Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - McKricas

Páginas: [1] 2 3 ... 9
1
A zeev é o único local onde se compra um Tesla em Portugal?

A Tesla não tem concessionários de venda. Vende directamente ao utilizador.

O que a ZEEV faz é ajudar no processo de compra, transporte, financiamento, etc. de veículos eléctricos (sejam Tesla ou não).

A única vantagem que vejo neles é serem eles a tratar dos "pormenores" da compra, como o transporte de Tilburg para Portugal, a legalização/pedido de matricula e no processo de financiamento já terem alguns protocolos com empresas de Leasing ou ALD.

Mas é só enquanto a Tesla não abre um Service Center em Portugal/Espanha. Depois disso torna-se difícil justificar os serviços deles.

Neste momento, são o melhor local para ir ver Teslas "ao vivo".

Aproveito também para divulgar o 1º Encontro Tesla Portugal que irá ocorrer na Torre de Belém no dia 08 Maio às 15h30:
https://www.facebook.com/events/1742083702694480/

Para quem quiser ver uma concentração de Teslas (desde um Roadster, P90D ou o P85 Brabus)...é lá que vão estar todos reunidos nesse dia.

Os que vão lá estar:

Citar
Chegamos aos 20 carros confirmados!
Temos confirmadas as presenças do 1º Tesla com matricula Portuguesa (Roadster), o 1º Model S, o Brabus e provavelmente aquele que será o mais recente a data do encontro, um Model S com chegada prevista para Abril.
A lista completa de presenças confirmadas:
Model S 85 ------ 5
Model S 85D ---- 2
Model S 90D ---- 1
Model S P85 ---- 3
Model S P85+ -- 1
Model S P85D -- 3
Model S P90D -- 3
Roadster --------- 2

2
McKrikas, desculpa a questão, mas tu não tens nenhuma relação com a Zeev?

Não. Conheço-os e sou um visitante ocasional do espaço deles.
Mas apenas isso :)



3
Incognitus,

Eu gosto de ler, no geral, os teus comentários, embora, confesso, por vezes os ache demasiado "forçados" e tendenciosos, outras vezes admito que algumas situações realmente fazem sentido.

Mas uma prova de que são tendenciosas é o facto de TODAS as tuas opiniões e considerações que fazes sobre a Tesla estarem posicionadas sempre no mesmo sentido negativo. O que, numa perspectiva imparcial "normal", dificilmente é o que se passa na realidade. Como tudo, há sempre coisas más e coisas boas. Com a Tesla assim é também.

Eu, ao contrário se calhar do que aqui transparece, não sou um "fã" incondicional da Tesla e discordo inclusive de várias coisas que faz. A mesma coisa se passa com outras empresas que acompanho também como a Apple, Microsoft, Amazon, Netflix, Google, etc. para referir apenas algumas.

Mas tento basear TODAS as minhas opiniões no máximo de dados concretos que encontro. E já agora, mudo e modifico a minha opinião conforme novos dados vão aparecendo.

Qualquer plano (estratégico ou não) muda constantemente no tempo com o passar da realidade. Na minha actividade profissional vejo isso acontecer literalmente todos os dias. 

No entanto, não mudo de opinião apenas porque alguém "acha" que é diferente ou porque há um "dado" que aponta aparentemente para um determinado sítio. É necessário que mais indícios apareçam que consubstanciem essa mudança. E no caso de algumas das opiniões que tens, por exemplo sobre a Tesla, isso não ocorre (ou pelo menos algumas ainda não ocorreram).

Dito isto, acho que não faz grande sentido em continuar a "rebater" as tuas opiniões, até porque ambos sabemos que não faz grande diferença ;)

Apenas sugiro-te que tentes fundamentar melhor a tua opinião com mais factos concretos (independentes e credíveis) por exemplo e não apenas em algo isolado que vejas e que aparente indicar o que queres referir num determinado assunto.

De resto, desejo-te as maiores felicidades e que, mesmo com discordâncias, continues a fazer o que fazes. O contributo que dás a esta e a outras comunidades a passar conhecimento sobre os mercados merece um forte reconhecimento.

Eu da minha parte, continuarei a colocar aqui alguma noticia sobre a Tesla de vez em quando, apenas para não deixar morrer este tópico :)

4
Incognitus,

Estás a usar o tamanho da GF como um "proxy" do que a GF permite ou pode vir a permitir.

Estás demasiado focado na "dimensão" da GF e obliteras completamente os objectivos pela qual ela está a ser construída e o impactos dos seus resultados. O tamanho é absolutamente irrelevante SE os objectivos e resultados que forem atingidos no final forem os mesmos. Tenha ela o tamanho X ou Y.

A estratégia da GF é perfeitamente fácil de compreender e os seus ganhos também tanto para a Tesla como para a Panasonic SE forem conseguidos os contratos de fornecimento de matérias primas necessários. Este, é o único ponto onde considero que esteja o maior risco da GF. Não no seu tamanho actual ou futuro.

E não, os contratos de fornecimento de MP que estamos a falar não são assim tão "simples". Excepto se não interessar para nada o preço final das baterias e consequentemente dos carros...o que no caso da Tesla, não é de todo, o caso. Já existe um preço final para venda do Model 3. Esse aspecto faz toda a diferença.

Por um lado tens os preços das MP a subirem exponencialmente devido à forte procura que já se sente e por outro, do lado da oferta, tens enormes limitações que só se tendem a agravar nos tempos mais próximos.

Isso pode-se ver já pela corrida de todos os fabricantes de baterias e EVs às materias primas.

---

Quanto às minhas conta de merceeiro, eu não pretendi fazer um "caso de estudo" da situação.

Não tenho dúvida nenhuma que a Tesla já tem todas estas contas bem feitas e acredito que sabe o que está a fazer.

O caso que pretendi demonstrar foi que não é assim um desafio tão complicado e que crie um risco tão grande à Tesla que a impeça de produzir o carro em finais de 2017 ao preço definido como era a tua dúvida.

Usei nessas contas e como proxies um eventual custo do S70 e o custo de modelo da BMW "comparável".

Pois a BMW, a Audi e tantas outras marcas já o fazem na componente do "resto do carro". A Tesla se resolver o problema das baterias e o seu custo, não percebo porque não poderá comercializar o Model 3 ao preço referido.

Mas podia ter usado outros pressupostos completamente diferentes que isso não afectaria a conclusão.

O ponto realmente importante das contas é perceber quais os limites aproximados de cada uma dos 3 componentes principais que permitem tornar possível o preço final e perceber se estes são demasiado optimistas ou com um elevado risco de atingir ou não de uma forma isolada. Independentemente até da forma de lá chegar, porque isso é sempre muito complicado sem se ter dados completos e reais.

Assim a discussão podia ter pendido para uma análise dos limites de cada componente e se estes seriam ou não possíveis de atingir com que nível de risco.

Ao invés disso, preferiste concentrar-te num dos vários "meios" usados para atingir aqueles valores e assim as contas no teu entender "não fazem sentido nenhum".
----

Eu sei que tens uma visão muito polarizada e particularmente pessimista sobre a Tesla e tudo o que ela faz. Muita dessa visão é baseada em opiniões pouco ou nada fundamentados por factos reais pois inferes e deduzes muito por aquilo que vês nas supostas "entre linhas" do que se passa.

Isso leva, claro, a muitas conclusões precipitadas e erradas. Provavelmente algumas também admito que acabes por acertar.

Faz parte.

Isso não é um problema para mim. Apenas concordamos em discordar.

Um ponto paralelo a este, e que importa, é como estas opiniões se traduzem no mercado.

5
O série 3 da BMW vendeu um total de 94.527 unidades em 2015 nos EUA. Podes ver aqui : http://www.prnewswire.com/news-releases/bmw-group-us-reports-december-and-2015-sales-300199606.html

Achas este número demasiado difícil de alcançar pela Tesla com o Model 3 ? A mim não me parece nada de extraordinário.

As eficiencias e a economia de escala não são assim tão complicadas de ganhar... principalmente SE existir uma forte procura pelo mercado.

Estás também a assumir que a Tesla está no ramo da construção de fábricas por desporto :D .... e portanto o impacto da existência e dos resultados alcançáveis pela GF são exactamente nulos para ti, o que me parece extremamente redutor. Principalmente tendo em consideração que TUDO aponta no sentido contrário.

Unica exceção, quanto a mim, é a falta de contratos de fornecimento de matérias primas, pelo que ja disse aqui...mas veremos o que irá acontecer no futuro proximo.

