quanto ao que o deus menor referiu em relação ao homo sapiens e ao neanderthal, como primeiro fenómeno de racismo.
em termos semânticos, nunca poderia ser racismo. neanderthal e sapiens são duas espécies distintas. quando muito seria 'especiismo'.
mas as teorias mais recentes apontam para uma evidência curiosa. o nenderthal desapareceu, não por extinção executada pelo sapiens, mas por integração na nossa espécie.
foi um acto de amor (carnal) e não de ódio. de integração e não de exclusão.
os nossos antepassados tinham ideias políticas muito diferentes da nossa direita actual. pelos vistos eram uns progressistas e uns liberais.
H
Essa é a base da minha teoria dos pré-agrários ...
Ou seja, que conceitos progressistas como a igualdade de distribuição de riqueza e rendimento, etc, faziam mais sentido ANTES de existir a agricultura, produção, troca de excedentes, mercados, moeda, especialização, etc.
Isto porque nessa altura a esmagadora maioria da riqueza estava contida na natureza e portanto o conceito que fazia mais sentido era a distribuição equitativa dessa mesma riqueza.
Agora, porém, a riqueza esmagadoramente é produzida pelo homem, e quem a produz tem necessariamente que ficar com a esmagadora maioria da mesma, ainda que isso resulte numa distribuição muito má. Isto porque a forma correcta de obter riqueza é produzir para terceiros, e a riqueza (monetária) em si expressa-se como um crédito sobre terceiros de forma a que exista uma reciprocidade das produções. Ou seja, hipoteticamente, se eu produzo um kg de batatas para ti, fico "rico" no valor equivalente a um kg de batatas via a existência de um crédito sobre a tua produção para esse kg, expresso actualmente em moeda.
A regra será ser-se rico na medida em que se providenciou a terceiros em excesso daquilo que já se obteve deles, fisicamente.
Talvez por isso mesmo, o ódio leve que existe entre progressistas a coisas como moeda, mercados, etc, pois são essas coisas que estão na base das diferenças que eles abominam e também na base do novo paradigma que se iniciou com a agricultura.
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O paradigma alguma vez mudará, talvez com a automatização total. Aí é possível que o presente capitalismo (uma mera consequência do paradigma actual) seja finalmente arredado e outra coisa muito mais equitativa venha a emergir em seu lugar.