Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Trading de breakouts  (Lida 883060 vezes)

justin

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6432
    • Ver Perfil
Re:Trading de breakouts
« Responder #4000 em: 2014-12-05 16:28:21 »

Isto contraria o teu cenário, em que atribuis um sinal de posição contrária à da tendência anteriormente definida nos últimos movimentos 1.1 ou 1.2, uma vez que quando voltas à zona da “sma90” nos movimentos 2.1.1 e 2.1.1.1.1 tomas uma posição contrária à que tinhas na última 1.1 ou 1.2.



penso que não. penso que a ana aí aguarda para reentrar ou reforçar o que vinha de 1.1 ou 1.2
não ligar aos trades que posto. o mais certo é correr mal.

ana

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13330
    • Ver Perfil
Re:Trading de breakouts
« Responder #4001 em: 2014-12-05 18:45:54 »
Cem, ainda deu para hoje:)

Citar
1) Enquanto os padrões 1.1 e 1.2 não passam de tendências puras, que podem e devem ser seguidas enquanto não houver reversão das mesmas, o que fazes? Estás sempre no mercado? É que aí não há “ranges” de targets, como sais?! Não te deixas seguir passivamente na trend até que ela desapareça? E para entrares, conferes que esse “setup” seja independente de um “breakout”? E que nessa entrada surja um padrão 1.X em TFD confirmado em simultâneo pelo TFW que esteja também em 1.X no mesmo sentido ou neutro através de 2.X?! Usas exclusivamente o indicador da “sma90” para estes casos? Fiquei curioso sobre as tuas entradas e saídas em 1.X!
no meu ultimo post, o dos exemplos (e q entretanto completei colocando uma entrada numa tendencia), vê-se que:

a tendencia ascendente iniciada após o break do dia 15, e depois break do topo de 4h (linha pink), era uma tendencia de c.p. q em principio nos levaria pelo menos ao topo do D. depois ao romper o topo do D, ficámos quer com o D quer com 4h em tendencia, sendo q o D estava em 1.2 (alta volatilidade) e 4h em 1.1 (baixa volatilidade, esta tendencia foi consolidando com ranges do TF abaixo q é 1h). podia ter entrado na base destes ranges de 1h/zona da sma de 4h, se estivesse fora do mercado e quisesse entrar.

qd chegámos à zona de topo do w (linha roxa), era esta situação q tínhamos. como eu lá digo, e pq ali era topo de um lateral importante e 1º objectivo do glht, eu preferi sair. depois como vi q 'no pasa nada' voltei a entrar.
portanto, o local onde saio das tendencias tb depende do q está a acontecer nos TF acima. e depende de outras coisas como por ex algumas regras malucas de MM q eu tenho, q podem parecer uma alucinação à primeira vista:D mas com q eu me dou mt bem.
por ex, eu não deixo q a equity se afaste do balance mais de x% do balance(em media 20%), se a equity está superior ao balance em determinada % deste, eu tenho de fechar alguns trades mesmo q depois fique a chorar. deixar correr os lucros é bom e recomenda-se desde q eles não corram tanto q se joguem ao mar:D, eu vou encaixando lucros, assim como corto prejuizos.
não me batas mt cem, plz, mas aquelas stats q viste da conta demo tb têm isto por base, alguns daqueles trades foram fechados devido a esta regra, como na altura disse aqui no forum.
portanto mts vezes sou obrigada a sair plo menos em parte da posição, devido a esta regras. nunca deixo a equity afastar-se demais do balance nem para cima (geralmente 20%), nem para baixo (geralmente 10%). não preciso de fechar tudo atenção, preciso só de efchar o suficiente para fazer mover o balance de modo a ficar mais perto da equity.


quanto a entradas em 1.X já lá está o tal exemplo com q completei o post, é uma entrada na tendencia do D.
antes disto os locais onde se podia ter entrado era em bases de laterais de 1h q eram possiveis consolidações da tendencia de 4h, só essa consolidou ao longo daquele subidão, até q acabou em 5outubro, em seguida o TF lateralizou via padrao 2.1 e isso deu entrada na tendencia ascendente do D.

portanto, eu vou sempre sincronizando tudo, não só qd entro mas tb ao longo do caminho.





Citar
2) Tenho para mim que, quando o mercado lateraliza para dar origem aos futuros “ih&s” e “galheteiros”, na realidade o mercado estará na maioria dos caos a respirar numa pausa antes de voltar à tendência com que vinha embalado de trás, ou seja, que a pausa do “range” na tal zona neutral à volta da “sma90” que vai dar origem aos futuros padrões ih&s e “glht” (para simplificar a palavra galheteiro, os temperos do azeite e do vinagre são especialidades que nós homens só sabemos apreciar na boa comida!) deverá ser quebrada um dia X mais tarde no mesmo sentido da tendência que vinha de trás.
Ou melhor dizendo, antes de ler a tua pesquisa tenho a ideia preconcebida que estas pausas significam preferencialmente uma pausa de continuação da antiga tendência e não um padrão de reversão como aparentemente lidas ao negociar os padrões “neutrais”, uma vez que tomas posições contrárias à “trend” que vinha de trás. Neste conceito do mercado “neutral” estás-me a dar a volta!
No fundo e regra geral estas pausas entrariam no conceito geral de padrões derivados de triângulos ou “flags” adaptadas, que como bem sabes costumam ser fases de descanso de menor volatilidade antes de em geral retomarem outra vez a “trend” que vinha de trás.
Daí a minha grande dúvida se de facto os padrões 2.1 e 2.2 conseguem obter o mesmo rácio de expectância de “Profit/Loss” em relação aos aparentemente mais fiáveis 1.1 e 1.2.
Separaste estes 2 sub-grupos de resultados? Ou seja, depois de teres testado em “demo” os resultados fantásticos que obtiveste, no teu trading real os padrões do “ih&S” e “glht” dão-te retornos/riscos idênticos aos dos padrões 1.X do simples seguimento da tendência? Se me disseres que sim significa que encontraste um verdadeiro tesouro!