Sobre o custo do carro, as minhas contas de merceeiro serviram apenas para demonstrar um cenário que fosse por um lado ao encontro dos principais objectivos/métricas que a Tesla já referiu (e continua a referir) em várias ocasiões e por outro que fizesse um mínimo de "sentido teórico". 

O objetivo era concluir que o desafio não é assim tão extraordinário de alcançar e que não é um forte impeditivo para que a Tesla não possa cumprir a data de inicio de produção em finais de 2017/inicio de 2018.

6
Incognitus,

O exercício era apenas um exercício académico. Eu não faço cotações para a Tesla nas horas vagas :)

Pretendeu demonstrar apenas um possível cenário (entre muitos) de como o preço do Model 3 pode alcançar os $35000 com algum lucro e mantendo algumas premissas base definidas pela própria Tesla e que são do conhecimento geral (como a redução do preço das baterias em 30% e os ~$170/kWh).

Neste caso, partiu-se do preço do S70 como referencia base, mas é claro que são carros diferentes com estruturas de custos diferentes também.

No entanto, se a Tesla pretender comercializar o Model 3 a $35000, os números deverão ter que andar mais ou menos nestes para o conjunto "estrutura carro/restantes custos" + "bateria" + "margem".

E olhando para cada uma destas 3 componentes de forma isolada, até não me parecem demasiado descabidas.

O preço das baterias, caso a Panasonic/Tesla assegure os fornecimentos devidos para as baterias, mais o aumento de eficiência esperado pode até vir a ser inferior aos $170/kWh (há quem acredite que na versão 90D actual já ande por estes valores ao dia de hoje).

A versão base pode também possuir um pack mais pequeno na ordem dos 50-60kWh, se os aumentos de eficiência das baterias forem também associados a um menor peso do carro, maior aerodinâmica etc. Isto deverá ser suficiente para garantir as mais de 200 milhas previstas (O Bolt já o consegue com um pack de 60 e pior aerodinâmica p.e.).

Por isso algo entre os $7.5k a 10k para as baterias deverá andar próximo do real esperado.

O custo da "estrutura do carro/restantes custos", independentemente do menor tamanho, de utilizar materiais mais baratos (menos alumínio e mais aço p.e.) de possuir motores menos potentes, rodas menores, etc. etc. não poderá ser muito superior aos $20.000-$22500.

E este valor não me parece particularmente complicado de alcançar apenas para a estrutura do carro. Uma estrutura de um 320 ou de um A4 custará seguramente menos do que isto sem motor e caixa de velocidades (as partes mais caras). O 320 mais barato nos Estados Unidos tem um MSRP de $33k, com descontos consegue-se novo por $28-30k, o que ajuda a confirmar que a "estrutura do carro" deverá conseguir-se por menos de $20k.

Mas é como digo, vale o que vale e é um esforço meramente académico.











7
Se um Model S 70 custa hoje $76.500 com uma margem bruta de cerca de 25% (média), significa que o seu custo de produção anda nos $57.500.

Se o pack de 70 kWh custa $16.800 (usando $240/kWh), significa que "Carro menos Bateria" custa à volta dos $40.700

Admitindo que o "Model 3" é 30% mais pequeno e leve, terá outro nível de equipamento interior, etc. Acredito que é possível que o custo seja 50% do Model S, isto é $20.350

Agora se o "Model 3" conseguir ter:
 - Pack de baterias com química mais eficiente
 - Pack de baterias pelo menos 30% mais barato (efeito GF)
 - Pack de baterias entre os 50 e 60 kWh 

Um Pack de 55 kWh a $170/kWh ($240/kWh - 30%) = $9.350

Custo do Model 3 = $29.700 + $5.300 de margem (~18%) = $35.000


Vale o que vale claro...

8
Tirando o problemas das baterias (e da GF) o Model 3 não tem nenhum desafio extraordinário de concepção e produção.
Ao contrario do que aconteceu com o S e o X (por diferentes razões).

Por isso, se a situação das baterias for resolvida, não há razão para não acreditar num inicio de produção no final de 2017 / princípios de 2018.

A história passada vale de muito pouco neste caso. Há uma realidade diferente e a Tesla tem obrigação de ter também aprendido com as situações passadas.

Não irá é certamente produzir uma grande quantidade logo no inicio. Acredito numa produção local e pequena e num período de 2 a 3 meses de "validação" antes da produção aumentar.

