grande coisa juntos  numa democracia


O principal debate traçado por Sócrates sobre a democracia aparece nos escritos de seu pupilo, Platão. Além dos Diálogos, a obra A República traz uma elucidação da visão política do mestre. Num intermédio do diálogo entre Sócrates e Glauco, o primeiro vira-se a Adimanto para questioná-lo, metaforicamente, sobre um navio. Sócrates pensou: quem seria o melhor para conduzir o barco: um estudado especialista em náutica ou um corsário qualquer conhecido e admirado pela tribulação?

Para Sócrates, essa é a metáfora precisa da Atenas democrática. Enquanto os diversos cidadãos tiverem como parâmetro a eleição de um homem qualquer que lhes é caro, antes de considerar a necessidade de dar poder àquele que o melhor usaria, a democracia seria falha (ou seja, o navio mal conduzida). Com isso, o filósofo conclui que o voto, além de uma ação, é uma habilidade que precisa ser ensinada.

Ou seja, em sua visão, o sistema político colegiado não deveria permitir que qualquer um votasse e que ficasse nisso, mas teria que ser diretamente acompanhado por um sistema de educação que elucidasse o campo filosófico da política e da ética e ensinasse a prática do voto. Com isso, ele se aproxima da proposta de Platão para a política, conhecida como uma República dos Reis Filósofos.

 este viveu democracia em decadencia!


Diante de 500 atenienses, Sócrates foi considerado culpado (por uma curta margem na votação) e condenado à morte por cicuta. Sócrates não corrompeu os jovens, apenas os indagou seu método e polemizou sobre as instituições políticas e religiosas de Atenas. Mas, pelo método do voto, foi injustiçado.


isto nunca foi etica! desde que nasceu....  e vontade da manada que e maioria!  a democracia...o resto e tretas...


Fundador da filosofia ocidental morreu por suas ideias – e elas não combinam com os valores políticos modernos



A Atenas do século 5 a.C. tinha um oponente econômico, político e militar bem claro: Esparta. Cidade em que a disciplina dos guerreiros era muito mais valorizada que a liberdade de expressão, Esparta representava tudo o que os políticos democráticos de Atenas mais detestavam. No entanto, diversos episódios de golpes contra a democracia ateniense ocorreram nos anos 411, 404 e 401 a.C. E em todos eles estavam envolvidos políticos simpáticos aos ideais espartanos, vários deles alunos de Sócrates. “Entre os discípulos de Sócrates, contavam-se Crítias e Alcibíades, e ninguém causou tantos males ao Estado quanto eles”, escreveu Xenofonte. As teorias antidemocráticas estavam tão identificadas com Sócrates que o dramaturgo Aristófanes chegou até a descrever assim os jovens aristocratas atenienses alinhados a Esparta: “Laconômanos, andavam cabeludos, famélicos, sujos, socratizados, com porretes nas mãos”.



   a meu ver democracia sao estados fazem guerras...por isso nunca vao ser eticas...nunca....jamais

ate vaticano ja fez crusadas....  nem se safa nisto

estados nunca foram eticos..por isso democracias tambem nunca o vao ser

democracias apostam na rivalidade.... etc...competicao...etc...


isto vai ser sempre atenas contra esparta!  desde nasceu ate hoje


basta ver jornalista meteu boca no trombone...e foi condenado nos USA a morte... Edward Joseph

hoje em dia virou russo.....

sparta VS atenas....
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Smog em 2023-01-13 18:35:21
A democracia versus tirania também tem lugar aqui.
Mas agora estava a refletir sobre a questão da ética num contexto de liberdade individual tendo em conta que sou um macaco gregario.
Ser livre não se confunde com egoismo ou egocentrismo. Na verdade a forma de vida que quero para mim implica a compaixão, a empatia e a solidariedade com todas as formas de vida que me rodeiam.
É um acto voluntário ser empática com outras formas de vida. Desta forma viver em comunidade não vai contra a minha liberdade .
E se eu fosse egocêntrica? Teriam de ser os outros a impor os limites pois a minha forma de ser poderia colidir com a possibilidade de vida gregaria. As leis regulamentam a forma viver em grupo. As leis carecem de constante atualização para traduzirem o sentir da comunidade MAS têm de caminhar em direção à nossa evolução como seres humanos. Não aceito retrocessos civilizacionais.
Comentário?
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-01-14 00:58:15
  um pais e feito esparta e atenas

quando sao divididos vao ser romanos vao governar ...com senados e imperadores...conforme dava geito!!!

a divisao de esparta e atenas  em blocos inimigos deu cabo deles todos.... da democracia atenas e regime militar de esparta!!

democracia nao sobrevive sem regime militar...... e licao.... de socrates!

 Dada a sua preeminência militarista, Esparta era reconhecida como a líder de todas as forças gregas combinadas durante as Guerras Greco-Persas

com derrota persas...esqueceram isto.... em atenas...

