Forum Think Finance - Bolsa e Forex

Geral => Política e Economia Política => Tópico iniciado por: jeab em 2021-01-20 11:54:26

Título: IL - iniciativa liberal
Enviado por: jeab em 2021-01-20 11:54:26
O tipo do IL está a surpreender-me pela positiva. Parecia uma mosca morta, mas está a transmitir bem as idéias e programa do IL.


https://iniciativaliberal.pt/programa/
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Counter Retail Trader em 2021-01-20 12:39:36
algum candidato já falou do Ragabofe que esta a acontecer no futebol?
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: vbm em 2021-01-20 13:25:44
O Mayan e o Ferreira,
as duas melhores
campanhas.

Ambos percebem
de economia
política.

Ambos,
capitalistas!
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Counter Retail Trader em 2021-02-05 12:59:26
Citar
Feliz como a Bárbara

Carlos Guimarães Pinto

4 Fevereiro 2021

Bárbara Reis não deseja que Portugal se transforme economicamente numa Irlanda. Um dos segredos para viver feliz é não ter expectativas demasiado altas. Gostava de ser feliz como a Bárbara.

No dia 23 de Janeiro Bárbara Reis escreveu um artigo no Público sobre um “autocolante” recebido por Whatsapp onde se comparava a situação portuguesa e irlandesa. Tendo sido eu o autor desse autocolante num antigo quadro da Iniciativa Liberal que entretanto ganhou vida própria nas redes sociais, respondi-lhe uns dias depois e a Bárbara Reis gentilmente respondeu de volta. Aproveito a coluna desta semana para voltar a responder.

Bárbara Reis mantém a sua teoria de que a Irlanda tem o sucesso que tem por ser um paraíso fiscal para onde as empresas deslocalizam os lucros sem produzir. Isso será verdade para algumas empresas (daí algumas diferenças entre o PIB e o PNB). Mas empresas que não produzem e que só estacionam lucros têm um efeito irrelevante nos indicadores da economia real como o emprego, os salários ou a despesa pública. E a realidade, como o “autocolante” revela, é que os salários são muito mais elevados na Irlanda e não é só o salário dos advogados que representam empresas fantasmas, é o de todos, incluindo das empregadas de limpeza que ganham na Irlanda mais do que alguns enfermeiros no topo da carreira em Portugal.

A política fiscal da Irlanda atrai empresas a sério com escritórios, fábricas, laboratórios e centros de investigação. Essas empresas trazem outras empresas e todas contratam, atraem e retêm talento, pagam impostos e aumentam o bem-estar. Se isto são as consequências de um paraíso fiscal, que venha o paraíso fiscal.

Bárbara Reis utiliza também um argumento recorrente para explicar o sucesso da Irlanda: falar inglês. É evidente que isso ajuda, mas há aqui um detalhe importante: a Irlanda não começou a falar inglês de um momento para o outro. Já se falava inglês na Irlanda quando o país fazia companhia a Portugal na cauda da Europa. A pertença ao mercado único europeu, outro dos argumentos apontados por Bárbara Reis, também ajuda, mas isso não explica a sua posição relativa dentro da União Europeia em que, por definição, todos pertencem ao mercado único.

O que explica o milagre irlandês é o mesmo que explica o facto de pelo mundo fora territórios inóspitos sem recursos naturais tenham conseguido crescer economicamente. Falo da liberdade económica que permite libertar o melhor recurso económico do mundo: o engenho humano.

Bárbara Reis escreve a certa altura que só 56 empresas pagam o IRC de 31,5%. Eu acredito, apesar de não ter acesso aos mesmos dados. Não é muito difícil de adivinhar, no entanto, e a Bárbara Reis certamente conseguirá esses números da mesma fonte onde obteve o anterior, que essas 56 empresas pagam uma grande parte do IRC em Portugal. Mas o essencial nem é isso. O essencial é que só existem 56 empresas com dimensão para pagar aquela taxa de IRC (+derramas). Quantas mais poderiam existir, criando empregos, fazendo pressão no mercado laboral para aumentos de salários, inovando e investindo se em vez de 31,5% o imposto sobre os lucros fosse mais baixo?

Gostam muito de acusar os liberais de quererem beneficiar as empresas. É uma acusação em parte verdadeira. Mas o liberalismo beneficia muito especialmente um tipo específico de empresas: as que ainda não existem. A liberalização da economia e a atracção de investimento tem essa capacidade: a de trazer empresas que ainda não existem e poderiam mudar-se ou ser criadas, e provavelmente nunca se mudarão nem serão criadas, deixando a economia entregue aos pequenos empresários descapitalizados.

Como jornalista, Bárbara Reis entenderá a importância dos factos. O “autocolante” de que ela fala, mostrava factos. Quaisquer que fossem as variáveis usadas, as mensagens seriam as mesmas. Os impostos em Portugal são maiores do que na Irlanda, Portugal tem menos liberdade económica, os salários são mais baixos, a produtividade também e apesar de partir de um ponto de partida mais baixo, Portugal continua a crescer menos. A Bárbara Reis tem todo o direito de achar que estas diferenças é por se falar inglês ou por roubarem impostos aos outros países. A vantagem dos factos é esta: permite que as pessoas os interpretem como desejam à luz da sua capacidade de raciocínio e forma de pensar. A Bárbara Reis decidiu olhar para aqueles factos e concluir que a Irlanda não está necessariamente melhor do que Portugal porque se olharmos para a taxa de desemprego de Novembro 2020 está 3 décimas acima e no índice de economia verde está 17 lugares abaixo.

Bárbara Reis não deseja que Portugal se transforme economicamente numa Irlanda. Um dos segredos para viver feliz é não ter expectativas demasiado altas. Eu gostava de ser feliz como a Bárbara.

Num texto tão longo Bárbara Reis poderia ter arranjado duas linhas para responder ao desafio que deixei no meu texto anterior, no qual volto a insistir. São inúmeros os casos de países que saíram da cauda da europa através de uma política fiscal agressiva e de liberalização da economia para atração de investimento. A Irlanda é um deles e isso resultou não só na atracção de investimento como num aumento geral de salários e, pasme-se, uma maior despesa pública por habitante do que em Portugal. O desafio que deixei a Bárbara Reis foi que me desse um exemplo contrário, o de um país que tenha estado na cauda da Europa e saído de lá com uma estratégia de impostos altos e estatização da economia.

Espero que haja espaço numa próxima crónica para o escrever. Mas como quero ser feliz como a Bárbara Reis, não irei elevar demasiado as minhas expectativas.

Carlos Guimarães Pinto
Diretor executivo do Instituto +Liberdade

https://eco.sapo.pt/opiniao/feliz-como-a-barbara/ (https://eco.sapo.pt/opiniao/feliz-como-a-barbara/)

essa barbara reis ou é comuna ou ignorante , ou ambos.
é essa gente que temos...
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Counter Retail Trader em 2021-03-09 09:49:11
ontem ouvi no canal do IL  duas feministas liberais (?), fez lembrar o discurso que Portugal e ou os portugueses sao racistas. Neste caso nao ha oportunidades iguais para as mulheres em Portugal.... ;D
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2021-03-09 11:18:53
entao e  meter la lesbicas pretas que partidos nao tem

e tirar hetero  brancas

igualdade!  hehe


no parlamento penso ja ha 50% quotas para femeas....  mas sao todas brancas! o tal racismo!



depois 40 anos da ilusao do operario a governar

agora ilusao da lesbica preta governar


quem se safa nisto e tipo direita hungria que sabe comprar vacinas  uma coisa igualdade genero parlamento e incapaz fazer





Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Counter Retail Trader em 2021-03-09 12:01:30
entao e  meter la lesbicas pretas que partidos nao tem

e tirar hetero  brancas

igualdade!  hehe


no parlamento penso ja ha 50% quotas para femeas....  mas sao todas brancas! o tal racismo!



depois 40 anos da ilusao do operario a governar

agora ilusao da lesbica preta governar


quem se safa nisto e tipo direita hungria que sabe comprar vacinas  uma coisa igualdade genero parlamento e incapaz fazer

estou a falar cá.

Estas feministas ressabiadas sao tao mas ou piores que comunas...., sao assustadoras..
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: vbm em 2021-05-18 18:12:01
(https://www.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/60a2dcb60cf26952d6c5d338/)(https://img.iol.pt/preset/60a2c9710cf280db4109115a/og/tvi24)

Impecável, sem titubear, Cotrim de Figueiredo
respondeu convincente a uma real alternativa
económica na governação política
da nossa 'vegetativa', oprimida,
sociedade sem futuro!

Ontem, na TVI 24.
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: vbm em 2021-05-24 15:43:30
Por mobilizador que possa ser o programa da IL,
designadamente em fomentar condições
de desenvolvimento da classe média,
gostaria de conhecer que planos
tem tal partido quanto
ao investimento
público e
apoio social,
não lucrativos
para a iniciativa
privada empresarial.

É preciso começar a pensar
que partido cada um vai
valorizar pelo voto
depois do verão,
e fico na dúvida
do programa
da IL, e
sem dúvida
no do PC,
por muito
que os veja iguais,
na legítima preocupação
com a situação da classe média!
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: vbm em 2021-05-27 20:49:42
Eu já devo ter perguntado de certeza,
mas não lembro a resposta: Que
partido ou partidos defendem
abolir o abortográfico?

Eu realmente não gosto do Costa,
e é péssima a (des)governação
do país. Faço votos que Rio
cinda o PS, e ele, assis,
o cds e cotrim mudem
toda esta pasmaceira
em que estamos.
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: vbm em 2021-11-01 15:13:09
O m. mendes acha
que os 'saídos'
do cds vão
votar il,
saudosos
de...  passos coelho!

Hum..., julgava-os
mais progressistas;
está visto, percebo
pouco de política.

Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: D. Antunes em 2021-11-01 16:27:52
A IL vai eleger o Carlos Guimarães pelo Porto e deve meter mais do que um por Lisboa. Será queo o Adolfo vai para a IL?
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: pedras11 em 2021-11-01 16:35:44
Não me espantava que tivesse sido tudo concertado para prejudicar o CDS e dar força à IL.

De qualquer forma o CDS está como está por culpa da governação com o PSD.
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2021-11-01 17:25:48
CDS E  colaboracionista

ja colaborou com PS e PSD

hoje dia  com geringonca  coloboracionismo   e mais bloco  e pcp


hoje dia rebeldes sao direitolas   cds tem pouca vocacao para ser rebelde..no seu adn!

 
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: vbm em 2021-11-03 10:38:10
Por mim, penso o IL não como um partido reaccionário
mas sim progressista e trabalhista no sentido de focado
no desenvolvimento do país, do povo e do entendimento
pacífico entre as nações e seus grandes espaços económicos.

No fundo, e tal como já o notei claramente, não nestas últimas
mas nas anteriores eleições, cá em Portugal, quer o PC e os seus
mais jovens activistas, quer o IL discursaram, unanimemente
no sentido progressista e desenvolvimentista de que o país carece.

A meu ver, no imediato, é uma estupidez o PSD e o CDS
alterarem as actuais direcções; elas sim devem fincar o rumo
do parlamento no sentido de o país ser governado com responsabilidade
ao centro, seja com o influxo liberal ou laboral do IL ou do PC.

Quanto ao oportunismo costista, o melhor é enterrá-lo como coisa
do passado; acho o 'brigão' p. nunes santos, um analfabeto
sem interesse nenhum. Por mim, francisco assis e o outro,
o que fala no "lei da bolha" ao sábado, o sérgio sousa pinto,
e até também, o do cds, o tal sebastião bugalho, atento
e acutilante, analistas e políticos adequados a dotar
o país do rumo político certo.

Também quero saber o que vai dizer a Lagarde ao analítico-político-presidente.
Para mim, marcello só tem lógica no rumo que acima traço, e imagino, esse foi o seu fito.
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2021-11-03 10:56:16
ja tiveste centro psd e ps e cds 40 anos

quer queiras ou nao revolucao esta marcha!

Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: vbm em 2021-11-03 13:48:18
Não notei o que desejo.

Só nos deram futebol,
fado, televisões, três
autoestradas lisboa-
porto, abortográfico,
m's sem interesse.
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: desconhecido em 2021-11-03 14:09:43
A meu ver, no imediato, é uma estupidez o PSD e o CDS
alterarem as actuais direcções;
O Costa fez o mesmo ao António Seguro que todos esqueceram e se afastou da política. O Ps com o Seguro até tinha ganho as eleições europeias, mas foi jogado fora. E o Costa perdeu as legislativas e acabou primeiro ministro.
A estratégia resultou e agora querem copiar. Pode ser uma atitude feia, mas pouca gente quer saber. Hoje em dia os valores morais parecem valer pouco.
No entanto o Rui Rio também jogou feio quando o Passos Coelho era primeiro ministro porque andava muitas vezes a critica-lo. Agora querem também o deitar abaixo
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: vbm em 2021-11-03 19:20:04
O Costa sempre me pareceu um tolerado no PS
pela razão simples, mas importante, de ser
considerado uma chave útil para moderar
a oposição do PC se o PS governasse. Foi
esse tapete que agora o PC puxou p'ra o
mandar à vida. Aceitou-o contra o direi-
tolas do p. coelho, mas acabou o recreio.
Abre-se de novo a porta à direita. O modo
mais inteligente de o fazer é justamente
encetar um programa trabalhista de
actividade produtivo-capitalística com
salários decentes que não empobreçam
quem trabalha. Isto é mesmo iniciativa
liberal em boa aliança com a working class!
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: desconhecido em 2022-01-14 20:18:05
João Cotrim Figueiredo

🤦‍♂️ “Não nacionalizámos a TAP, comprámos a TAP.”

🤦‍♀️ "O aumento do salário mínimo evita que os jovens emigrem."

António Costa

Logo à noite irei desmascarar este tipo de ilusões e mentiras.

IL vs PS, 21h10 na TVI. https://t.co/b1cxsCfI7W
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: D. Antunes em 2022-01-15 00:19:36
Foi um bom debate. Foi bom ver o Costa suar por cima do lábio superior.
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: desconhecido em 2022-01-15 08:30:25
Os primeiros 3 ou 4 gráficos que o Cotrim mostrou não foram filmados pelas câmeras. Não houve nenhum esforço da câmera para filmar. Via-se ele com o braço no ar a mostrar o papel, mas não se viu o conteúdo. E as frases de rodapé do debate também foram quase todas do Antonio Costa. No debate Rio versus Costa, a mesma moderadora foi de cor de rosa (cor do PS) e no fim do debate não interrompeu o Costa e deixou ele terminar com mais um minuto que o Rio e agora neste debate aconteceu isto. Acho que a TVI está a ser algo parcial.

Acho que o Cotrim esteve bem, mas a mensagem dele teria passado melhor se tivessem filmado os gráficos.
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: darkmoon em 2022-01-15 11:55:47
Os primeiros 3 ou 4 gráficos que o Cotrim mostrou não foram filmados pelas câmeras. Não houve nenhum esforço da câmera para filmar. Via-se ele com o braço no ar a mostrar o papel, mas não se viu o conteúdo. E as frases de rodapé do debate também foram quase todas do Antonio Costa. No debate Rio versus Costa, a mesma moderadora foi de cor de rosa (cor do PS) e no fim do debate não interrompeu o Costa e deixou ele terminar com mais um minuto que o Rio e agora neste debate aconteceu isto. Acho que a TVI está a ser algo parcial.

Acho que o Cotrim esteve bem, mas a mensagem dele teria passado melhor se tivessem filmado os gráficos.
Na Segurança Social faltou dizer a SS do PS já "joga" com as poupanças dos portugueses pois gere um "PPR" que tem rendido 2,75% ao ano desde a sua criação em 2008 ou 2009, apenas num dos anos "perdeu dinheiro", tem cerca de 21% "em jogo" na bolsa e não consta que tenha grandes problemas de gestão. Devia ter aproveitado isso para desenvolver a ideia do 2º pilar para a reforma.

Também não explicou bem a história da flat-rate, com isenção nos primeiros 700€.

Também não falaram da Educação nem da saúde.

Mas debates com 10/12 minutos para cada um não são debates. São material para os comentadores...
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Local em 2022-01-17 13:55:50
parece que...
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: justin em 2022-01-17 14:03:14
aqui não está muito longe  :-\
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Thorn Gilts em 2022-01-17 20:29:09
Kkkk acho que o dominador comum da malta é a IL
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: eagle51 em 2022-01-17 21:02:07
a mim tb deu IL
mas disseram-me que se metermos todas as respostas como neutro, dá Chega. não testei
mas se for verdade, tira credibilidade a esta ferramenta do observador
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-01-17 21:04:17
a culpa e do ventura nao tem programa

mas escolhe bem os temas para dar porrada....

ele  so escolhe temas  dar porrada de coisas do centro

ventura ignora  coisas extrema direita... ou ainda nao notaram  nos 15 minutos


os hollandeses tem pena perpetua  sao so mais liberais.....    isto nem sequer tem ver com extrema direita

Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: D. Antunes em 2022-01-17 23:52:12
a mim tb deu IL
mas disseram-me que se metermos todas as respostas como neutro, dá Chega. não testei
mas se for verdade, tira credibilidade a esta ferramenta do observador

Não necessariamente. Para aquelas perguntas, o Chega pode ser o mais próximo de uma resposta neutra. PE, defende mais intervenção estatal do que a IL:
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Counter Retail Trader em 2022-01-18 09:25:27
custa me dizer mas é o partido com melhores propostas no geral e com suposta capacidade.

infelizmente é um pais de comunas e que escolhe sempre mal as pessoas porque ainda somos ignorantes á brava
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: zAPPa em 2022-01-18 11:15:21
custa me dizer mas é o partido com melhores propostas no geral e com suposta capacidade.

infelizmente é um pais de comunas e que escolhe sempre mal as pessoas porque ainda somos ignorantes á brava
O chega?
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Counter Retail Trader em 2022-01-19 11:55:15
custa me dizer mas é o partido com melhores propostas no geral e com suposta capacidade.

infelizmente é um pais de comunas e que escolhe sempre mal as pessoas porque ainda somos ignorantes á brava
O chega?

o IL

o Chega é nova direita oportunista , como chegou a ser o CDS antigamente em 2000 e picos
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-01-19 12:21:03
como liberais nao ligam nada isto nacionalidades e coisa e tal

os patriotas sao comunas querem ser como cuba e albania.....

portugal e paraiso de comunas tem tanta socialismo a escolha!  ja direitolas tem de se contentar com liberais.,..


pais sem direita nacionalista...
o chega comecou com movimento anti sistema levou opa do sistema hehe
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Counter Retail Trader em 2022-01-19 13:43:53
como liberais nao ligam nada isto nacionalidades e coisa e tal

os patriotas sao comunas querem ser como cuba e albania.....

portugal e paraiso de comunas tem tanta socialismo a escolha!  ja direitolas tem de se contentar com liberais.,..


pais sem direita nacionalista...
o chega comecou com movimento anti sistema levou opa do sistema hehe

isso é algo que nao gosto muito do IL
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-01 14:35:00
A proporcionalidade dos sistemas eleitorais tem um papel decisivo na capacidade de forjar maiorias absolutas de mandatos, mesmo quando não existem maiorias absolutas de votos. O exemplo mais extremo é, naturalmente, o sistema de círculos uninominais existente no Reino Unido ou em França. Pela primeira vez desde 1976, os resultados eleitorais das eleições legislativas não cumpriram os mínimos da proporcionalidade, que estão, de resto, consagrados na Constituição. Em 2022, não existe uma correspondência entre o ordenamento dos partidos na distribuição de votos e na distribuição de mandatos. A CDU tem menos votos do que o BE, mas, apesar disso, tem mais deputados. Da mesma forma, o CDS tem mais votos que o PAN e o Livre, mas não elegeu nenhum deputado, ao contrário destes últimos partidos.


a il tambem teve este problema quado era minuscula

convem nao esquecer isto

O Partido Socialista terá menos de 42% dos votos, mas conseguirá cerca de 52% dos deputados. Esta é, na verdade, a maioria absoluta com menos votos absolutos e menos percentagem de votos da história democrática portuguesa.

 António Costa, com apenas 2.246.483 votos e 41.68% garantiu a sua maioria absoluta. Curiosamente, é um resultado pior que o obtido por António Guterres em ambas as suas duas vitórias com maioria relativa


A acrescentar a estes factores específicos desta eleição, temos ainda a desproporcionalidade estrutural do sistema eleitoral português. Esta é resultado de várias regras, que poderiam ser corrigidas, caso houvesse vontade política para tal. Por um lado, há muitos círculos eleitorais com magnitudes muito baixas: 7 círculos eleitorais que elegem 3 deputados ou menos e 12 círculos que elegem 6 deputados ou menos. Nestes círculos, os resultados acabam por ser altamente desproporcionais, beneficiando os grandes partidos


convem mudar isto enquanto sao pequeno partido porque depois perdem vontade....

Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: D. Antunes em 2022-02-01 23:38:52
Além da falta de proporcionalidade, existe outro problema:
enquanto quem vive no distrito de Lisboa tinha 8 ou 9 partidos com possibilidade de eleição à escolha, quem vive no interior apenas poderia escolher entre PS e PSD.
Isso é democrático?
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-01 23:48:44
votar no regime 40 anos


ate merica tem trumps  e  outros presidentes fora sistema


o psd e ps e sempre mesmo sistema.... o mesmo partido   os mesmos gaijos vao ficando velhos como pcp


interior tem escolha reformados do partido


depois axam esta malta vai mudar alguma coisa....com reformados


qual virar pagina  sao sempre mesmos mesmas ideias... unica coisa muda vao ficando velhos....



ps de hoje e mesmo ps do guteres e socrates   o psd e mesmo ferreira leite e rui rio
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: muze em 2022-02-02 01:09:32
Além da falta de proporcionalidade, existe outro problema:
enquanto quem vive no distrito de Lisboa tinha 8 ou 9 partidos com possibilidade de eleição à escolha, quem vive no interior apenas poderia escolher entre PS e PSD.
Isso é democrático?
As pessoas podem escolher, um voto é só um voto, não vai mudar nada de qualquer forma, as pessoas podem votar no que acham melhor, não precisam de sonhar baixo por causa do que vêm nas sondagens. Não vale a pena complicar o que é simples, é só votar no que gostarem mais
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-02 01:15:21
nop....
o regime esta ficar clientarismo


cada voto deve ser util num pais abstencao alta  e gajos marcam elecoes janeiro  como marcelo e costa....para irem votar menos pessoas  diz tudo deste regime de votos....

portugal e unico marcar elecoes janeiro pandemia por 2 vezes.....




tudo seja fazer estes gaijos perderem votos e bom....

esta gente  quer pessoas nao votem e seu voto nao  va contar mesmo


voces nao axam estranho o retangulo ser unico pais com mesmo regime

europa anda levar porrada nos partidos tradicionais  ate os usa tambem


em portugal sao piores governados.....mas regime nunca muda

mas maiorias  absolutas  sao 2 milhoes votos.....


NARRATIVA ESTABLIDADE E TRETA JA TIVERAM DURANTE DECADAS  ESTABLIDADE PS E PSD
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Zenith em 2022-02-02 11:32:16
O problema que temos em qualquer sistema de votação que se pretenda proporcional é que uma percentagem de votos multiplicada pelo nº total de deputados  resulta num nº de lugares que é um nº decimal.
Por exemplo para 226 lugares e para caso do PS (nº votos no PS / nº votos validos)*226 iria dar 96.2 deputados, o PSD 64.x o Chega 16.y. Os 0.2 +0.x +0.y ... vai resultar nuns 7 ou 8 deputados que tem de ser atribuidos de acordo com algum crítério. O método de Hondt é um método possível e se houve apenas círculo nacional, desvio relativamente à % de votos não seria muito significativo (PS ficaria com 99,  PSD 64, Chega 17, IL 11, ...).
Se círculo tiver apenas 2 deputados e votação for partido 1: 50,1% partido 2: 25% outros patidos: 24,9%, então partido 1 com 50% dos votos ficava com 100% dos lugares o que pode parecer injusto.
Mas se fosse  partido 1: 50% partido 2: 25,1% outros patidos: 24,9%, então ficaria partido 1 com 1 lugar e partido 2 com um lugar. Também não parece muito justo que partido 2 com metade dos votos  do partido 1 tenha a mesma representação.
Mas não há volta a dar. Na distribuição de 2-3 lugares teríamos sempre "injustiças" dessas qualquer que fosse o método.
Portanto a única solução para uma representatividade mais proporcional é ou ter apenas um círculo nacional ou pelo menos aumentar dimensão dos cículos eleitorias (ou passar para 2000 ou 3000 deputados  ;D).
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-02 11:42:06
depois querem fazer regionalizacao com sistemas destes.....


voces estam e fazer retangulo numa  madeira e uns acores com lideres para vida toda

tipo putin... mas putin pelo menos e competente


com sistema destes.... as minorias tem de se juntar.....  ou seja

se liberais dizem inimigo e chega e bloco .... estam  contribuir para sistema clientarismo do bloco central num sistema destes



tipo acores...... ps estava la 20 anos com clientarismo


inimigo tambem tem ser clientarismo...... nunca fechar portas a isto
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: pedras11 em 2022-02-02 13:34:31
A IL tem como deputada uma miúda de 23 anos, deve ser mais uma que nunca trabalhou na vida.

Eu quando tirei o curso de economia era o mais liberal da turma, quando comecei a trabalhar mudei uma pouco a minha forma de ver o liberalismo.
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Counter Retail Trader em 2022-02-02 13:38:05
A IL tem como deputada uma miúda de 23 anos, deve ser mais uma que nunca trabalhou na vida.

Eu quando tirei o curso de economia era o mais liberal da turma, quando comecei a trabalhar mudei uma pouco a minha forma de ver o liberalismo.

quem é?

Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-02 13:38:14
liberalismo muda um pouco com povos.....

mas quanto mais liberal for   mais povo tem servicos  que sistema socialista que e sistema   clientela com monopolios  isto nao muda no mundo

e pouco assim todo lado
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-02 13:39:23
A IL tem como deputada uma miúda de 23 anos, deve ser mais uma que nunca trabalhou na vida.

Eu quando tirei o curso de economia era o mais liberal da turma, quando comecei a trabalhar mudei uma pouco a minha forma de ver o liberalismo.

quem é?


gajos novos comessam  quase sempre como socialistas...

isso liberais novos e raridade



mas e normal se forem liberal  a 100% aos 18 anos perder fe num mundo assim hehe


a maioria pessoas liberais com mais 40 anos so sao liberais tipo 60%....hehe

ja perderam os 100%...dos 20 anos....


e como barroso era comuna a 100% aos 18 anos hoje comuna a 50% hehe


por isso democracia funciona..... se fossem todos 100% depois 40 anos...democracia era desastre
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Counter Retail Trader em 2022-02-02 13:53:38
A IL tem como deputada uma miúda de 23 anos, deve ser mais uma que nunca trabalhou na vida.

Eu quando tirei o curso de economia era o mais liberal da turma, quando comecei a trabalhar mudei uma pouco a minha forma de ver o liberalismo.

quem é?


gajos novos comessam  quase sempre como socialistas...

isso liberais novos e raridade



mas e normal se forem liberal  a 100% aos 18 anos perder fe num mundo assim hehe


a maioria pessoas liberais com mais 40 anos so sao liberais tipo 60%....hehe

ja perderam os 100%...dos 20 anos....


e como barroso era comuna a 100% aos 18 anos hoje comuna a 50% hehe

nao nao é , é malta que tem familia de psd/cds (ou tinha) e ve a IL como uma boa alternativa para começar uma carreira politica , tipo ter um tacho ja desde cedo , ate porque o partido ainda nao tem historico de trafulhices e menos gente , logo mais facil sera de ter tacho
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-02 13:56:20
isso risco pode acontecer ser opado

como foi opado o chega..... e o livre com mulher preta..

e risco todos partidos pequenos tem


os grandes partidos e oposto.... nunca mudam.... ou para mudar e eternidade ou com desastre tipo grande salto frente! do partido chines

so desastres os faz mudar....


tirando cds...

o psd e ps continuam como sempre tiveram.... ainda nao ha esse risco axo eu...ps e psd comessarem opar partidos pequenos....




Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: pedras11 em 2022-02-02 23:34:14
A IL tem como deputada uma miúda de 23 anos, deve ser mais uma que nunca trabalhou na vida.