9
Sim, sem dúvida que tudo ainda pode mudar até ao próximo ano.

10
Tenho sérias dúvidas disso...

Até pelas imagens na apresentação do Model 3 (as que passavam no fundo) dá a sensação de uma arquitectura de módulos muito semelhante à que existe no Model S e X.

Acredito mais que deverão cilíndricas no novo tamanho 20700 (ao invés das actuais 18650) que a Tesla já tinha anunciado e que seriam supostamente mais eficientes.

Mas vamos ver para o ano....

---

Há algum hype ao redor das prismáticas desde aquele momento que a GM disse que a LG Chem as fornecia a $140/kWh. Mas honestamente tenho dúvidas nesse número e que isso não tenha sido uma manobra de Marketing da GM...

Se assim fosse porque razão a GM não colocaria o Bolt mais barato. A esse preço por kWh teria bastante margem para o fazer..


BTW: não são baterias "prismáticas" são baterias "embolsadas" (pouch batteries). As primásticas são de plástico rígído e grossas.

11
Claro, por isso digo que este problema afecta TODOS os fabricantes de baterias e de EVs que andam no mercado.

Mas a Tesla poderá ser mais afectada pelo seu plano de entregas até 2020 e que terá provavelmente que ser ainda revisto para cima.

No mínimo o resultado desta situação será, pelo menos, a não redução dos preços das baterias (e por consequência a não redução dos EVs) e/ou incapacidade de aumentar produção e de preencher a procura.

---

A Panasonic poderá manter margens semelhantes de rentabilidade com a venda de baterias na GF à Tesla ao mesmo tempo que o custo total das baterias se reduz SE:
 - A Tesla/Panasonic conseguir contratos de fornecimento de matérias primas ABAIXO do preço de mercado e a valores competitivos;
 - Integrar 100% do processo de fabrico das baterias na GigaFactory, reduzindo assim subfornecedores/transportes/taxas/custos intermédios/etc.

Repara que por exemplo neste momento é a Sumitomo Metal Mining que fabrica e fornece todos os cátodos das baterias à Panasonic no Japão (e esta por sua vez completa o fabrico e envia para a Tesla nos EUA onde ainda paga taxas de importação de cerca de 3.5% fora os vários custos de transporte e custos intermédios existentes no processo).

É compreensível supor que se todo o processo de fabrico for integralmente realizado na GF (inclusive com importação nacional ou de países perto da matéria prima necessária) que todo o processo de fabrico será muito mais eficiente e consideravelmente mais barato.

Ou seja, isto permite à Tesla obter uma redução significativa no preço das baterias e à Panasonic manter pelo menos as margens de lucro que tem. Depois com o "efeito de escala" a entrar em acção (admitido pelo plano de expansão da Tesla a verificar-se), o lucro total desta operação para a Panasonic será provavelmente uma ordem de grandeza melhor do que aquele que tem actualmente.

Não tenhas dúvidas que esta operação é super-interessante para a Panasonic, desde que, a Tesla garanta a parte da "quantidade" (volume) para o efeito de escala funcionar.

---

A nova fábrica da Panasonic na China é completamente independente do assunto da Tesla e da Gigafactory. É a forma da Panasonic de expandir a sua acção ao restante mercado de EVs e plug-ins e competir directamente no mesmo produto com a LG Chem e a Samsung SDI.

Esta fábrica na China pretende alcançar essencialmente 2 coisas:
 - Produzir um novo formato de bateria (rectangulares) e outra química que são utilizadas pelas outras marcas de EVs;
 - Produzir na China para fornecer às marcas chinesas de forma a evitar as altas taxas de importação que existem actualmente na China;

http://asia.nikkei.com/Business/Companies/Panasonic-to-build-green-car-battery-plant-in-China?page=1

Deste modo, a Panasonic mantém a sua estratégia de fornecimento de baterias com a Tesla através da Gigafactory e entra no jogo para fornecimento de baterias às outras marcas de EVs também.

12
GF:
* A montagem dos módulos para a Powerwall é apenas a 1ª actividade da GF. A seguinte é a construção e produção de baterias para a Powerall, que deveria ocorrer durante este ano. Esta, ao que parece até já começou.

*A produção de baterias para os automóveis só é esperada para 2017. Até lá, e cumpridos os planos de entrega da Tesla em 2016 e 2017, o contrato de 2013 que a Tesla tem com a Panasonic sobre o nº de baterias é cumprido.

* A Panasonic ficará/é responsável por toda a parte de produção de baterias na GF, que terá como prioridade principal, fornecer toda as necessidades da própria Tesla, mas se conseguir ter produção para isso, poderá fornecer outros mercados ou clientes de baterias também se quiser.

A Panasonic estava à espera de indicadores relativos ao nível de "procura" por carros eléctricos da Tesla antes de (continuar a) investir na GF. Com o sucesso das reservas do Model 3, penso que esse ponto já deve estar resolvido.

Matérias Primas:
* Utilizando a métrica referida no documento em baixo de que são necessários cerca de 3Kg de Carbonato de Lítio "raw" por cada kWh de baterias (porque é necessário purifica-lo havendo sempre desperdício):
http://www.meridian-int-res.com/Projects/How_Much_Lithium_Per_Battery.pdf

* Considerando o preço do "Carbonato de Lítio" mais recente: $23.000/ton
"The raw material, lithium carbonate, more than doubled in price towards the end of last year, and the trend has continued upward, pushing to as much as $23,000 a ton in recent weeks."
http://www.thedetroitbureau.com/2016/04/rising-lithium-prices-threaten-to-short-circuit-ev-market/

* Um Pack de 90 kWh necessitará assim de 270 Kg apenas de Lítio (fora os outros materiais) e terá um custo, a preços de mercado actuais, de $6210 (fora todos os outros custos, claro)

O que vai dar aos valores que chegaste (tenho de qq forma algumas dúvidas sobre um eventual desconto de 50%).

Penso que isto só não afectou a Tesla actualmente provavelmente graças ao contrato existente com a Panasonic de fornecimento de baterias.

E a única forma de este facto não atingir (tanto) a produção do Model 3 será pela utilização de packs mais pequenos e/ou mais eficientes de forma a minimizar a utilização das matérias primas (mas mantendo o range nas +210 milhas)

De qq forma, para quem quer produzir 500.000 carros antes/até 2020 e não ter já assegurado contratos para grande parte da quantidade necessária, é um enorme risco dado o momento do mercado e de explosão dos preços.

Creio que o sucesso futuro do Model 3 (e da GF) está directamente agarrado a este único factor.

Tudo o resto é muito pouco relevante.

13
Tenho várias...mas nenhuma delas realmente interessa, pois são apenas suposições que não trazem grande valor para esta discussão. Apenas a Tesla saberá com certeza o que está a fazer.

O que realmente interessa é os objectivos da GF, o que se espera dela e como isso joga na estratégia da Tesla.

E nesse tema, o que sabemos neste momento — que é oficial e é suportado por várias pessoas que a visitaram, é que a GF já se encontra a operar especificamente para a produção das Powerwalls.

Neste último artigo também achei particularmente interessante o relato da existência já da produção real de baterias — que diga-se, era já expectável ocorrer em breve mas que aparentemente até já iniciou:
Citar
(...)One room is filled with huge metal tanks, like an insanely large industrial kitchen. It's where the raw materials are mixed together. In other rooms, the fully formed pieces of the battery, called the anode and cathode, are baked in huge ovenlike machines, several hundred feet long.


Assim, e para terminar o tema da GF, a única coisa que importa saber e ter atenção é como a GF está a progredir para cumprir a produção dos 30 GWh em 2020 de forma a permitir produzir o Model 3 lucrativamente.

E nesse tema, o problema mais irrelevante quanto a mim, é o tamanho da fábrica que tem agora ou até que terá em 2020. O problema das matérias primas é várias ordens de grandeza mais relevante, pois este factor por si só influencia directamente o custo do elemento mais caro dos EVs - as baterias.

Com baterias mais caras os preços dos carros não descem, sobem.

Se a Tesla não conseguir contratos de fornecimento que assegurem um preço mais competitivo que o existente no mercado em quantidades suficientes para fazer face ao NOVO plano de produção expectável de todos os seus modelos, será apenas e somente o pior problema que a Tesla irá ter.

Actualmente a Tesla tem 2 contratos com duas pequenas empresas que nunca produziram hidróxido de lítio no nível de qualidade necessária para a produção de baterias. Ao mesmo tempo tens TODOS os fabricantes de baterias e de EVs a tentarem assegurar fornecimentos para os próximos 5 anos.

Como é que isto não é o factor mais relevante para a GF e para a Tesla ?

Sobre a proporção dos custo dos materiais no custo geral das baterias deixo-te este gráfico que embora seja para uma quimica diferente da usada pela Tesla, as proporções do custo total não são muito diferentes.


Podes ver que o custo dos materiais é só 69% do custo total...

Este artigo ajuda também a perceber bem a dimensão do problema que me refiro...pois não é só o problema do Lithium...o Cobalto (usado na química NCM) ainda pode a vir a ser um problema maior...
http://investorintel.com/technology-metals-intel/lithium-ion-batteries-three-critical-mineral-constraints/

Já agora, é por causa exactamente deste problema, dos locais onde está concentrado a maior abundância de Lithium (Argentina, Chile) e do que a China anda a fazer ultimamente que uma fábrica de baterias da Tesla na China poderia ser uma péssima opção. Excepto se fosse apenas e somente para fornecer dentro da própria China.

14
Incognitus, há várias explicações possíveis para essa zona da construção que referes e muitas mais especulações há na internet sobre esse caso...

Mas independentemente se terá o tamanho X ou Y, o que importa é o que ali vai ser feito e como. E nesse campo, há várias coisas já a acontecerem, até antes do que era inicialmente previsto.

Mas para a Tesla, o que é mesmo importante é que consiga produzir em escala baterias a custos mais baixos. Se conseguir produzir as baterias necessárias ao Model 3 com a GF mais pequena, isso só poderá ser positivo. Tudo o resto é irrelevante.

Infelizmente, o problema real da Tesla não é o tamanho da GF mas sim o fornecimento das matérias primas necessárias à produção das baterias a um custo e qualidade necessária.

A procura por estas matérias disparou exponencialmente no últimos tempos, só no último ano o preço do carbonato de lítio subiu 300%. Este gráfico penso que diz tudo:


Todos os fabricantes de baterias (e vários  agora também de EVs e Plug-ins) estão no mercado à procura de assegurar fornecimentos destas matérias primas. A China então, está a causar uma enorme pressão no mercado, não só como consumidora mas também como produtora. Até a própria BYD (que é chinesa) está na corrida para assegurar fornecimentos, assim como todas as outras marcas.

2 bons artigos:
- http://www.bloomberg.com/news/articles/2016-03-31/byd-plans-to-secure-lithium-supply-to-curb-rising-battery-costs
- http://www.economist.com/news/business/21688386-amid-surge-demand-rechargeable-batteries-companies-are-scrambling-supplies

Com o preço das matérias primas a subir exponencialmente, como achas que os preços das baterias poderão baixar de forma a tornar os VEs mais competitivos ?

Comparado com este problema, o tamanho da GF é completamente irrelevante...

-----

Quantifica "Magotes" com números reais pf ? 
Os problemas com o X existem, mas volto a dizer, são temporários. Resolvem-se com mais ou menos tempo e com mais ou menos Serviço ao Cliente. Alguns clientes ficam mais chateados do que outros, claro. Por isso é que o Serviço ao Cliente tem de saber gerir as situações com o maior cuidado possível.

TODAS as marcas passaram e continuam a passar por isso. Tantas e tantas vezes e algumas até de forma "encoberta". Quem teve a penúltima versão do Mazda 6 por exemplo teve uma porrada de problemas com o carro que os fazia estarem mais tempo na oficina do que a andar. Conheces os "famosos" problemas com os injectores da BMW ? Carros com 1 semana de uso e com injectores avariados. O que dizer dos problemas com os motores 1.9 das Passat que saiam do concessionário envolvidos em fumo preto ?

Isto é um problema operacional...tem que ser corrigido claro, mas faz parte do dia a dia do negócio....

----

Essas estimativas são baseadas em dados incompletos ou falaciosos e por isso tem um grande potencial para não saberem o que estão a dizer.

A justificação de que "nunca haverá fontes oficiais para noticias negativas" não protege contra a invenção de tudo e mais alguma coisa só porque "parece que há uma pista que aponta para"...

Pelo menos convém que existam várias "pistas" independentes a apontar para a mesma conclusão e mesmo assim convém ter bastante cuidado com as conclusões...

Neste caso concreto, das encomendas do model X, tens várias informações oficiais que indicam que:
 - A produção do Model X aumentou desde a última semana de Março para o nº máximo de 700 unidades/semana;
 - A venda continua restrita ao espaço americano.
 - O Design Studio para comprar e configurar o X só abriu ao público americano na última semana.

Isto é o concreto. E apenas por isto, tenho dificuldade em concluir que as encomendas do X são apenas "25%" ou qualquer outro número das reservas. A mim "parece-me" que se o X tem assim tão pouca procura algumas destas opções seriam diferentes.

15
Incognitus,

Continuo sem conseguir perceber onde é que leste isso ou em que fontes oficias te estás a basear...

Mais uma reportagem da Gigafactory feita há 3 dias no dia 18 de Abril:
http://www.npr.org/sections/alltechconsidered/2016/04/18/474346868/a-rare-look-inside-the-gigafactory-tesla-hopes-will-revolutionize-energy-use

É um bom artigo este, mas mais uma vez o que é dito é que :

Citar
Outside Reno, in Nevada's high desert, Tesla is building what it says is the world's largest battery factory.

"It's really hard to get a sense of scale. I mean, it's huge," JB Straubel, Tesla's chief technical officer, says while standing on the roof of the factory — the 14 percent of the Gigafactory that's been built, at least"


No artigo há lá mais alguma informação interessante...principalmente achei interessante esta:
Citar
(...) One room is filled with huge metal tanks, like an insanely large industrial kitchen. It's where the raw materials are mixed together. In other rooms, the fully formed pieces of the battery, called the anode and cathode, are baked in huge ovenlike machines, several hundred feet long.


Sobre os problemas com o X, qual é a marca de automóveis que não teve/tem problemas com as primeiras produções de modelos ? Até a Toyota, que é a marca reconhecidamente com a melhor qualidade, teve vários problemas com os Prius quando estes sairam, por exemplo. A BMW e a Audi então (e falo por experiência própria) nem sei por onde começo...

Os problemas com o X são iguais a tantos outros problemas que acontecem com outras marcas. Mas, também como acontece com as outras marcas, são problemas temporários. Resolvem-se dando o tempo necessário e tendo um bom suporte ao cliente. É obvio que dão chatices, principalmente aos clientes que precisam de os levar aos SCs. Mas está-se a dar demasiado importância a algo que se ainda não está resolvido irá estar em algumas semanas/meses...

Repara que o X ainda nem sequer começou a ser entregue fora dos EUA.

E já agora, também não se percebe de onde vem a métrica de apenas "25%" de reservas do X que estão a converter-se em encomendas. Não há qualquer fonte fidedigna ou oficial que tenha alguma vez reportado qualquer métrica referente à percentagem de conversão de reservas do X em encomendas.

A única coisa que se sabe é que a Tesla conseguiu começar a produzir cerca de 700 unidades do X por semana desde a ultima semana de Março e que abriu  (finalmente) apenas há 1 semana o Design Studio do X (apenas para os EUA) para que qualquer pessoa possa encomendar o carro.

16
Na verdade são "reservas" reais (porque se pagou por elas) ....não podem ser encomendas porque o carro ainda não está pronto e portanto ainda não poderá ser encomendado.

Mas o que é interessante (visto do lado da procura) é que este número de 400.000 reservas, foi atingido em apenas 1 semana com o pormenor que esta foi ainda a 1ª apresentação do Model 3 onde apenas vimos um "protótipo funcional" e onde várias características importantes foram deixadas de fora da apresentação.

No próximo ano, quando tivermos a 2ª apresentação da versão definitiva do Model 3 com todos os "bells & whistles" apresentados, se calhar atingir pelo menos 1 Milhão de reservas não será de descartar....e mesmo que exista alguma percentagem de clientes que venha por alguma razão a cancelar a sua reserva, esta será completamente inconsequente.

O maior problema da Tesla e do Model 3 e já o disse aqui, é do lado da "oferta"com o problema da produção das baterias em consequência do que anda a acontecer às matérias primas de Lítio (especialmente hidróxido de lítio) e do Cobalto. É que nem a Tesla (nem a Panasonic) ainda conseguiram garantir o fornecimento destas matérias primas a preços, qualidade e quantidade suficiente que satisfaçam o plano inicial de produção que tem até 2020. Os actuais contratos que a Tesla tem de fornecimento de Lítio são literalmente "uma gota no oceano" daquilo que precisa.