Finalmente, o problema não é a “polarização”, e não se resolve apelando aos “moderados” de todos os lados para se aglomerarem no poder, excluírem os “extremos” e evitarem divisões e debates. Funcionaria assim melhor a democracia? De modo nenhum. A democracia também vale pela possibilidade de divisão e de debate sem guerra civil. Anular essa possibilidade, através de uma concentração política de “moderados”, tenderia a reduzir o leque de opções e a diminuir o escrutínio. O ponto não está em obter unanimidades ideológicas, mas em fazer respeitar a lei e os procedimentos. Isso quer dizer que a única linha de exclusão política sistemática que faz sentido numa democracia é aquela que diz respeito à violência. Quem, seja qual for a razão, se convenceu de que ganhou o direito de recorrer à violência, deve passar a ser um caso judicial.
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Smog em 2023-01-14 18:53:10
Diferença entre ética e moral

Ética e moral são temas relacionados, mas são diferentes. Isso porque moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos. Já a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.

https://www.significados.com.br/etica/ (https://www.significados.com.br/etica/)

As definições são muitas vezes úteis para clarificar os conceitos. Gosto dessa definição aí o link. Ás vezes é bom simplificar.

Desta forma, o conceito genérico de Liberdade “condição daquele que é livre e é capaz de agir por si próprio” foi formado através de estudos do passado e norteia discussões atuais e futuras sobre a importância da liberdade individual que é fundamental para o avanço social e econômico.

https://pt.linkedin.com/pulse/import%C3%A2ncia-da-liberdade-individual-como-valor-para-o-louren%C3%A7o (https://pt.linkedin.com/pulse/import%C3%A2ncia-da-liberdade-individual-como-valor-para-o-louren%C3%A7o)

A liberdade individual pode traduzir-se nessa definição simples também.

Juntando as  definições podemos dizer que um individuo livre é capaz de agir de forma autónoma  tendo em consideração os preceitos éticos do seu tempo.
É assim que considero ser livre e defendo a minha liberdade.
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-01-14 19:32:18

pois e isso mais menos
  daqui 1000 anos seres humanos olha passado do tempo da smog e ve barbaros! selvagens! axam sao civilizados!
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Smog em 2023-01-17 21:38:24
Agora tenho de aguardar pelas propostas para alterar a Constituição.
A cs não deixará de noticiar.
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Smog em 2023-01-22 21:50:34
O il acabou de aderir a esta causa. Muito bem mas quero ver o que propõem para a educação. Espero que seja uma proposta séria.
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-01-22 21:55:04
constituicao e como hino


a dos reis gostava muito constituicao

e levou com revolucao em cima ...


 a dos republicanos e hino militar que apela suicidio coletivo....


   constituicao nao da casas a sem abrigo..nem safou malta de ficar presa em casa com covidS!

muito menos safa quem esta espera num hospital publico...


constituicao e como hino....  coisas dao muita importancia...mas nunca foram importantes

se fossem importantes nao mudavam a cada 10 anos....



Ó Pátria, Ó Rei, Ó Povo,
Ama a tua Religião
Observa e guarda sempre
Divinal Constituição
 
Viva, viva, viva ó Rei
Viva a Santa Religião
Vivam Lusos valorosos
A feliz Constituição
A feliz Constituição
 
Ó com quanto desafogo
Na comum agitação
Dá vigor às almas todas
Divinal Constituição
 
Viva, viva, viva ó Rei
Viva a Santa Religião
Vivam Lusos valorosos
A feliz Constituição
A feliz Constituição
 
Venturosos nós seremos
Em perfeita união
Tendo sempre em vista todos
Divinal Constituição
 
Viva, viva, viva ó Rei
Viva a Santa Religião
Vivam Lusos valorosos
A feliz Constituição
A feliz Constituição
 
A verdade não se ofusca
O Rei não se engana, não,
Proclamemos Portugueses
Divinal Constituição
 
Viva, viva, viva ó Rei
Viva a Santa Religião
Vivam Lusos valorosos
A feliz Constituição
A feliz Constituição

   levaram com revolucao !
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-01-26 00:00:32
Há 90 anos, o presidente alemão Hindenburg nomeou Adolf Hitler chanceler da Alemanha. Como é que os nazis chegaram ao poder em 1933 de forma democrática e constitucional

dao muita importancia aos hinos e constituicao que na realidade nao server grande coisa

os  10 mandamentos  duraram mais tempo e tem mais gente seguir isto e nao mudaram grande coisa ha 4000 anos


Não terás outros deuses além de mim.
Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.
Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.
Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.
Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.

tem mais logica isto...que constituicao ou hinos...hoje em dia...
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Kaspov em 2023-01-26 00:43:18
Sempre actuais, os 10 mandamentos!   :)
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-01-26 00:52:24
nao deixa ser ironia os defensores dos operarios darem cabo domingo como descanso

hoje em dia


O trabalho aos domingos e feriados e comum

depois dizem hoje dia e tudo progresso

Anteriormente o trabalho em domingos ou feriados exigia da empresa o pagamento em dobro do dia de trabalho. Porém, com a reforma trabalhista essa regra mudou e a negociação atualmente pode ser feita com banco de horas, por exemplo.

isto ja acontece muitos paises.... ditos catolicos...


ou seja   a malta ja nem sabe seguir 10 mandamentos...

mas sabem por tudo trabalhar mais tempo e mesmo assim ficar tudo mais pobre....