Eu quando tirei o curso de economia era o mais liberal da turma, quando comecei a trabalhar mudei uma pouco a minha forma de ver o liberalismo.

quem é?


.

Eleitos pelo Porto
Carlos Guimarães Pinto, 38 anos. Economista, fundador do Instituto +Liberdade. Ex-presidente da IL, já tinha sido cabeça de lista pelo Porto em 2019.

Patrícia Gilvaz, 24 anos. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, foi presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: desconhecido em 2022-02-09 16:21:56
.
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-09 17:20:25
os liberais estam hollanda e alemanha tem o $$$

enquanto vier $$$  os liberais portugal  estam em paz....

depois se acabar acaba paz....

liberais vao ser outro chega....


tambem sao poucos os socialistas olham para liberais e veem um minifundio burgues pequena propriedade....

socialismo aceita minifundio..privado....

Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: desconhecido em 2022-02-09 21:47:54
O IL é de centro?! 

Citar
IL pede para mudar para o centro do hemiciclo, "mais distante dos extremos
https://www.dn.pt/politica/il-pede-para-mudar-para-o-centro-do-hemiciclo-na-ar-o-lugar-mais-distante-dos-extremos-14573173.html (https://www.dn.pt/politica/il-pede-para-mudar-para-o-centro-do-hemiciclo-na-ar-o-lugar-mais-distante-dos-extremos-14573173.html)
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-09 22:22:14
BERRAM POUCO

estar extremos no parlamento so mesmo estericas e ventura gostar mandar berros


Nada há de mais triste do que um partido radical que fala, age e se comporta como um partido institucional.......
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: eagle51 em 2022-02-10 08:55:58
mas vocês consideram o IL como um partido radical ???
é óbvio que querem estar sentados longe dos extremos. não são radicais. tb não são um partido de centro. para mim, essas noções de centro, direita ou esquerda não se aplicam ao IL. é verdade que muitos dos militantes vieram do PSD e CDS. e que as ideias são tipicamente associadas à direita. mas o posicionamento deles parece-me querer ser agnóstico a essas pré-definições.
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-10 09:30:42
eu axo partidos ps/psd sao de  de socialistas 

que vivem no capitalismo para fazer  sociadade mais socialista....


os be/pcp  partidos   recusam viver com capitalistas


de resto e mesma treta... os tipos olham burgueses da mesma maneira  uns querem taxar burgues  ate ser pobre tipo ps

e depois dar subsidio ao pobre que criaram

outros meter burgues  campo pequeno  e negocio ser todo do partido  tipo pcp 




nao existe centro... o existe sao metodos diferentes de tirar  a burguesia do povo e dar partido!....

objetivo e sempre mesmo   criar estado controlar burgueses e pobres...

o partido e sempre mais ordena...
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-10 09:57:33
ps/psd

tem objetivo fazer sociadade mais socialista dentro capitalismo

a malta pensar isto centro politico.....isto nao e centro... e sistema domina desde fim segunda guerra mas nunca foi centro

isto e sistema domina desde fim segunda guerra...praticamente no mundo todo  mas nao e centro nenhum....

os gajos querem criar nova sociadade.....dentro capitalismo....

todo sistema quer criar nova sociadade e sempre radical.... voces estam e  habituados a isto desde nasceram


china hoje dia tambem e isto ditadura   criar sociadade mais socialista que vive no capitalismo




Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: eagle51 em 2022-02-10 10:24:47
isso é o ps, psd. tudo bem e não discordo
mas falo do IL e do posicionamento deles. a meu ver, o objectivo é exactamente não cairem nesse modelo do esquerda, centro, direita. haja ou não haja centro.
eu sempre tive muita dificuldade em me rever num dos partidos "clássicos", fosse o ps, psd ou cds (pcp e be para mim nem eram minimamente hipotese a considerar)
sempre me achei liberal, bem antes do IL aparecer por cá.
sendo que o meu conceito de liberal tem muito a ver com conceitos de liberdade individual (refiro-me a cada um poder fazer as suas escolhas, sem ter depois o estado em cima), um estado minimo (mais focado em temas como solidariedade social , justiça, segurança,... num papel mais de fiscalizador do que cobrador de impostos ou "imposidor" de vontades)
para mim liberal tem muito disto.... pouco estado, muita liberdade individual. mas com um estado capaz de fiscalizar e actuar realmente qd há abusos (seja a nivel da corrupção, seja nos exageros em que o capitalismo pode chegar como acontece nos USA e o seu sistema de saude)
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-10 11:59:23


hoje dia ate querem criar nova sociadade global sem paises....

os liberais abram olhos porque quem anda por detras disto sao gajos da censura
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: desconhecido em 2022-02-10 12:08:02
O IL quer ir para o centro no parlamento porque pertence a uma familia de partidos europeia que se senta ao centro no parlamento europeu.
A maioria dos partidos portugueses são cópias do que existe lá fora. Demora é mais tempo a chegar cá.

Citar
Partido da Aliança dos Liberais e Democratas pela Europa
https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_da_Alian%C3%A7a_dos_Liberais_e_Democratas_pela_Europa (https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_da_Alian%C3%A7a_dos_Liberais_e_Democratas_pela_Europa)

Citar
Democratas e Liberais
É conhecido pelo acrónimo ALDE: a Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa, a quarta maior família política presente no Parlamento Europeu.
São pró-europeus, alinhados ao centro com liberais e neoliberais nas bancadas. Nos objetivos apontam a uma defesa da democracia liberal, dos direitos fundamentais e da identidade europeia e querem uma Europa mais forte e estável, com meios para responder às questões que os Estados-membros não conseguem solucionar sozinhos.
https://www.tsf.pt/especiais/europeias-2019/quais-as-familias-politicas-europeias-10888450.html (https://www.tsf.pt/especiais/europeias-2019/quais-as-familias-politicas-europeias-10888450.html)

Em Espanha o partido liberal uniu-se com o Partido Democrata Popular (basicamente era o PSD de Espanha) e formou o Partido Popular, que pertence à mesma familia de partidos europeus que o PSD, Partido Popular Europeu (PPE).
Em Portugal, isso pode não acontecer, ou demorar ainda muito tempo para acontecer, mas acho que o PSD e a IL vão acabar por andar mais ou menos alinhados. Não excluo a hipotese do PSD, a IL e o CDS (se não desaparecer) virem a concorrer a algumas eleições em coligação.
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-10 12:10:20
o problema e vencedores globalizacao nao sao la muito democraticos

os USA  tambem nao   sao grande  exemplo democracia  e china essa e ditadura declarada


basicamente existe hoje dia... nao e la muito democratico

a cultura canselamento e so mais outro sintoma  do mundo em vivemos e das potencias dominam hoje dia


o psd nem sabe o que e

o rui rio e mais esquerdista costa...


psd ja e partido coligado... desde nasceu


psd tem mais ver com ps que outra coisa...


isto tentar criar 2 partidos como americanos e bocado treta na europa...
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-10 12:45:04
estas elecoes foram so piores em debates de sempre

onde so minoria tinha programa....


e costa andou ultimos anos levado colo


foram geringoncas nem foram votos sequer....
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: zAPPa em 2022-02-10 12:46:28
Não excluo a hipotese do PSD, a IL e o CDS (se não desaparecer) virem a concorrer a algumas eleições em coligação.

Já o deviam ter feito nestas eleições.
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-10 12:51:05
estas elecoes foram levar costa colo....
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: vbm em 2022-02-10 12:56:23
(Também acho.) Só que o CDS tem militantes de vista turva.
O que não admira, pois só se dedicam a Câmaras Municipais.
O que, sendo um defeito, é possível que seja conveniente...

Realmente, já quase não somos um país, mas apenas
uma região (periférica) da Europa. Daí a disputa
autárquica dos dois curriculados,
o Costa e o Rio
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: desconhecido em 2022-02-10 13:01:43
isto tentar criar 2 partidos como americanos e bocado treta na europa...

Na europa existem pelo menos 8 familias de partidos e em cada familia existem diversos partidos. É muito diferente dos EUA.

O que aconteceu em Espanha do partido liberal se unir a outro partido maior já aconteceu proximo de 1989. Só vi isso porque achei que a IL tinha copiado algum partido liberal espanhol, da mesma forma que o Chega copiou o Vox e o BE copiou o Podemos, mas depois vi que em Espanha não existe nenhum partido liberal, porque já fazem parte do PP espanhol há muito tempo.
A IL tirou a ideia de outro pais que não Espanha. Pode ser Alemanha, Belgica, Irlanda etc
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-10 13:04:14
psd ja e uniao desde nasceu...

o cds ja se partiu deu origem a 2  chega e IL  e resta CDS deve ir psd...


direita portugal ja era geringonca...

liberais
tem mais ver com igleses.....  porque por la tambem defendem saude do estado....

dos hollandeses o cheque ensino...... por la e normal haver 3 ou 4 partidos no governo tambem


liberais em portugal sabem nunca vao ganhar elecoes...  so se vao juntar em governos...




Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: desconhecido em 2022-02-10 13:15:07
Vai tudo terminar. No fim do mundo, só vai ficar o Chega. hehe
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-10 13:17:19
o chega sem esquerdistas tambem acaba....
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: desconhecido em 2022-02-10 13:40:30
Não excluo a hipotese do PSD, a IL e o CDS (se não desaparecer) virem a concorrer a algumas eleições em coligação.

Já o deviam ter feito nestas eleições.

Penso que era muito dificil terem-se coligado nestas eleições por causa da definição do numero de deputados para cada um. A IL precisava primeiro de fazer o seu caminho de ganhar mais deputados e o CDS estava a desaparecer e provavelmente ia querer ficar com os mesmos deputados da legislatura anterior.
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: vbm em 2022-02-10 13:44:52
Gosto dos prognósticos do Reg!

Parecem prováveis. O IL terá
futuro, sobretudo se educar a classe
operária, a cativar e a defender
para a dignidade e o mérito.
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: desconhecido em 2022-02-10 14:37:38
Acho que quando formos velhotes, já com 150 anos, PS e PSD ainda vão existir.

É normal os partidos mais pequenos crescerem no principio por serem novidade. O BE também chegou a ter 10% em 2015.
O PS correu mais risco de desaparecer depois da crise da divida soberana do que o PSD corre agora e no entanto continua a ser o maior partido português. Aconteceu o mesmo ou ainda pior com o partido socialista de Espanha e também está agora no governo. Os maiores partidos resistem muito.
Nestas eleições, o PSD até teve mais votos que na legislativas anteriores, apesar do crescimento de Chega e IL.
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-10 15:00:39
pequenos partidos sao ideologia


grandes sao clientelas


quem nao aguenta as crises do ps e democracia...


Se no contexto europeu os partidos socialistas vivem o imperativo de reinventar as suas políticas para disputar eleições, em Portugal são os sociais-democratas quem vive esse drama.


O ps ser mesmo ps de sempre desde guterres  ganha maiorias......  isto foi sempre decadencia desde guterres


em franca socialistas tiveram de se inventar de novo... em portugal e mesmos de sempre

Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: desconhecido em 2022-02-10 15:35:31
Todos os partidos têm ideologia e clientela.

Os partidos politicos que estão no parlamento portugues pertencem a familias politicas europeias e defendem as ideias dessas familias sejam elas quais forem.

Para alem do PSD e do PS serem os dois maiores partidos de Portugal pertecem tambem às duas maiores familias politicas da Europa. Então está tudo a favor deles. 
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: desconhecido em 2022-02-10 15:49:35
Os partidos são todos uma especie de franchising
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-10 16:26:55
as ditadoras tambem






psd esta virar ditador recusa voltar debates  recusa por liberais longe berros do chega


isto psd  nao sabe quem e ate tem medo liberais numa terra comunista


 dirigentes do PSD se consideram sociais democratas, liberais, conservadores, de centro direita ou de centro


https://observador.pt/opiniao/o-psd-e-a-ideologia/

Mais de de 40 anos depois do 25 de Abril, não estará na altura do PSD e do CDS de cuidarem dos seus? Se continuarem a não fazê-lo, outros o farão. E aí é que Portugal será mesmo um país de esquerda.

Com as eleições internas no PSD, regressou a discussão sobre a natureza ideológica do partido e até sobre a questão da ideologia na política. Infelizmente, a discussão tende a reduzir-se às referências ideológicas dos seus dirigentes. Não me interessa muito saber se os dirigentes do PSD se consideram sociais democratas, liberais, conservadores, de centro direita ou de centro esquerda, que livros leram ou como foram os seus percursos intelectuais. O que me interessa, e muito, é saber se o eleitorado do PSD está à direita ou à esquerda. Em democracia, os políticos servem os eleitores. Por isso, as ideologias destes é que são relevantes. Proponho discutir a ideologia política olhando para os eleitores portugueses e não para os dirigentes partidários. Confesso que tratando a questão desta perspectiva, a discussão parece estranha. Por vezes, os partidos onde votam as pessoas de direita discutem se são de direita.


 Alguém imagina o PS discutir se é de esquerda?


Em geral nas discussões sobre as ideologias políticas em Portugal há um ponto muito bizarro. Parece que a identidade ideológica é um exclusivo dos partidos políticos e que o grosso da população é basicamente indiferente a essas questões. É um erro enorme, talvez resultado de uma cultura democrática pobre. Todos os cidadãos têm preferências e referências ideológicas, as quais influenciam as suas opções e escolhas de vida. A decisão das escolas para os filhos, dos cursos, das universidades é uma opção ideológica. As escolhas profissionais são também muitas vezes decisões com uma dimensão ideológica. Até actividades tão simples como a compra de livros, a ida ao cinema, a concertos, a exposições, os locais onde se passa férias revelam preferências ideológicas.

quem escolhe sao eleitores...
A sociedade portuguesa é cada vez mais semelhante às outras sociedades europeias. Tal como em todos os países europeus, também em Portugal há um eleitorado mais conservador e mais liberal que vota à direita. Na maioria dos países europeus, há estudos que mostram quem são os grupos da sociedade que normalmente votam nos partidos de direita. Há cinco grupos dominantes. As populações rurais e agricultores, normalmente mais conservadoras. As profissões liberais das grandes cidades. Pequenos e médios empresários. Comerciantes. E executivos de grandes empresas, multinacionais e do sector financeiro. Claro que há excepções nestes grupos que votam em partidos socialistas, mas a regra é votarem mais à direita do que à esquerda.


Rui rio devia era perceber  liberais sao direita... e resto e tretas  do seculo 20 das guerras dirigentes num partido unico


liberais nao sao o psd... nem psd vai defenir os liberais....


Estes grupos sociais votam em regra em partidos de direita porque são aqueles que defendem os seus valores e os seus interesses. As populações rurais conservadoras gostam de partidos que defendem hábitos e costumes antigos e não desejam revoluções sociais. As profissões liberais privilegiam a sua liberdade individual não querem um Estado que se intrometa na sua vida. Os empresários, os comerciantes e os executivos gostam de governos que respeitem e estimulem a iniciativa privada. Para todos estes grupos, o respeito pela propriedade privada é um direito fundamental, tal como são contra cargas fiscais elevadas. Querem votar em partidos que defendem estes valores e estes princípios. São o que chamamos, em traços gerais, eleitores de direita. Existem em Espanha, em França, na Alemanha, em Inglaterra, em Itália, na Holanda, na Bélgica, nos países escandinavos, na Grécia, nos países da Europa Central,


eria um mistério enorme se estes grupos sociais não existissem em Portugal. Obviamente, que o mistério não existe. Tal como em todos os outros países europeus, também há eleitores e grupos sociais de direita em Portugal.

Mas há uma diferença entre o eleitorado de direita em Portugal e nos outros países europeus. O eleitorado de direita em Portugal, as populações rurais, as profissões liberais, os pequenos e médios empresários, os comerciantes, sentem-se órfãos.

Ninguém os quer representar. Mas mesmo assim eles são de uma admirável lealdade, e ano após ano, nas legislativas, nas presidenciais, nas europeias, nas regionais, nas autárquicas, eles votam mesmo naqueles que recusam ser de direita.

. Não deverá haver na Europa um caso de fidelidade tão mal respeitada e tão mal tratada como a do eleitorado de direita em Portugal.


E esta é igualmente a diferença entre o eleitorado de esquerda e de direita em Portugal. Os primeiros são bem tratados pelos seus partidos. Os segundos são ignorados pelos que deveriam ser os seus partidos. Os primeiros nunca são abandonados. Os segundos são desvalorizados. Os partidos de esquerda sabem organizar politicamente o seu eleitorado natural. Os partidos de direita em Portugal demitiram-se da primeira das suas obrigações: cuidar politicamente do seu eleitorado defendendo os seus valores e interesses.


nao axam ja chega de ter pais funcionarios publicos...
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: desconhecido em 2022-02-10 17:10:52
Em relacão aos debates quinzenais, é mais um comentario ignorante e sem sentido. Hehe

O Rio não quis os debates quinzenais na anterior legislatura e não quer agora, não só por coerência mas tambem porque está de saida e não lhe apetece nada andar no parlamento a debater. Mas não é o Rio que vai decidir. O PSD não tem a maioria.

Não vai ser tambem o Rio a decidir sozinho onde se vai sentar a IL. Eu compreendo a posição dele quando diz que a IL defende politicas mais à direita que o PSD e tambem compreendo que a IL se queira sentar no centro porque no parlamento europeu a mesma familia tambem se senta aparentemente no centro.

Eu ja li comentarios de pessoas descontentes por a IL se querer sentar ao centro porque votaram nela achando que era mais à direita que o PSD, mas acho que isto é uma questão um bocado irrelevante. A maioria das pessoas nao quer saber onde a IL ou PSD se vão sentar.

O que parece evidente é que querem ficar todos longe do Chega.
Se eles pudessem metiam os deputados todos do Chega numa salinha do parlamento e trancavam a porta para eles não sairem cá para fora.
Por falar em salinha, o Chega vai ficar com a salinha do Parlamento que era do CDS...
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-10 17:12:39
parlamento e lugar onde estao e  questao berros

nao de ideologia....


ja deu perceber bloco e chega vao andar berros...

foi logo 1 dia...https://observador.pt/2022/01/27/bloco-uma-noite-a-malhar-no-chega-e-um-recado-a-lembrar-a-geringonca-qualquer-que-seja-o-mais-votado-direita-tera-menos-deputados/

Foi aliás Catarina Martins que acabou o discurso quase rouca, já com a plateia aquecida depois da intervenção do fundador Rosas. Fórmula vencedora: bater na direita, como Bloco tem feito de forma cada vez mais agressiva nos últimos dias,

 No meio do ruído diário que marca o debate político, seria um erro de análise acreditar que a esquerda desgosta do partido de André Ventura. Claro, é isso que os protagonistas da esquerda partidária dizem — até prometem encetar esforços para o anular ou proibir. E, claro, há genuíno desprezo pelas propostas ou tomadas de posição do Chega. Mas, sentados à mesa de trabalho, o que socialistas, bloquistas e comunistas segredam entre si é precisamente o contrário: quanto mais forte estiver o Chega, mais intensa será a mobilização do eleitorado à esquerda, ao ritmo da velha estratégia do “combate anti-fascista



De Freitas do Amaral a Francisco Sá Carneiro, de Pedro Passos Coelho a Paulo Portas, a esquerda sempre se mobilizou qualificando os adversários de fascistas, “nazizinhos”, “neoliberais”, “amigos da troika” ou simplesmente de “direita racista”. Tornou-se a sua raison d’être

Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Smog em 2022-02-10 18:17:38
O IL quer ser centro e o PSD bate o pe. andamos nisto depois do drama do Chega que quer um vice e nao deixam... tudo assunto grave! 8)
Entretanto a nato desembarca tropas na Dinamarca ( ou assim) e ninguém liga. :-\
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-10 19:19:52
tambem nao ligam a isto...

Foi por esse exacto motivo que, em contrapartida, o PS escolheu para a presidência da Assembleia da República, Edite Estrela. Lembram-se de Edite Estrela? É aquela senhora que tinha um programa na televisão em que falava muito bem Português. Não estão recordados? Ela falava muito bem Português, mas falava ainda melhor de José Sócrates. E agora, diz-vos alguma coisa? Exactamente. É aquela senhora que ia de férias com José Sócrates, com tudo pago por José Sócrates. E é também aquela senhora cujo marido foi sócio de José Sócrates e Armando Vara num negócio. E é aquela senhora cujo primo foi, digamos, professor de José Sócrates quando o ex-primeiro-ministro tirou aquele, digamos, curso, naquela, digamos, universidade, a um, digamos, domingo. Peço desculpa, foi mesmo a um domingo. Este último “digamos” saiu a mais, escapou-me.

Ou seja, o que é que pretendo deixar claro com todo este enquadramento? Desejo apenas confirmar que Edite Estrela é a presidente da Assembleia da República perfeita para fazer frente ao eventual vice-presidente Diogo Pacheco de Amorim. Para enfrentar alguém que supostamente odeia o regime e quer desfazer-se dele para sempre, ninguém mais apropriado do que uma senhora tão próxima do governante deste país que mais acarinhou o regime, ao ponto de querer tomar conta dele para sempre.



axo que ps adora o chega.....

porque malta so fala chega e nao ve o regime a ser regime de sempre
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: darkmoon em 2022-02-10 21:21:18
Não excluo a hipotese do PSD, a IL e o CDS (se não desaparecer) virem a concorrer a algumas eleições em coligação.

Já o deviam ter feito nestas eleições.
Pelo menos maioria o PS não teria.
Vi na TV, pelo canto do olho, que somando PSD e CDS era suficiente.
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: alce em 2022-02-11 12:22:31
Não excluo a hipotese do PSD, a IL e o CDS (se não desaparecer) virem a concorrer a algumas eleições em coligação.

Já o deviam ter feito nestas eleições.
Pelo menos maioria o PS não teria.
Vi na TV, pelo canto do olho, que somando PSD e CDS era suficiente.

Parece que juntos ficariam com mais 6 deputados (tiravam 5 ao PS e 1 ao Chega.

https://www.publico.pt/2022/01/31/politica/noticia/juntando-votos-psd-cds-ps-menos-cinco-deputados-ficaria-maioria-absoluta-1993782 (https://www.publico.pt/2022/01/31/politica/noticia/juntando-votos-psd-cds-ps-menos-cinco-deputados-ficaria-maioria-absoluta-1993782)
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: alce em 2022-02-11 18:00:28
Não excluo a hipotese do PSD, a IL e o CDS (se não desaparecer) virem a concorrer a algumas eleições em coligação.

Já o deviam ter feito nestas eleições.
Pelo menos maioria o PS não teria.
Vi na TV, pelo canto do olho, que somando PSD e CDS era suficiente.

Parece que juntos ficariam com mais 6 deputados (tiravam 5 ao PS e 1 ao Chega.

https://www.publico.pt/2022/01/31/politica/noticia/juntando-votos-psd-cds-ps-menos-cinco-deputados-ficaria-maioria-absoluta-1993782 (https://www.publico.pt/2022/01/31/politica/noticia/juntando-votos-psd-cds-ps-menos-cinco-deputados-ficaria-maioria-absoluta-1993782)

Não sei se a emigração poderia trazer mais alguma alteração.
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-11 21:08:13
PS   partido regime reformados socialistas conservadores

querem manter tudo como esta conservar sistema dos donos disto tudo


votos migrantes ja par anos e vergonha


maioria paises tem votos por correio para povo todo sem chatices de maior


ao cabo e resto so contam votos funcionarios publicos das embaixadas....  resto 80% votos vao lixo

Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Elder em 2022-02-18 17:14:43
Grande entrevista do Carlos Guimarães Pinto à rtp3 nesta 4ª feira:

https://www.rtp.pt/play/p9766/grande-entrevista (https://www.rtp.pt/play/p9766/grande-entrevista)

A parte da Irlanda é fantástica!  :D
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: vbm em 2022-02-18 21:18:04
Muito bom! Isto é que é política e economia!
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-20 10:16:55
axo  maioria ja desistiu ser pais.....

agora vao e fazer manta retalhos para se governarem com regionalizacao


isso ser irlanda ...talvez la ano 2100

malta nao quer chatices querem ser todos como costa taxas e taxinhas numa camara da menos chatices

partidos de reformados nao gostam chatices, querem taxa para lhes pagar reforma




regionalizacao so funciona quando povo e diferente...tipo usa, suica belgica espanha

onde regioes sao povos falam ate linguas diferentes... fazem coisas diferentes



em portugal #retangulo# e tudo o mesmo falam mesmo,, pensam mesmo em socialismo 

os acores sao bocado diferentes de resto e mesma coisa

portugal #retangulo# e dos pouco paises mundo onde povo fala mesma lingua...vota na mesma coisa...

quem espera alguma diferenca com regionalizacao... so se for para pior...  porque povo vai fazer socialismo com regionalizacao na mesma


paises europa que tem muita estrangeirada e tem fazer regionalizacao....

porque povos pelo visto sao diferentes.....gostam fazer coisas sua maneira....


portugal e pais migrantes....em povo fica ca  e mesmo...
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: vbm em 2022-02-20 12:05:15
Também, me custa compreender regionalização num país como o nosso;
'cheira-me' a grande caciquismo vigarista! E ainda que seja do Porto,
- o qual é, e sempre foi, uma cidade-nação -, não considero que
deva governar-se a si próprio, antes
deve obedecer a Lisboa; a Lisboa,
não Madrid. Porto nação,
certo! Mas parolo
como é, obedece
sim, a Lisboa,
onde também
manda,
e não a estrangeiros,
nem a espanhóis
disfarçados de
estrangeiros!
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: Reg em 2022-02-20 14:20:38
EM ESPANHA REGIONALIZACAO FOI FEITA DE BAIXO PARA CIMA

ate andaram porrada por mais autonomia... bascos.. catalunha quer independencia etc... foi regionalizacao feita com muita porrada ..


em portugal e regionalizacao de cima para baixo... isto nao tem grande futuro quando assim e...

em portugal regionalizacao e mais gerir partidos do ps/psd...  ja nao conseguem dominar isto nivel nacional como antes....

nos acores e madeira dominam   por isso querem regionalizacao....ps/psd


os liberais querem regionalizao... por ideologia...

para mim regionalizacao e quando povo fica ser estrangeirada  para nao me chatiarem...eles que se governem nivel regional


Os referendos em Portugal são curiosos. Quando a respostas do povo não agradam às elites políticas, como aconteceu com o aborto e agora com a regionalização, acabam por ser repetidos. Quando as respostas agradam ao poder político, os resultados dos referendos passam a ser irreversíveis.

No referendo que aí vem sobre a regionalização, há uma grande mudança em relação ao anterior, realizado em 1998. Desta vez, a liderança do PSD é a favor da regionalização. Rui Rio sempre quis a regionalização. A sua ambição parece ser um dia tornar-se no Alberto João Jardim do norte de Portugal. Por isso se entende o seu esforço para fazer do PSD um partido do norte, e não um grande partido nacional. Ou seja, uma espécie de Liga do Norte social democrata.

Tradicionalmente, o PS foi sempre a favor da regionalização, o que aliás vai contra a sua origem ideológica jacobina, que defende um Estado nacional altamente centralizado (pelo menos, assim é em França, a pátria dos jacobinos). A posição do Presidente da República é um enigma (mais um…). Como Presidente do PSD liderou a oposição à regionalização do governo de Guterres, e ganhou. Agora, pelas suas declarações iniciais após o anúncio de António Costa, parece mais aberto à regionalização. Convinha que explicasse o que o fez mudar de ideias. A regionalização é um assunto de Estado.


como se ve isto e feito politicos porque lhes da geito... manter poder

Há quem diga que a regionalização é popular no Norte. Custa entender porquê. Não haveria seguramente as regiões do Minho, de Trás-os-Montes e do Douro, mas apenas a região do “Norte”. Será que Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real querem perder autonomia em relação a um poder central do “Norte?” E o Porto quer abdicar da sua forte tradição municipalista? E Aveiro ficaria na região “Norte” ou na região “Centro”? E Viseu? E a Guarda? E qual seria a capital da região “Centro”? O facto de algumas elites políticas e futebolísticas do Porto defenderem a regionalização, não significa que ela seja popular no norte do país.
Título: Re: IL - iniciativa liberal
Enviado por: vbm em 2022-03-18 08:38:13
IL,
outro
que se
evaporou!