Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Kin2010

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 201
21
Em devido altura eu avisei aqui alguns foristas para terem cuidado a lançarem-se no mercado do arrendamento local (na altura em que os emprestimos ainda eram baratos e os impostos do AL eram baixos).
Então o estado vai taxar mais o AL para subsidiar as rendas acessiveis e pagamentos de rendas em atraso de inquilinos, porque o estado não tem dinheiro para nada.
E isenção de taxação de irs das rendas de quem passar de AL para arrendamento normal (menos rentável) apenas será até 2030... ou então ate este ou outro governo decidir mudar tudo novamente...  ;)
Hoje é o dia da nacionalização do mercado de arrendamento, visto que agora é o estado a regular os aumentos, e para já estão limitados a 2% ao ano... mesmo que a inflação seja superior :)
E ficar a espera até que o estado pague o que os inquilinos não pagam... estado esse que é o mesmo que ignorou o meu pedido de reinvestimento de mais valias quando troquei de casa, e depois ainda me ameaçaram penhorar a casa, se não pagasse o que não devia porque o estado estava a considerar que o emprestimo que fiz para pagar o IMT era um emprestimo para compra de casa...

Resumindo... 16/02/2023... o dia em que o mercado de arrendamento foi definitivamente... nacionaliz... regulado  ;D

Que crlho, já viste. Estámos num país de loucos. Vão acabar por fechar muitos AL. Lá se vão os empregos todos associados desde a empregada de limpeza, lavandarias, o "faz tudo", estes tipos estão loucos.

O pior é que eu vejo muita  gente a viver disto, não é só investimentos, existe pessoas a viver mesmo disto era o traalho para a vida.

Eu sou um dos muitos lesados tanto no arrendamento como num investimento de AL que estava a fazer, era apra começar para o próximo ano. Morree antes de nascer, nem sei  o que vou fazer... ora FDX

É a forma de governar socialista. Tudo imposto a partir de cima, poucas opcões para os investidores.

Estes novos projectos de lei são equivalentes a uma expropriacao lenta aos proprietários. Claro que, apesar da promessa de os rassarcir das rendas não pagas pelos inquilinos, isso será feito a conta-gotas ou não feito. Claro que a actualizacão de rendas baseado na previsão de inflaccão do BCE (incrível!) vai ser sempre abaixo da inflaccão real.

Mas tenho esperanca que o AL se aguente, apesar disso, pois não dizem que acabam com os AL existentes. Sujeitam a reavaliacões de 5 em 5 anos, mas aí provavelmente só serão chumbados os que forem em prédios com muitos AL instalados ou que estejam a causar problemas.


22
Com subidas fortes nos últimos dias, sobretudo hoje, a carteira passou a ter uma vantagem de +4.3%.

Sesr9m:      +12.8%
IndCart:        +8.5%
Psi20:           +3.8%
Eurostoxx:    +9.7%


23
Agora a carteira passou a uma vantagem de +0.7%.

Sesur9m:     +5.8%
IndCart:       +5.1%
Psi20:          +4.0%


24
A nova carteira segue quase igual aos índices, com desvantagem de -0.5%. Relembro que foi comprada em 11-11-2022.

Sesur9m:     -1.9%
IndCart:       -1.4%
Psi20:          -0.2%
Eurostoxx:   -2.0%
Nasdaq        -8.6%

De notar que, desta vez, a carteira descolou do Nasdaq, este está a descer bem mais que os índices europeus.



25
Estranho comprares empresas de consumo de luxo (Hermes e LVHM) quando as perspetivas económicas para 2023 são péssimas em termos globais.

Provavelmente as vendas passadas dessas empresas ainda não capturaram essas perspetivas.

É interessante o que dizes, mas eu estou a seguir os crescimentos de vendas orgânicos de vários anos. Já agora, não achas que as empresas de luxo são das menos afectadas pelas recessões? Quem compra luxo não é muito afectado pela recessão.

26
Uma coisa interessante que se nota é um forte aumento das vendas em 2021 mesmo em relação a 2019 (pré-pandemia). Há certas empresas que estão ainda estão abaixo de 2019: as linhas aéreas, fabricantes de materiais para aviões, turismo, espectáculos. Essas estão abaixo porque o ano 2021 só trouxe uma recuperação parcial, visto que nos primeiros meses de 2021 também houve lockdowns. Mas as empresas dos outros sectores têm vendas de 2021 não só a recuperarem de todas as perdas de 2020, mas também a superarem o 2019, e algumas muito vigorosamente.

E depois em 2022 (9 meses) nota-se um aumento em relação a 2021 ainda melhor do que o 2021/2019. Portanto, em 2022 ficaram muito acima de 2019 (a maioria das empresas). No entanto, os valores de 2022 podem já reflectir a inflacção, pois as empresas fizeram repercutir a inflacção nos seus preços.

27
Aqui fica a tabela mostrando os indicadores do conjunto de empresas que passou vários níveis de selecção. A verde vivo estão aquelas que compoem a nova carteira.

28
- 15% «Stop Loss»

Com este sistema não devo aplicar stop loss. Isto é um sistema buy & hold, tenho que aguentar até ao fim do período da carteira. A ideia é ter performances que batem os índices, o que é bastante bom, porque os índices de acções, por sua vez, batem os rendimentos de outros investimentos. Tenho conseguido bater os índices quase sempre, embora esta última carteira tenha sido uma grave excepção.

29
Já agora tive uma pequena vingança do azar com a Teleperformance. Ela caiu 33% no último dia da carteira! Mas na sexta-feira dia 11 reforcei (faço isto com outras acções também, pequenas vendas e compras para ficar com lotes aproximadamente do mesmo valor). Tive a sorte de as comprar a 169 mesmo de manhã, e no fim do dia estavam a 190.

30
A nova carteira fica assim:

Jerónimo Martins
EDPR
Teleperformance
Hermes
Eurofins Scientific
LVMH
ST Microelectronics
Qiagen
Carl Zeiss Meditec
Puma
Sartorius
Melexis


31
As operações efectuadas foram:

Vendidas: Lotus Bakeries, WDP, Symrise, Kion.

Mantidas: Jerónimo Martins, Teleperformance, Hermes, Eurofins Scientific, Carl Zeiss Meditec, Puma.

Compradas: EDPR, LVMH, ST Microelectronics, Qiagen, Sartorius, Melexis.

32
Aqui fica um gráfico com a prestação dos índices e da minha carteira para ilustrar o que eu disse acima. Notar que esta carteira foi comprada em 11-11-2021 e vendida em 11-11-2022.


33
Já fiz os negócios. Primeiro vou indicar os resultados (muito maus) da carteira que passou. A desvantagem ficou em -14.5%.

Sesur9m:    -23.5%
IndCart:       -9.0%
Eurostoxx:  -11.4%
Psi20:         +0.5%

Mas há aqui outros índices também interessantes:

LargS9M:    -23.0%
Nasdaq:      -29.2%

Notem que:

A minha carteira Sesur9m tem um resultado muito próximo do Nasdaq e do conjunto alargado de empresas do meu estudo (O LargS). Portanto não foi específico desta carteira, foi uma tempestade que se abateu sobre todas as acções de crescimento.

O Eurostoxx porta-se ligeiramente pior que o meu IndCart. É habitual.

O Psi20 tem o melhor resultado. Claramente isto é porque tem um grande peso de utilities e poucas growth stocks.


34
Vou fazer a rotação da carteira amanhã de manhã.

Acabei de ter um azar absolutamente incrível. A Teleperformance, uma fantástica estrela que me tem dado muito a ganhar ao longo dos anos e que eu possuo agora, desceu 34% hoje, de repente. Todos os indicadores estão óptimos. A razão da queda foi o início deum inquérito feito pelo governo colombiano às condições de trabalho nos seus call centers, e às medidas anti-sindicatos que a empresa toma. Tenho a ideia de que isto se vai resolver a bem para a empresa e por isso estou tentado a manter as acções. Mas custa uma queda de 34% a 1 dia de distância de eu rodar a carteira. E faz descer imenso a performance dacarteira actual.

35
Desvantagem vai nos -15.0%.

Sesur9m:     -28.5%
IndCart:       -13.5%
Psi20:          +0.5%
Eurostoxx:   -17.0%

Vou fazer a rotação de carteira cerca do dia 10-11 e já estou a fazer o estudo para isso.

36
Desvantagem vai nos -15.5%.

Sesur9m:   -29.0%
IndCart:     -13.5%
Psi20:          -1.0%


37
Portugal Will Be the First European Housing Bubble To Burst in 2023

https://valueofstocks.com/2022/09/16/the-biggest-housing-bubble-in-europe-is-about-to-burst/

Não sei quem escreveu esse artigo mas conhece mal a realidade de Portugal. Há poucas casas novas disponíveis no mercado e 61% são de proprietários sem divida associada.

Para os créditos, a casa é a ultima coisa a deixar de pagar e isso só irá acontecer se o desemprego aumentar brutalmente (teria que duplicar ou triplicar face ao número atual).

Eu até acho que há outro fator não referido que podia levar a uma quebra nos preços: a saída de estrangeiros de Portugal. Por exemplo, se o Lula ganhar as eleições no Brasil, muito brasileiros que cá vivem vão querer regressar ao Brasil.

Concordo. O mercado de habitação em Portugal não é como noutros países. As pessoas valorizam as casas, já perceberam que não há forma mais segura de guardar valor. Isto é mais importante em Portugal precisamente porque o nosso capitalismo é fraco, há fracas oportunidades de ganhar dinheiro fora do imobiliário. A oferta continua e continuará escassa e a procura alta. E nem creio que as razões fundamentais disto sejam o AL ou os vistos gold. Acho que são as famílias portuguesas que interiorizaram mais o valor das casas.


38
Desvantagem vai nos -13%. As perspectivas de inflacção e subida de juros parecem prejudicar este tipo de carteira.

Sesur9m:   -28.5%
IndCart:     -15.5%
Psi20:         +1.5%


39
Voltou a piorar para -9.0%. Mas já esteve nos -15% antes.

Sesur9m:   -17.3%
IndCart:       -8.3%
Psi20:         +9.2%


40
Entretanto já resolvi o problema. Havia que indicar, na ordem de venda, apenas o "montante" de 20k e o preço em %. Recebi uns € 20,500.

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 201