Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Xadrez  (Lida 11543 vezes)

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13742
    • Ver Perfil
Re: Xadrez
« Responder #120 em: 2018-12-19 16:50:02 »
Só agora vi o começo de resposta repetido
inadvertidamente, ao intercalar
um intervalo! -:)

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13742
    • Ver Perfil
Re: Xadrez
« Responder #121 em: 2018-12-19 20:36:55 »
Sim, eu apercebi-me que o Antunes tinha apresentado uma solução.
Mas eu não a vi nem olhei. Justamente para apresentarmos
as soluções é que eu tinha pensado um thread próprio.
Mas nem vale a pena: basta não ler, nem olhar.
De resto, pelo menos eu, não consigo
solucionar nada sem montar
as peças no tabuleiro!

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13742
    • Ver Perfil
Re: Xadrez
« Responder #122 em: 2020-08-30 19:36:36 »


Não descobri 'à primeira'.
Não piorei com a idade;
estou igual ao que era:
inexperto! Mas acabei
por ver uma solução,
após uma dormida de
noite e uma sesta de
tarde!

As brancas jogam
e ganham. Descobri
o movimento inicial,
único, suponho, que
dá a vitória. Mas os
que jogam melhor
confirmem se estou
certo, na msg. priv.
a automek.

« Última modificação: 2020-08-30 19:37:41 por vbm »

Kaspov

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5342
    • Ver Perfil
Re: Xadrez
« Responder #123 em: 2023-12-25 23:18:56 »
Muito interessante:


«Mundo/Vida & Lazer

Histórico: menina de 8 anos é a nova Campeã da Europa de Xadrez

ZAP

24 Dezembro, 2023
24 Dezembro, 2023

UK Prime Minister / Flickr


Bodhana Sivanandan é a nova Campeã da Europa de Xadrez


Uma menina britânica de oito anos surpreendeu o mundo do Xadrez com uma vitória histórica no Campeonato Europeu da modalidade.


Numa exibição notável de talento e estratégia, Bodhana Sivanandan, uma menina londrina de oito anos, fez história ao ganhar o prémio feminino no campeonato europeu de xadrez blitz em Zagreb, Croácia.

Numa competição em que participavam 555 jogadores, incluindo 48 grandes mestres, Bodhana garantiu um impressionante 73º lugar no torneio.

O caminho de Bodhana para a vitória começou com um contratempo, conta o jornal The Guardian. Depois de chegar atrasada devido a uma confusão à entrada, teve de desistir do seu primeiro jogo, tendo começado o torneio em desvantagem.
Ler também:


    Madonna internada com infeção bacteriana grave
    Chineses estão a comer “comida de gente branca” (e a brincar com isso)


Contudo, a sua resiliência e talento brilharam, e conseguiu acumular os 8,5 pontos em 13 jogos que lhe deram a 73ª posição — a primeira no quadro feminino.

A sua performance incluiu uma vitória sobre o mestre internacional e treinador da seleção feminina de Inglaterra, Lorin D’Costa, e um empate com o grande mestre romeno Vladislav Nevednichy, de 54 anos, que a tornou a mais jovem jogadora a evitar a derrota contra um campeão de xadrez em contexto competitivo.

A performance de Bodhana no torneio foi avaliada em 2316 pontos, o equivalente ao nível de uma grande mestre feminina.

Dominic Lawson, presidente da Federação Inglesa de Xadrez, elogiou a jovem prodígio, que considerou “um fenómeno, com um estilo de jogo maduro”. A sua conquista “não tem precedentes no Reino Unido, mostrando uma abordagem paciente e de longo prazo ao jogo”, diz Lawson.

Irina Bulmaga, mestre internacional de xadrez romena, descreveu o resultado de Bodhana como “incrível”, enquanto o mestre internacional Lawrence Trent a louvou como um dos maiores talentos da memória recente, prevendo um futuro brilhante para a jovem britânica.
PUBLICIDADE

Bodhana começou a jogar xadrez durante os confinamentos da pandemia de COVID-19. Em agosto, o seu talento levou-a até ao nº 10 de Downing Street, onde disputou uma partida de xadrez com o primeiro-Ministro britânico, Rishi Sunak.»


https://zap.aeiou.pt/historico-menina-de-8-anos-e-a-nova-campea-da-europa-de-xadrez-573985


https://en.wikipedia.org/wiki/Bodhana_Sivanandan
« Última modificação: 2023-12-25 23:20:36 por Kaspov »
Gloria in excelsis Deo; Jai guru dev; There's more than meets the eye; I don't know where but she sends me there

Kaspov

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5342
    • Ver Perfil
Re: Xadrez
« Responder #124 em: 2024-02-01 03:18:07 »
Acerca da mesma jovem jogadora...


«Bodhana Sivanandan. Um prodígio do xadrez aos oito anos

A britânica Bodhana Sivanandan apanhou o mundo do xadrez de surpresa. Foi considerada a melhor jogadora do Campeonato Europeu de Xadrez Blitz 2023, que decorreu no final de dezembro em Zagreb, Croácia,e garante que não fica nervosa nos grandes momentos. Um detalhe importante: Bodhana tem apenas oito anos.

Sara Porto

31 de Janeiro 2024

às
20:39

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on LinkedIn
Share on WhatsApp

    Email this Page

Bodhana Sivanandan. Um prodígio do xadrez aos oito anos

Há talentos que não sabemos de onde surgem. Há crianças que, precocemente, se começam a interessar por atividades complexas e não é preciso muito até que mostrem ao mundo as suas capacidades. Quando dizemos que dentro das crianças existem vários universos, não falamos apenas dos da criatividade e imaginação que lhes são tão característicos. Jogos de estratégias, contas de cabeça, quebra-cabeças…

Recentemente, uma menina britânica de oito anos foi eleita a melhor jogadora europeia de xadrez. Bodhana Sivanandan surpreendeu o mundo do xadrez no Campeonato Europeu de Xadrez Blitz 2023, que decorreu no final de dezembro em Zagreb, Croácia, derrotando a mestre internacional de Inglaterra Lorin D’Costa (30 anos mais velha), antes de levar o primeiro prémio feminino do evento. Depois de vencer grandes mestres do jogo, com um desempenho que o Campeonato Europeu apelidou de «impressionante», a menina – que estuda na exclusiva escola primária de Harrow, em Londres –, venceu o prémio feminino com uma pontuação de 8,5/13 pontos. Na competição participaram 555 jogadores – incluindo 48 grandes mestres –, Bodhana garantiu um impressionante 73.º lugar no torneio.

Uma menina resiliente

Segundo o The Guardian, o seu caminho para a vitória não começou bem. Bodhana chegou atrasada devido a uma confusão à entrada e, por isso, teve de desistir do seu primeiro jogo, acabando por começar o torneio em desvantagem. De acordo com o seu pai, Velayutham, que a acompanhava, o motorista do táxi decidiu levá-los até à entrada oeste do local, ao invés de os deixar no lado leste. «Chegámos ao corredor, mas a porta estava trancada, então tivemos que dar a volta ao prédio novamente para chegar ao lado certo. Foi uma experiência dolorosa carregar bagagem e correr com uma criança ao frio», revelou. Mas Sivanandan foi resiliente e acabou por recuperar rapidamente, vencendo quatro dos cinco jogos seguintes e continuando a marcar pontos. Escreve o jornal britânico que a sua performance incluiu uma vitória sobre o mestre internacional e treinador da seleção feminina de Inglaterra, Lorin D’Costa, e um empate com o grande mestre romeno Vladislav Nevednichy, de 54 anos, que a tornou a mais jovem jogadora a evitar a derrota contra um campeão de xadrez em contexto competitivo.

‘A melhor jogadora de Inglaterra’

Ao anunciar o resultado, a União Europeia de Xadrez enalteceu a «super talentosa» menina de oito anos, que alcançou um «resultado surpreendente». Já a jogadora de xadrez profissional Irina Bulmaga frisou o seu desempenho «inacreditável», dizendo que Sivanandan ganhou o primeiro «entre as mulheres à minha frente e de um monte de outras jogadoras experientes». E o mestre internacional inglês e comentador de xadrez Lawrence Trent foi mais longe, admitindo não ter dúvida nenhuma que a menina de oito anos se tornará «a melhor jogadora de Inglaterra»: «Bodhana Sivanandan é um dos maiores talentos que testemunhei nos últimos tempos», escreveu nas suas redes sociais. Por sua vez, Dominic Lawson, presidente da Federação Inglesa de Xadrez, elogiou a jovem prodígio, considerando-a «um fenómeno, com um estilo de jogo maduro». Para Lawson, esta conquista «não tem precedentes no Reino Unido, mostrando uma abordagem paciente e de longo prazo ao jogo».

«Tento sempre dar o meu melhor e vencer, às vezes acontece, outras vezes não», disse Bodhana ao programa Today da BBC Radio 4. «Fiquei muito orgulhosa de mim», continuou, acrescentando que não fica nervosa. «Apenas me sento e jogo!».

Segundo o pai, a menina começou a jogar xadrez acidentalmente quando tinha cinco anos. Sivanandan Velayutham lembrou que a filhase mostrou curiosa  acerca do jogo. «Comecei a levá-la à Federação Inglesa de Xadrez e ela conheceu pessoas na Inglaterra que jogam xadrez e apoiam o xadrez. Foram todos muito amigáveis», afirmou.

Segundo o The New Indian Express, há alguns meses, Sivanandan esteve entre um grupo de jovens entusiastas do xadrez convidados pelo primeiro-ministro britânico Rishi Sunak ao 10 Downing Street para marcar o pacote de apoio de 1 milhão de libras para este jogo. Desde então, o investimento está em vigor para encorajar as crianças que frequentam escolas em áreas desfavorecidas de toda a Inglaterra a aprender e jogar xadrez, melhorar a visibilidade e a disponibilidade para o jogo. Além disso, como parte do pacote, o Departamento de Cultura, Media e Desporto (DCMS) do Reino Unido afirma que investirá 500 mil libras na Federação Inglesa de Xadrez (ECF) durante dois anos, a fim de desenvolver a próxima geração de talentos de classe mundial. Os fundos apoiarão treinos especializados, campos de treino e análises computacionais de ponta para eventos internacionais com vista a ajudar os grandes mestres atuais e os jogadores emergentes.

A ambição de Sivanandan é tornar-se uma grande mestre e, eventualmente, competir pelo campeonato mundial feminino, atualmente dominado por jogadoras chinesas.»


https://sol.sapo.pt/2024/01/31/bodhana-sivanandan-um-prodigio-do-xadrez-aos-oito-anos/
Gloria in excelsis Deo; Jai guru dev; There's more than meets the eye; I don't know where but she sends me there