O maior problema tem sido a China que desde 2015 absorve mais de metade da produção mundial como consumidora. Como produtora (que também o é) andou a criar taxas de exportação de 20% sobre as matérias primas que são necessárias na produção de baterias. Como consequência o preço destas matérias primas tem vindo a subir consistentemente...

Claro, que isto não joga bem com o discurso de TODOS os fabricantes de baterias que dizem que o preço das baterias é de redução nos próximos tempos...

Mas se a Tesla resolver este problema, tudo o resto será comportável e produzir 500.000 carros/ano não será mais complicado do que aquilo que as outras marcas já fazem.

17
Negócios e Empreendedorismo / Re: Portugal 2020
« em: 2016-04-19 12:11:21 »
Viva,

Eu trabalho numa entidade que aquilo que fazemos é essencialmente ajudar empresas no desenvolvimento de tecnologias para novos produtos (e negócios).

Estas muitas vezes, e como forma de ajudar a financiar os seus projectos, costumam também aproveitar e candidatar-se aos fundos comunitários "Portugal 2020", Horizonte 2020 etc. para ajuda-las a suportar o investimento.

Por vezes, são novas empresas (start-ups) outras vezes são PMEs já com alguma consolidação no mercado.

Para poderes apresentar candidatura a um projecto, e dependendo do tipo de candidatura específica, precisas sempre de reunir um conjunto de requisitos mínimos de acordo com a tipologia a que te candidatas.

Mas em qualquer tipologia, precisas de ter uma empresa (preferencialmente com sede fora da região de Lisboa) e a empresa possuir pelo menos 3 colaboradores com descontos para a SS. (antigamente no QREN as coisas eram muito mais fáceis...mas o P2020 quis resolver alguns "maus hábitos")

Os níveis de co-financiamento que podes vir a obter variam um pouco. Mas pode ir dos 75% "fixos" dos chamados "Vales IDT" (com valores de investimento máximo até 20.000€) até algures entre 65% - 85% dos "co-promoção/Individuais" (valores mínimos de investimento de 150.000€).

Se quiseres saber mais pormenores ou discutir algum ponto em concretos contacta-me por MP.

18
Citar
"276k Model 3 orders by end of Sat"
Elon Musk on Twitter

19
Bem... de acordo com esta visita à Gigafactory no dia 18 de Março:

Citar
No lithium-ion battery cells are being manufactured at the site yet. Instead, they are shipped in from Tesla's Fremont, Calif., plant to be fitted inside Powerwalls and Powerpacks used for home storage, a Tesla spokesman said. Cell production, as well as the battery packs for the cars, are expected to begin this year

"We are just getting started," a Tesla spokesman said. "What you will be seeing is a lot of construction vs operations."

About 14 percent of the total expected factory space is constructed. The full project is expected to be completed in 2020, a Tesla spokesman said. That's an adjustment from the original construction schedule that pegged a completion date in October 2017.

"Originally, we were going to build the whole building all at once, but that didn't make a lot of sense," a spokesman said. "We needed to begin producing faster."

"We are stepping into it in modular fashion so that as we build we can learn from what we've built," he added.


http://www.rgj.com/story/money/business/2016/03/18/get-sneek-peak-inside-teslas-reno-area-gigafactory/81978520/


20
Além de procura normal, aparentemente na China agora dá status ter um Tesla encomendado com um depósito recuperável.

Em todo o caso as pessoas que pensam que o que viram é o carro de $35k estão enganadas. E pior ainda quando chegarem os carros de $35k já os subsídios de $7.5k acabaram.

A apresentação da Tesla focou-se apenas nas características da versão Base e foi sempre referido nos Test Drives que as versões que estavam a ser usadas eram diferentes da versão base.

Mas é preciso notar :
* A versão "base" com apenas o conteúdo apresentado, é bastante competitiva mesmo em comparação com o que existe na concorrência dos ICE (A4, 320s, Classes C, etc.).

* As versões de produção dos modelos S e X foram sempre melhores que as versões de apresentação.

* A Tesla referiu que algumas características não foram apresentadas e outras ainda serão melhoradas. Aguarda-se o próximo evento de apresentação no próximo ano.

Consideras "procura normal" 250.000 reservas em 3 dias ? Metade de todas as vendas de EVs e PHEVs no Mundo em 2015 ? :)

Páginas: [1] 2 3 ... 9