Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Como iniciar - ajuda.  (Lida 1273 vezes)

IN_AND_OUT

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver Perfil
Como iniciar - ajuda.
« em: 2012-08-02 14:45:38 »
Boa tarde,

Desde já, o meu obrigada a quem me elucidar nas minhas dúvidas. Quanto mais leio por aí, mais confusa fico.
Estou a pensar em abrir um negócio como empresária em nome individual. Pelo que li, não preciso de capital social, posso escolher o regime simplificado em que não preciso de de contabilistas nem TOC's. Tenho isenção de IVA se os lucros não forem superiores a 10 mil anuais e tenho isenção da SS no primeiro ano. Está correcto?
As minhas questões são as seguintes:
- Se eu pedir isenção de IVA, mas os lucros depois forem superiores ao limite, basta fazer o pagamento ou mais vale não pedir a isenção? É que no negócio que vou abrir, não tenho garantias dos lucros.
- Para abrir uma ENI, como e quando apresento os lucros às finanças? E que tipo de IRS farei?
- Basta ir a uma 'empresa na hora', inscrever-me nas finanças e na SS?

Obrigada

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:Como iniciar - ajuda.
« Responder #1 em: 2012-08-02 14:52:33 »
Penso que estás a falar de usr recibos verdes e não de fazer uma empresa. Em recibos verdes não tens que declarar o IVA se a facturação não ultrapassar os 10000 euros num ano (facturação, não lucros). O IRS será o de trabalhador independente. Não é preciso fundar uma empresa, apenas dar início à actividade, e passa a ser possível emitir recibos verdes a partir do site das finanças.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

IN_AND_OUT

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver Perfil
Re:Como iniciar - ajuda.
« Responder #2 em: 2012-08-02 16:56:44 »
Obrigada pela resposta.
Mas recibos verdes não são no caso de se trabalhar para outra empresa?

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:Como iniciar - ajuda.
« Responder #3 em: 2012-08-02 17:01:44 »
Recibos verdes, podes passá-los para qualquer tipo de cliente, individual ou empresa.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

IN_AND_OUT

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver Perfil
Re:Como iniciar - ajuda.
« Responder #4 em: 2012-08-02 17:02:24 »
Mas neste caso a empresa seria minha....

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:Como iniciar - ajuda.
« Responder #5 em: 2012-08-02 17:04:24 »
Sim, passarias os recibos verdes aos clientes que te comprassem algo. Em vez de os estares a passar apenas a uma empresa tua cliente, passarias a vários clientes diferentes. São recibos, por pagamentos que te foram efectuados.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

IN_AND_OUT

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver Perfil
Re:Como iniciar - ajuda.
« Responder #6 em: 2012-08-02 17:09:45 »
Parece-me lógico, mas neste caso seria uma pastelaria e não prestação de serviços. Daí o ENI.

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:Como iniciar - ajuda.
« Responder #7 em: 2012-08-02 17:15:18 »
Ah, sim, aí faria mais sentido criar uma empresa.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com