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Autor Tópico: Comunismo  (Lida 62652 vezes)

Automek

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Re: Comunismo
« Responder #320 em: 2018-09-26 11:25:24 »
Primeiro de tudo, estava-se a comparar programação televisiva. Eu acho mais útil à sociedade ter programas como o Prós e Contras do que programas como a Casa dos Segredos. Discordas?

Não vejo nem um nem outro (aliás pouca televisão vejo). Provavelmente prefiro falar com alguém que vê o Pros e Contras do que aquele que passa o mesmo serão a ver a Casa dos Segredos. Mas se a pessoa prefere ver a Casa dos Segredos, tendo a outra alternativa, não consigo dizer que fez uma má escolha, nem que a TVI (não sei se é esse o canal) tomou uma má decisão ao emitir o programa (penso que é essa a crítica do vbm - aquilo que as televisões passam e aquilo que as pessoas escolhem).

Primeiro de tudo, estava-se a
Adiante, claro que pessoas da mesma área têm visões diferentes, chama-se liberdade de pensamento e expressão. E isso acontece em muitas áreas, como a economia, a sociologia, etc., não é só na cultura. Basicamente tudo o que não é técnico, e mesmo isso...

Acho bem a liberdade de pensamento. Desde que não exijam a minha carteira para as escolhas "correctas".

Quanto à exposição de crianças nuas, vai a qualquer praia e vês meia dúzia a brincar, vai a qualquer álbum de família e vês sempre fotos dos banhos dos bebés nús, enfim, são contextos inocentes. Uma coisa é usar imagens de crianças com um cariz sexual e isso sim é pedofilia. A nudez não é pedofilia, é anatomia humana. É a realidade. Isto faz-me lembrar a polémica da amamentação em público. Não percebo essas tretas dos conservadores.
Admito que não conheço a obra completa do homem nem me vou pronunciar sobre contextos, mas do que sei, os contextos do uso das imagens não é de abuso sexual, nem com o objectivo de perversão sexual. Desprezar dessa forma a arte e quem a estuda é para mim incompreensível. Mas ok.

Temos de excluir daí a amamentação por ue alimentar um bebé não está, de forma alguma, equiparado a expor crianças nuas numa exposição.
E mostrar fotos de filhos na praia à família e aos amigos chegados é, quanto a mim, diferente do que mostrá-los a estranhos numa exposição.

"Forma de arte" é uma expressão para justificar todo o tipo de coisas. Mijar sobre uma mulher nua também é considerado, para alguns, uma forma de arte.

Como nós não temos controle sobre aquilo que alguém pode decidir (se tiver o poder discricionário para isso), os apoios às artes ou a decisão de programações de TV, definição de conteúdos culturais, etc. devem ser limitados ao mínimo.

Reg

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Re: Comunismo
« Responder #321 em: 2018-09-26 11:30:29 »
Johny, a conversa teve origem naquilo que é a ocupação das pessoas nos seus tempos livres. O que eu defendo é que ir a uma exposição não é superior a ir ao futebol porque não há uma vantagem objectiva em alguém saber distinguir o impressionismo do realismo vs saber o plantel completo do Cova da Piedade.

E se o argumento é a vida das pessoas, então é muito mais importante saber cozinhar arroz e coser um botão numa camisa do que saber identificar a arquitectura gótica ou ter lido o Romeu e Julieta.

Quanto à exposição do Mapplethorpe, a polémica mostra bem como pessoas da mesma área (cultura) têm visões diferentes sobre a mesma. É uma prova de que é uma área altamente subjectiva e que mostra como o conceito de "conteúdos culturais" são diferentes de pessoa para pessoa.

Deixar que se exponham crianças nuas numa exposição é validar essa exposição. Porque é que o Mapplethorpe tem esse direito ? Então e se eu tirar aí uns retratos a crianças nuas, com o consentimento dos pais, e os expuser em qualquer lado ? É correcto ? Ou como é o Automek, que não tem jeito nenhum para tirar retratos, já é brejeirice e não deve ser permitido ?

É por isso que eu sou tão crítico no apoio à cultura. Que Serralves quera ter fotos de adultos a foderem ou de gajos com bastões enfiados no cu, tudo bem. Tenham o que quiserem (de adultos) e quem tirar prazer de ver aquilo que veja (eu também gosto de ver gajas descascadas se forem boas). Agora pedirem-me a carteira para isso ou dizerem-me que aquilo é bom mas uma exposição de naprons de renda é mau, isso escusam de gastar o latim porque uma não é superior à outra.

Primeiro de tudo, estava-se a comparar programação televisiva. Eu acho mais útil à sociedade ter programas como o Prós e Contras do que programas como a Casa dos Segredos. Discordas?

Adiante, claro que pessoas da mesma área têm visões diferentes, chama-se liberdade de pensamento e expressão. E isso acontece em muitas áreas, como a economia, a sociologia, etc., não é só na cultura. Basicamente tudo o que não é técnico, e mesmo isso...

Quanto à exposição de crianças nuas, vai a qualquer praia e vês meia dúzia a brincar, vai a qualquer álbum de família e vês sempre fotos dos banhos dos bebés nús, enfim, são contextos inocentes. Uma coisa é usar imagens de crianças com um cariz sexual e isso sim é pedofilia. A nudez não é pedofilia, é anatomia humana. É a realidade. Isto faz-me lembrar a polémica da amamentação em público. Não percebo essas tretas dos conservadores.
Admito que não conheço a obra completa do homem nem me vou pronunciar sobre contextos, mas do que sei, os contextos do uso das imagens não é de abuso sexual, nem com o objectivo de perversão sexual. Desprezar dessa forma a arte e quem a estuda é para mim incompreensível. Mas ok.

se tu tens imagens crianças nuas no computador es considerado pedofilo
na  arte ja não......

pelo visto pedofilio artista pode fazer o que quer sem chatices


em nome arte ter casa cheia imagens crianças nuas  nem sequer são da familia nem sequer sinal de alerta

para mim e grande RED Flag
« Última modificação: 2018-09-26 11:40:42 por Reg »
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Automek

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Re: Comunismo
« Responder #322 em: 2018-09-26 11:38:14 »
Se atentares no que eu disse, rigorosamente,
verás de imediato o erro do teu enunciado acima!

Eu não me limitei a comparar conhecimentos,
nem pouco mais ou menos!

Eu confrontei teoria com prática,
pensamento com técnica,

para dar superioridade à coisa pensante
sobre a coisa 'coisficada'.
Mesmo isso da superioridade da teoria vs técnica é discutivel vbm.
O conhecimento de um arquitecto que projecta uma casa com parquet e paredes lisinhas, mas que não sabe assentar chão nem estocar paredes, é superior ao das pessoas que executam essas tarefas na perfeição ?
Os conhecimentos teóricos e práticos complementam-se para que a obra apareça e dizer que um é superior ao outro é, no mínimo, discutível.

JohnyRobaz

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Re: Comunismo
« Responder #323 em: 2018-09-26 11:42:42 »
Pressuponho então que consideras que o Mercado da Arte não faz sentido nenhum, visto que as peças têm o valor que o mercado lhes dá, que são pessoas com critérios relativamente uniformes.
O mercado da arte faz o mesmo sentido que o mercado das batatas e do peixe. Há um comprador e um vendedor e um preço que uma parte paga voluntariamente a outra, o que pressupõe que ambas as partes ficam melhor fazendo esse negócio.

O valor de um quadro conhecido é a assinatura original do seu autor. A melhor prova disso é que há cópias absolutamente perfeitas de quadros, que apenas valem umas centenas de euros vs os milhões que vale o original. O valor intrinseco (telas e tintas) é basicamente igual. O valor de mercado é diferente porque alguém valoriza o facto de ter o original e não uma cópia perfeita (e não há nenhum mal nisso, diga-se).

Claro, mas está sa fugir ao fundo da questão. Porque é que então alguém, diga-se, o Mercado, valoriza mais um autor e menos outro? Achas que é apenas pelo gosto de alguém mais rico? Ou achas que há critérios de estética partilhados em geral pelas pessoas? Claro que há sempre pessoas com gostos fora da caixa, mas há conceitos de beleza e estética, para não falar de técnicas inovadoras de pintura ou escultura, etc. Mas enfim, o que leva algum autor desconhecido a tornar-se conhecido, e consequentemente a ter a sua obra com mais valor que outro? (valor de mercado) Não serão conceitos de avaliação coerentes das obras?

Reg

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Re: Comunismo
« Responder #324 em: 2018-09-26 11:44:14 »
e tambem ha esquemas na arte.... tipo o original e que conta ... aquilo mercado não regulado  tambem serve  outras coisas


A moda da roupa e muito mais  facil analizar

porque quem compra  aquilo roupas "luxo"  perde valor  de qualquer maneira com anos  ......  mesmo assim  compram algumas marcas , estilistas alguns com estilos bem fora normal


penso pode dizer moda roupa e uma arte! com copias e mercado mais transparente
« Última modificação: 2018-09-26 12:21:18 por Reg »
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Re: Comunismo
« Responder #325 em: 2018-09-26 13:02:38 »
Claro, mas está sa fugir ao fundo da questão. Porque é que então alguém, diga-se, o Mercado, valoriza mais um autor e menos outro? Achas que é apenas pelo gosto de alguém mais rico? Ou achas que há critérios de estética partilhados em geral pelas pessoas? Claro que há sempre pessoas com gostos fora da caixa, mas há conceitos de beleza e estética, para não falar de técnicas inovadoras de pintura ou escultura, etc. Mas enfim, o que leva algum autor desconhecido a tornar-se conhecido, e consequentemente a ter a sua obra com mais valor que outro? (valor de mercado) Não serão conceitos de avaliação coerentes das obras?
Valorizam porque existem pessoas que estão dispostas a pagar cada vez mais por um autor, de cada vez que ele é transacionado e isso faz com que o preço suba. Pode ser porque há um conjunto grande de pessoas que gosta do autor (levndo a maior procura) ou porque há um conjunto de opinion makers (vulgo experts) que dizem que isto é bom e aquilo não presta e é entendido como um bom investimento.

Mas na maior dos casos são critérios subjectivos. Uns rabiscos do Picasso não valem nada até se descobrir que são do Picasso. Porquê ? Não foi pela estética, pela beleza, pela técnica do desenho porque tudo isso já lá estava e podia ser apreciado. Aquilo que deu valor aos desenhos foi a descoberta, repentina, de que são do Picasso.

O inverso quando um quadro vale milhões e, de repente, descobre-se que é falso. A estética e a beleza não deixaram de estar lá.

Portanto, é duvidoso que sejam os conceitos de beleza, estética, etc. que dão valor a uma obra.
« Última modificação: 2018-09-26 13:04:08 por Automek »

JohnyRobaz

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Re: Comunismo
« Responder #326 em: 2018-09-26 13:09:22 »
Claro, mas está sa fugir ao fundo da questão. Porque é que então alguém, diga-se, o Mercado, valoriza mais um autor e menos outro? Achas que é apenas pelo gosto de alguém mais rico? Ou achas que há critérios de estética partilhados em geral pelas pessoas? Claro que há sempre pessoas com gostos fora da caixa, mas há conceitos de beleza e estética, para não falar de técnicas inovadoras de pintura ou escultura, etc. Mas enfim, o que leva algum autor desconhecido a tornar-se conhecido, e consequentemente a ter a sua obra com mais valor que outro? (valor de mercado) Não serão conceitos de avaliação coerentes das obras?
Valorizam porque existem pessoas que estão dispostas a pagar cada vez mais por um autor, de cada vez que ele é transacionado e isso faz com que o preço suba. Pode ser porque há um conjunto grande de pessoas que gosta do autor (levndo a maior procura) ou porque há um conjunto de opinion makers (vulgo experts) que dizem que isto é bom e aquilo não presta e é entendido como um bom investimento.

Mas na maior dos casos são critérios subjectivos. Uns rabiscos do Picasso não valem nada até se descobrir que são do Picasso. Porquê ? Não foi pela estética, pela beleza, pela técnica do desenho porque tudo isso já lá estava e podia ser apreciado. Aquilo que deu valor aos desenhos foi a descoberta, repentina, de que são do Picasso.

O inverso quando um quadro vale milhões e, de repente, descobre-se que é falso. A estética e a beleza não deixaram de estar lá.

Portanto é duvidoso que sejam os conceitos de beleza, estética, etc.

O valor da originalidade de uma obra faz sentido, pelo menos a nível de mercado, portanto acho normal que valendo milhões como peça única desvalorize bastante quando se percebe que é uma cópia. Não concordas?

Quanto a terem sido encontrados uns rabiscos do Picasso e terem sido desprezados até se saber que eram dele, não conheço a história, mas pode ter acontecido caso alguém que despreze a arte fosse a pessoa que o encontrou nalgum baú perdido. Se não aprecia arte, ou não sabe apreciar, claro que desvaloriza se simplesmente não gosta.

Toda esta conversa serve para dizer que obviamente a Arte é muito subjectiva, mas não é uma anarquia. Há critérios de avaliação e há estudo.

Reg

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Re: Comunismo
« Responder #327 em: 2018-09-26 13:16:03 »
Não

porque quando se gosta de coisa

tem copias em casa

ha muitos quadros em  pessoas nem copias querem em casa se forem dados presente.... porque não lhes diz nada e feio

mas para ter sucesso hoje dia  bastava meia duzia criticos  com fama para vender quadro  mediocre em esquema ponzi /colateral emprestimos bancario ..... ou estado subsidiar..... ??? 
« Última modificação: 2018-09-26 13:25:22 por Reg »
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Re: Comunismo
« Responder #328 em: 2018-09-26 13:25:32 »
Não

porque quando se gosta de coisa

tem copias em casa

ha muitos quadros em  pessoas nem copias querem em casas se forem dados presente.... porque não lhes diz nada e feio

Uma obra de arte não é um quadro para decorar a casa. Por exemplo, eu não gostaria de ter alguns dos meus quadros preferidos exposto na minha sala ou em casa, acho que esteticamente não se encaixa, mas são preferidos pela forma como mexem comigo olhar para aqueles quadros (ex: O Grito, de Edvard Munch).

A Arte não é só estética, e não tem como objectivo decorar casas, mas sim ser apreciada em museus e mexer com as pessoas. E é isso que por vezes não se entende.

Reg

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Re: Comunismo
« Responder #329 em: 2018-09-26 13:29:58 »
Não

porque quando se gosta de coisa

tem copias em casa

ha muitos quadros em  pessoas nem copias querem em casas se forem dados presente.... porque não lhes diz nada e feio

Uma obra de arte não é um quadro para decorar a casa. Por exemplo, eu não gostaria de ter alguns dos meus quadros preferidos exposto na minha sala ou em casa, acho que esteticamente não se encaixa, mas são preferidos pela forma como mexem comigo olhar para aqueles quadros (ex: O Grito, de Edvard Munch).

A Arte não é só estética, e não tem como objectivo decorar casas, mas sim ser apreciada em museus e mexer com as pessoas. E é isso que por vezes não se entende.

um museu não dava mas
numa casa dava ter pelo menos copia do grito ou outra mais alegre !  em algum canto  :D
« Última modificação: 2018-09-26 14:10:43 por Reg »
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vbm

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Re: Comunismo
« Responder #330 em: 2018-09-26 13:39:15 »
Mesmo isso da superioridade da teoria vs técnica é discutivel vbm.
O conhecimento de um arquitecto que projecta uma casa com parquet e paredes lisinhas, mas que não sabe assentar chão nem estocar paredes, é superior ao das pessoas que executam essas tarefas na perfeição ?
Os conhecimentos teóricos e práticos complementam-se para que a obra apareça e dizer que um é superior ao outro é, no mínimo, discutível.

Imagina a prática sem pensar
e estaríamos todos ainda
no estádio do homo habilis.

Reg

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Re: Comunismo
« Responder #331 em: 2018-09-26 14:22:22 »
Mesmo isso da superioridade da teoria vs técnica é discutivel vbm.
O conhecimento de um arquitecto que projecta uma casa com parquet e paredes lisinhas, mas que não sabe assentar chão nem estocar paredes, é superior ao das pessoas que executam essas tarefas na perfeição ?
Os conhecimentos teóricos e práticos complementam-se para que a obra apareça e dizer que um é superior ao outro é, no mínimo, discutível.

Imagina a prática sem pensar
e estaríamos todos ainda
no estádio do homo habilis.

e como diz automek
o leonardo da vinci inventou   "helicóptero"  mas nunca o consegiu por voar sozinho

uma coisa e pensar outra conseguir por funcionar

 mas pensou bem no paraquedas com formato piramidal. Esta invenção foi testada por Adrian Nicholas, em 2000, e funcionou perfeitamente.

tambem pensou muitas mais coisas  so foram postas pratica seculos depois quando a praticas ficaram melhores

"A arte não é finalizada, apenas abandonada.”
Leonardo da Vinci
« Última modificação: 2018-09-26 14:53:15 por Reg »
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Automek

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Re: Comunismo
« Responder #332 em: 2018-09-26 15:13:07 »
O valor da originalidade de uma obra faz sentido, pelo menos a nível de mercado, portanto acho normal que valendo milhões como peça única desvalorize bastante quando se percebe que é uma cópia. Não concordas?
É por isso que digo que o valor do quadro está na assinatura. Se fosse na originalidade, no sentimento e nessas coisas todas que são apontadas num quadro, uma cópia perfeita valia tanto como um original. É a assinatura que dá o valor ao quadro.

Por outro lado, existem inúmeras histórias de quadros negociados por tuta e meia até ao dia em que se descobre que aquele quadro é de fulano tal. Ou seja, era um original e tinha um determinado conteúdo, que não era valorizado porque se pensava que era de um anónimo. De repente, a mesma tela, as mesmas tintas, o mesmo original, o mesmo conteúdo, passou a valer muito mais. Porquê ? A única coisa que mudou é a assinatura. Passou a ser um quadro melhor ? Não. Absolutamente nada. É o mesmo que já existia.

E, sendo racional, porque é que um quadro de um pintor conhecido, a ilustrar uma rapariga vale 10 milhões e outro de um anónimo, também "bem" pintado, vale 10 euros ? Há anónimos que têm tantas ou mais capacidades do que os pintores consagrados em matéria de luz, da técnica, do sentimento, da mensagem e todas essas coisas. Simplesmente não entraram no circuito restrito dos pintores famosos (que são validados por pseudo-peritos na matéria que dominam a opinião sobre o assunto - sendo uma área subjectiva, os pseudo-peritos podem dizer o que bem entenderem e não há forma de provar que é certo ou errado).

Toda esta conversa serve para dizer que obviamente a Arte é muito subjectiva, mas não é uma anarquia. Há critérios de avaliação e há estudo.
Há critérios de avaliação altamente subjectivos.
O melhor que encontrei até hoje foi num museu de arte contemporânea uma tela toda da mesma cor. Na legenda ao lado do quadro dizia algo como "o conteúdo desta obra ficou na cabeça do seu autor". Isto é arte, tanto mais que até está exposta num museu. Genial, não é ?

Automek

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Re: Comunismo
« Responder #333 em: 2018-09-26 15:17:18 »
pela forma como mexem comigo olhar para aqueles quadros (ex: O Grito, de Edvard Munch).
Isto lustra bem a subjectividade. Mexer com a pessoa é uma questão sentimental. Haverá muitas pessoas que olham para o grito e não vêm mais do que um quadro mal pintado. Até são capazes de achar que o artista lá da terra faz pinturas melhores do que o Munch. Quem é que tem razão ? Tu ou elas ?

JohnyRobaz

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Re: Comunismo
« Responder #334 em: 2018-09-26 15:28:43 »
O valor da originalidade de uma obra faz sentido, pelo menos a nível de mercado, portanto acho normal que valendo milhões como peça única desvalorize bastante quando se percebe que é uma cópia. Não concordas?
É por isso que digo que o valor do quadro está na assinatura. Se fosse na originalidade, no sentimento e nessas coisas todas que são apontadas num quadro, uma cópia perfeita valia tanto como um original. É a assinatura que dá o valor ao quadro.

Por outro lado, existem inúmeras histórias de quadros negociados por tuta e meia até ao dia em que se descobre que aquele quadro é de fulano tal. Ou seja, era um original e tinha um determinado conteúdo, que não era valorizado porque se pensava que era de um anónimo. De repente, a mesma tela, as mesmas tintas, o mesmo original, o mesmo conteúdo, passou a valer muito mais. Porquê ? A única coisa que mudou é a assinatura. Passou a ser um quadro melhor ? Não. Absolutamente nada. É o mesmo que já existia.

E, sendo racional, porque é que um quadro de um pintor conhecido, a ilustrar uma rapariga vale 10 milhões e outro de um anónimo, também "bem" pintado, vale 10 euros ? Há anónimos que têm tantas ou mais capacidades do que os pintores consagrados em matéria de luz, da técnica, do sentimento, da mensagem e todas essas coisas. Simplesmente não entraram no circuito restrito dos pintores famosos (que são validados por pseudo-peritos na matéria que dominam a opinião sobre o assunto - sendo uma área subjectiva, os pseudo-peritos podem dizer o que bem entenderem e não há forma de provar que é certo ou errado).

Bom, não vou discutir isso até porque não vou entrar nessas conspirações de que foram meia dúzia de peritos que tornaram o Da Vinci famoso. Ou o Picasso, ou outros.

Mas até podemos extrapolar para a cozinha. A mim até me pode saber melhor comer uma francesinha num tascão por 6 euros do que o gourmet do Avillez, isso permite que não haja distinção na qualidade da comida? Também são os "entendidos" que dão as estrelas michellin, e que classificam, e também é sempre subjectivo. Chamam-se críticos. E à partida é gente que estudou, que é experimentada no assunto e que tem um certo raciocínio na justificação daquilo que acham melhor ou pior. No futebol a mesma coisa. Na Arte em geral a mesma coisa.

Toda esta conversa serve para dizer que obviamente a Arte é muito subjectiva, mas não é uma anarquia. Há critérios de avaliação e há estudo.
Há critérios de avaliação altamente subjectivos.
O melhor que encontrei até hoje foi num museu de arte contemporânea uma tela toda da mesma cor. Na legenda ao lado do quadro dizia algo como "o conteúdo desta obra ficou na cabeça do seu autor". Isto é arte, tanto mais que até está exposta num museu. Genial, não é ?

A genialidade da obra individualmente não me parece nada de mais, mas é preciso avaliá-la no contexto tanto da obra em geral do autor como no contexto da exposição e sua temática. Olhar a floresta, e não apenas a árvore.

Automek

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Re: Comunismo
« Responder #335 em: 2018-09-26 15:50:53 »
Chamam-se críticos. E à partida é gente que estudou, que é experimentada no assunto e que tem um certo raciocínio na justificação daquilo que acham melhor ou pior. No futebol a mesma coisa. Na Arte em geral a mesma coisa.
Esta é a formatação mental à qual eu escapo. Eu não reconheço um perito numa coisa subjectiva. Infelizmente as pessoas têm-se em muito pouca conta e aceitam que a opinião de um perito seja superior à delas quando não é porque o tema é subjectivo.
Até em coisas mais objectivas como aquecimento global e incêndios há peritos com opiniões diversas, quanto mais em coisas como a qualidade de um quadro ou de uma refeição.

O Tavares Rico tem (tinha ?) um cozido à portuguesa no menu de degustação, que já foi bem classificado pelos peritos. Por mim estes peritos podem ter estudado o que quiserem e podem ter comido nos melhores restaurantes que eu não lhes reconheço qualquer valor.




JohnyRobaz

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Re: Comunismo
« Responder #336 em: 2018-09-26 16:10:53 »
Pressuponho então que não lês qualquer revista de opiniões sobre assuntos subjectivos, é isso? Não te interessa o que críticos seja do que for relacionados com assuntos subjectivos tenham a dizer, porque tu é que sabes, para ti próprio, o que é bom ou não é, é isso? Sejam esses assuntos economia, música, comida, viagens, literatura, cinema...

Sem querer ofender, lembrei-me daquela teoria da Terra plana.

Aqui o foco não é engolir o que um crítico ou outro diz sem reflectir, só porque tem nome, mas sim ouvir a argumentação e perceber se faz sentido. Isto não é formatação mental, é abertura de espírito ao que os outros, com mais conhecimento de causa, têm a dizer sobre algo.

Automek

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Re: Comunismo
« Responder #337 em: 2018-09-26 16:22:43 »
Pressuponho então que não lês qualquer revista de opiniões sobre assuntos subjectivos, é isso? Não te interessa o que críticos seja do que for relacionados com assuntos subjectivos tenham a dizer, porque tu é que sabes, para ti próprio, o que é bom ou não é, é isso? Sejam esses assuntos economia, música, comida, viagens, literatura, cinema...

Sem querer ofender, lembrei-me daquela teoria da Terra plana.

Aqui o foco não é engolir o que um crítico ou outro diz sem reflectir, só porque tem nome, mas sim ouvir a argumentação e perceber se faz sentido. Isto não é formatação mental, é abertura de espírito ao que os outros, com mais conhecimento de causa, têm a dizer sobre algo.
Ouvir o que dizem, sim, aceitar como verdade absoluta porque é "especialista" e certamente que tem razão, isso não. A beleza de um quadro não é o mesmo que o dermatologista olhar para mim e dizer-me que eu tenho varicela. A primeira é subjectiva, a segunda é ciência.

Isso da terra plana é ciência e é um facto objectivo. Não é como dizer, sem margem para qualquer dúvida, como se fosse factual, que o quadro A é muito bom.

Já me arrependi de ter voltado a debater contigo. Sabia que, mais tarde ou mais cedo, perante a falta de argumentos, que a conversa desembocava numa coisa qualquer sem senso nenhum. Desta vez foi a terra plana. Fica bem.

JohnyRobaz

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Re: Comunismo
« Responder #338 em: 2018-09-26 17:03:03 »
Pressuponho então que não lês qualquer revista de opiniões sobre assuntos subjectivos, é isso? Não te interessa o que críticos seja do que for relacionados com assuntos subjectivos tenham a dizer, porque tu é que sabes, para ti próprio, o que é bom ou não é, é isso? Sejam esses assuntos economia, música, comida, viagens, literatura, cinema...

Sem querer ofender, lembrei-me daquela teoria da Terra plana.

Aqui o foco não é engolir o que um crítico ou outro diz sem reflectir, só porque tem nome, mas sim ouvir a argumentação e perceber se faz sentido. Isto não é formatação mental, é abertura de espírito ao que os outros, com mais conhecimento de causa, têm a dizer sobre algo.
Ouvir o que dizem, sim, aceitar como verdade absoluta porque é "especialista" e certamente que tem razão, isso não. A beleza de um quadro não é o mesmo que o dermatologista olhar para mim e dizer-me que eu tenho varicela. A primeira é subjectiva, a segunda é ciência.

Isso da terra plana é ciência e é um facto objectivo. Não é como dizer, sem margem para qualquer dúvida, como se fosse factual, que o quadro A é muito bom.

Já me arrependi de ter voltado a debater contigo. Sabia que, mais tarde ou mais cedo, perante a falta de argumentos, que a conversa desembocava numa coisa qualquer sem senso nenhum. Desta vez foi a terra plana. Fica bem.

Acho apenas interessante que te agarres à parte da minha resposta que menos sumo tem, e que foi colocada apenas para "brincar um pouco", para justificares que não tenho argumentos (que apresentei nos outros dois parágrafos), e assim terminares o debate. Mais uma vez estás à vontade para não querer debater com alguém que não pensa como tu, mas não digas que é por falta de argumentos, pois não é verdade.
Fica bem.

Reg

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Re: Comunismo
« Responder #339 em: 2018-09-26 17:05:53 »
tu não queres pensar

porque não ha especialistas para dizer  isto vale X milhoes ou isto vale 2 euros...

unica coisa podem fazer e saber se e fake ou não

o resto especulação


cinema  esta cheio exemplos  filmes com boa critica perderam dinheiro ( audiencias)
« Última modificação: 2018-09-26 17:21:40 por Reg »
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