Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Da Europa para o Globo  (Lida 103356 vezes)

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13379
    • Ver Perfil
Re: Da Europa para o Globo
« Responder #700 em: 2019-07-18 13:19:48 »
depende tamanho do pais

e diferencas dos povos

em portugal isto  tem pouca diferença

secalhar estam pensar mais
sao mal ou bem  geridos  lucal e central


central tem ps e psd e pcp bloco pan cds coligados entre eles

lucal tem ps/psd/ pcp... coligados com cds bloco e pan...

olhando acores tem la monarquia socialista

e madeira tiveram la o tipo governou mais tempo na europa alberto jardim

a nivel central tambem e governo familiar com pais e filhos mulheres primos

eu axo vai dar mesmo!

talvez pior porque tem 1 preso ganhou elecoes em oeiras

e socrates ainda nao se candidatou a presidente!
« Última modificação: 2019-07-18 14:02:43 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Smog

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6767
    • Ver Perfil
Re: Da Europa para o Globo
« Responder #701 em: 2019-07-19 19:53:11 »
... e Educação e Saude, dois pilares da sociedade que deviam ser protegidos, vão ser entregues aos Municipios! Dizem que a proximidade é mais democrática mas nós sabemos que o dinheiro que devia ir para as escolas e hospitais vai acabar a tapar buracos ou a ser entregue a coletividades amigas.
Degradação de serviços públicos agora?! sim, mas aguardem mais uns anos e verão a destruição total de qualquer réstia de qualidade.

O problema nas sociedades com problemas de corrupção, compadrio é que "se ficar o bicho pega, se correr o bicho come". Ficando sob a alçada central ou sob a alçada local há sempre "casos", nepotismo, favorecimentos. O triste é mesmo constatarmos que há questões culturais brutalmente entranhadas e sinceramente não sei que solução há para um problema de tal dimensão.
Ainda ontem estavam a dar notícia sobre um esquema enorme que envolvia escolas de condução, avaliadores, etc. Havia tantos arguidos que o julgamento era num quartel de bombeiros.

Infelizmente tendo a concordar contigo. Ficando essas competências alocadas a um nível mais local é provável que haja muita barracada no processo. A única coisa boa que posso tirar: caso hajam CM que façam uma boa gestão, que realmente prestem bons serviços, pode ser uma boa forma das pessoas mudarem-se sem terem que emigrar. No médio prazo pode ser um incentivo para os presidentes de CM e JF que façam um bom trabalho.
Mas sinceramente não tenho uma opinião muito forte sobre a matéria (gestão local vs central).
tendo a pensar que a mediocridade é sempre maior no local. mas se calhar é uma questão de escala. no central, se calhar, roubam proporcionalmente mais. a mediocridade será a mesma.
por outro lado as assimetrias vao acentuar-se. se calhar em cascais há um certo brio em fazer bem e em Pedrógão o importante é encher os bolsos dos amigos. são duas realidades diversas e ambas na praça publica. isso cria injustiças entre os estudantes do mesmo pais.
wild and free

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: Da Europa para o Globo
« Responder #702 em: 2019-07-21 18:11:04 »
Citar
As principais propostas de von der Leyen para estimular a economia

Aumentar o salário mínimo, reduzir o desemprego e incentivar a paridade são algumas das ideias-chave da nova presidente da Comissão Europeia.

https://sol.sapo.pt/artigo/665702/as-principais-propostas-de-von-der-leyen-para-estimular-a-economia-

Smog

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6767
    • Ver Perfil
Re: Da Europa para o Globo
« Responder #703 em: 2019-10-26 23:52:06 »
O caso do Brexit está a fazer correr demasiada tinta. Calendas gregas, disse eu. Assim é. Obriga a refletir.
Se a UE se desagregar estaremos no caminho certo? A Cartografia da parlamento Europeu modificou-se. Isso traduz um novo rumo? gera discussão? Extrema posiçoes pró e contra EU? Faz mexer? que querem os Europeus para o seu futuro?
Vamos entrar na Web 5.0 e matar seletivamente os pobres?
wild and free

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13379
    • Ver Perfil
Re: Da Europa para o Globo
« Responder #704 em: 2019-10-27 01:22:39 »
europeus sao muitos paises no retangulo e isto

quando falas pobres e disto!

A União Europeia ajuda de certo modo a estratégia do PS. Infelizmente, Bruxelas ajuda mais o reforço do poder do Estado do que a emancipação e a liberdade da sociedade civil. Por isso, a discussão das perspectivas financeiras para o período de 2021 a 2028 é a questão europeia mais importante para o governo. Os recursos financeiros dos orçamentos europeus são fundamentais para quem controla o Estado. Se esses recursos diminuírem, o poder do PS enfraquece. Por isso, nenhum governo socialista entrará em guerra aberta com a UE. Foi isso que o BE e o PCP aprenderam durante os anos da geringonça.
Se o PS é neste momento o partido-Estado, a ambição do PSD de Rui Rio é tornar-se também um partido-Estado. Idealmente, chegando ao governo, quando uma crise afastar os socialistas. Ou, segunda escolha, usar a regionalização para aproveitar os recursos de algumas das futuras regiões. A discussão de Rio entre direita e centro (de uma pobreza arrepiante de resto) não tem nada de ideológico. O centro para Rio significa manter o PSD na reserva para ser também um partido-Estado.
. Neste momento, a sociedade civil e a iniciativa privada portuguesas estão politicamente órfãs. Quem diria mais de 45 anos depois do 25 de Abril e mais de três décadas depois da adesão europeia? Eis o maior fracasso da democracia portu
Portugal é hoje mais pobre do que era no final do século passado. Ou seja, aumentou o número de países europeus mais ricos do que Portugal, e diminuiu o número de país europeus mais pobres do que Portugal. O socialismo levou-nos para a cauda da Europa

https://observador.pt/opiniao/o-partido-estado/

oposicao basicamente sao 2 deputados
mesmo assim povo ou vota nisto  ou nem vai votar...

« Última modificação: 2019-10-27 02:18:56 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: Da Europa para o Globo
« Responder #705 em: 2019-11-07 14:18:02 »
Citar
NATO. 70 anos de participação portuguesa na Aliança Atlântica

A relação entre Portugal e a NATO foi turbulenta, com altos e baixos, da Guerra Colonial à oposição da esquerda antimilitarista. Hoje, Portugal mantém-se um membro ativo, participando em missões por todo o mundo.

https://ionline.sapo.pt/652528


......tudo se alterou....... :(


Citar
Macron diz que NATO está em “morte cerebral” e Europa em risco


“Não há qualquer coordenação das decisões estratégica entre os Estados Unidos e os parceiros da NATO e estamos a testemunhar uma agressão feita por outro parceiro, a Turquia, numa área em que nossos interesses estão em jogo”, sublinhou o Presidente francês.

Numa entrevista hoje publicada pela revista The Economist, Emmanuel Macron defendeu ser fundamental “clarificar os objetivos estratégicos da NATO”, referindo a necessidade de “muscular a defesa da Europa”.

Os líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), criada em 1949 para promover a defesa mútua contra um ataque por qualquer entidade externa à organização, vão reunir-se em Londres no início de dezembro.

“Não há qualquer coordenação das decisões estratégica entre os Estados Unidos e os parceiros da NATO e estamos a testemunhar uma agressão feita por outro parceiro, a Turquia, numa área em que nossos interesses estão em jogo”, sublinhou o Presidente francês.

“O que aconteceu é um enorme problema para a NATO”.

A Turquia lançou a 09 de outubro uma ofensiva contra a milícia curdo-síria Unidades de Proteção Popular (YPG), que considera terrorista, mas que foi apoiada pelos países ocidentais na luta contra o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico.

A ofensiva aconteceu poucos dias depois de os Estados Unidos se terem retirado da região, tendo a Rússia, principal aliado de Damasco, acabado por se posicionar como árbitro entre a Turquia e a Síria.

O conflito foi discutido numa reunião dos ministros da Defesa dos Aliados, em 25 de outubro, sendo que a Turquia ficou isolada e os Estados Unidos foram particularmente críticos.

Na entrevista hoje publicada, o chefe de Estado francês questiona o futuro do artigo 5.º do Tratado do Atlântico Norte, que prevê a solidariedade militar entre os membros da NATO se um deles for atacado.

“Como funcionará o artigo 5.º no futuro? Se o regime de Bashar al-Assad decidir retaliar contra a Turquia, [os Estados da NATO] envolvem-se? Isto é uma questão real”, disse Emmanuel Macron.

“Estamos empenhados em combater o Daesh (acrónimo árabe do grupo extremista Estado Islâmico). O paradoxo é que a decisão dos EUA e a ofensiva turca têm, em ambos os casos, um mesmo resultado: o sacrifício dos nossos parceiros no terreno, que se bateram contra o Daesh, as Forças Democráticas da Síria (FDS)”, alertou.

As FDS, dominadas por combatentes curdos, foram apoiadas por uma coligação internacional liderada pelos Estados Unidos no combate ao Estado Islâmico, antes da recente retirada dos norte-americanos da Síria.

Isto, para o Presidente francês, torna ainda “mais essencial uma Europa da defesa – uma Europa que deve dotar-se de autonomia estratégica e militar – e, por outro lado, mostra a necessidade de reabrir um diálogo estratégico, sem ingenuidade, com a Rússia”, disse.

“O Presidente [norte-americano, Donald] Trump, por quem tenho respeito, coloca a questão de a NATO ser um projeto comercial. Segundo diz, é um projeto em que os Estados Unidos funcionam como um guarda-chuva geopolítico, mas em que exigem, em contrapartida, uma exclusividade comercial, é uma razão para comprar [artigos] norte-americanos. A França não assinou [o tratado] para isso”, alertou.

O Presidente francês admitiu ainda estar alarmado com a “extraordinária fragilidade da Europa”, afirmando que esta “desaparecerá” se não “se considerar como uma potência no mundo”.

“Não quero dramatizar, procuro ser lúcido”, sublinhou, apontando três grandes riscos para a Europa: “esquecer-se de que é uma comunidade”, o “desalinhamento” da política norte-americana em relação ao projeto europeu e o surgimento da China como potência “que, claramente, marginaliza a Europa”.

“Durante 70 anos, administrámos um pequeno milagre geopolítico, histórico e civilizacional: uma equação política sem hegemonia que permitiu a paz. (…) Mas hoje há uma série de fenómenos que nos colocam à beira do precipício”, sublinhou Macron, que também considera que a União Europeia se está a esvair com o ‘Brexit’”.

O Presidente francês acredita que “a Europa se esqueceu que é uma comunidade e vê-se, cada vez mais, como um mercado em expansão”, o que, para Macron, corresponde a um “profundo fracasso” porque essa visão “está a reduzir o alcance político do projeto desde os anos 90”.

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/macron-diz-que-nato-esta-em-morte-cerebral-e-europa-em-risco-510505

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: Da Europa para o Globo
« Responder #706 em: 2019-11-15 10:59:48 »
Citar
A Igreja Católica medieval moldou a sociedade ocidental (e deu à luz europeus “estranhos”)

As pessoas do Ocidente são psicologicamente diferentes de todas as outras pessoas do mundo. Estudos globais descobriram que os europeus ocidentais e os seus descendentes tendem a ser mais individualistas, menos conformistas e confiam mais em estranhos.

Uma nova investigação aponta a culpada: a Igreja Católica e a sua “obsessão” pelos casamentos monogâmico e na pequena unidade familiar como fundamento da sociedade.

De acordo com o estudo publicado na semana passada na revista especializada Science, países e regiões com uma maior exposição à Igreja Católica Ocidental têm maior probabilidade de ter uma psicologia individualista e não-conformista comum às nações ocidentais.

A igreja pode ter, de acordo com o LiveScience, inadvertidamente, moldado essa psicologia com políticas da era medieval que acabaram com casamentos entre primos e outros laços tribais e criaram famílias nucleares e monogâmicas.

https://zap.aeiou.pt/igreja-catolica-moldou-sociedade-ocidental-deu-luz-europeus-estranhos-290898
« Última modificação: 2019-11-22 20:07:30 por Batman »

D. Antunes

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5284
    • Ver Perfil
Re: Da Europa para o Globo
« Responder #707 em: 2019-11-15 18:25:29 »
Muito interessante.
“Price is what you pay. Value is what you get.”
“In the short run the market is a voting machine. In the long run, it’s a weighting machine."
Warren Buffett

“O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm."
René Descartes

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13379
    • Ver Perfil
Re: Da Europa para o Globo
« Responder #708 em: 2019-11-15 20:11:34 »
igreja mediaval  apesar defeitos basicamente acabou tribalismo  europeus

A igreja pode ter, de acordo com o LiveScience, inadvertidamente, moldado essa psicologia com políticas da era medieval que acabaram com casamentos entre primos e outros laços tribais e criaram famílias nucleares e monogâmicas.

“Muitas décadas de pesquisa mostraram que a psicologia dos ocidentais é diferente do resto do mundo, pois é mais individualista, analítico e menos conformado. No entanto, até agora, não tínhamos uma explicação sobre como as pessoas ocidentais acabaram por ter uma psicologia tão única”,
« Última modificação: 2019-11-15 20:13:29 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Smog

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6767
    • Ver Perfil
Re: Da Europa para o Globo
« Responder #709 em: 2019-11-17 19:13:22 »
wild and free

Smog

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6767
    • Ver Perfil
Re: Da Europa para o Globo
« Responder #710 em: 2019-11-21 18:52:51 »
Diz alguém que tentaram escrever os deveres humanos na ONU e, não só não conseguiram, mas que chegaram á conclusão que, se fosse hoje, muitos países não assinariam a declaração Universal dos Direitos Humanos.
Vem isto a propósito de se estarem a degladiar argumentos pro e contra os nacionalismos/racismos. Perguntava eu: então e o que consideram ser os valores universais? Comuns a todo o Homo sapiens?

Repito aqui a questão. Talvez alguém queira pensar nisto e fazer uma sugestão. :-\
wild and free

Smog

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6767
    • Ver Perfil
Re: Da Europa para o Globo
« Responder #711 em: 2019-11-22 18:10:51 »
Estive a pensar e acho que só temos em comum a biologia em termos de cariótipo. Até nos genes somos diferentes quanto mais na cultura. Sendo assim acho que nos devemos associar por clã, fundar um pais por clã, redigir leis por clã e assim.
É que somos todos diferentes mesmo. Divida-se a Terra por pequenos territórios e cada um que se amanhe. ;D
wild and free

Smog

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6767
    • Ver Perfil
Re: Da Europa para o Globo
« Responder #712 em: 2019-11-25 19:15:33 »
o que temos em comum: somos um animal gregário que precisa comer (necessidades básicas de sobrevivencia biológica); precisa amar (para se perpetuar como espécie e assegurar conforto emocional) e precisa ter uma ocupação ( pode ser trabalho ou ócio mas tem de entreter os neurónios e isso implica educação).

básicamente: comer e pensar; corpo e alma.  ;D
wild and free

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13379
    • Ver Perfil
Re: Da Europa para o Globo
« Responder #713 em: 2019-11-25 20:17:48 »
comer todos comem ate animais


deve ser so isso  ter pensametos
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Smog

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6767
    • Ver Perfil
Re: Da Europa para o Globo
« Responder #714 em: 2019-11-26 20:08:50 »
comer todos comem ate animais


deve ser so isso: ter pensamentos

REPARA: a questão é o que temos em COMUM: os outros animais também tem cenas em comum connosco.
Dois conceitos para pesquisares: antropocentrismo e ecocentrismo. eu gosto mais do segundo.
pesquisa e tentar ver qual te agrada mais. ;D
wild and free

Smog

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6767
    • Ver Perfil
Re: Da Europa para o Globo
« Responder #715 em: 2019-12-08 18:56:56 »
A reação histérica e global á atividade politica da Greta vem mostrar que a espécie humana não é racional. Uns a favor outros contra a sua luta, mas de cabeça quente todos.
O que está em causa é a sobrevivência da nossa espécie mas com espécimens tão estúpidos who cares? O Planeta cá vai continuar. mais Milhão menos Milhão a vida refaz-se nestes ou noutros termos. 4,6mil M de anos de evolução até ao Homo sapiens. Se desaparecermos outra espécie qq ocupará o nosso nicho. A evolução faz-se por saltos. daqui a um Milhão de anos volto a encarnar e venho ver a nova Terra. Até lá diluo-me no infinito. ;D
wild and free

D. Antunes

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5284
    • Ver Perfil
Re: Da Europa para o Globo
« Responder #716 em: 2019-12-08 20:38:30 »
Não será o aquecimento de alguns graus ou a elevação de 0,5 ou 1,0m do nível da água do mar que porá em causa a sobrevivência da humanidade.
Em termos económicos, faça-se numa repercussão de 3 a 5% do PIB em 2100. Se o PIB mundial crescer 3% ao ano, será umas 6x maior do que o atual. Poderão lidar bem com 3 a 5% (e até poderão ter outros meios para combater o aquecimento ou mitigar os seus efeitos).

Fim da humanidade poderá ser provacado por uma guerra nuclear ou por robots inteligentes.
Em termos de poluição, preocupam-me mais as pequenas partículas que nos roubam tempo de vida a todos nós.
“Price is what you pay. Value is what you get.”
“In the short run the market is a voting machine. In the long run, it’s a weighting machine."
Warren Buffett

“O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm."
René Descartes

Smog

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6767
    • Ver Perfil
Re: Da Europa para o Globo
« Responder #717 em: 2019-12-09 20:04:35 »
Infelizmente o Planeta e os seus ecossistemas não funcionam a economia. Funcionam a equilíbrio entre factores bioticos e abióticos. Que vergonha um médico não perceber nada de Ecologia e perceber tanto de dinheiro.... 8)
wild and free

Smog

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6767
    • Ver Perfil
Re: Da Europa para o Globo
« Responder #718 em: 2019-12-11 20:05:45 »
o que temos em comum: somos um animal gregário que precisa comer (necessidades básicas de sobrevivencia biológica); precisa amar (para se perpetuar como espécie e assegurar conforto emocional) e precisa ter uma ocupação ( pode ser trabalho ou ócio mas tem de entreter os neurónios e isso implica educação).

básicamente: comer e pensar; corpo e alma.  ;D

Retirar direitos a uma pessoa até ao limite de condicionarem a sua mibilidade, direito ao abrigo, á alimentação, ao trabalho é retirarem liberdade a essa pessoa. Sem julgamento. Há claramente uma grosseira violação dos direitos humanos. Quem faz isto? nem sempre são os Maus. Que vergonha flagarem-nos! >:(
Será que o Tribunal Internacional dos Direitos Humanos pode atuar? :-X
wild and free

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13379
    • Ver Perfil
Re: Da Europa para o Globo
« Responder #719 em: 2019-12-11 20:43:28 »
camarada tu nem dares escolha na educacao e saude do teu proprio  povo  consegues
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso