isso e anti democracia!
democracia e impor vontade maioria aos outros! ou seja nunca foi etica
liberdade individual e etica nunca foram grande coisa juntos numa democracia
O principal debate traçado por Sócrates sobre a democracia aparece nos escritos de seu pupilo, Platão. Além dos Diálogos, a obra A República traz uma elucidação da visão política do mestre. Num intermédio do diálogo entre Sócrates e Glauco, o primeiro vira-se a Adimanto para questioná-lo, metaforicamente, sobre um navio. Sócrates pensou: quem seria o melhor para conduzir o barco: um estudado especialista em náutica ou um corsário qualquer conhecido e admirado pela tribulação?
Para Sócrates, essa é a metáfora precisa da Atenas democrática. Enquanto os diversos cidadãos tiverem como parâmetro a eleição de um homem qualquer que lhes é caro, antes de considerar a necessidade de dar poder àquele que o melhor usaria, a democracia seria falha (ou seja, o navio mal conduzida). Com isso, o filósofo conclui que o voto, além de uma ação, é uma habilidade que precisa ser ensinada.
Ou seja, em sua visão, o sistema político colegiado não deveria permitir que qualquer um votasse e que ficasse nisso, mas teria que ser diretamente acompanhado por um sistema de educação que elucidasse o campo filosófico da política e da ética e ensinasse a prática do voto. Com isso, ele se aproxima da proposta de Platão para a política, conhecida como uma República dos Reis Filósofos.
este viveu democracia em decadencia!
Diante de 500 atenienses, Sócrates foi considerado culpado (por uma curta margem na votação) e condenado à morte por cicuta. Sócrates não corrompeu os jovens, apenas os indagou seu método e polemizou sobre as instituições políticas e religiosas de Atenas. Mas, pelo método do voto, foi injustiçado.
isto nunca foi etica! desde que nasceu.... e vontade da manada que e maioria! a democracia...o resto e tretas...
Fundador da filosofia ocidental morreu por suas ideias – e elas não combinam com os valores políticos modernos
A Atenas do século 5 a.C. tinha um oponente econômico, político e militar bem claro: Esparta. Cidade em que a disciplina dos guerreiros era muito mais valorizada que a liberdade de expressão, Esparta representava tudo o que os políticos democráticos de Atenas mais detestavam. No entanto, diversos episódios de golpes contra a democracia ateniense ocorreram nos anos 411, 404 e 401 a.C. E em todos eles estavam envolvidos políticos simpáticos aos ideais espartanos, vários deles alunos de Sócrates. “Entre os discípulos de Sócrates, contavam-se Crítias e Alcibíades, e ninguém causou tantos males ao Estado quanto eles”, escreveu Xenofonte. As teorias antidemocráticas estavam tão identificadas com Sócrates que o dramaturgo Aristófanes chegou até a descrever assim os jovens aristocratas atenienses alinhados a Esparta: “Laconômanos, andavam cabeludos, famélicos, sujos, socratizados, com porretes nas mãos”.
a meu ver democracia sao estados fazem guerras...por isso nunca vao ser eticas...nunca....jamais
ate vaticano ja fez crusadas.... nem se safa nisto
estados nunca foram eticos..por isso democracias tambem nunca o vao ser
democracias apostam na rivalidade.... etc...competicao...etc...
isto vai ser sempre atenas contra esparta! desde nasceu ate hoje
basta ver jornalista meteu boca no trombone...e foi condenado nos USA a morte... Edward Joseph
hoje em dia virou russo.....
sparta VS atenas....