Geral > Comunidade de Traders

Queres começar a investir/especular na Bolsa? Começa por aqui.

(1/37) > >>

Gama:
Tentar reproduzir o antigo tópico.
Mas não sei se vai ser possível na totalidade.

Gama:
Este tópico tem como principal objectivo ajudar os mais novos que aqui chegam e queiram colocar dúvidas sobre como "estar" e abordar o mercado de Bolsa.

Por mais simples que achem que são as vossas perguntas, este tópico é mesmo para isso. Desiniba-se. Coloco as suas questões.

Dêem sempre um destaque às vossas perguntas.

Mesmo que não seja a primeira vez que está a começar a investir na Bolsa e pense que a sua dúvida ou comentário é importante, coloque aqui.

Em relação ao título, vejamos melhor o seu significado:
[wiki]Um melhor investidor/especulador[/wiki]
[wiki]Investidor ou especulador?[/wiki]
[wiki]Duas formas de ganhar[/wiki]

Gama:
Para que investir na Bolsa?

Bem, a minha primeira abordagem foi, e é, tentar obter um rendimento extra. Pelo menos ter um rendimento superior aos depósitos a prazo.

É possível viver somente destes rendimentos?

É. Mas é muito difícil. Poucos o conseguem. Aqui pelo fórum, e extrapolando alguns comentários, parece-me que se devem contar pelos dedos de uma mão os que vivem desta forma.
E se quisessem logo começar a viver desses rendimentos, há quem ache que somente com 500 000 € seria possível. Não posso garantir este valor, mas lembro-me de alguém sugerir este valor.
Mesmo assim teriam de haver um rendimento anual de ganhos muito bom.

Por falar em ganhos, parece consensual que quem conseguir de forma sistemática ganhos anuais cerca de 20%, já se pode considerar um bom investidor.

Gama:
Como abordar a bolsa? Para quem não é da área, como obter informação?

Bem, esta pergunta é muito ampla e leva a respostas múltiplas.
Vou tentar dar algumas:
Começar por ler este fórum.
Livros. De certeza que alguém daqui irá sugerir os livros mais importantes para começar a ler. E no seguimento deste tópico vão surgir sugestões de leitura.

Abordar a bolsa, no início, somente com dinheiro em que se tenha a certeza de que não faz falta ao agregado familiar. No meu caso comecei com uma parte do dinheiro ganho nas OPV's.
Nunca começar logo a efectuar operações em Bolsa sem durante um ano fazer experiências. Fazer o download de software de simulação em bolsa. Apesar de algumas demos não terem valores reais, pelo menos dá para se ambientar e fazer experiências.
Isto é obrigatório. Eu não o fiz e no 1º ano fiz asneiras e da grossa. Desde "[wiki]Fat_finger[/wiki]" a outras as asneiras.

Se repararam a palavra "fat finger" tem uma ligação. Se clicarem nela, vão para a parte mais interessante do fórum e que tem muitos artigos obrigatórios para serem lidos.

Mais algumas sugestões:
Nunca começar a investir em [wiki]Futuros[/wiki], nem [wiki]Forex [/wiki]ou outros produtos com [wiki]Alavancagem[/wiki].
Existem várias abordagens ao investimento/especulação em Bolsa. Desde a [wiki]Análise técnica[/wiki] à [wiki]Análise fundamental[/wiki], ou, a melhor de todas(?) usar as duas abordagens!

Tentem perder alguns meses no site www.thinkfn.com
Já têm algumas ligações acima.

De qq forma deixo a ligação principal para a Aprendizagem:
Conceitos/Assuntos para uma Aprendizagem mais efectiva:
[wiki]Categoria:Aprendizagem[/wiki]

Gama:
Robusto diz:

Quanto a leitura, este tópico:
"Livros sobre Finanças/Economia/Gestão"
http://www.thinkfn.com/forumbolsaforex/index.php/topic,213.0.html
 parece ser um bom ponto de partida.

Há um que costuma vir sempre à baila, o "Intelligent Investor" de Benjamin Graham.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa