Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: O Governo de António Costa  (Lida 186292 vezes)

kitano

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8677
    • Ver Perfil
Re: O Governo de António Costa
« Responder #20 em: 2015-12-08 22:26:17 »
Este ano o bastonário falou da situação. As vagas são inferiores ao número de candidatos também porque existem uma série de médicos que tiraram o curso no estrangeiro e têem entrada directa ao fazerem cá a especialidade. Acho estranho essa entrada directa...
"Como seria viver a vida que realmente quero?"

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: O Governo de António Costa
« Responder #21 em: 2015-12-08 22:53:41 »
Então se são os próprios governos que admitem que há falta de médicos de família, não se abrem mais vagas nessas especialidade por restrições orçamentais ou por incapacidade (humana) de formar esses médicos de família ?
---
Agora que se fala nisto da especialidade de médico de família, eu fui à minha médica há 3 anos e voltei a ir lá este ano para não perder uma inscrição qualquer (ligaram-me do centro).

Há 3 anos lembro-me da médica me perguntar se me importava se ser atendido por uma médica estagiária (é este o termo ?) e foi essa que me atendeu (aquilo foi só pesar, medir a tensão e acho que passar papeis para as habituais análises ao sangue). E este ano percebi que havia também um médico estagiário que estava noutro gabinete e a meio da consulta foi lá perguntar-lhe qualquer coisa. A minha médica deve ser, então, das que forma estagiários ali no centro de saúde.

kitano

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8677
    • Ver Perfil
Re: O Governo de António Costa
« Responder #22 em: 2015-12-08 23:36:09 »
É necessário o centro de saúde em questão ter capacidade para formar médicos. Nem todos têm "idoneidade e capacidade formativa". Daí haver vagas limitadas...

Também, no mínimo um tutor tem que acompanhar o interno durante todo o internato...ou seja...não pode estar para se reformar daqui a uns 3 anos...
"Como seria viver a vida que realmente quero?"

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: O Governo de António Costa
« Responder #23 em: 2015-12-09 00:05:09 »
É estranho termos médicos indiferenciados que não podem dar consultas como médicos de família (não podem, certo ?) e depois termos médicos estrangeiros, sem especialização, que o fazem. Ou, pelo menos, foi isso que percebi há uns anos com aquela 'guerra' da ordem dos médicos contra os colombianos.

Citar
Segundo o bastonário, a formação que os médicos colombianos têm confere-lhes a possibilidade de exercer medicina sem especialização, de forma indiferenciada.

"A especialidade é que é da responsabilidade da ordem e eles não têm especialidade e, portanto, naturalmente têm as lacunas próprias de quem não fez uma especialidade, neste caso medicina geral e familiar", acrescentou, sublinhando que estes médicos "estão aptos para fazer consultas indiferenciadas apenas".

Respondendo às críticas de xenofobia por parte do Ministério da Saúde, divulgadas no Diário de Notícias, José Manuel Silva afirmou que a "questão não tem a ver com as nacionalidades ou com qualquer tipo de xenofobia, tem sim a ver com o facto de estarem a desempenhar funções de uma especialidade médicos que não têm essa especialidade".
http://www.dnoticias.pt/actualidade/pais/264060-medicos-colombianos-apenas-podem-dar-consultas-indiferenciadas

kitano

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8677
    • Ver Perfil
Re: O Governo de António Costa
« Responder #24 em: 2015-12-09 13:34:45 »
Não é a mesma coisa, estes médicos que ficam de fora do internado penso que não têm autonomia clínica por falta de formação. Só tiveram o ano comum.

Mas não tenho a certeza...

Mas acho que os colombianos não são tão maus como o bastonário os pinta...
"Como seria viver a vida que realmente quero?"

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: O Governo de António Costa
« Responder #25 em: 2015-12-09 14:28:49 »
Citar
Costa não queria ajuda do PSD, mas já vai precisar dela

9 Dezembro, 2015 por ZAP
 
O PS vai precisar do apoio dos deputados da Direita para levar a cabo várias nomeações que exigem uma maioria de dois terços no Parlamento.

Estão em causa as nomeações para os cargos de Provedor de Justiça e de presidente do Conselho Económico e Social e ainda a escolha dos elementos para a Entidade Reguladora da Comunicação Social, bem como 10 dos 13 juízes que constituem o Tribunal Constitucional e 7 vogais do Conselho Superior de Magistratura.

Estas nomeações exigem a aprovação por parte de uma maioria de dois terços no Parlamento, ou seja, de 153 deputados do universo total de 230, conforme evidencia o Jornal de Notícias na sua edição impressa desta quarta-feira.

A maioria de esquerda conta apenas com 122 deputados, pelo que António Costa vai precisar de 31 votos da direita para poder passar as suas nomeações.

António Costa disse, no dia em que foi indicado como primeiro-ministro por Cavaco Silva, que não tinha pedido “a mão ao PSD”. Mas o líder dos socialistas poderá vir a precisar dela.

Todavia, este eventual entendimento com os sociais-democratas não se adivinha fácil, até face à “batalha” que os dois partidos travam quanto aos lugares no Conselho de Estado.

O PS já terá comunicado ao PSD que pretende a maioria dos cinco lugares que o Parlamento elege para o órgão político de consulta do Presidente da República.

Mas sendo o PSD o partido mais votado da Assembleia da República a questão não se adivinha pacífica.

O Bloco de Esquerda já anunciou que quer um lugar no Conselho de Estado e surge a possibilidade de um entendimento à esquerda para a elaboração de uma lista conjunta.

A eleição dos cinco conselheiros é no próximo dia 18 de Dezembro, mas as listas candidatas deverão chegar ao Parlamento até ao dia 16.

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: O Governo de António Costa
« Responder #26 em: 2015-12-10 00:46:09 »
Citar
O PS entregou hoje um projecto de resolução no Parlamento, que recomenda ao Governo a reposição de viagens de comboio não pagas aos trabalhadores ferroviários, familiares e reformados do sector.

"A utilização de transporte ferroviário sem custos pelos trabalhadores, familiares e reformados do sector é uma prática largamente utilizada desde o século XIX, funcionando como parte integrante das remunerações e resultando do processo de negociação colectiva", sustentam os socialistas.

Os deputados lembram que "o Orçamento do Estado do ano de 2013 extinguiu este regime de concessões com mais de cem anos, tendo um impacto muito significativo nos ferroviários e nas suas famílias, deixando o Estado de ser o garante dos direitos dos trabalhadores do sector".

O grupo parlamentar do PS acrescenta que o regime de gratuitidade dos bilhetes para este grupo "apoiou o desenvolvimento de regiões do interior de onde eram originários os ferroviários, permitindo a sua participação na vida associativa e investimento nas suas regiões de origem".

O PS lembra que a retirada destas regalias foi criticada por sindicatos e associações representativas dos trabalhadores.

A eventual aprovação deste projecto de resolução não altera a lei por si só, mas exerce pressão junto do Governo para que essa alteração se concretize.
http://economico.sapo.pt/noticias/ps-quer-repor-viagens-gratis-de-comboio-para-ferroviarios-e-familiares_237022.html
 

D. Antunes

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5284
    • Ver Perfil
Re: O Governo de António Costa
« Responder #27 em: 2015-12-10 02:36:58 »
Porque ganham tanto os trabalhadores das empresas públicas?

Posted on Dezembro 8, 2015 by Carlos Guimarães Pinto
Os maquinistas do Metro de Lisboa ganham em média 2500 Euros por mês, bastante acima da média salarial do país, principalmente tendo em conta que muitos deles não têm mais do que o 9º ano. Como se explica esta situação? Não é muito complicado. Na verdade há um economista português que já explicou a situação em 2001 de forma simples e clara. Num estudo em que concluiu que os homens ganhavam mais 13% no público do que no privado e as mulheres 26.5%, esse economista explicou a razão de tal acontecer:

Ainda assim, haverá outras razões (menos recomendáveis) que também tenderão a gerar prémios salariais e que são observacionalmente equivalentes às mencionadas acima: mera extracção de rendas junto dos contribuintes; comportamento burocráticode maximização da dimensão (orçamental) dos departamentos públicos; extracção de rendas decorrentes de situações de monopólio do produto; vantagens adquiridas por situações de assimetria de informação; obtenção de vantagens eleitorais, etc.

Ou seja, os maquinistas podem ganhar mais do que os trabalhadores do privado porque vivem dos impostos destes últimos e a gestão pública não tem qualquer incentivo a controlar custos. O autor desta explicação? Mário Centeno (estudo aqui), que ainda acrescenta:

Não sendo possível avaliar a influência de todos estes factores, parece, em todo o caso, seguro avançar com a proposição de que o regime salarial dos funcionários públicos é mais vantajoso do que o dos trabalhadores do sector privado. Esta conclusão é reforçada pela constatação da quase inexistência de saídas voluntárias na função pública e pela indicação de fluxos de candidatura muito significativos sempre que são colocadas a concurso vagas na função pública

Mas isto foi, certamente, bem antes de ter visto a luz e os amanhãs que cantam.

http://oinsurgente.org/2015/12/08/porque-ganham-tanto-os-trabalhadores-das-empresas-publicas/
“Price is what you pay. Value is what you get.”
“In the short run the market is a voting machine. In the long run, it’s a weighting machine."
Warren Buffett

“O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm."
René Descartes

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: O Governo de António Costa
« Responder #28 em: 2015-12-10 02:51:11 »
2500 deve ser líquido ou estar por baixo (não considerar uma série de complementos).
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Reg

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13215
    • Ver Perfil
Re: O Governo de António Costa
« Responder #29 em: 2015-12-10 02:58:46 »
Ate tem complementos por estarem reformados  :D
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/reformados_da_carris_e_metro_em_tribunal_contra_suspensao_dos_complementos_de_reforma.html
explicou o advogado, Vítor Ferreira, para os quais será possível comprovar a “incapacidade que manifestam em cumprir com as suas obrigações financeiras”, dado que, em alguns casos, estas prestações representavam mais de 50% dos rendimentos.

http://www.publico.pt/economia/noticia/reformados-da-metro-de-lisboa-e-da-carris-vencem-primeira-batalha-nos-tribunais-1684381
« Última modificação: 2015-12-10 03:00:23 por Reg »
Democracia Socialista Democrata. igualdade de quem berra mais O que é meu é meu o que é teu é nosso

Deus Menor

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1972
    • Ver Perfil
Re: O Governo de António Costa
« Responder #30 em: 2015-12-10 11:25:32 »


O Comunismo/Populismo no seu melhor, não saímos disto.

Já peço misericórdia e um resgate depressa em vez desta morte lenta...

itg00022289

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2332
    • Ver Perfil
Re: O Governo de António Costa
« Responder #31 em: 2015-12-10 11:54:21 »
um sonho

Citar
PS quer repor viagens gratuitas para ferroviários e familiares
09 Dezembro 2015, 16:23 por Bruno Simões | brunosimoes@negocios.pt


Os funcionários das empresas de transporte ferroviário, bem como os seus familiares e reformados do sector, devem voltar a viajar gratuitamente de comboio, propõe o PS. Também o Bloco e o PCP apresentaram propostas no mesmo sentido.
O grupo parlamentar do PS recomenda ao Governo de António Costa que reponha as concessões de viagens no transporte ferroviário. Trata-se de um benefício concedido aos funcionários da CP e aos seus familiares, bem como aos reformados do sector, que lhes permite viajar gratuitamente de comboio. Esse benefício foi eliminado no Orçamento do Estado de 2013 e os socialistas querem agora repô-lo.
 
Actualmente, os funcionários ferroviários só têm viagens gratuitas na deslocação entre casa e o trabalho ou no exercício das respectivas funções.
 
O projecto de resolução do PS foi apresentado esta quarta-feira pelos deputados Hugo Costa, António Gameiro, Idália Salvador Serrão, Sónia Fertuzinhos, Luís Testa e João Galamba. E junta-se a outros dois projectos de resolução apresentados ainda no final de Novembro pelo PCP e a 1 de Dezembro pelo Bloco de Esquerda, que também exigem o regresso das viagens gratuitas.
 
De acordo com o texto dos socialistas, "a utilização de transporte ferroviário sem custos pelos trabalhadores, familiares e reformados do sector é uma prática largamente utilizada desde o século XIX, funcionando como parte integrante das remunerações e resultando do processo de negociação colectiva".
 
A eliminação das viagens gratuitas, entrada em vigor em 2013, teve "um impacto muito significativo nos ferroviários e nas suas famílias, deixando o Estado de ser o garante dos direitos dos trabalhadores do sector".
 
As viagens gratuitas para os ferroviários permitiram "o desenvolvimento de regiões do interior de onde eram originários os ferroviários, permitindo a sua participação na vida associativa e investimento nas suas regiões de origem", e a sua eliminação foi muito contestada pelos sindicatos do sector.
 
Em 2013, também foi eliminado o direito a viajar gratuitamente aos funcionários das empresas públicas de transporte rodoviário e fluvial. Sobre esses sectores, nenhum partido apresentou propostas.

Pip-Boy

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1245
    • Ver Perfil
Re: O Governo de António Costa
« Responder #32 em: 2015-12-10 11:57:13 »
Nem com uma falencia tao recente aprendem que nao há "almoços grátis" e lá vem novamente a conversa do "sem custos".
Boas noticias para o OE 2016, vai ter superavit, a despesa é zero que é tudo "sem custos" :)
The ultimate result of shielding men from the effects of folly, is to fill the world with fools.

Zakk

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2271
    • Ver Perfil
Re: O Governo de António Costa
« Responder #33 em: 2015-12-10 11:59:26 »
Fonix, os familiares de quem trabalha lá anda de graça. E os donos não?
Deviam era meter os transportes públicos grátis para todos que tivessem morada fiscal em portugal
« Última modificação: 2015-12-10 12:03:05 por heras »

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: O Governo de António Costa
« Responder #34 em: 2015-12-10 12:46:18 »
Fonix, os familiares de quem trabalha lá anda de graça. E os donos não?
Deviam era meter os transportes públicos grátis para todos que tivessem morada fiscal em portugal
curiosa essa perspectiva. se fosse alargada à TAP ainda era melhor.   :D

5555

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5555
    • Ver Perfil
Re: O Governo de António Costa
« Responder #35 em: 2015-12-10 12:51:07 »
Fonix, os familiares de quem trabalha lá anda de graça. E os donos não?
Deviam era meter os transportes públicos grátis para todos que tivessem morada fiscal em portugal
curiosa essa perspectiva. se fosse alargada à TAP ainda era melhor.   :D


....mas na Tap, isso já existe à muitos anos !....eh.eh.... :P

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: O Governo de António Costa
« Responder #36 em: 2015-12-10 14:19:49 »
o Heras queria dizer para os donos (neste caso todos os contribuintes).  :D

(bom, agora a TAP já não é pública, pelo menos por enquanto)

Tridion

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2928
    • Ver Perfil
    • Tridion.twitter.com
Re: O Governo de António Costa
« Responder #37 em: 2015-12-10 18:36:16 »
Alguém no seu perfeito juízo investirá no quer que seja perante as notícias que se vão lendo por aqui e por ali?

Os números vão começar a derrapar muito mais do que se pensa.

(A única parte boa é que não vou ter que correr com o Lark de mão dada na praia)  :D



______________________________________
Bons Negócios
http://twitter.com/TridionTrader
http://theknownothinginvestor.com/

Lark

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4627
    • Ver Perfil
Re: O Governo de António Costa
« Responder #38 em: 2015-12-10 18:46:56 »
Alguém no seu perfeito juízo investirá no quer que seja perante as notícias que se vão lendo por aqui e por ali?

Os números vão começar a derrapar muito mais do que se pensa.

(A única parte boa é que não vou ter que correr com o Lark de mão dada na praia)  :D

3% anualizados em quatro anos consecutivos, certo?

L
Be Kind; Everyone You Meet is Fighting a Battle.
Ian Mclaren
------------------------------
If you have more than you need, build a longer table rather than a taller fence.
l6l803399
-------------------------------------------
So, first of all, let me assert my firm belief that the only thing we have to fear is...fear itself — nameless, unreasoning, unjustified terror which paralyzes needed efforts to convert retreat into advance.
Franklin D. Roosevelt

Tridion

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2928
    • Ver Perfil
    • Tridion.twitter.com
Re: O Governo de António Costa
« Responder #39 em: 2015-12-10 18:52:40 »
Alguém no seu perfeito juízo investirá no quer que seja perante as notícias que se vão lendo por aqui e por ali?

Os números vão começar a derrapar muito mais do que se pensa.

(A única parte boa é que não vou ter que correr com o Lark de mão dada na praia)  :D

3% anualizados em quatro anos consecutivos, certo?

L

Isso. Também pode ser 12% em 4 anos.  :)
______________________________________
Bons Negócios
http://twitter.com/TridionTrader
http://theknownothinginvestor.com/