Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: PSI20 - Tópico principal  (Lida 100438 vezes)

tiagopt

  • Ordem dos Especialistas
  • Sr. Member
  • *****
  • Mensagens: 328
    • Ver Perfil
Re:PSI20 - Tópico principal
« Responder #80 em: 2013-08-04 20:22:36 »
Cheira a Napalm no PSI-20... foi este o pensamento que me ocorreu enquanto fazia esta semana pela primeira vez desde há uns meses uma revisão geral à totalidade  das empresas do índice.
Um pensamento totalmente oposto ao que tive em inícios de 2009, quando a fazer uma revisão à lista de acções americanas que sigo detectei cerca de 15 h&s de inversão (ainda deve haver por aí um post sobre isso). "Só um louco abriria posições longas neste momento", pensei na altura. E não as abri...

Hoje penso o mesmo relativamente ao PSI-20. Logo agora que a economia parece querer transmitir uma inversão é que os gráficos me dizem para abrir posições curtas? Só um louco o faria! Em 2009 fui "sensato" o suficiente para não abrir as posições longas. Em 2013 não vou cometer o mesmo erro. Vou ser um louco disciplinado, seguir o método e abrir posições curtas.

Pela minha análise concluí que 11 das 20 cotadas apresentam activados ou próximos da activação  poderosos (na maioria dos casos) padrões de inversão. O próprio índice activou sem sombra para dúvidas um duplo topo muito bem definido, e nem a quebra em alta da resistência correspondente ao ponto de activação inviabiliza essa realidade. Deixo abaixo algumas das imagens recolhidas, penso que falam por si. Ao longo dos próximos tempos tentarei fazer-lhes uma análise individualizada e mais completa. Para já fica o aviso aos longos, o PSI-20  está a indiciar claros sinais de fraqueza...
Surfar a Tendência - Se a semana tivesse 5 dias, o blog tinha actualizações diárias...

Joao-D

  • Visitante
Re:PSI20 - Tópico principal
« Responder #81 em: 2013-08-05 00:58:23 »
A seguir, está o gráfico diário do PSI 20 junto com um breve comentário:


PSI 20 continua a recuperar depois de mover-se acima do fundo O-C-O invertido e com a possibilidade de uma cunha de alargamento descendente, que tem como objetivo teórico o valor de 6318.

O consenso dos 12 indicadores técnicos que uso continua no sinal de compra.

tiagopt

  • Ordem dos Especialistas
  • Sr. Member
  • *****
  • Mensagens: 328
    • Ver Perfil
Re:PSI20 - Tópico principal
« Responder #82 em: 2013-08-15 12:46:03 »
Dado o actual momento de moderado optimismo no que diz respeito ao PSI20, decidi fazer-lhe uma análise aprofundada, para tentar descortinar o sentido em que rumará o mercado nos próximos tempos.

Desde que a crise do subprime atingiu o PSI20, em 2007, já se perdeu quase 60% do seu valor. Este fortíssimo bear market, em tudo semelhante ao ocorrido após o colapso da bolha tecnológica, tem arrastado inúmeros investidores portugueses para fora do mercado de capitais. Passaram já seis anos desde o início do ciclo de quedas e a esperança numa recuperação definitiva teima em regressar. Regressará um dia? Certamente que sim, mas tenho fortes e fundadas dúvidas que esse dia seja hoje. Se nos distanciarmos um pouco do ruído que nos envolve diariamente e nos turva o pensamento conseguiremos com maior facilidade e clareza analisar a actual situação do PSI20.

A teoria de Dow, teoria em que assenta toda a minha prática em termos de negociação técnica, baseia-se em três simples princípios. A tendência primária, que pode durar entre um e vários anos, define-se por marcar a direcção principal do mercado/título. Os intervenientes no mercado com um perfil de investimento negoceiam a favor da tendência de longo prazo, geralmente quando esta é ascendente.
A tendência secundária, que pode durar entre três semanas e alguns meses (raramente mais de um ano), está associada aos ciclos de médio prazo e ocorre contra a tendência principal. A tendência secundária é negociada sobretudo por positional traders.
A tendência terciária, ou ruído, é caracterizada por movimentos curtos, muitas vezes erráticos, e geralmente dura menos de um mês. O ruído tem amplitude suficiente para ser negociado por daytraders mas é geralmente ignorado pelos positional traders e pelos investidores de longo prazo.

Voltando ao PSI20 podemos ver que a tendência principal descendente, caracterizada por máximos relativos cada vez mais baixos, se mantém inalterada. Desde que o pico de 2007 foi atingido tivemos um máximo relativo em 2009, outro em 2011 e o actual, em 2013. Todos esses máximos relativos falharam em romper com o nível do seu antecessor, apresentando inclusivé características técnicas bastante semelhantes. Todos estes movimentos de contraciclo terminaram em forma de duplo topo (Adão & Adão, Adão & Eva, Adão & Adão, Adão & Eva). E sim, o actual movimento pode já ser caracterizado como um duplo topo. A linha de suporte foi quebrada, a activação foi consumada, e nem a sua quebra em alta é (para já) suficiente para inviabilizar este padrão de inversão. Repare-se que o actual movimento é em tudo semelhante ao que ocorreu em 2009/10, onde vimos uma aproximação aos máximos relativos já depois de o duplo fundo ser activado precisamente antes de o movimento principal descendente continuar.
Posto isto, o que seria necessário acontecer para vermos consumada uma inversão definitiva das tendências primária e secundária?



Depois de verificada a tendência primária descendente do PSI20 importa analisar o actual momento para tentar antever quais serão os seus próximos movimentos.
Comecemos pela tendência secundária. O movimento ascendente, iniciado em Junho de 2012, que permitiu ao índice recuperar 46% em pouco menos de um ano teve por base um consistente padrão de higher lows. Significa isso que cada mínimo relativo ia sendo mais elevado que o anterior.

A interrupção desse padrão coincidiu com a activação do duplo topo, em Junho de 2013, depois da quebra em baixa do suporte situado nos 5535 pontos. Após a activação, que aconteceu sob volumes crescentes, pôde definir-se que a projecção para este duplo topo aponta para os 4800 pontos.
O pullback ao suporte quebrado (apesar do fraco volume) não encontrou resistência e abriu caminho para um movimento terciário. Este movimento, o actual, acabou por se confirmar em definitivo após uma ilha de inversão criada com forte volume ascendente.

Embora este movimento de alta já leve cerca de 15% de ganho e um mês de duração, dificilmente se poderá esperar que dure muito mais tempo. Como se viu anteriormente, as tendências dominantes são claramente de baixa e nada leva a crer que isso se venha a alterar com base neste movimento terciário. Se associarmos o actual momento ao aparecimento de diversos padrões de inversão nos títulos que compõem o índice, parece confirmar-se que esta subida será mais uma bull trap.

Felizmente, é muito provável que venhamos a descobrir em breve a direcção que o mercado tomará nos próximos meses. Se o actual movimento se estender e quebrar em alta e de forma consistente os 6360 pontos poderemos assistir de facto a uma inversão definitiva de tendência, em todos os horizontes temporais. Se, pelo contrário, a pressão vendedora se intensificar e a zona da ilha de inversão for quebrada em baixa, confirma-se mais um ciclo descendente na tendência secundária.
Por muito gosto e tranquilidade que me desse inverter as posições curtas para posições longas, nada do que vimos actualmente me leva a acreditar que estejamos perante o momento da inversão definitiva. Até que o anterior higher low de longo prazo seja quebrado em alta todas as tentativas de aproximação deverão ser aproveitadas para reforçar as posições curtas.

Surfar a Tendência - Se a semana tivesse 5 dias, o blog tinha actualizações diárias...

itg00022289

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2332
    • Ver Perfil
Re:PSI20 - Tópico principal
« Responder #83 em: 2013-10-15 14:24:02 »
Citar
Descida do IRC sobe avaliação da Ibersol, Semapa, Altri e EDP em mais de 10%
15 Outubro 2013, 11:13 por Nuno Carregueiro | nc@negocios.pt


O corte na taxa de IRC para 19% até 2016 tem um impacto positivo generalizado nos resultados e avaliações das cotadas portuguesas. Veja aqui quem são as mais beneficiadas, de acordo com os cálculos do BPI.
O Governo anunciou na segunda-feira que vai avançar com várias das medidas propostas pela comissão de reforma do IRC, entre elas a redução da taxa que incide sobre os lucros das empresas.
 
A taxa geral de IRC vai baixar de 25% para 23% já em 2014, sendo que o Governo pretende colocar esta taxa entre 17% e 19% em 2016, com vista a atrair investimento nacional e estrangeiro e fomentar a criação de emprego.
 
O BPI Equity Research, numa nota publicada esta terça-feira, simula qual o impacto destas descidas da taxa de IRC nos resultados e avaliações das cotadas (ver quadro em baixo).
 
Ao nível dos resultados, o impacto positivo é mais acentuado em 2018, ano em que os lucros de empresas como a Semapa, Altri, Portucel, REN e Sonae SGPS sobem a uma taxa de dois dígitos.
 
No que diz respeito à avaliação das empresas, o impacto positivo também chega a dois dígitos em quatro cotadas. A Ibersol é a que mais beneficia (14%), seguindo-se a Semapa, Altri e EDP. Entre as cotadas onde o impacto é residual conta-se a Jerónimo Martins, EDP Renováveis, e Galp Energia.
 
O Negócios tinha noticiado em Julho, citando cálculos com base na avaliação do BPI, que a reforma do IRC tinha um impacto positivo de 2,8 mil milhões de euros na avaliação das cotadas portuguesas.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/research/detalhe/descida_do_irc_sobe_avaliacao_da_ibersol_semapa_altri_e_edp_em_mais_de_10.html

EUROBORN

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 161
    • Ver Perfil
Re:PSI20 - Tópico principal
« Responder #84 em: 2013-10-16 00:30:12 »
O PSI vai fechar o ano nos 7.000 pontos? (31/12/2013)

Qual a Vossa % probabilidade esperada de tal acontecimento
>90%
>75%
>60%
>45%
>30%
>15%

Fatores a favor:Cortes despesa
Reforma fiscal
Investimento
Crescimento PIB (ou menor decréscimo PIB)
Juros dívida pública
Regresso aos mercados apoiado (BCE e afins)

Fatores contra:Constitucional vai chumbar tudo;
Reforma fiscal não vai surtir efeito
Investimento continuará a cair
Decréscimo do PIB não melhora ou até piora
Juros vão manter-se altos ou até subir
Não vamos conseguri regressar aos mercados

toc

  • Ordem dos Especialistas
  • Full Member
  • *****
  • Mensagens: 108
    • Ver Perfil
Re:PSI20 - Tópico principal
« Responder #85 em: 2013-10-18 22:40:44 »
O PSI vai fechar o ano nos 7.000 pontos? (31/12/2013)

Qual a Vossa % probabilidade esperada de tal acontecimento
>90%
>75%
>60%
>45%
>30%
>15%

Fatores a favor:Cortes despesa
Reforma fiscal
Investimento
Crescimento PIB (ou menor decréscimo PIB)
Juros dívida pública
Regresso aos mercados apoiado (BCE e afins)

Fatores contra:Constitucional vai chumbar tudo;
Reforma fiscal não vai surtir efeito
Investimento continuará a cair
Decréscimo do PIB não melhora ou até piora
Juros vão manter-se altos ou até subir
Não vamos conseguri regressar aos mercados

Acham que se está a formar no Psi uma lateralizarão até a decisão do TC , e só depois caso aprovação , subida...  ;)
Sei que é uma pergunta um pouco descabida...
Ou terá margem para subir até lá?
Já agora a decisão é só para Novembro sabem ao certo dizer o dia?... , pesquisei e encontrei dia 21 Novembro...
Aínda falta tanto tempo... ::)
« Última modificação: 2013-10-18 22:45:37 por toc »
Primeiro a chuva, depois o arco-íris. Se acostume, a ordem é sempre essa.

Zakk

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2271
    • Ver Perfil
Re:PSI20 - Tópico principal
« Responder #86 em: 2013-10-18 22:44:40 »
21 de novembro a decisao do TC ou a aprovaçao do orçamento?

toc

  • Ordem dos Especialistas
  • Full Member
  • *****
  • Mensagens: 108
    • Ver Perfil
Re:PSI20 - Tópico principal
« Responder #87 em: 2013-10-18 22:59:52 »
Primeiro a chuva, depois o arco-íris. Se acostume, a ordem é sempre essa.

canguru

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver Perfil
Re:PSI20 - Tópico principal
« Responder #88 em: 2013-10-19 19:11:53 »
....

valves1

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1160
    • Ver Perfil
Re:PSI20 - Tópico principal
« Responder #89 em: 2013-10-20 21:37:50 »
7000 pts ja  este ano ? parece muita fruta.
 em todo o caso eu penso que se esta a valorizar muito o eventual chumbo do tribunal constitucional para o comportamento do PSI e que provavelmente mesmo com uma decisao negativa do T.C , a Uniao Europeia nao deixara de validar o defice, como ja referi acredito que o Perdao da divida esta em marcha mesmo que o corte nominal no valor da divida ainda nao tenha  acontecido.
   na pratica Portugal ja esta a usufruir dos efeitos desse perdao de divida
 ao lhe ser permitido viver com defices em torno dos  5,6.7 % dependendo da amplitude dos chumbos do corte do tribunal constitucional ...
"O poder só sobe a cabeça quando encontra o local vazio."

canguru

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver Perfil
Re:PSI20 - Tópico principal
« Responder #90 em: 2013-10-21 22:04:47 »
7000 pts ja  este ano ? parece muita fruta.
 

~6750? 

toc

  • Ordem dos Especialistas
  • Full Member
  • *****
  • Mensagens: 108
    • Ver Perfil
Re:PSI20 - Tópico principal
« Responder #91 em: 2013-10-21 22:38:25 »
Acabei de ler :

http://networkedblogs.com/QhkWD

Opiniões...?...
Primeiro a chuva, depois o arco-íris. Se acostume, a ordem é sempre essa.

TheOne

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 205
    • Ver Perfil
Re:PSI20 - Tópico principal
« Responder #92 em: 2013-10-24 09:28:36 »
Como o PSI tem uma oportunidades porreiras, vai um longo em BES a 0.9400 com primeiro objectivo a 1,33€ e stop a 0.90. É um bom trade para retirar 40% de valorização, no espaço de 1 mês. Atenção que isto é uma brincadeira em conta DEMO, não é para levar a sério.

justin

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6432
    • Ver Perfil
Re:PSI20 - Tópico principal
« Responder #93 em: 2013-10-24 10:07:29 »
a PT está parada há montes de tempo por causa da venda de 6% por parte da CGD.
não ligar aos trades que posto. o mais certo é correr mal.

tiagopt

  • Ordem dos Especialistas
  • Sr. Member
  • *****
  • Mensagens: 328
    • Ver Perfil
Re:PSI20 - Tópico principal
« Responder #94 em: 2013-10-28 18:37:29 »
O PSI-20 foi o vencedor da sondagem semanal, dando uma goleada às commodities! Não é de todo surpreendente, dadas as crescentes expectativas que ultimamente têm sido geradas em redor do mercado português. A bolsa parece estar a querer dar um ar da sua graça e, se assim fosse, muito teria o país a ganhar com esse factor. Não só pela tributação de impostos sob as mais valias, e semelhantes ganhos colaterais. Caso o movimento ascendente se mantivesse pelo menos até meados de 2014 teríamos certamente uma  colocação em bolsa dos CTT de grande sucesso, permitindo esse factor arrecadar provavelmente mais 100 ou 200 milhões de euros do que aconteceria numa privatização por venda directa. Haja sucesso nesta colocação em bolsa e mais seguirão esta via! Assim de repente vem-me à memória o nome da TAP... talvez por tantas vezes ter defendido que a OPV seria a melhor solução para a empresa, para os contribuintes e para o estado...

Depois de uma subida de 45% em relativamente pouco tempo, a inversão de 12% nos 6355 pontos originou uma dor de cabeça em forma de resistência, que teima em perdurar. Apesar de termos atingido na passada semana novo máximo relativo, nos 6416 pontos, não podemos considerar ainda que a difícil resistência tenha sido superada. Será necessário novo ataque e uma convincente quebra em alta para se poder assinalar em definitivo a passagem de bear para bull market.

Pode assim considerar-se que tecnicamente o PSI está em lateralização desde o início deste ano. Esta lateralização deve-se em muito a apenas dois dos seus constituíntes, a PT e a Jerónimo Martins. Se não há grandes dúvidas em assinalar que títulos como a EDP, a Altri, o BPI, Mota-Engil e afins estão em claro bull mode, estes dois pesos-pesados continuam a levantar fortes suspeitas aos investidores e isso tem prejudicado uma subida mais consistente do índice. E se em relação à PT estou neutro e expectante, em relação à Jerónimo Martins estou claramente negativista.

Voltando ao índice, o que poderemos esperar do curto-médio prazo? Depois de nove velas verdes, algo que já não era visto há vários anos, a actual correcção tem tanto de normal como de salutar. Não era expectável que a resistência quebrasse em definitivo à primeira tentativa... O mesmo já não se espera de uma segunda tentativa, que poderá chegar em breve. A consolidação triangular que esteve na origem do ataque à resistência deverá agora servir de suporte à correcção, relançando novo ataque ascendente. Por definição o vértice das consolidações triangulares serve normalmente de suporte/resistência, devido ao congestionamento que geralmente existe nessas zonas. Assim, acredito que o padrão impeça maiores quedas, sendo provável que a inversão se dê antes dos 6000 pontos.

Caso esta zona não resista e a correcção se intensifique poderão regressar as dúvidas e a incerteza, o que poderia despoletar uma visita à zona dos 5600 pontos. Mas esse é um cenário que é ainda demasiado hipotético para ser considerado. Para já, tudo aponta para que as cotações continuem a subir!
Surfar a Tendência - Se a semana tivesse 5 dias, o blog tinha actualizações diárias...

valves1

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1160
    • Ver Perfil
Re:PSI20 - Tópico principal
« Responder #95 em: 2013-12-03 20:59:51 »
Boa noite,

Aproximando nos do final do ano ja podemos ir pensando no proximo ( 2014 ) e para 2014 o PSI20 vai continuar a sua subida em Bull Market dando alegrias a investidores em accoes como por exemplo os CTT ou a Mota Engil;
PSI 20 em 2014 nos 8000 pts ? tudo aponta para que sim ...

"O poder só sobe a cabeça quando encontra o local vazio."

JoaoAP

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4778
    • Ver Perfil
Re:PSI20 - Tópico principal
« Responder #96 em: 2013-12-19 00:29:09 »
Porque é que uma Grécia tem vários ETFs.. como GREK etc... noutros mercados...
e o nosso PSI nada? Apesar de que parece que existe um PPP  algures cotado em ...
Isto quer dizer muito ou não?

Onde é negociado o PPP.LS? No yahoo não diz. Quem é o MM?
Onde posso ver qual a composição da carteira?

Messiah

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2631
    • Ver Perfil
Re:PSI20 - Tópico principal
« Responder #97 em: 2013-12-19 01:15:28 »
Como o proprio sufixo do ticker indica ... .LS é de Lisboa.

Podes ver a composição no prospecto do fundo, no site do Commerzbank

tatanka

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8350
    • Ver Perfil
Re:PSI20 - Tópico principal
« Responder #98 em: 2013-12-19 14:23:40 »
Ja agora, o PPP distribui dividendos, ou incorpora-os na cotação?
“I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”
― Woody Allen

JoaoAP

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4778
    • Ver Perfil
Re:PSI20 - Tópico principal
« Responder #99 em: 2013-12-19 14:25:21 »
Queria era saber se existiria no EUA algo sobre o PSI e pelos vistos não.

Porque existe da Grécia e não Portugal? Queria perceber as razões... mais profundas.

Sim, pois.... .ls.
Então é possível negociar em Portugal e somente aqui, certo?

Já o entendi melhor:
Citar
ISINLU0444605215
Ticker Xetra   CD47
Código Reuters   PPP.LS
Bloomberg   CD47 GY EQUITY
Moeda do Fundo    EUR
Código   PPP
Nome do Produto   ETF
Primeiro dia de negociação   26-08-2010
CollapseÍndicePSI 20® Index
Cotação actual do Índice   6.431,52
Código Reuters do Index   .PSI20
Código Bloomberg do Índice   PSI20 Index
Distribuição de rendimentos   reinvesting
Lucro intermédio   0,0000
Activos sob gestão   47.911.324 EUR
Títulos em circulação   6.853.000
Comissão de gestão   0,35%
Total Expense Ratio (TER)   0,35%
Tracking Error   1,3150%
Tracking Difference   +3,0140%
CollapseOutros Dados
Rácio   1/1000 do valor do índice
Titularização   Título global ao portador
Ano fiscal   01.07. a 30.06
Sociedade Emitente   Comstage
Sociedade Gestora   Commerz Funds Solutions S.A.
Aspecto legal da sociedade emitente   SICAV luxemburguesa
Agente administrativo dos subfundos   Commerzbank AG
Banco depositário   BNP Paribas Securities Services Lux.
Praça de negociação   Euronext Lisbon, Xetra, Frankfurt, Stuttgart
Criador de Mercado   BNP Paribas, Commerzbank, Deka, HSBC, UniCredit
Distribuidor   Commerzbank AG
Comercialização   Alemanha, Áustria, Luxemburgo, Portugal
OICVM/UCITS   Sim

E aqui está o que queria saber:
Citar
EDP - Energias de Portugal SA   15.42%
Galp Energia SGPS SA   13.19%
Jeronimo Martins   12.71%
Banco Comercial Portugues SA   12.05%
Banco Espirito Santo SA   10.79%
Portugal Telecom SGPS SA   9.26%
ZON OPTIMUS SGPS SA   4.55%
Sonae   4.12%
EDP Renovaveis SA   4.07%
Espirito Santo Financial Group SA   2.87%
Portucel Empresa Produtora de   2.18%
Banco BPI SA   2.01%
Semapa Sociedade de Investimento   1.93%
Sonaecom - SGPS SA   1.17%
Altri SGPS SA   1.16%
REN Redes Energeticas Nacionais   1.16%
Mota-Engil SGPS SA   1.05%
Sonae Industria   0.20%
Cofina SGPS SA   0.09%
Banif - Banco Internacional   0.01%
« Última modificação: 2013-12-19 14:25:55 por JoaoAP »