1º q tudo, frizar q não preciso das figuras para entrar, preciso dos padrões. se ao executar determinado padrão o preço desenhar uma figura das boas, melhor ainda, se não desenhar pode dar na mesma.

eu não consigo separar os negócios assim como perguntas, de modo a obter o resultado de um padrão versus o de outro pq qd entro geralmente há variedade de padrões, não posso atribuir essa entrada apenas a um padrão. eu entro (ou saio) devido à sincronização entre TFs e não a um padrão específico q aconteça isoladamente num dado TF.
repara naquela entrada de q falo no exemplo (2ª parte), entrada do dia 22outubro, em q estaria a entrar na tendencia do D, essa entrada teria por base uma sincronização do q se passava nos varios TF e por isso implicava ter em conta mais do q um padrão:

- ainda havia espaço até topo seguinte (topo do M), por isso a tendencia do D podia continuar, sendo q agora a volatilidade podia baixar

- no D, podíamos então ter padrão 1.1, uma vez q estava possivelmente a consolidar, isto com um range do TF abaixo como acontece nas tendencias em baixa volatilidade.

- em 4h estava neutro, via padrão 2.1.
ao romper aquele rangezeco limitado a preto e em seguida a sma, ficaria lateral. depois havia q ver se ele rompia topo para q ficasse ascendente de novo e para q a tendencia do D continuasse tal como se estava a prever.
porque, podia acontecer, termos ficado neste range de 4h mais tempo, este range ter feito mais legs, mesmo q depois acabasse por cortar em alta. é nestes casos q eu por vezes saio (se vejo q não corta extremo) e digo q os senhores da bolsa:D me obrigaram a fazer curtissimo prazo qd o que eu queria era entrar na tendencia grande.


a grande dificuldade/complexidade do metodo, mas tb penso q é a sua mais valia, é esta sincronização q é preciso fazer. é ter sempre em conta o q se passa nos varios principais TF, sincronizando.




Citar
4) Curiosamente no sistema que vou usando no presente faço uma mistura de “position trading” e “swing trading”, neste último caso durante fases de correção c.p. do mercado para respirar. Basicamente o sistema espera que haja um ambiente pessimista de c.p. para comprar em regime oscilatório, mas sempre a favor da “trend” dominante, para abrir mais uma posição de reforço que vem sempre aberta na tendência dominante até que o sistema me diga que esta reverteu ou terminou. Ou seja, nunca tomo novas posições que contrariem a tendência do TFN e TFN+1.
O que quero dizer com isto é que, se tivesse de fazer alguma diferença de conceito básico no meu “swing trading” com o teu sistema, as minhas regras são diferentes essencialmente no seguinte:
- O teu sistema espera que se verifique previamente um 2.1.1 para detetares a primeira parte do “h&s” ou do “azeite”, depois arranca para um 2.1.1.1 para ir confirmar uma visita ao range superior dos cerca de 50% da amplitude da “sma90” e em seguida volta de novo à zona da “sma90” para completar o padrão 2.1.1.1.1, que pode fazer disparar então o arranque da finalização do padrão “ih&S” ou do “vinagre”.
- Contrariamente, no meu caso, ao chegar ao padrão 2.1 ou ao 2.1.1.1 considero estarmos próximos do range pessimista de c.p. numa pausa corretiva da trend que vinha de trás, ou seja, teria com grande probabilidade no final desses movimentos um sinal de reforço da posição da “trend”, que está a descansar e que vinha de trás.
Isto contraria o teu cenário, em que atribuis um sinal de posição contrária à da tendência anteriormente definida nos últimos movimentos 1.1 ou 1.2, uma vez que quando voltas à zona da “sma90” nos movimentos 2.1.1 e 2.1.1.1.1 tomas uma posição contrária à que tinhas na última 1.1 ou 1.2.

isto aqui tem a ver com o q disse na anterior.
se eu num TFN tenho um 2.1, como no exemplo acontecia em 4h, tb entro de acordo com a tendencia do TFN+1, se o enquadramento geral me permitir, tenho sempre de sincronizar.
no exemplo eu tenho D ascendente, ainda com espaço àvontade até proximo topo importante, e tenho 4h em 2.1, então só posso assumir longos, assumo-os  qd e se cortarmos a possivel base para 4h, depois terá de romper o topo desse lateral de 4h para q esse TF volte a ascendente

[no padrao 2.1, existem 3 principais fases:
1- o preço corta a sma e afasta-se dela
2- em seguida surge um range do TF abaixo com q vamos de novo tentar aproximarmo-nos da sma (até aqui eu digo q o TF está neutro, ainda não sei se ele em seguida vai ficar lateral ou em tendencia contraria àquela q trazia)
3- corta o range do TF abaixo. é o corte desse range do TF abaixo q nos indica se estamos laterais ou já em tendencia contraria àquela q trazia]



Citar
5) Esta conclusão que atrás deixei deixou-me algo baralhado e perplexo porque sei que estudaste isso a fundo e portanto existe alguma coisa na manga que me está a escapar, uma vez que os meus testes vão no sentido de que as regras que indiquei, confirmadas em trading real, contêm uma expetativa de Profit/Loss favorável, enfim, não será nada do outro mundo mas é sempre superior à unidade.
Onde pode estar uma explicação para esta aparente contradição, uma vez que tanto os teus como os meus testes dão expectâncias positivas com posições contrárias?
Eu sei que os teus padrões 2.X são muito difíceis de ocorrer, talvez apareçam umas 1 ou 2 vezes por ano, é necessário uma atenção incrível, daí que provavelmente não façam muita mossa no cômputo geral das eventuais perdas que possam provocar no meu sistema, mas obviamente que se as puder eliminar através das tuas regras será ou seria sempre um “plus” fenomenal! 
Agora, se os padrões 2.X ocorrem tão poucas vezes por ano, que fazes durante o resto do tempo?
Pela lógica dedutiva creio quem me vais responder que te dedicas a preencher as posições dos padrões 1.1 e 1.2, é assim?!

os padrões estão sempre a ocorrer, não ocorrem é sempre nos mesmos TF.

o q julgo q te estava a falhar é a questão da sincronização, é a analise geral sincronizando os varios TF q me diz o lado em q entro. um TF estar a fazer padrao 2.1, não quer dizer q eu negoceio todas as fases do padrão, eu aguardo q elas se resolvam para o lado q espero, dado a analise geral q fiz. saber q o preço está a fazer aquele padrão é importante exactamente para poder aguardar/acompanhar.
por vezes o preço não faz exactamente assim, claro, isto é um padrão, não uma lei, é preciso acompanhar, daí q eu tb acho q será sempre mt dificil programar isto, primeiro devido à necessária sincronização e depois devido às nuances q por vezes acontecem, este metodo foi pensado para ser discricionário, o nosso olhómetro aqui tem mt importancia e tem de estar afinadinho, convem:D


Cem, não sei se respondi a tudo, algo q não tenha ficado bem explicado diz please:)

Cem

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver Perfil
Re:Trading de breakouts
« Responder #4002 em: 2014-12-05 21:18:59 »
Ok, Analitas!

Thanks pela paciência em responderes de forma tão detalhada às dúvidas que te levantei.

Penso ter assimilado as regras genéricas dos "setups" que negoceias mas ainda desconheço muitos detalhes: onde colocas stops, como entras (nota ex: nos padrões 1.X, porque nem sempre são breakouts mas são os negócios que não podes deixar de negociar se queres manter uma "equity line" preferencialemente ascendente ao longo do ano) e como sais exatamente (ex: como geres os stops?!).

Nada que não possa ter uma ideia mais concreta daqui para a frente quando puder acompanhar de forma mais detalhada os próximos exemplos da tua novela!

Ficaram-me ainda mais algumas dúvidas para assentar as ideias das regras completas em definitivo, não te preocupes em responder para já porque mais vale eu ver ou assistir aos casos concretos sobre como se desenrola cada fase de entradas e saídas nos mercados reais.

Se calhar com a idade estou a ficar um bocado tapadinho por não conseguir absover a tua ideia geral do método numa forma totalmente clara e transparente.

Exemplificando algumas zonas mais obscuras que ainda não entendi: fiquei sem perceber muito bem como consegues negociar com muita frequência quando na minha maneira de ver continua a ser muito difícil a obtenção da tal sincronização em M,W,D e 4H com a "sma90" a passar sempre ali pelo meio dos ranges de cada um deles, como diria o Lepras se aquilo não é um vudu pelo menos parece quase magia!

Daí que esteja muito curioso de ver daqui para frente um exemplo real, para aprender contigo, não me voltes a chamar mestre, rapariga, como é que este curioso e muito interessante método funciona passo a passo!

Beijinhos e cá ficarei à espera das novidades dos novos breakouts que vais aplicar no mercado em tempo real!

Ah, claro, e continuação de boa sorte, que nesta coisa do trading é uma necessidade que estamos sempre a precisar independentemente das expectâncias dos sistemas!
« Última modificação: 2014-12-05 21:56:19 por Cem »

ana

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13330
    • Ver Perfil
Re:Trading de breakouts
« Responder #4003 em: 2014-12-06 13:42:30 »
thanks cem, pra ti tambem:))


vou só tentar aclarar duas ou tres coisitas

stops: logo após a entrada, se não estiver a acompanhar o mercado, coloco fora do range q breakutou. fora do extremo contrario áquele em q entrei, claro.

saidas: saio em 1º objectivo, ou em 2º ou em algum mid, ou deixo correr. tudo depende dos estados nos varios TF e do q o preço vai fazendo, como digo ali no ponto 3) do exemplo.
isto é tudo dinamico, vai adptando-se à dinamica do preço, ao longo do caminho.

para fazer subir a equity line preciso de fazer dinheiro, para isso tanto faz fazer uma leg de um lateral de um dado TF como entrar quando esse TF estiver a fazer 1.X
naquela simulação q aqui fiz, fiz muitas legs até de laterais de 4h, entro num extremo e saio no outro, e xau q eu vou ali já venho:D
isto qd não tenho mt confiança no q se passa nos TF acima ou pq não estou com paciencia ou ou

e sim, será necessário ver funcionar para fazer uma ideia mais clara. sendo uma coisa desenhada para ser discricionária e dinamica, não tem por base muitas regras rigidas, então só com o tempo se consegue visualizar o filme todo:)   

Zel

  • Visitante
Re:Trading de breakouts
« Responder #4004 em: 2014-12-06 18:19:05 »
ana,

os teus metodos de breakout no forex dao para testar usando um software de backtest?

em caso afirmativo e se tivesses interessada poderia fazer isso com a tua ajuda e ate testar novas ideias que tenhas.

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re:Trading de breakouts
« Responder #4005 em: 2014-12-06 18:37:04 »
O Inc já tinha perguntado isso em tempos. Eu pelo que tenho acompanhado acho que é difícil por causa do olhómetro, mas a xotora é que sabe.

frugal

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1282
    • Ver Perfil
Re:Trading de breakouts
« Responder #4006 em: 2014-12-06 18:48:00 »
Ana,
o xau-usd depois de triplo topo no range veio à base de 4H e depois parou na MM.
O Diario tambem descendente e em topo de canal descendente era um bom sinal.
Qual a tua leitura agora?

Obrigado


« Última modificação: 2014-12-06 18:48:36 por frugal »

ana

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13330
    • Ver Perfil
Re:Trading de breakouts
« Responder #4007 em: 2014-12-07 14:24:33 »
neo, isto é um metodo q foi desenhado para ser discricionário, há uma grande sincronização por detrás de todas as decisões q tem de ser feita pelo trader, não vejo como isso possa ser testado sem ser como eu o fiz, numa conta demo fazendo entradas e saídas discricionárias. de todo o modo thanks:)

frugal eu vou de novo resumir o q, na minha opinião, se passa com o ouro.
no entanto, e se é verdade q queres tentar perceber este método, já vai sendo tempo de fazeres o q eu te disse, puxares uma plataforma como a minha e pintares como eu digo e usares a sma q eu uso. eu qd quero aprender algo com alguem, abstraio-me de tudo o resto e faço o q a pessoa me diz para fazer, não me ponho a inventar (por ex o caso das lts q tinhas nos graficos) nem a usar outras coisas, e ainda por cima a dizer q é tudo mt complexo e não percebo, qd nem sequer ainda tentei da forma q me disseram para fazer. bale?
mais logo já coloco de novo uma analise ao ouro, e explicando tudinho desde as pinturas, depois espero q, se de facto queres perceber o q é isto, apareças com os graficos como deve ser, senão só andamos aqui ambos a perder tempo. se quiseres, aproveita este período do natal para isso, eu vou estar pouco por aqui a partir de agora.

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re:Trading de breakouts
« Responder #4008 em: 2014-12-07 17:45:13 »
Alguém aqui trabalha com a IronFX demo e consegue ver este chart mensal da Ana ?



Se sim, podem dar-me uma ajuda ? Eu para o dolar index a única coisa que encontro é o DXZ4 na zona dos FXFutures (quando se escolhe view - symbols - ver abaixo).

Quando escolho o gráfico mensal aparecem-me muito poucas barras (ver abaixo). Nos Tools - Options - Charts tenho Max bars in history 250.000 e Max bar in charts 250.000 (que são so valores máximos).

Além disso o gráfico da ana tem o simbolo como sendo USDX e o meu tem DXZ4.

Mesmo no semanal não tenho muitas barras (ver abaixo)

Obrigado

Zel

  • Visitante
Re:Trading de breakouts
« Responder #4009 em: 2014-12-07 18:53:11 »
ana, notaste alguma diferenca na eficacia do teu metodo de breakout desde que a volatilidade baixou? digamos em 2013/2014 ?

ana

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13330
    • Ver Perfil
Re:Trading de breakouts
« Responder #4010 em: 2014-12-07 22:17:57 »
caso do  ouro

resumindo o q se passa com este activo, desde setembro2011, e marcando o fundamental
(num metodo discricionário, qt a mim é mt importante q os graficos estejam pintados, q as zonas importantes estejam bem marcadas. para q qd olhamos possamos ver logo tudo aquilo q interessa de facto, isso é mt importante na hora de equacinar setups ou tomar decisões, obviamente)


- coloque-se o grafico em mensal:



não há nada para já a marcar em relação a este TF, nada a marcar na côr do TFM.
temos a sma ascendente, agora ou a zona dela segura o preço, ou podemos vir a fazer padrão 2.1 no mensal



- colocando agora o mesmo grafico em semanal:



vemos q após o maximo de setembro2011, o preço começou a andar de lado entre esse preço maximo e os 1530. no inicio deste lateral, isto podia ser uma consolidação da tendencia ascendente q o w trazia, podia estar a consolidar com um range do D, podia estar em padrão 1.1
imaginem q ele ao tocar a sma tinha em seguida subido e rompido maximos, era isso, estava ascendente e tinha consolidado.

mas não foi isso q aconteceu, o preço manteve-se imenso tempo naquele lateral e então esse lateral passou a ser um lateral do pp TFW, passou a incluir a sua sma dentro do range +- a meio. o W fez nitidamente padrão 2.2

podemos então marcar essa zona de topo, entre setembro2011 e abril2013 como sendo um lateral do w, portanto com linhas da côr do W.

acabámos por quebrar esse lateral, então a partir do momento em q o preço quebrou os 1530, tínhamos o TFW já muito provavelmente em estado de tendencia descendente.

caímos até ao minimo feito em 28jun2013 e a partir daí o preço começou a lateralizar, num lateral do TFD.
qd chegámos ao dia 17março de 2014, já tínhamos esse lateral do TFD desenhado no W (na côr do D, claro), era uma possivel consolidação da tendencia descendente do w. e já tínhamos a sma do w nitidamente descendente.

se ele depois daquele maximo feito em 17março2014, tivesse caído e em seguida quebrado os 1180, estava mais do q confirmado q tínhamos estado a consolidar a tendencia do w.

mas não, mais uma vez o preço continuou por imenso tempo dentro do mesmo intervalo de variação. [é por estas e por outras q se deve saber lidar com laterais. uns mais do q outros, todos os activos passam por períodos terriveis de enorme lateralização, anos num range. podemos e devemos negociar esse range se virmos q é caso disso, vendendo o topo e comprando a base]

o preço andou por ali, naquele range do D e inclusivé afunilou-o  criando uma zona mais estreita, entre os 1345 e os 1240.
o D, visto à lupa, ou seja se colocar o grafico em D, já está descendente, desde q quebrámos aquela zona dos 1240 a sma começou a inclinar.
mas isto é vendo à lupa, vendo no w não podemos ainda confirmar isso pq ainda estamos dentro do prolongado lateral do TFD q é possivel consolidação da tendencia descendente do TFW. estamos ali no limbo, no quebra não quebra.


o q pode acontecer? hipoteses:

a) - este range prolongado em q o preço tem estado, pode já ser um range do w, à semelhança do q o w fez em topo. ou seja, podemos estar em padrao 2.2 no w. ainda é uma hipotese longinqua pq isso só se confirmaria se acabassemos por voltar mesmo para cima, rompendo a sma do w (ver padrao 2.2, lá no topico respectivo).

b) - pode acontecer q se esteja mesmo a quebrar esta possivel consolidação da tendencia descendente do w, quebrando sem duvidas nenhumas os 1180, e então a tendencia descendente do w continua. depois seria acompanhar a ver se o preço se afastava de facto da sma do M de modo a termos lá um 2.1.



coloquemos o grafico em D e em 4h para se ver à lupa:
[uma analise deve fazer-se essencialmente com o grafico do M e do W, marcando nestes os ranges importantes tb do D e de 4h, caso haja. quando descemos a TF mais baixos do q o W, já vamos encontrar ruido, qt mais descermos mais ruido encontramos. nunca devemos perder de vista as marcações q temos nos dois TF principais, essas são o pano de fundo, a big picture]






olhando para o D, ou seja, vendo à lupa toda aquela zona prolongada entre os 1430 e os 1180, vemos q o D já tem a sma descendente, e pode estar agora a consolidar, estar agora em possivel consolidação q é um range de 4h. se este range for breakutado em baixa é a confirmação de q o grande range é mesmo para quebrar, a partir daí a hipotese 'a)' fica comprometida, dificilmente se concretizará.

o actual range de 4h fez maximo na zona da sma do D, portanto se o D está em 1.1, a zona de topo de 4h é zona de curtos, dando possivel entrada na tendencia descendente do D, partindo do principio q a hipotese 'b' se concretizará


se o range de 4h não breakutar em baixa, a hipotese 'a)' está encima da mesa, então a base de 4h é zona de longos.

ou seja, pode-se ir fazendo este range, como aliás se pode fazer todos os ranges, vendendo topo e comprando base, estando mt atento ao mid, até q o preço corte o range. a ideia é estar dentro aquando do corte.

claro q isto é já coisa avançada, não é um qq principiante nestas lides q faz isto. a melhor politica actual, para quem não pode ou não quer andar ali naquele ruido de 4h, e está de fora (não vem curto desde topo do D, por ex), é estar quieto e deixar isto dar melhores indicações sobre o q se vai seguir, neste momento está ainda tudo em aberto.

ana

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13330
    • Ver Perfil
Re:Trading de breakouts
« Responder #4011 em: 2014-12-07 22:24:25 »
automek, a iron não tem historico suficiente para o dollar futuro
eu vou fazer a analise a outra plataforma tb de meta com dados fornecidos por um broker manhoso chamado forexua, para o efeito dá, mas para mais nada, claro:D



neo, não noto nenhuma diferença em especial. faço varios activos e haverá sempre periodos de altas e baixas volatilidades em cada um deles

Cem

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver Perfil
Re:Trading de breakouts
« Responder #4012 em: 2014-12-08 13:44:14 »
Amiga Anitas:

Excelente detalhe de cenários e hipóteses, estou a tentar meter-me na pele do método que inventaste!

Tenho algumas dúvidas, antes de as elencar na totalidade houve para já aqui 2 delas que me fizeram mais confusão e que as coloco de imediato:

- Ao olhar para o TFW do XauUsd: marcas os limites de uma lateralização confirmada quando a “sma90” chega sensivelmente ao meio do respetivo range ou já está marcada ou pré-identificada enquanto a “sma90” ainda vai a caminho?

Ou seja, o range só é marcado em função da “sma90” que acaba de se verificar, colocando esta mais ou menos a meio do respetivo intervalo? Ou não…

- Ainda nesse gráfico, a “olhómetro”: as cotações, não só ao quebrarem em baixa a “sma90” em fevereiro de 2013 mas essencialmente por quebrarem nitidamente em baixa a base do range nos 1530 em abril de 2013, independentemente do range que identificaste em seguida dos 1430 aos 1180 na TFW, na minha ótica têm seguido em baixa clara num padrão 1.2, certo? Em julho de 2014 ainda ameaçaram passar a um regime 1.1, mas sem que a tendência descendente semanal tenha até agora sido verdadeiramente ameaçada.

Neste cenário, uma vez que a dúvida pode-te estar atravessada há quase 1 ano e meio, continuas a pensar que o Ouro pode estar a lateralizar em vez de se manter em tendência de baixa semanal desde abril de 2013 para cá? Quem estando de fora, a aguardar por uma definição, terá deixado de ganhar com a diferença dos 1530 para os cerca de 1200 atuais, estou a ver bem a cena?

Ou melhor:

1) Em caso de dúvida, há que seguir o padrão da “trend” antes de se confirmar a lateralização, este é um princípio correto no teu método?
Ou:
2) Tens estado de fora há mais de um ano à espera de desfazer a dúvida entre a tendência descendente e a hipótese de confirmar a lateralização?

Para já ficam só estas dúvidas.

Beijinhos e boas trades! 
« Última modificação: 2014-12-08 13:55:57 por Cem »

ana

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13330
    • Ver Perfil
Re:Trading de breakouts
« Responder #4013 em: 2014-12-08 18:10:48 »
cem,

Citar
- Ao olhar para o TFW do XauUsd: marcas os limites de uma lateralização confirmada quando a “sma90” chega sensivelmente ao meio do respetivo range ou já está marcada ou pré-identificada enquanto a “sma90” ainda vai a caminho?

Ou seja, o range só é marcado em função da “sma90” que acaba de se verificar, colocando esta mais ou menos a meio do respetivo intervalo? Ou não…




um range, q já está perfeitamente identificado, define-se por ter dentro a sma, q está plana ou a ondular ligeiramente, e q está a marcar +- o mid do range. portanto é atravessada plo preço, o preço já cotou abaixo e acima da sma.

antes disto acontecer, eu posso já desconfiar de q esse TF já está lateral, dado o comportamento do preço, e então posso já ter os devidos cuidados.
por exemplo, o grande range do D (143x-118x), q eu digo q pode já ser um range do w, isso só se confirmará se de facto o preço subir e acabar por romper a sma do w, mas a vantagem está exactamente em se poder desconfiar disso desde mt cedo (ver padrao 2.2: http://www.thinkfn.com/forumbolsaforex/index.php/topic,1477.msg132819.html#msg132819). se eu sei q ali pode ser já um range do w, então neste preciso momento o preço está numa zona de base de l.p., e se for assim, aquela quebra dos 118x a q assistimos pode ser só um exagero do movimento e esta zona acabar de facto por segurar o preço, é uma zona de abertura de longos se de facto este lateral continuar.
com este método, eu pretendo não só seguir tendencias como antecipar o seu possivel fim. se todo este lateral for já de l.p., portanto do w, a tendencia do w já acabou, é mt importante saber q existe esta possibilidade, na minha forma de trabalhar.




Citar
- Ainda nesse gráfico, a “olhómetro”: as cotações, não só ao quebrarem em baixa a “sma90” em fevereiro de 2013 mas essencialmente por quebrarem nitidamente em baixa a base do range nos 1530 em abril de 2013, independentemente do range que identificaste em seguida dos 1430 aos 1180 na TFW, na minha ótica têm seguido em baixa clara num padrão 1.2, certo? Em julho de 2014 ainda ameaçaram passar a um regime 1.1, mas sem que a tendência descendente mensal tenha até agora sido verdadeiramente ameaçada.



para mim o M pode estar ainda em tendencia ascendente, em padrão 1.1

enquanto o preço não se afastar claramente da sma, q está ascendente, o M pode estar a consolidar.
o preço está na zona da sma, portanto em zona de longos, para possivel entrada na tendencia ascendente do M.
se o preço vier a confirmar q a zona em q estamos é já base de um lateral de l.p. (confirma-o subindo e acabando por breakutar em alta a sma do w, o w faria padrao 2.2), vou considerar q a zona da sma do M segurou o preço, e então o M pode continuar a sua tendencia ascendente.



Citar
Neste cenário, uma vez que a dúvida pode-te estar atravessada há quase 1 ano e meio, continuas a pensar que o Ouro pode estar a lateralizar em vez de se manter em tendência de baixa mensal desde abril de 2013 para cá? É que estando de fora a aguardar por uma definição deixou-se de ganhar com a diferença dos 1530 para os cerca de 1200 atuais, estou a ver bem a cena?

Ou melhor:

1) Em caso de dúvida, há que seguir o padrão da “trend” antes de se confirmar a lateralização, este é um princípio correto no teu método?
Ou:
2) Tens estado de fora há mais de um ano à espera de desfazer a dúvida entre a tendência descendente e a lateralização?



eu tenho feito o grande range 143x-118x, curta em topo, longa em base. um lateral do TF D pode ser feito contrariando a tendencia do w especialmente se no M temos a possibilidade de estar em zona de entrada como é o caso.

a minha duvida agora prende-se com o facto do preço ter ali quebrado os 118x e andar ali a melgar, tem de se aguardar mais um pouco para saber se foi só um excesso e vai de facto voltar para cima continuando esta lateralização, ou se vai cair continuando a tendencia descendente do w e fazendo no M a primeira fase do padrão 2.1




ehehe cem, esta sincronização entre TF, para quem não está habituado faz trocar ujolhos:D, demora sempre o seu tempo entender bem esta intrincansia toda. manda mais duvidas qd as tiveres:)

ana

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13330
    • Ver Perfil
Re:Trading de breakouts
« Responder #4014 em: 2014-12-08 19:04:55 »
ouro

analise: http://www.thinkfn.com/forumbolsaforex/index.php/topic,863.msg158960.html#msg158960

tem estado ali a tentar segurar-se na zona critica dos 118x, q é tambem a zona de mid do actual range de 4h
a ber se consegue breakutar em alta o rangezeco em q está (com topo na linha preta), e depois o topo de 4h

ana

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13330
    • Ver Perfil
Re:Trading de breakouts
« Responder #4015 em: 2014-12-09 12:38:37 »
ES

está ascendente em todos os TF principais

no c.p., 4h, fez uma possivel consolidação (range de 1h), com base na zona da sma de 4h, zona dos 2050, mas em seguida não rompeu zona de maximos.
estamos de novo na zona dos 2050. se esta zona o voltar a segurar, teríamos padrao 2.2 em 4h, portanto atenção a possivel rangezeco q aqui apareça dando entrada longa. se sim, havia q controlar em seguida a zona da sma, se passasse controlar depois na zona de maximos

se esta zona não o segura, poderá fazer 2.1, aí poderia cair mais um bom bocado, mas terá de se acompanhar para ver até onde, teria espaço até à sma do D
(ter espaço não quer dizer q lá vá obviamente, quer dizer só isso, q tem espaço àvontade, terá de se acompanhar para ver de facto até onde vai)

Cem

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver Perfil
Re:Trading de breakouts
« Responder #4016 em: 2014-12-09 14:18:09 »
Amiga Anócas,

Thanks pelos teus esclarecimentos.

Na altura em que te enviei a última mensagem troquei o TF, queria dizer semanal e saiu-me mensal, mas tudo bem, quando editei novamente esperava ir a tempo mas o teu esclarecimento incidiu precisamente sobre o mensal, e assim obviamente os teus argumentos eram irrebatíveis, não deixas escapar nada!

Ainda em relação à fase de corrreção do Ouro: fiquei ciente que tentaste negociar o range dos 1180 (base) aos 1430 (topo), na realidade terá sido proveitoso e ainda bem (!), como frisaste, mas não teria sido mais lucrativo e menos stressante teres-te mantido na downtrend dos 1530 aos 1180, fazendo menos trades mas deixares-te ficar mais tempo exposta ao mercado no sentido dominante do mesmo? 

Ou seja, por experiência própria sei que negociar ranges nem sempre consigo a mesma eficiência e retorno ao nível dos resultados finais do que em relação a deixarmo-nos guiar passivamente por uma tendência, isso não sucede contigo? Admito que quando alguém se especializa numa determinada forma de negociar o mercado acaba por extrair bons resultados dessa especialização depois de ir "afinando" o método ao longo do tempo, como creio ser o teu caso. 

Já agora, como chegaste à conclusão que a "sma90" se porta bem com o teu método? Foste afinando aos poucos? Deste-te bem no passado com esse período das 90 sessões, via "Zeca" ou outro método que usaste no passado por exemplo? É por ser um número que se adapta bem à configuração dos ranges para a identificação dos padrões 1.X e 2.X?

Para já, e como bem disseste, devido àquelas zonas mais cinzentas" sobre quando entras e sais das tendências e ranges, com 1º e 2º targets nos extremos dos ranges das TF seguintes, reconheço ser difícil programar as regras.

Como sabes a programação tem de ser muito cristalina, ou é pão pão queijo queijo ou então os programas teriam de ter umas sub-rotinas aleatórias de nºs do tipo random para umas vezes fazerem assim e outras assado quando detetarem as tais zonas "acinzentadas" sobre se ainda estamos em padrões 1.X ou se já entrámos em range.

Concordo contigo que a intuição e a aprendizagem do passado dão pistas de opções que se podem materializar na melhor escolha de acordo com alguns detalhes, em especial naquela altura crítica da indefinição sobre se já estamos a tentar negociar um range ou se devemos continuar na trend, dificilmente se pode programar para já esse período de indefinição ou de possível transição, mas no futuro quem sabe?! 

Beijinhos.
« Última modificação: 2014-12-09 14:40:49 por Cem »

ana

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13330
    • Ver Perfil
Re:Trading de breakouts
« Responder #4017 em: 2014-12-09 15:12:18 »
Citar
Ainda em relação à fase de corrreção do Ouro: fiquei ciente que tentaste negociar o range dos 1180 (base) aos 1430 (topo), na realidade terá sido proveitoso e ainda bem (!), como frisaste, mas não teria sido mais lucrativo e menos stressante teres-te mantido na downtrend dos 1530 aos 1180, fazendo menos trades mas deixares-te ficar mais tempo exposta ao mercado no sentido dominante do mesmo? 

Ou seja, por experiência própria sei que negociar ranges nem sempre consigo a mesma eficiência e retorno ao nível dos resultados finais do que em relação a deixarmo-nos guiar passivamente por uma tendência, isso não sucede contigo? Admito que quando alguém se especializa numa determinada forma de negociar o mercado acaba por extrair bons resultados dessa especialização depois de ir "afinando" o método ao longo do tempo, como creio ser o teu caso. 

eu até tenho uns certos problemas em dizer isto:D pq parece pretensioso e ilusório, mas cá vai:
eu pretendo não só seguir tendencias mas tambem, e se possivel, antecipar-lhes o final  :-[
então tinha o w descendente mas estando em zona onde o M podia reagir (zona da sua sma), isso permite-me colocar a hipotese da tendencia do w terminar ali. então faço o range do D. se a tendencia do w teve de facto fim na recente zona de minimos, eu estou dentro longa qd o D ficar ascendente.

claro q isto é perigoso, por vezes as tendencias não acabam onde eu mandei:D mas bom, já se sabe q não se pode ganhar todas as apostas:)
não só perigoso como trabalhoso, por vezes saio e entro duas ou tres vezes até q a coisa se resolve

nunca seria mais proveitoso ter-me mantido curta, pq entrei longa apos os minimos de dez2013 e voltei a curtos após maximos de març2014. após ter saído destes curtos tive algum tempo de fora e actualmente estou longa. não sei se reparaste mas ontem coloquei um grafico com o break q me parecia importante acontecer para confirmar q os longos eram a melhor posição actual, depois teria de breakutar topo de 4h e por aí fora.
portanto, acompanhei o ondular do preço, não teria sido mais proveitoso ficar sempre do mesmo lado. correu bem, podia não ter corrido, mas isso é em qq entrada q façamos, é uma bida dificil:D

de todo o modo, acho q ranges dos TF M, W e D (abaixo disto já não) podem ser feitos entrando por qq um dos extremos, pq têm amplitude suficiente para isso.

Citar
Já agora, como chegaste à conclusão que a "sma90" se porta bem com o teu método? Foste afinando aos poucos? Deste-te bem no passado com esse período das 90 sessões, via "Zeca" ou outro método que usaste no passado por exemplo? É por ser um número que se adapta bem à configuração dos ranges para a identificação dos padrões 1.X e 2.X?

sim, é um parametro q acompanha bem todos os padrões. apara os retrocessos das tendencias em baixa volatilidade, é testada ou tentam testá-la aquando da 2ª fase do padrão 2.1, e marca mids de ranges qd os TF estão laterais

______________________

e sim, concordo, seria mt dificil programar isto, não sei mesmo se será possivel. foi desenhado para ser discricionário, o olho humano é mt importante aqui, existem milhentas combinações possiveis:)

leprechaun

  • Visitante
Re: Nadinha pretensioso... só Voodoo glorioso! :)
« Responder #4018 em: 2014-12-09 16:27:50 »
eu até tenho uns certos problemas em dizer isto :D pq parece pretensioso e ilusório, mas cá vai:
eu pretendo não só seguir tendências mas também, e se possível, antecipar-lhes o final.

Pelo menos, no que se refere ao curto prazo ou swing trading de algumas semanas, não é nada ilusório antecipar o final da tendência, logo estabelecer um target numa zona importante de suporte ou resistência onde exista uma elevada probabilidade de se assistir a uma reversão do movimento.

É isso que os FibFractals (Voodoo Lines) fazem e com o sucesso que venho demonstrando nos mais diversos tópicos − Ouro, Crude, Forex, Índices... you name it!

É claro que conseguir fazer isso em prazos longos já soa um pouco mais impossível, afinal tudo é falível!

Mas se o horizonte temporal for razoável... antever o futuro próximo é provável! :)

jeab

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 9270
    • Ver Perfil
Re: Nadinha pretensioso... só Voodoo glorioso! :)
« Responder #4019 em: 2014-12-09 17:42:58 »
eu até tenho uns certos problemas em dizer isto :D pq parece pretensioso e ilusório, mas cá vai:
eu pretendo não só seguir tendências mas também, e se possível, antecipar-lhes o final.


Pelo menos, no que se refere ao curto prazo ou swing trading de algumas semanas, não é nada ilusório antecipar o final da tendência, logo estabelecer um target numa zona importante de suporte ou resistência onde exista uma elevada probabilidade de se assistir a uma reversão do movimento.

É isso que os FibFractals (Voodoo Lines) fazem e com o sucesso que venho demonstrando nos mais diversos tópicos − Ouro, Crude, Forex, Índices... you name it!

É claro que conseguir fazer isso em prazos longos já soa um pouco mais impossível, afinal tudo é falível!

Mas se o horizonte temporal for razoável... antever o futuro próximo é provável! :)


A Ana já disse que não te lê http://www.thinkfn.com/forumbolsaforex/index.php/topic,863.msg158603.html#msg158603 e esta tread é dela para apresentar um exercicio sobre uma forma de tradar, tal como tu apresentas as tuas nas milhentas treads que já abriste. Aí, quem quiser segue-as, quem não quiser ( como eu  ;D ) ignora-as.

Agora não tens o direito de vir aqui interferir com os teus sistemas. Já reparaste, que és o único? Em 4035 post foste o único que veio para aqui colocar sistemas diferentes ao da Ana ?

« Última modificação: 2014-12-09 17:43:49 por jeab »
O Socialismo acaba quando se acaba o dinheiro - Winston Churchill

Toda a vida política portuguesa pós 25 de Abril/74 está monopolizada pelos partidos políticos, liderados por carreiristas ambiciosos, medíocres e de integridade duvidosa.
Daí provém a mediocridade nacional!
O verdadeiro homem inteligente é aquele que parece ser um idiota na frente de um idiota que parece ser inteligente!