Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Colectivismo e Individualismo - Tópico principal  (Lida 141703 vezes)

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil
Re: Colectivismo e Individualismo - Tópico principal
« Responder #340 em: 2015-05-29 18:38:42 »
Vivem à conta dos outros, como seria de esperar.

Si España fuera Marinaleda. Historia de una mentira

Citar
(...)
Sin esas subvenciones que llegan a través de la Junta de Andalucía, la cooperativa de trabajadores no tendría posibilidades reales de competir con sus productos en el mercado y sin el entramado de ayudas que se establece en torno al PER, no podría vanagloriarse el alcalde de Marinaleda de haber logrado el ‘pleno empleo’ porque casi todos allí, de una u otra forma, reciben ayudas públicas. Y las viviendas de quince euros al mes, sin suelo gratis y sin los materiales subvencionados también por la Junta de Andalucía, tampoco existirían.
(...)

D. Antunes

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5284
    • Ver Perfil
Re: Colectivismo e Individualismo - Tópico principal
« Responder #341 em: 2015-05-30 00:00:27 »

a maior inimiga da felicidade é a preguiça.

L

Porquê? Podes esclarecer o sentido dessa frase?
“Price is what you pay. Value is what you get.”
“In the short run the market is a voting machine. In the long run, it’s a weighting machine."
Warren Buffett

“O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm."
René Descartes

JoaoAP

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4778
    • Ver Perfil
Interesting How People Define Labor as Communistic
« Responder #342 em: 2015-09-08 14:15:49 »
Vale a pena ler ... mais uma clarificações para entender melhor alguns conceitos ... trabalho, riqueza, produtividade... e a falha do comunismo em criar riqueza!!!

Citar
Interesting How People Define Labor as Communistic
Posted on September 7, 2015 by Martin Armstrong
Smith-Marx

 

It is fascinating that some people interpret “total productive capacity” as only brute labor and thus communistic and how this becomes their argument for precious metals. True, Marx focused on labor as wealth. He was partially correct. The total productive capacity includes those who create innovations, such as Henry Ford, Steve Jobs, or Bill Gates. What they tend to create with innovation is scores of jobs for others that expand the total productivity. You cannot limit the wealth of a nation to just people digging trenches to plant crops or turning some machine to punch out widgets. The term as I define it is everyone acting FREELY within their personal capacity. That is Smith’s Invisible Hand. Marx saw everything as a battle between poor and rich crediting nothing to the jobs created by people with ideas. Government is incapable of innovation, which is why communism failed for it cannot create innovation. This is the very same reason big companies die. They kick-out the creative people, fill the board with lawyers and accountants, then they have to pay huge money to buy startups because they lack the capacity to create innovation.

There must be FREEDOM to reach your capacity without bribing government to prevent innovation. England saw the early development of the automobile. The horse & buggy crowd bribed government to put in regulations to stop innovation. They passed a low where if you drove a car, you had to hire someone to walk before your car with a horn and flag yelling – WARNING – car approaching. The automobile innovation took hold in USA and Germany reducing England to a second rate country incapable of taking the lead during the Industrial Era. Government can be the worst enemy of everyone.

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: Colectivismo e Individualismo - Tópico principal
« Responder #343 em: 2015-09-08 14:31:23 »
Discordo de parte disso. O comunismo não falhou porque não conseguisse inovar. Aliás, é das poucas coisas que o comunismo não falhou, foi em ter alguma capacidade para inovar. É fácil explicar porquê:

* O comunismo falhou em produzir, produzir até coisas fáceis de produzir. Falhou porque desligou em grande parte a ligação entre produzir mais e ter um nível de vida melhor. Se produzir mais não leva a um nível de vida melhor e produzir menos não leva a um nível de vida pior, o esforço para produzir mais não tem qualquer retorno logo ninguém o faz. Produz-se muito menos -- como ocorreu. Idem para iniciar actividades, mas não têm que ser inovadoras. Se não há recompensa não há palhaço.

* Já para inovar, o resultado da ciência muitas vezes é a sua própria recompensa. O que isso significa é que um cientista pode sentir-se motivado mesmo sem ganhar mais por inovar mais. Logo, a ciência sob o comunismo não apresenta o mesmo atraso que apresenta a produção. Apresenta algum atraso, tanto porque ainda existe alguma motivação material como porque muitos instrumentos e produtos da ciência exigem motivação material para serem produzidos, mas de qualquer forma o atraso não é tão dramático como o observado em coisas muito mais simples como produzir comida, vestuário, produtos de consumo, etc. Isso também se observou na prática.
« Última modificação: 2015-09-08 14:32:54 por Incognitus »
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13839
    • Ver Perfil
Re: Colectivismo e Individualismo - Tópico principal
« Responder #344 em: 2015-09-08 17:47:18 »
Eis uma boa teorização de factos.

Politizando, diríamos, convirá
estados que assegurem
os dois estímulos:
o privado e
o público.

Deus Menor

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1972
    • Ver Perfil
Re: Colectivismo e Individualismo - Tópico principal
« Responder #345 em: 2015-09-08 17:48:28 »
Eis uma boa teorização de factos.

Politizando, diríamos, convirá
estados que assegurem
os dois estímulos:
o privado e
o público.

O amigo está endiabrado :D

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: Colectivismo e Individualismo - Tópico principal
« Responder #346 em: 2015-09-08 18:07:17 »
Eis uma boa teorização de factos.

Politizando, diríamos, convirá
estados que assegurem
os dois estímulos:
o privado e
o público.

Leste algo que eu não escrevi. Eu não escrevi que o comunismo estimulou a inovação. Eu escrevi que a penalizou bastante menos do que a produção.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13839
    • Ver Perfil
Re: Colectivismo e Individualismo - Tópico principal
« Responder #347 em: 2015-09-08 18:16:38 »
Pois! Foi o que li.

Depreendo, que o Estado
deve favorecer a instrução superior
e a investigação na ciência - do que
advirá inovação para a vida prática -;
a par disso, favorece a livre iniciativa particular,
no viver quotidiano da sociedade.

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: Colectivismo e Individualismo - Tópico principal
« Responder #348 em: 2015-09-08 18:23:56 »
Pois! Foi o que li.

Depreendo, que o Estado
deve favorecer a instrução superior
e a investigação na ciência - do que
advirá inovação para a vida prática -;
a par disso, favorece a livre iniciativa particular,
no viver quotidiano da sociedade.

Concordo com a educação superior, mas deveria fazê-lo via empréstimos (ou a garantia dos mesmos), porque as pessoas com graus de ensino superior ganham mais que as outras, logo tirarem esses graus é um investimento. Os investimentos financiam-se.

Já a investigação na ciência, não concordo assim tanto. A ciência é uma coisa óptima, mas ter o Estado a financiá-la pode levar a uma tendência para se fazer ciência sem valor em volumes inacreditáveis. Ainda recentemente se publicou um paper que mostrava que 50% das experiências em papers de ciências sociais não se conseguiam replicar -- o que é uma coisa bastante grave em ciência, pois a ciência baseia o seu valor na capacidade de previsão, e isso é comprovado pela replicação de resultados experimentais (além de, claro, na aplicação prática do conhecimento científico).
« Última modificação: 2015-09-08 18:24:19 por Incognitus »
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

D. Antunes

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5284
    • Ver Perfil
Re: Colectivismo e Individualismo - Tópico principal
« Responder #349 em: 2015-09-14 01:54:19 »

Concordo com a educação superior, mas deveria fazê-lo via empréstimos (ou a garantia dos mesmos), porque as pessoas com graus de ensino superior ganham mais que as outras, logo tirarem esses graus é um investimento. Os investimentos financiam-se.


Todos os estudos dizem que as pessoas com educação superior ganham, em média, mais do que as outras, disso ninguém duvida.

Por outro lado, também ninguém duvida que as pessoas que entraram na universidade também ganhariam mais do que as outras se não tivessem ido para a universidade (em média: vêm de famílias com mais $, são mais empenhadas e mais inteligentes. Dito ao contrário: os pobres, os preguiçosos e os "burros" entram menos nas universidades).
A duvida é: do que ganham a mais, qual a % (admitindo que alguma) que é devida a terem frequentado a universidade?

Um estudo interessante comparou um médico nos EUA (nos EUA os médicos ganham muito bem) com um condutor da DHL.
Tendo em conta o valor das propinas e outros custos da formação universitária e a entrada mais tardia no mercado de trabalho, um médico só aos 50 e muitos anos é que ultrapassaria economicamente o condutor que trabalhasse o mesmo número de horas que o médico estudou/trabalhou, incluindo noites e FS de trabalho.

Dito isto, também concordo com os empréstimos para cobrir parte dos custos/despesas. Outra parte penso que deverá ser pública, pois a sociedade também beneficia muito com a educação superior.
« Última modificação: 2015-09-14 09:00:42 por D. Antunes »
“Price is what you pay. Value is what you get.”
“In the short run the market is a voting machine. In the long run, it’s a weighting machine."
Warren Buffett

“O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm."
René Descartes

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: Colectivismo e Individualismo - Tópico principal
« Responder #350 em: 2015-09-14 02:35:33 »

Concordo com a educação superior, mas deveria fazê-lo via empréstimos (ou a garantia dos mesmos), porque as pessoas com graus de ensino superior ganham mais que as outras, logo tirarem esses graus é um investimento. Os investimentos financiam-se.


Todos os estudos dizem que as pessoas com educação superior ganham, em média, mais do que as outras, disso ninguém duvida.

Por outro lado, também ninguém duvida que as pessoas que entraram na universidade também ganhariam mais do que as outras se não tivessem ido para a universidade (em média: vêm de famílias com mais $, são mais empenhadas e mais inteligentes. Dito ao contrário: os pobres, os preguiçosos e os "burros" entram menos nas universidades).
A duvida é: do que a ganham a mais, qual a % (admitindo que alguma) que é devida a terem frequentado a universidade?

Um estudo interessante comparou um médico nos EUA (nos EUA os médicos ganham muito bem) com um condutor da DHL.
Tendo em conta o valor das propinas e outros custos da formação universitária e a entrada mais tardia no mercado de trabalho, um médico só aos 50 e muitos anos é que ultrapassaria economicamente o condutor que trabalhasse o mesmo número de horas que o médico estudou/trabalhou, incluindo noites e FS de trabalho.

Dito isto, também concordo com os empréstimos para cobrir parte dos custos/despesas. Outra parte penso que deverá ser pública, pois a sociedade também beneficia muito com a educação superior.

O financiamento público já incluí um custo para o Estado, pois o incumprimento num programa tão alargado (acessível a qualquer um, independentemente do risco de crédito), leva a perdas substanciais. E claro, as taxas de juro não podem reflectir essas perdas.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

D. Antunes

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5284
    • Ver Perfil
Re: Colectivismo e Individualismo - Tópico principal
« Responder #351 em: 2015-09-14 09:23:53 »
Os custos do ensino superior incluem: o ensino, livros/material, outras despesas (arrendar quarto, deslocações) e salários não ganhos enquanto se é estudante. 
Relativamente ao ensino, no ensino público as propinas dificilmente pagarão todo o custo.
Para as restantes despesas, sou a favor de empréstimos que são como dizes.

Aqui está o gráfico de médico e do motorista (afinal é da UPS):
https://www.google.pt/search?q=medical+doctor+driver+salary+years++ups&rlz=1C1GGGE_enPT417&espv=2&biw=1280&bih=685&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMIjvL49Yn2xwIVC1kaCh293AvC&dpr=1#imgrc=LhyrHy5H1-l9rM%3A

Os dados estão abaixo. Pode-se ver que nem calcula com juros. Com juros compostos seria ainda mais difícil apanhar o motorista.
http://www.er-doctor.com/doctor_income.html
“Price is what you pay. Value is what you get.”
“In the short run the market is a voting machine. In the long run, it’s a weighting machine."
Warren Buffett

“O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm."
René Descartes

Lark

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4627
    • Ver Perfil
Re: Colectivismo e Individualismo - Tópico principal
« Responder #352 em: 2015-11-05 22:38:07 »

Muito interessante---dos países representados, o país que tem menos despesa mesmo assim chega aos 35% do PIB. E Portugal está muito próximo da média (das duas médias consideradas, na verdade).  Reletivizando a questão, temos então um sistema "moderadamente colectivista".


quando se começam a consultar números à séria as surpresas aparecem.
e isso é portugal com uma carga fiscal que nunca tinha tido, devido ao stress do pagamento da dívida.

já agora: o que é 'colectivismo'? palavra que nunca vi em, nenhum manual de ciência política. ou em qualquer manual ou publicação, como clasificando uma sociedade ou um índividuo.
tenho visto muito nas publicações de extrema-direita americana, mas é mais name-calling que outra coisa. como conteúdo político ou social vale zero.

o que é politica ou socialmente o colectivismo?
algum autor o descreveu, sem ser nos foruns de extrema direita americanos, aqui e num artigo da wikipedia?
de quem é filho? sabemos a proveniência de socialismo, comunismo, capitalismo, social-democracia, democracia-cristã.
mas não encontro nada sobre colectivismo sem ser nos referidos foruns.

algum autor que possa ser citado sobre o assunto para explicar o que é colectivismo? alguma obra?

L
Be Kind; Everyone You Meet is Fighting a Battle.
Ian Mclaren
------------------------------
If you have more than you need, build a longer table rather than a taller fence.
l6l803399
-------------------------------------------
So, first of all, let me assert my firm belief that the only thing we have to fear is...fear itself — nameless, unreasoning, unjustified terror which paralyzes needed efforts to convert retreat into advance.
Franklin D. Roosevelt

Lark

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4627
    • Ver Perfil
Re: Colectivismo e Individualismo - Tópico principal
« Responder #353 em: 2015-11-05 22:38:49 »
ah! as minhas sinceras desculpas...
está no léxico de um autor definidor do séc XX: Ayn Rand

Collectivism

Collectivism means the subjugation of the individual to a group—whether to a race, class or state does not matter. Collectivism holds that man must be chained to collective action and collective thought for the sake of what is called “the common good.”

“The Only Path to Tomorrow,”
Reader’s Digest, Jan, 1944, 8.

Collectivism holds that, in human affairs, the collective—society, the community, the nation, the proletariat, the race, etc.—is the unit of reality and the standard of value. On this view, the individual has reality only as part of the group, and value only insofar as he serves it.

The Ominous Parallels   Leonard Peikoff,
The Ominous Parallels, 17


Collectivism holds that the individual has no rights, that his life and work belong to the group . . . and that the group may sacrifice him at its own whim to its own interests. The only way to implement a doctrine of that kind is by means of brute force—and statism has always been the political corollary of collectivism.

The Virtue of Selfishness   “Racism,”
The Virtue of Selfishness, 128


Fascism and communism are not two opposites, but two rival gangs fighting over the same territory . . . both are variants of statism, based on the collectivist principle that man is the rightless slave of the state.

Capitalism: The Unknown Ideal   “‘Extremism,’ or the Art of Smearing,”
Capitalism: The Unknown Ideal, 180


Modern collectivists . . . see society as a super-organism, as some supernatural entity apart from and superior to the sum of its individual members.

The Virtue of Selfishness   “Collectivized ‘Rights,’”
The Virtue of Selfishness, 103


The philosophy of collectivism upholds the existence of a mystic (and unperceivable) social organism, while denying the reality of perceived individuals—a view which implies that man’s senses are not a valid instrument for perceiving reality. Collectivism maintains that an elite endowed with special mystic insight should rule men—which implies the existence of an elite source of knowledge, a fund of revelations inaccessible to logic and transcending the mind. Collectivism denies that men should deal with one another by voluntary means, settling their disputes by a process of rational persuasion; it declares that men should live under the reign of physical force (as wielded by the dictator of the omnipotent state)—a position which jettisons reason as the guide and arbiter of human relationships.

From every aspect, the theory of collectivism points to the same conclusion: collectivism and the advocacy of reason are philosophically antithetical; it is one or the other.

The Objectivist   Leonard Peikoff, “Nazism vs. Reason,”
The Objectivist, Oct. 1969, 1


The political philosophy of collectivism is based on a view of man as a congenital incompetent, a helpless, mindless creature who must be fooled and ruled by a special elite with some unspecified claim to superior wisdom and a lust for power.

The Objectivist Newsletter   “Who Will Protect Us from Our Protectors?”
The Objectivist Newsletter, May 1962, 17


What subjectivism is in the realm of ethics, collectivism is in the realm of politics. Just as the notion that “Anything I do is right because I chose to do it,” is not a moral principle, but a negation of morality—so the notion that “Anything society does is right because society chose to do it,” is not a moral principle, but a negation of moral principles and the banishment of morality from social issues.

The Virtue of Selfishness   “Collectivized ‘Rights,’”
The Virtue of Selfishness, 101


As a cultural-intellectual power and a moral ideal, collectivism died in World War II. If we are still rolling in its direction, it is only by the inertia of a void and the momentum of disintegration. A social movement that began with the ponderous, brain-cracking, dialectical constructs of Hegel and Marx, and ends up with a horde of morally unwashed children stamping their foot and shrieking: “I want it now!”—is through.

Capitalism: The Unknown Ideal   “The Cashing-In: The Student ‘Rebellion,’”
Capitalism: The Unknown Ideal, 266


Collectivism has lost the two crucial weapons that raised it to world power and made all of its victories possible: intellectuality and idealism, or reason and morality. It had to lose them precisely at the height of its success, since its claim to both was a fraud: the full, actual reality of socialist-communist-fascist states has demonstrated the brute irrationality of collectivist systems and the inhumanity of altruism as a moral code.

Capitalism: The Unknown Ideal   “The Cashing-In: The Student ‘Rebellion,’”
Capitalism: The Unknown Ideal, 269


Collectivism does not preach sacrifice as a temporary means to some desirable end. Sacrifice is its end—sacrifice as a way of life. It is man’s independence, success, prosperity, and happiness that collectivists wish to destroy.

Observe the snarling, hysterical hatred with which they greet any suggestion that sacrifice is not necessary, that a non-sacrificial society is possible to men, that it is the only society able to achieve man’s well-being.

Capitalism: The Unknown Ideal   “Theory and Practice,”
Capitalism: The Unknown Ideal, 137


The advocates of collectivism are motivated not by a desire for men’s happiness, but by hatred for man . . . hatred of the good for being the good; . . . the focus of that hatred, the target of its passionate fury, is the man of ability.

Philosophy: Who Needs It   “An Untitled Letter,”
Philosophy: Who Needs It, 102

http://aynrandlexicon.com/lexicon/collectivism.html

pronto...
se está no léxico randiano é porque está bem...  (not!)
mais alguém que valha a pena?

L


Be Kind; Everyone You Meet is Fighting a Battle.
Ian Mclaren
------------------------------
If you have more than you need, build a longer table rather than a taller fence.
l6l803399
-------------------------------------------
So, first of all, let me assert my firm belief that the only thing we have to fear is...fear itself — nameless, unreasoning, unjustified terror which paralyzes needed efforts to convert retreat into advance.
Franklin D. Roosevelt

Lark

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4627
    • Ver Perfil
Re: Colectivismo e Individualismo - Tópico principal
« Responder #354 em: 2015-11-05 22:39:36 »


Be Kind; Everyone You Meet is Fighting a Battle.
Ian Mclaren
------------------------------
If you have more than you need, build a longer table rather than a taller fence.
l6l803399
-------------------------------------------
So, first of all, let me assert my firm belief that the only thing we have to fear is...fear itself — nameless, unreasoning, unjustified terror which paralyzes needed efforts to convert retreat into advance.
Franklin D. Roosevelt

Lark

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4627
    • Ver Perfil
Re: Colectivismo e Individualismo - Tópico principal
« Responder #355 em: 2015-11-05 22:40:05 »
Collectivism means the subjugation of the individual to a group—whether to a race, class or state does not matter.
Collectivism holds that man must be chained to collective action and collective thought for the sake of what is called “the common good.”

Collectivism —Ayn Rand Lexicon

aynrandlexicon.com/lexicon/collectivism.html

parece-me que é este o conceito e o autor.
fora do mundo libertário/ objectivista, desconheço qualquer filósofo que trabalhe com o conceito.

Não tem nada de mal ser da Ayn Rand nem há que ter vergonha disso.
O conceito tem é que se aguentar por si próprio.

L
Be Kind; Everyone You Meet is Fighting a Battle.
Ian Mclaren
------------------------------
If you have more than you need, build a longer table rather than a taller fence.
l6l803399
-------------------------------------------
So, first of all, let me assert my firm belief that the only thing we have to fear is...fear itself — nameless, unreasoning, unjustified terror which paralyzes needed efforts to convert retreat into advance.
Franklin D. Roosevelt

Lark

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4627
    • Ver Perfil
Re: Colectivismo e Individualismo - Tópico principal
« Responder #356 em: 2015-11-05 22:41:42 »
fica melhor aqui.
já apaguei do outro post. cada um poderá apagar os seus.

L
Be Kind; Everyone You Meet is Fighting a Battle.
Ian Mclaren
------------------------------
If you have more than you need, build a longer table rather than a taller fence.
l6l803399
-------------------------------------------
So, first of all, let me assert my firm belief that the only thing we have to fear is...fear itself — nameless, unreasoning, unjustified terror which paralyzes needed efforts to convert retreat into advance.
Franklin D. Roosevelt

Zel

  • Visitante
Re: Colectivismo e Individualismo - Tópico principal
« Responder #357 em: 2015-11-05 23:11:30 »
deviamos abrir um topico para quem gosta de fazer dicionarios

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: Colectivismo e Individualismo - Tópico principal
« Responder #358 em: 2015-11-06 00:17:21 »
First Known Use of COLLECTIVISM
1857


Ayn Rand (/ˈaɪn ˈrænd/;[1] born Alisa Zinov'yevna Rosenbaum, Russian: Али́са Зино́вьевна Розенба́ум; February 2 [O.S. January 20] 1905 – March 6, 1982)

--------

É certo e garantido que foi a Ayn Rand que criou a palavra ... só pode.

--------

O Marx foi beber à fonte da Ayn, antes mesmo dela nascer.

CHARACTERISTICS OF THE MARXIST THEORY OF COLLECTIVISM
http://www.crvp.org/book/Series03/III-7a/chapter_vi.htm
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

JoaoAP

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4778
    • Ver Perfil
Re: Colectivismo e Individualismo - Tópico principal
« Responder #359 em: 2016-04-11 11:52:47 »
Umas imagens que se vêm e lêem rapidamente sobre:
"The world economy explained with just two cows"
É da NewsTalkZB, mas para não estar a procurar, já tinha este link:
http://news.bitofnews.com/the-world-economy-explained-with-just-two-cows/

Interessante algumas delas, outras já são conhecidas!