Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: A miragem de uma França fora do euro.  (Lida 296 vezes)

Vanilla-Swap

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5059
    • Ver Perfil
A miragem de uma França fora do euro.
« em: 2017-04-25 13:11:44 »
Muitos pensam que a França fora do euro iria progredir, mas nada de mais errado.
1 - A França estaria ancorada ao euro alemão, mas desta vez para manter essa ancora teria de imprimir francos franceses e comprar euro alemães, por agora o banco de França não o faz.

2 - Politica de estímulos, poderia pensar -se que medidas populistas do governo francês independente faria com que houve -se mais estímulos na economia, isso levaria aos descontentes franceses refugiarem -se no euro alemão, enquanto o descontentamento atual por parte dos europeus da eurozona com a politica do BCE obrigam a manter -se no euro alguns podem escolher o dólar.

3 -Exportações francesas, o franco francês poderia levar a um aumento das exportações da França dado a estar mais desvalorizado que o euro alemão, nada mais errado a estrutura da europa leva a que países da eurozona seguissem também uma politica de desvalorização face ao euro alemão dado a França ter saído do euro.
Esses países da União Europeia captariam o investimento francês e o crescimento francês resultante da desvalorização do franco levaria a outros países da União europeia (27) a desvalorizar as suas moedas face ao marco alemão e neutralizar a desvalorização do franco.

4 - Importações, com o franco fraco levaria a um aumento de preços, perdendo competitividade frente a italia e Espanha ou japão e china.

5 - Politica de emigração, um franco francês fraco levaria que para serem competitivas algumas empresas tinham que pagar menos, nomeadamente no turismo, agricultura e pescas. E isso levaria aos emigrantes ocuparem estas áreas e os franceses a serem mais mal pagos.

6 - Politica de defesa, com o franco fraco em relação ao euro alemão levaria a um aumento de despesa fora de França.

7 - Fuga de cérebros, se assim fogem com o franco fugiriam mais.