tambem  cobicam a mulher e casa do vizinho...ou seja

hoje dia sao mais barbaros em sociadade que ha 4000 anos......


basta ver trump para ver mentem com falso testemunho... em massa...tv..redes ...etc

esta democracia esquerdista nao respeita o basico....da civilizacao ocidental


depois fazem altar de 5 milhoes de euros...para adorar outros deuses


estamos nos loucos anos esquerdistas...

direita teve seus anos loucos nos anos 20


hoje em dia sao esquerdistas





Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-01-26 01:25:04
por isso eu nao ligo nada aos sindicatos da smog....

quando neste pais tem malta trabalhar domingo...

e 10 mandamentos sao base do ocidente para viver em sociadade...

este pais com pseudo socialistas esta ficar mouro!

sempre foram 30 anos serem governados com socialistas do sul...

O Marrocos segue a tradição da oração, mas mantém apenas o domingo como “day off”, por influência da colonização francesa....bem pior que mouros...

europa toda e algumas  ex colonias   nao trabalham domingo


o brasil e portugal trabalha....obra dos esquerdistas

Desde 2011 que o número de trabalhadores que cumpre horário laboral fora dos dias úteis tem aumentado. São mais de dois milhões aos sábados e mais de um milhão aos domingos.

isto e muita gente porque sao so volta 5 milhoes os trabalham neste pais...De acordo com um comunicado da Pordata, das 4,87 milhões pessoas empregadas em Portugal,
46% tem entre 25 e 44 anos, 26% tem entre 45 e 54 anos, 17% tem entre 55 e 64 anos e 5% tem mais de 65 anos

destes se tirarem funcionarios publicos ......
o resto e subsidios  e patronato...


este pais e mau sitio para  trabalhar...


desde 2011...malta anda ficar mais pobre trabalhar..... e lindo isto...


pais dos defensores dos operarios... e onde nao se  quer ser operario

depois gastam 5 milhoes num altar..... piada... para depois trabalharem  ao domingo!


   

Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Kaspov em 2023-01-26 03:38:44
Pois, quem é que quer ser operário, realmente?   :-\
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: vbm em 2023-01-26 08:52:18
   É mais poético o canto do muezzin
   à oração do que o rebate do sino à cidade.


(https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8d/The_Muezzin%27s_Call_to_Prayer_%281878%29_-_TIMEA.jpg)
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Kaspov em 2023-01-26 14:26:43
Tb já ouvi o canto do muezzin algumas vezes - é emocionante, sem dúvida.
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: vbm em 2023-01-26 14:40:50
Às cinco da manhã,
a coroar certas noites,
é suprema poesia!

Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Kaspov em 2023-01-26 14:49:09
Às cinco da manhã,
a coroar certas noites,
é suprema poesia!


Verdade - lembro-me de ouvi-lo em Tirana, no centro da cidade.   :)
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: vbm em 2023-01-26 15:25:14
Eu, em Casablanca!
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Kaspov em 2023-01-26 16:14:39
Casablanca, tb visitei - lembro-me bem de uma grande mesquita que tinha sido recentemente construída junto ao Oceano Atlântico, e que parece ser a maior mesquita africana: https://en.wikipedia.org/wiki/Hassan_II_Mosque
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-01-26 16:27:12
I wish Casablanca to be endowed with a large, fine building of which it can be proud until the end of time ... I want to build this mosque on the water, because God's throne is on the water. Therefore, the faithful who go there to pray, to praise the creator on firm soil, can contemplate God's sky and ocean.

The building was commissioned by King Hassan II to be the most ambitious structure ever built in Morocco.It was designed by the French architect Michel Pinseau who had lived in Morocco, and was constructed by the civil engineering group Bouygues. é um grupo industrial com sede no 8º Arrondissement de Paris, em França. O Grupo Bouygues


  franceses constroem altares

o moedas e costa constroem altar tambem

e decadencia em bloco


tanto portugueses e franceses ja nem sabem o que sao 10 mandamentos  que sao origem da sua civilizacao

estamos nos loucos anos esquerdistas

so se safa o putin... anda gastar dinheiro e tempo com russos e os meio russos..ou seja verdadeira obra para futuro....util

o resto anda gastar dinheiro.... em betao

Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: vbm em 2023-01-26 21:43:37
Na verdade, o betão dura cem, cento e cinquenta anos, não mais!
É algo pífio, comparado com o que se construiu nos séculos passados.
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-01-27 00:47:43
Os mandamentos que Deus entregou ao Profeta Moisés são parte não só do judaísmo e do cristianismo, mas também da religião islâmica.

ja isto tem mais de 150 anos...
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: vbm em 2023-01-27 06:15:32
A revolução quântica
anda por essa idade
cento e cinquenta!
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: vbm em 2023-01-27 06:19:42
E na verdade,
só um efeito quântico
produziria transmitir por signos
conhecimento a vindouros!
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: vbm em 2023-01-27 06:24:05
(e respectivos escribas,
tradutores, professores,
vendedores, alunos
e aprendizes
)
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-01-27 13:17:17
pior que gastar em betao para por um chapeu fazer sombra do sol

e por pilares de ferro e betao a fazer pontes em riachos...onde ate dava passar a pe....



  este sistema esta completamente obsolento nas solucoes


burrocrata bruxelas pensa.... politico portugues faz.... resultado esta vista



agora vao la trabalhar aos domingos a receber cada ano menos... e sem  ter tempo estar com familia um dia por semana

secalhar vao trabalhar ao domingo servir o burrocrata de bruxelas e politico que faz anda passear com sua familia no unico pais iberia  trabalha ao domingo


italia nao trabnalha domingo....

marrocos nao trabalha domingo.....

espanhoes ....tambem nao


  nao e estado gastar ..... e bruxelas  pensar.....


e   mesmo nao ha outro sitio aberto na porra do domingo!
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-01-27 14:37:34
O trabalho ao domingo levanta algumas questões em certos países, um deles sendo a França. Nesse país, muitos estabelecimentos estão impedidos pela lei laboral de abrir aos domingos. Recentemente, um grupo de deputados do partido do Presidente Emmanuel Macron, La République em Marche (LRM), assinou um artigo publicado pelo semanário Journal du Dimanche, no qual defendia que o país liberalize as leis laborais em especial as do trabalho ao domingo.

ja que decadencia e geral fica aqui

porque a seguir e retangulo

é uma oportunidade formidável para revitalizar os nossos centros urbanos, responder aos pedidos dos franceses e aumentar a atratividade turística dos nossos territórios”, acrescentando: “Utilizemos este projeto de lei para oferecer aos comerciantes a liberdade de abrir ou não ao domingo!”

Os deputados referem que, quando a lei Macron de agosto de 2015 possibilitou a abertura ao domingo de lojas nas zonas turísticas internacionais, que foram criadas para o efeito, o domingo tornou-se o melhor dia da semana para certas lojas, e os lucros das lojas aumentaram 15%.


   para pagar altar bezero de betao

trabalham ao domingo por castigo!
Fome no mundo pobre e crise alimentar numa França rica ...pois secalhar gastam tudo nos turistas...Parece paradoxal falar-se de pobreza, em França, terceira potência económica e financeira, segunda em termos militares, na Europa, e quinta potência mundial.

Mas é verdade e os números não são desmentidos, e estão a crescer, porque em 2015, havia 9 milhões de franceses a viver no limiar da pobreza, e agora temos este salto para quase 40% de franceses que não conseguem ter 3 refeições dia.


andam dar comer turistas domingo e esquecem o resto


No entanto, existem estudos que demonstram que o trabalho ao domingo, especificamente, afeta a participação social e familiar dos trabalhadores, e mesmo a sua saúde. Um estudo publicado em 2011 pelo Journal of Biological and Medical Rhythm Research, da autoria de três investigadores alemães e que teve como base a análise de mais de 23 mil cidadãos europeus em diferentes Estados membros, mostrava que “trabalhar um ou mais domingos por mês estava associado a um aumento tanto no risco de encontrar um ou mais problemas de saúde (…) e pior equilíbrio entre o trabalho e a vida familiar”.


Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-01-28 13:06:18
no geral  catolicos estam acabar

secalhar em lisboa  catolicos sao brasileiros do nordeste  .....e pretos africa....


ou seja   porque raio vao gastar massa numa cidade com poucos catolicos

chega de catolico tem zero... liberais tem pouco ...comunistas zero....ps sao pseudo catoliticos como guterres...

toda gente sabe psd e de santarem para cima...
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Kaspov em 2023-01-28 13:07:05
Ainda há muitos católicos em Portugal... (embora não necessariamente papistas)
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-01-28 13:09:35
catolicos nao praticantes...


confundem turistas com catolicos

sao miudos  tesos...

no geral juventude embora viva num mundo de progressistas ateus....so tem visao  crescimento e progresso frente

putos catolicos sao tesos...
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Kaspov em 2023-01-28 13:12:41


catolicos nao praticantes...

Pois, sem dúvida!   :)
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-01-28 13:15:57
alguem diga grande capital esquerdista progressista

que putos vao ficar cuidado de outros catolicos fora cidade de lisboa...

isto nao vai ser 1 milhao turistas em lisboa..como malta anda dar ideia

isto fazer eventos em sitios que no geral ja nao tem catolicos a serio e bocado estupido

nao tarda nada tem fazer o mesmo outras relegioes e politicos  minoritarios....


no geral capitais por essa europa fora ja nem sao catolicas sequer

por exemplo se frances for fazer mesmo acaba com mais umas mesquitas em paris... que outra coisa....
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-01-28 14:22:57
isto nunca teve ver com relegiao

Por que Razão Lisboa é a Capital Portuguesa? Escolhida para ser a residência oficial da família real portuguesa durante o reinado de D. Afonso III, Lisboa prometia um notório desenvolvimento, nomeadamente devido ao seu ilustre porto, fonte de riqueza, não fosse um importante ponto de troca de mercadoria


o longo dos seus quase 900 anos de existência, Portugal teve várias capitais, todas elas ligadas ao facto de o rei e sua corte aí viverem. Após a queda da Monarquia, o Presidente da República, o Governo e o Parlamento passaram a desempenhar igual papel.

Guimarães é considerada, por alguns historiadores, a primeira capital de Portugal, embora na altura o futuro país ainda fosse um condado. À medida que o território nacional se foi estendendo para sul, a residência oficial da corte foi mudando, passando Coimbra a desempenhar o papel de capital, por nomeação oficial de D. Afonso Henriques quando se assumiu como Rei de Portugal.

Em 1255, o Rei D. Afonso III resolve mudar-se para Lisboa, que, pela sua situação estratégica, se havia tornado na mais importante cidade do País, em parte devido ao facto de possuir um excelente estuário onde podiam aportar todos os tipos de navios de mercadorias.

Lisboa, passa, assim, a ser, até aos nossos dias, capital de Portugal, sem nunca ter havido necessidade de a declarar oficialmente como tal. No entanto, em termos históricos, esse papel continua a pertencer a Coimbra, já que a declaração de D. Afonso Henriques nunca foi extinta.

Como referimos atrás, a cidade onde a família real residia era considerada, para todos os efeitos, a capital do País. Sendo assim, quando, durante as invasões francesas, a corte se deslocou para o Rio de Janeiro, essa urbe assumiu o papel de capital de Portugal. De igual modo, Angra do Heroísmo, nos Açores, torna-se, de facto, a capital do país por duas vezes: de 5 de Agosto de 1580 a 6 de Agosto de 1582, por D. António I de Portugal aqui ter estabelecido o seu governo; e entre 1830 e 1833, por a rainha D. Maria II de Portugal se ter refugiado nesta cidade durante a Guerra Civil Portuguesa disputada entre liberais e absolutistas.

Recapitulando, podemos afirmar que Portugal (incluindo o Condado Portucalense) teve, ao longo da sua história, cinco capitais: Guimarães, Coimbra, Lisboa, Rio de Janeiro e Angra do Heroísmo.


ou seja isto nunca foram sitios grande relegiao....

relegiao e no interior...


papa e onde ha catolicos....
porque sem catolicos anda pregar peixes...


coimbra leria e fatima..tem mais catolicos que lisboa...
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-01-28 14:41:43
antigamente diziam o que e roma

e a multidao....


acontece multidao em bruxelas sao islamicos e estrangeiro... 

lisboa nao e como bruxelas..e so sitio onde catolicos estam desaparecer...
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Kaspov em 2023-01-28 14:46:27
Pois, a Europa tem vindo a ser invadida por gente de países com elevada natalidade - substituindo progressivamente as populações europeias...   :(
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-01-28 16:04:50
O Memorial ao 25 de Abril colocado no Parque Eduardo VII foi alvo de polémica quando foi inaugurado, em 1997, por causa do seu aspeto fálico. No site da autarquia, a Câmara de Lisboa descreve a obra como “um obelisco de seis metros de altura de forma acentuadamente fálica, que simboliza a força viril e o vigor da Revolução”.


este ja vai sair....

por falta virilidade

o escultor comentou assim a polémica em torno do memorial colocado em Lisboa: “Não posso ser juiz de mim próprio. (…) Sempre pensei em termos de fonte, em água e água a mexer, porque o 25 de Abril não foi um movimento com uma intenção positiva, foi um movimento com uma intenção negativa, de resposta a algo que não agradava à maioria dos portugueses, para depois fazermos a nossa vida e construirmos a nossa sociedade
2017, deixou uma frase controversa em entrevista ao semanário Sol, quando lhe perguntaram sobre a obra: “O Cristo-Rei também parece um pirilau”.


   e o que da fazer obras em lugares de ateus....

tiraram monomento ateu da virilidade esquerdista mais honesto existe...
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-01-28 16:25:10

  catolicos sao bem vindos em sitios com catolicos

agora se metem catolicos em sitios de ateus e islamicos.... nunca agrada a nimguem

o problema e este.....   por malta nas capitais e cidades multiculturais pouco catolicas
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-01-30 11:23:20
porque portugal existe

porque tem montanhas no interior ...a smog vive no sitio onde se resistio aos castelhanos e mouros...franceses.... etc..

e mar faz fronteira com anglosaxonicos


esta treta do multicultarismo ...esquece que mundo foi feito para cada um ficar no seu canto...

sempre ha migracoes em massa ha chatices nos seculos seguintes


o planeta dura .... quem secalhar nao dura sao povos vivem nele....



  hoje dia esquecem os gaijos das montanhas.....  boa sorte com progresso.... de abandonar as montanhas e viverem todos junto mar na planice....

durante milhares anos isto foi suicidio para os reinos ... que fazeram isto

mas hoje dia ha fezada do novo homem...
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-02-03 12:54:19
Há uma elite centrada em Lisboa com medo de uma maior integração com Espanha e com o resto da Europa pois tal significaria mais concorrência económica, social, intelectual. Ficaria a nu a sua fraqueza

Num pólo muito distante dos monarcas Escandinavos ou Polacos, os reis Portugueses tinham a grande vantagem de obter grande parte da sua renda e crédito de uma única cidade, cuja vida os seus agentes dominavam. Da mesma forma, porém, a coroa portuguesa permaneceu vulnerável ao declínio do vigor comercial de Lisboa, e a oligarquia comercial de Lisboa manteve o poder nos assuntos reais. Mais do que na Escandinávia, Polónia, Alemanha, Holanda ou Itália, a situação de Portugal assemelhava-se à dos atuais estados produtores de petróleo: a receita fácil disponível dava aos seus governantes ampla autonomia em relação à população que governavam, mas também os tornou dependentes do fluxo continuado da receita e das pessoas que a produziam

https://observador.pt/opiniao/patriotismo-ou-mediocridade/

qual e fronteira entre patriotismo.... e manter poder todo custo taxos so servem para manter por exemplo fidel castro tanto e nacionalista como socialista.....  para manter taxo do poder....


cuba so e socialista porque foi unica maneira do fidel manter o taxo do poder....

isto nao e patriotismo


   o mesmo se pode dizer da elite mediocre... que gosta europa para ficar no poder....

ps sem europa ja nem sequer tinha maiorias...


Na linha de Tilly, não foram as ideias de soberania nacional ou nem mesmo de nacionalismo ou patriotismo (ideias muito recentes), que garantiram a nossa existência como país independente. Foi antes e, principalmente, os interesses de uma elite fechada, pouco produtiva e oligárquica, que rejeitou repetidamente a integração com outros reinos da Península Ibérica com a finalidade de manter o status quo, no qual o seu poder não era desafiado nem questionado,

Naturalmente, estou a simplificar e apenas a apontar um padrão que considero importante. No entanto, creio que este padrão poderá explicar o receio em relação à inovação, à competição e à mudança ainda hoje existente entre esses mesmos grupos oligárquicos geralmente centrados em Lisboa.
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-02-03 13:15:37
sonho do regime e por isto fechado

e receber fundos da vaca gorda de bruxelas

ate pcp gostava disto!
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Smog em 2023-02-03 16:44:05
Já se começaram a mexer. Estou atenta.
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Smog em 2023-02-12 19:24:03
E tudo me mexe em silêncio....! veremos o que sai dali....
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: vbm em 2023-02-12 22:03:19
O cinquentenário do regime
está a ser uma vergonha!
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Kaspov em 2023-02-12 22:12:05
O cinquentenário do regime
está a ser uma vergonha!


Nada de surpreendente...
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-02-13 03:21:40
esperanca esta resumida ao plano resiliancia do fundos

e fraquito nao admira portugal tenha relegiao do comprido da depressao
 
e 3 pais  mais toma o #remedio#

agora e segundo...

PORTUGAL É O 2.º PAÍS DA OCDE COM MAIOR CONSUMO DE ANTIDEPRESSIVOS?
A propósito do Dia Mundial da Saúde Mental, assinalado a 10 de outubro, o "Instituto + Liberdade" divulgou um gráfico em que Portugal aparece na segunda posição da lista de países da OCDE com maior consumo de antidepressivos. Os dados são atuais e estão corretos? E, se sim, o que causa tamanha escala de consumo?


  sao unicos latinos no meio de nao latinos! ocupar podio!
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Kaspov em 2023-02-13 04:03:28
O socialismo não dá felicidade...   :(
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-02-13 16:08:02
nem liberdade nem esperanca


so da funcionarios publicos do partido!
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Kaspov em 2023-02-13 17:16:22
Exacto.   :(
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Smog em 2023-07-17 19:34:09
Em guerra: cs e governo.
Professores, saude e agora tribunais são os pilares sob ataque e em protesto.
A democracia não está em perigo? Olhem que sim... escapa-me quem declarou guerra.
Talvez a finança...
Pensem nisso e não se deixem enrolar no torvelinho.
Tudo começou com o ko das financeiras em Outubro de 2019. Depois o covid que tem origem misteriosa, depois o ataque da energia, a inflação....
A origem desta crise está em quem ganha biliões ...
Follow the money!
Tecnocratas apátridas.
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-07-18 14:01:01
É então, no mínimo, seguro dizer que, face à demografia e ao planeamento em vigor, não é assim tão certo que haja uma real escassez de solos para edificação em Portugal. Que a mesma seja complicada, no seu calvário burocrático, é outra história!


estao ocupados com guerra nao existe

quanto a mim axo so querem construir favelas mais modernas

para por  migrantes

como suecia e paris fazem...

Além do mais, a evolução demográfica portuguesa aconselha cautela na projecção do futuro da edificação, com os dados dos Censos de 2021 a apontarem para um decréscimo de cerca de 2,1% na população portuguesa face a 2011, e para um número superior a 723 mil fogos devolutos no país (equivalente a cerca de 15% do total edificado), de onde decorre o dichote popular: “tanta gente sem casa, tanta casa sem gente”.


axo so vao construir  mais bairros onde policia nao entra....

favelas modernas...

Talvez valha a pena pensar e discutir melhor tudo isto, antes de começar a construir uma casa pelo telhado


no mínimo, habitação para 14 milhões de pessoas. No limite, todo o solo classificado como urbano e urbanizável nessa altura, acolheria uma população de 30 milhões de pessoas. Ora, neste momento, somos cerca de um terço dessa cifra…



  a nao ser queiram por tudo em lisboa  e porto ....  e chamar pais  de portulisboa...

as favelas da europa e usa sao mais modernas

mas sao favelas na mesma

sao macas  parecem boas  mas sao podres por dentro
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Smog em 2023-07-19 21:58:55
Ética na politica....

a transparencia com que o ps saneou os membros do governo na auditoria da assembleia á TAP faz-me pensar que entramos numa nova fase da atuação da classe politica em Portugal. O Antonio Costa, O Pedro Nuno Santos e o João Costa atuam todos da mesma forma: desvalorizam factos, verdades, evidencias e constroiem uma narrativa que lhes é favorável. A comunicação social está a assistir, vê, ouve, mas fica muda. Eu bem vejo os sapos que os jornalistas engolem mas esta poder ( a CS também é um poder) parece emudecer perante a obvia investida em massa destes protagonistas politicos.
E o povo? o povo são as pessoas que estão na escola, na saude, nos tribunais, na policia, que querem uma casa, comida mais barata... e protestam todos os dias.

As pessoas, o povo, está na rua. E é ignorado e enganado, insultado até ao tutano. O PM fala por eles ( diz ele) e diz que  eles não querem saber da corrupção, nem dos casos e casinhos... Não? Então porque estão na rua a protestar? Os professores estão a ser sistematicamente amordaçados, os medicos são exonerados, os tribunais acusados de fazer cabalas, ...as pessoas  choram os filhos que partem para não morrer de fome. O PM fala por mim quando me acusa de racista por empunhar um cartoon com cara de porco? mas isto nao é a Quinta dos animais onde os porcos mandam de forma absoluta?

O PR vai atras do PM. Medo Marcelo? Mas que merda é essa de assinar sob protesto? Ou assina ou não assina. Quem manda na chafarica, afinal?
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: vbm em 2023-07-19 22:11:13
Com matemática sem ensino nem exame
e aborto gráfico na escrita, cada
governo é uma chafarica.
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-07-19 23:12:41
quando  mouros convertidos cruz sao cada vez menos

como se ve pcp cada vez ha menos comunistas abaixo tejo

e politicos querem fazer regionalizacao



  o marmelos abaixo tejo comeca haver mais estrangeiros que mouros convertidos a cruz!

regionalizacao so se for separar paquistaneses dos indianos...no alentejo


basta ver distribuicao do povo... para ver em 2023...  mais 70% povo esta  zona  lisboa  e porto litural


Processo que corresponde a uma maior concentração populacional junto à faixa litoral. Este fenómeno cria, em geral, grandes desequilíbrios e assimetrias regionais, já que a estas áreas opõem-se, muitas vezes, extensas áreas de desertificação no que se refere à ocupação humana.

regionalizacao em 2023 nao tem sentido

a malta anda tudo aos montes na mesma zona...e deixa desertos noutras zonas
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-07-19 23:27:24
porque que querem regionalizar desertos humanos!


unica explicacao e separar paquistaneses dos indianos....

em 2023 ja nao muda nada....


ha 50 anos secalhar... ate podia ser util


hoje dia...nem por isso

o estado teso...pouco serve...mudar seja o que for hoje em dia

nas vacas magras pouco serve..o estado...

o central e regional estao tesos...



   o que o Estado tem feito com estes empreendimentos é nacionalizar, ao abrigo do interesse nacional, os meios de produção de milhares de anónimos que tinham aí a sua independência económica e simultaneamente garantida a liberdade, para depois concessionar a uma entidade privada a sua exploração, cujos detentores de capital jamais contribuíram para a melhoria da massa crítica social desses lugares.

    o estado so anda matar o resto..que falta


o investimento que o Estado tem promovido no interior, em vez de criar efeito de replicação/imitação, concentra ainda mais o emprego e a riqueza no litoral

     isto nao vai mudar em 2023....  e como natalidade....  tudo feito tarde e mas horas...


coisas feitas tarde de mais...  nao mudam nada...


Investe no turismo, mas corta serviços de saúde. Investe na educação, mas cria organismos com capacidade de absorção de recursos humanos de elevada formação no litoral. Despeja milhões no combate aos incêndios rurais, mas os beneficiários estão no litoral.

A hipocrisia política é tanta que insinua para a TV que tem muita pena do interior, mas ao mesmo tempo encerra serviços. É isto que os políticos da democracia, encarcerados nos seus castelos do mundo lisboeta, têm feito pelo interior. Dizem que lutam por um país mais igual, mas defendem as desigualdades. Dizem que promovem a igualdade de oportunidades, mas nunca, jamais, querem isso. O que promovem é a sua “vidinha’ junto do Estado, toleram o litoral dos 75% dos votos e despreza o interior dos restantes 25%.


Sonsamente, dizem que agora sim, agora desejam promover a coesão e o desenvolvimento social e territorial. Se não houvesse hipocrisia

agora estao tesos...

 Resta a migração que tem sido e continua a ser a sina de Transmontanos, Beirões, Alentejanos e Minhotos.
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-07-20 01:38:55
regionalizacao em 2023 para que...


se vacas magras ...so ha subsidios para fazer jardins...nas cidades...

  estas regioes ainda vao levar com mini estados....  por ficarem desertas..e com estrangeiros...
e assim europa funciona....
nao vai ser meia duzia politicos regionais vao mudar isto

ortugal tem municípios onde mais de um terço da população residente é estrangeira, chegando aos 41,2% em Vila do Bispo, 37,1% em Albufeira e 35% em Lagos, enquanto em Odemira, no Alentejo, os estrangeiros residentes representam 36,45%.

isto sao legais  e  os ainda nao tem passaporte portugues....


sul tejo ja tem mais estrangeiros que portugueses

RIP mouros

cada vez mais galegos anexados por madrid no norte...

Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: vbm em 2023-07-20 08:34:54
é turismo migrante, sustento
de 'quartinhos pr'álugar',
na precária transição
para 'um ver se te avias'.
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-07-20 11:33:20
algarve por exemplo e pior sitio onde ir hospital publico....

  porque estrangeiros nao ligam aos estrangeiros!

mesmo votem socialistas por la....estrangeiro nao liga aos outros estrangeiros...o ser humano e assim

Algarve. Nas urgências hospitalares, utentes dividem-se entre o "very good services" e a falta de humanismo
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Local em 2023-07-20 13:07:00
????
Não percebi essa diferenciação do sistema de saúde do Algarve...
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-07-20 13:11:19
   na epoca baixa e sistema funciona...

ou seja quando metade estrangeiros dao a sola

quem fica doente no inverno tem mais #sorte#

algarve e contrario do resto saude no resto pais....

no inverno tem mais sossego, mais nativos e menos estrangeiros
Em Faro, morre-se mais por insuficiência cardíaca, enfarte agudo, AVC tem dos piores indicadores de saúde de Portugal

no verao... e mortal ter isto por la..

se forem doencas onde da esperar ...  nao morrem

quem pode esperar... e bom...
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Local em 2023-07-20 14:02:11
Não... não é assim
O sistema funciona para quem tem seguro de saúde (incluindo a ADSE), pois o Algarve é bem servido em termos de hospitais privados.
Mas casos agudos são encaminhados para os hospitais públicos ou para Lisboa.

Há muitos médicos estrangeiros no Algarve, e ainda bem que assim é. Se dependessemos só dos médicos portugueses estávamos bem lixados. Aqui há uns anos indiquei a minha situação...

O sistema está configurado para 300 mil pessoas, é natural que numa altura de 2 milhões, com férias dos médicos pelo meio, exista mais dificuldades no atendimento. Mas isso é transversal a tudo no Algarve.

O problema no Algarve é a capacidade de captação dos médicos, pois o centralismo de Lisboa leva muitos a irem para a capital.
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-07-20 14:16:47
   lisboa esta ficar como algarve

com montes gente nao tem seguros privados...


algarve empura para lisboa.. lisboa empura para leiria!... leiria empura para braga! que empura para vigo!


algum dia quem tiver doenca acorda em madrid... milhares kilometros

se tiver sorte ficar vivo
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Local em 2023-07-20 14:24:28
Não é necessário.
Radioterapia dos algarvios é feita em Sevilha.
Só é mais visível agora porque Lisboa está a passar pela falta de médicos. O Algarve já tem esse problema à mais de 20 anos.
Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: Reg em 2023-07-20 14:33:54
   povo e que nao liga estrangeiros

para lhes estar pagar saude

quando mais estrangeiros  ha

menos vontade pagar hospitais publicos

estado foi feito por portugueses...  unica obrigacao  e dar saude portugueses...

no algarve portugueses ja sao menos 50%....   uma minoria..portanto

e cada povo toma conta do seu povo...

e assim funciona mundo dos direitolas


isso enviar portugueses para sevilha e anti Direita!


  toda nacao foi feita tomar conta do seus...e nao dos outros...

quando querem fazer estrangeiros  nacionais...  o povo mostra o algarve como resultado

pior sistema saude para portugueses em portugal

Título: Re: Da ética republicana
Enviado por: vbm em 2023-08-20 09:36:25
Ignorava que Eduardo Santos Silva, médico, republicano,
anti-salazarista tinha vivido até 1960 (1879-1960)
tão coexistencial mente com o Artur Santos
Silva (Pai) (1910-1980) durante vinte
a trinta anos, ambos adultos.
Advogados, filhos
Artur e Fernando,
oposicionistas ao regime,
sempre singraram profissional mente
apoiando comerciantes e industriais do Porto
nas lides jurídicas do direito civil e comercial de Veiga Beirão.


(https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f5/Eduardo_Santos_Silva.png)(https://scontent.flis11-1.fna.fbcdn.net/v/t1.18169-9/13615335_916726031770110_5998028713381093234_n.jpg?_nc_cat=105&ccb=1-7&_nc_sid=9267fe&_nc_ohc=zYwVue7YIfgAX-XF3eU&_nc_ht=scontent.flis11-1.fna&oh=00_AfBxvvbxuMzTxAWfdf-S4Az6bG7ou1Q2qG8_vDP0QC-wLw&oe=6509486A)