Geral > Negócios e Empreendedorismo

Sociedade Unipessoal ou Recibos Verdes ??

(1/7) > >>

Espadachim:
Bom dia a todos.

Vou deixar de ser trabalhador por conta de outrem e abraçar uma atividade por conta própria. Inicialmente, vou receber de um cliente uma avença entre 2100 e 2300 euros mensais, mais IVA a 23%. Já percebi que as opiniões online dividem-se entre os benefícios dos regimes de recibos verdes ou de uma sociedade unipessoal.

Podem ajudar-me a esclarecer esta dúvida? O que será mais benéfico (ou menos mau… :-\) a nível de IRS e Segurança Social?

Obrigado.
 ;)

kitano:
Vai ser praticamente a mesma coisa, tendo em conta que na unipessoal vais ter contabilidade organizada e a recibos verdes também poderás ter.
O lucro da unipessoal vais ter que englobar na tua declaração de rendimentos pessoal (não sei se isto depende do ramo de actividade ou se é igual para todas as unipessoais).

deMelo:
Unipessoal, em nome de alguém que não exerça a actividade de consultor...

Regime simplificado de IVA.

Pagas automaticamente 17%-20% de IRC sobre toda a facturação.
Não há PEC, nem há tributação autónoma. Consegues deduzir IVA de coisas relacionadas com a actividade.

Ver bem a parte de não cair na "transparência fiscal". Ou seja, não podes dar nas vistas que a empresa é feita apenas para fugir ao fisco. Daí que convém que não seja em teu nome, ou não seja em nome de alguém que profissional exerça a actividade de consultor, já que é isso que a empresa vai fazer. Dica: convém ter várias CAEs na constituição da sociedade.

SrSniper:
Camaradas,
No regime de vida, quem passa recibos verdes em actividade de avaliação imobiliária e consultadoria pode deduzir o iva pago em combustível que não seja de carro comercial. Se tiver um carro normal e for a GPL posso deduzir o iva do combustível quando me desloco a um imóvel para efectuar a consultadoria do mesmo?
O mesmo com as portagens?

Muito obrigado

Local:
Não pode deduzir o iva pago em combustível que não seja de carro comercial. E o carro comercial só deduz parcialmente.
regras aqui:
https://paulomarques-saberfazer-fazersaber.blogs.sapo.pt/iva-e-irc-nas-viaturas-ligeiras-20050

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa