Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Legislativas 2024 e governo minoritário da AD  (Lida 7385 vezes)

Kaspov

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5560
    • Ver Perfil
Re: Legislativas 2024 e governo minoritário da AD
« Responder #600 em: 2024-05-07 03:39:42 »
Interessante, acerca da Espanha...


«Sanchéz. Democracia por um fio

O primeiro-ministro espanhol tentou uma jogada política fora do comum. Não há memória de outro chefe de Governo anunciar um período de reflexão da forma que Pedro Sánchez o fez. A situação pode ser um trampolim eleitoral para o Partido Popular e para o Vox, mas é má para Espanha

Gonçalo Nabeiro
6 de Maio 2024

às
20:01

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on LinkedIn
Share on WhatsApp

    Email this Page

Sanchéz. Democracia por um fio

A última semana da política espanhola foi marcada por algo insólito e sem precedentes: o chefe do Governo, o socialista Pedro Sánchez, emitiu uma «carta à cidadania», onde comunicou aos espanhóis que necessitava de «parar e refletir» para apurar se deveria «continuar à frente do Governo ou renunciar a esta alta honra».

Numa carta onde usou oito vezes a expressão «ultradireita», Sánchez alega ser vítima de «assédio e derrube por terra, mar e ar» que tem como objetivo fazê-lo «desfalecer politica e pessoalmente, atacando a minha esposa».

O comunicado foi emitido no dia 24 do mês passado, tendo a decisão chegado cinco dias depois. Apanhando pouca gente de surpresa, Pedro Sánchez optou por não se demitir, alegando que volta deste curtíssimo período sabático mais forte.

Mas o que se segue para o regime democrático espanhol, fundado e consolidado nos últimos anos da década de 70 e nos primeiros de 80, onde um socialista, Felipe González, desempenhou um papel fundamental? Há quem acredite que tenha chegado ao seu fim na segunda-feira.

O líder do Partido Popular, Alberto Feijóo, acusa Sánchez de estar a realizar uma «estratégia judicial e eleitoral», submetendo os espanhóis «à vergonha internacional.» «O mais perigoso: não aceita a discrepância. Um país à sua medida à custa de menos democracia.», acrescentou o líder da oposição.

Já Isabel Ayuso, Presidente da Comunidade Autónoma de Madrid e uma das principais vozes do PP, foi mais longe, prevendo, logo após a publicação da carta, que «Sánchez encerrou-se cinco dias para ver como triturar os juízes, a oposição e a imprensa independente».

O caso de Begoña

No texto da edição de 22 de março, neste mesmo plano, foi referido que o Governo de Sánchez se via – para além de outras coisas – a braços com uma polémica que envolvia Begoña Gómez, a esposa do Presidente do Governo. Foi exatamente esse assunto que colocou a atualidade política espanhola numa situação (ainda mais) delicada.

A companheira de Sánchez é alvo de investigação por alegados casos de corrupção e tráfico de influências, suspeitando-se que angariaria fundos públicos para determinadas empresas.

O sindicato Manos Limpias, vincadamente de direita, avançou com um processo, baseando-se em várias notícias. O fundador, Míguel Bernad, diz, citado pela RTVE, que se as informações «são certas, entendemos que a causa judicial deve prosseguir». A bola está agora do lado do juiz.

As manifestações de apoio

Poucas horas após o comunicado, os apoiantes de Sánchez saíram à rua para demonstrar a sua solidariedade para com o primeiro-ministro. Numa emotiva manifestação na Rua Ferraz – sede do Partido Socialista Obreiro Espanhol –, apareceu junto ao povo, de forma galvanizada e comovente, María Jesus Montero – ministra das Finanças e da Função Pública. Mas tem sido outro membro do Governo, Óscar Puente, a demonstrar mais admiração pelo líder socialista.

O ministro dos Transportes e da Mobilidade Sustentável afirmou que «Pedro Sánchez ‘es el puto amo’ porque o respeitam». Segundo Puente, o líder do Governo tem também outra qualidade que vale a pena realçar: «fala inglês».

Ainda assim, e apesar das atitudes amigáveis dos colegas de Governo, Sánchez parece estar a perder cada vez mais o respaldo popular, algo verificável pelas contínuas manifestações após a formação do segundo Governo Frankenstein e consequente anúncio da lei da amnistia, que mobilizaram milhões por todo o país. Também as suas aparições públicas, inclusive a mais recente, não suportam os elogios de Óscar Puente.

O assédio

Sánchez acusa a oposição de «assédio» por ter pedido esclarecimentos sobre a atividade da sua esposa. Não deixa de ser surpreendente, já que os ataques à vida pessoal de Isabel Ayuso e do seu círculo próximo têm sido uma das principais estratégias do PSOE.

A presidente da região madrilena já viu investigações, por vezes realizadas através do aparelho estatal, aos pais – mesmo tendo já o pai falecido –, ao irmão, ao companheiro e até ao ex-namorado. Na terça-feira, Ayuso dirigiu-se à assembleia de Madrid: «Retorceram o meu passado, o meu presente e o meu entorno familiar. […] O PSOE não sabe sair da lama porque vive nela». Ainda assim, a popular não necessitou de refletir acerca da sua continuidade.

A propósito deste caso, é de relembrar uma declaração do jornalista espanhol Mikel Iturriaga, que afirmou, na altura em que Ayuso se sentiu vítima de perseguição por parte do Governo, que a presidente da Comunidade madrilenha seguia uma estratégia trumpista: «1.º de Trumpismo: fazer crer aos teus seguidores que qualquer processo judicial contra ti ou contra o teu círculo é parte de uma conspiração dos teus adversários». Perante a situação atual de Sánchez, Iturriaga optou pelo silêncio.

Guerra à imprensa

Na primeira entrevista após a decisão de continuar, dada à RTVE, o presidente do Governo de Espanha anunciou a renovação do Conselho Geral do Poder Judicial e propôs-se a lutar contra a «desinformação» da imprensa.

No editorial do El Mundo – um dos jornais espanhóis de referência – de segunda-feira, lê-se: «O nosso sistema demorará a recuperar da erosão política, jornalística e social que Pedro Sánchez provocou com o impulso sentimental que lançou em Espanha».

O líder socialista, que acusou alguns jornais e a oposição de mentir, usou ele próprio a mentira para realizar tal declaração, afirmando que Feijóo queria que Begoña Gómez deixasse de trabalhar e se mantivesse em casa. O líder do PP não referiu isso em momento algum, apenas pretendia uma investigação.

E o primeiro caso que fez soar os alarmes da imprensa espanhola independente foi o de Bieito Rubido, diretor do jornal online El Debate. Rubido previu que todo este imbróglio poderá acabar de forma «trágica», e a conta oficial do PSOE no X rapidamente exigiu um pedido de desculpas por parte do jornalista. Um jornalista que cometeu o delito de expressar a sua opinião e prognóstico.

O diretor do jornal já reagiu, e foi ao ataque: «O objetivo de Sánchez é calar a boca dos jornalistas. […] Não quer que lhe digam nada e até distorce as palavras».

O futuro de Espanha é incerto, mas parece indubitável que o legado de Pedro Sánchez deixará marcas profundas na sociedade e na política espanholas.»


https://sol.sapo.pt/2024/05/06/sanchez-democracia-por-um-fio/
Gloria in excelsis Deo; Jai guru dev; There's more than meets the eye; I don't know where but she sends me there; Let's Make Rome Great Again!

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13318
    • Ver Perfil
Re: Legislativas 2024 e governo minoritário da AD
« Responder #601 em: 2024-05-09 21:17:50 »
Há boas razões para desconfiar das “unanimidades”, dos “grandes entendimentos”, dos “consensos nacionais” e dos horríveis “pactos de regime”. Eles puxam-nos para a esquerda. São invariavelmente concebidos nos termos da esquerda, executados nos termos da esquerda e segundo os interesses da esquerda. A esquerda não dá um passo para vir ao encontro da direita, mesmo quando a direita tem razão.



NA ESPANHA  e esquerda anda atraz direita  .....


porque tiveram guerra...


em portugal e agenda dos anglosaxonicos...serve perder tempo..


Fazia dó. À volta da miséria da Quinta do Ferro as pessoas vivem bem, em casas caras. É, hoje em dia, uma das zonas mais valorizadas de Lisboa. Entrava-se naquela borbulha e sentia-se um desconsolo. Bendita a hora em que esta Câmara de Lisboa tratou de identificar as zonas da cidade que precisavam de mais cuidado, de mais atenção, de políticas específicas com mais recursos e mais verbas. O processo da Quinta do Ferro é só mais um bom exemplo deste princípio


paises sem direita nao existem..

existe e a polis , cidade estado
« Última modificação: 2024-05-09 21:41:12 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13318
    • Ver Perfil
Re: Legislativas 2024 e governo minoritário da AD
« Responder #602 em: Hoje às 14:56:27 »
chega apoia costa

porque


costa e um ariano!
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Kaspov

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5560
    • Ver Perfil
Re: Legislativas 2024 e governo minoritário da AD
« Responder #603 em: Hoje às 15:02:05 »
Bem visto! - mas não somos todos?   :-\
Gloria in excelsis Deo; Jai guru dev; There's more than meets the eye; I don't know where but she sends me there; Let's Make Rome Great Again!

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13318
    • Ver Perfil
Re: Legislativas 2024 e governo minoritário da AD
« Responder #604 em: Hoje às 15:04:19 »
costa e mais puro



  os outros sao mesticos....  com cabelo loiro e olhos azuis


  arianos verdadeiros eram morenos!  meio pretos
« Última modificação: Hoje às 15:06:39 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13318
    • Ver Perfil
Re: Legislativas 2024 e governo minoritário da AD
« Responder #605 em: Hoje às 15:07:49 »
Há 7000 anos tínhamos pele escura e olhos azuis


ariano e preto e tem olhos azuis!



Cientistas espanhóis revelam que população europeia antes da chegada da agricultura tinha uma combinação rara: pele e cabelo escuros com olhos azuis.
« Última modificação: Hoje às 15:09:04 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13318
    • Ver Perfil
Re: Legislativas 2024 e governo minoritário da AD
« Responder #606 em: Hoje às 15:09:44 »
nativos da europa sao pretos com olhos azuis!


tiveram invasao de arianos


 Essas variantes também foram identificadas populações na Índia e da Melanésia, que tendem a ter a pele escura. É interessante que esse gene também se expressa em indivíduos com vitiligo, condição caracterizada pela perda de pigmentação.


ser branco foi  doenca... veio da india


Eu ainda lembro do momento em que vimos que esse gene estava associado com o Vitiligo. Foi quando soubemos que tínhamos encontrado algo novo e excitante


Os pesquisadores também descobriram que um gene associado com a pigmentação da pele está relacionado com as defesas das células contra os raios ultravioleta e o risco de câncer de pele, reparando o DNA após a exposição à radiação.
« Última modificação: Hoje às 15:17:59 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13318
    • Ver Perfil
Re: Legislativas 2024 e governo minoritário da AD
« Responder #607 em: Hoje às 15:23:07 »
Em 2014, análises de outros fósseis humanos de 7 mil anos encontrados em León, na Espanha, concluíram que os restos também pertenciam a um homem de pele negra e olhos azuis.



iberia sao pretos olhos azuis com arianos   tinham problema com perda  pigmentacao


Portugal com raios ultravioleta muito altos....
« Última modificação: Hoje às 15:24:44 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13318
    • Ver Perfil
Re: Legislativas 2024 e governo minoritário da AD
« Responder #608 em: Hoje às 15:27:26 »
iberia  sao mistura pretos de olhos azuis   com indianos tinham problema de pele!


 enorme migração humana da Eurásia para a África há 3000 anos
É a primeira vez que se consegue sequenciar o genoma de um antigo esqueleto humano em África. Na maioria das populações africanas, quatro a 7% do genoma é de origem euroasiática.



toda gente sabe humanos foram do sul para norte.....

o

que nao sabem humanos foram do norte para sul tambem!!


Ou seja, o ADN que aquelas populações ganharam devido ao cruzamento com populações humanas vindas de outros lugares e que foram chegando ali há menos de 4500 anos


Os genomas desta migração infiltraram-se em todo o continente”, diz Marcos Gallego Llorente. “Desde as tribos iorubás, na costa ocidental africana, até aos mbuti, no coração do Congo – que têm respectivamente sete e 6% do genoma euroasiático.”     
« Última modificação: Hoje às 15:42:03 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Kaspov

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5560
    • Ver Perfil
Re: Legislativas 2024 e governo minoritário da AD
« Responder #609 em: Hoje às 17:58:06 »
Eu não sou preto nem tenho olhos azuis... e não creio ter alguma vez conhecido alguém com essas 2 características em conjunto...   ::)

Mas poderá acontecer, porque não?   :-\
Gloria in excelsis Deo; Jai guru dev; There's more than meets the eye; I don't know where but she sends me there; Let's Make Rome Great Again!

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13772
    • Ver Perfil
Re: Legislativas 2024 e governo minoritário da AD
« Responder #610 em: Hoje às 19:37:26 »
Qualquer branco de
cabelo encaracolado
é um "falso" branco.

lol
« Última modificação: Hoje às 19:38:17 por vbm »

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13318
    • Ver Perfil
Re: Legislativas 2024 e governo minoritário da AD
« Responder #611 em: Hoje às 19:48:39 »


iberia e fronteira  de africa e asia  que   muda de cor de pele 

conforme a virilidade do macho!


Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso