Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Água Commodity - Tópico principal  (Lida 8346 vezes)

D. Antunes

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5284
    • Ver Perfil
Re:Agua Commodity
« Responder #20 em: 2015-03-16 21:10:21 »
A tecnologia de dessalinização da água é simples e não é cara. Sendo 70% da crosta terrestre constituída por água, mesmo sendo salgada, não é caso para alarme. Este é mais um mito como o do peak oil.


Ve por outro prisma, mais rendimentos na China e India, mais terrenos para cultivar, mais pessoas a consumir.

E o que fazem aqueles paises que nao estao junto ao mar?


A água não se consome. Ou melhor, depois de 'consumida' a molécula não se altera, continua a ser dois átomos de hidrogénio ligados a um de oxigénio (H2O), e por isso a quantidade de água no planeta permanece constante. Não há razões para o ciclo da água deixar de funcionar, olhando para o ciclo não vejo que processo possa estar em risco.




Para chover em Terra é necessário: evaporação nos mares e vento para trazer as nuvens para cima dos continentes. Ambos aumentam com o aquecimento do planeta, globalmente choverá mais.
Claro que poderão existir variações na circulação atmosférica e algumas regiões ficarem com menos chuva, mas globalmente aumentará.
“Price is what you pay. Value is what you get.”
“In the short run the market is a voting machine. In the long run, it’s a weighting machine."
Warren Buffett

“O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm."
René Descartes

Visitante

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3766
    • Ver Perfil
Re:Agua Commodity
« Responder #21 em: 2015-03-16 22:27:38 »
Quanto à dessanilização, a tecnologia mais eficiente em termos energéticos é a que usa baixas temperaturas e baixas pressões. A evaporação da água, para separar o sal da salmoura, é feita por abaixamento da pressão, e não por aumento da temperatura.

http://www.authorstream.com/Presentation/sridurga88-1301179-low-temperature-thermal-desalination/
http://en.wikipedia.org/wiki/Low-temperature_thermal_desalination

Plasx

  • Visitante
Re:Agua Commodity
« Responder #22 em: 2015-03-23 20:21:52 »

Plasx

  • Visitante
Re: LOL!!! Seca em Portugal... onde?!
« Responder #23 em: 2015-06-11 01:54:51 »
É ver o caso do Brasil, California, mesmo o tempo seco que está a acontecer neste ano de 2015 em Portugal, etc. Acho que a tendência vai ser para existirem mais crises de seca o que deverá levar a um aumento crescente do preço da agua.


Essa afirmação do tempo seco em Portugal é um total absurdo, bem pelo contrário, tem chovido acima do que é normal, como se pode ver no gráfico abaixo do índice SPI (Standardized Precipitation Index). A percentagem de água no solo está a níveis acima de 60% em quase todo o território português.





Citação de: IPMA
Em 31 de janeiro de 2015 e de acordo com o índice de seca SPI, verifica-se que não existe situação de seca em qualquer das bacias hidrográficas nas escalas de SPI 3, 6 e 9 e 12 meses.



Capa JN

Metade do País com seca Severa. Será um absurdo caro pundit?






Counter Retail Trader

  • Visitante
Re: Agua Commodity
« Responder #24 em: 2015-06-11 13:25:10 »
http://www.blogandociencia.com/2015/06/o-atlantico-entrara-em-uma-fase-que.html

Grafico so no artigo...

A fase mais fria do Atlântico traz a seca e consequentemente a fome para os países em desenvolvimento na África. No Reino Unido as coisas não seriam muito diferentes, já que as temperaturas iriam dar uma "pausa" e seria como um verão prolongado. A fase fria do Atlântico também ocasionaria em menos furacões no Estados Unidos.

A boa notícia disso tudo é que de acordo com a revista Nature estamos com uma melhor compreensão sobre essas oscilações que ocorrem no Atlântico. E também sabemos que as acelerações no aumento do nível do mar, em cidades como Nova York e Boston estão ligadas a fase fria do Atlântico.

A má notícia, pelo menos se você é um fazendeiro ou Africano, e tem uma propriedade costeira na Nova Inglaterra, é que estamos prestes a entrar em uma fase fria.

Oscilação Atlântica Multidécada

Na década de 1970/1980 tivemos uma fase relativamente fria no Atlântico, enquanto na década de 1930/1940 passamos por uma fase de aquecimento que voltou a acontecer na década de 1990/2000.



As mudanças de fase da AMO (Oscilação Atlântica Multidécada) ocorrem muito rápido. Por exemplo, as temperaturas do Atlântico diminuíram 0.1°C por década a partir dos anos 1940 aos anos 1970.

Nos ajude a propagar a ciência! Deixe seu like em nossa página clicando aqui.

Geralmente as Oscilações do Atlântico estão associadas a freqüência de furacões e secas. Quando a AMO está na fase de aquecimento, a tendência é de que haja mais furacões no Atlântico e secas no Centro-Oeste dos EUA mais prolongadas.

A AMO influencia uma série de condições climáticas em todo o globo, por isso ela deve ser bem compreendida.

Afinal, o que leva as fases da AMO?

Os cientistas têm amplamente acreditado na hipótese de que o fenômeno acontece em decorrência da circulação oceânica, ou seja a água morna é enviada para o norte e a fria vai em direção ao sul. Porém, não temos observações concretas que confirmem essa hipótese.

Muitos acreditam que a circulação oceânica não está sozinha nessa, estudos recentes mostram que os ventos ajudam a transferir o calor entre a atmosfera e o oceano.

De qualquer forma estamos prestes a enfrentar uma mudança climática em todo o planeta.

Artigo traduzido do IFL Science.

Plasx

  • Visitante
Re: Água Commodity - Tópico principal
« Responder #25 em: 2015-06-18 02:18:29 »
https://www.yahoo.com/tech/s/running-water-220520265.html

Situaçao na Coreia do Norte tb parece ser preocupante (falta de agua).

Counter Retail Trader

  • Visitante
Re: Água Commodity - Tópico principal
« Responder #26 em: 2015-06-21 23:30:00 »
Ok se for assim ou algo parecido como nos ultimos posts , alguns commodities devem dar bombada

O grafico so pelo link http://www.washingtonpost.com/blogs/wonkblog/wp/2015/06/16/new-nasa-studies-show-how-the-world-is-running-out-of-water/

New NASA data show how the world is running out of water
Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn Share via Email More Options
 
Resize Text Print Article Comments 1577
By Todd C. Frankel June 16 


The world’s largest underground aquifers – a source of fresh water for hundreds of millions of people — are being depleted at alarming rates, according to new NASA satellite data that provides the most detailed picture yet of vital water reserves hidden under the Earth’s surface.

Twenty-one of the world’s 37 largest aquifers — in locations from India and China to the United States and France — have passed their sustainability tipping points, meaning more water was removed than replaced during the decade-long study period, researchers announced Tuesday. Thirteen aquifers declined at rates that put them into the most troubled category. The researchers said this indicated a long-term problem that’s likely to worsen as reliance on aquifers grows.

Scientists had long suspected that humans were taxing the world’s underground water supply, but the NASA data was the first detailed assessment to demonstrate that major aquifers were indeed struggling to keep pace with demands from agriculture, growing populations, and industries such as mining.

“The situation is quite critical,” said Jay Famiglietti, senior water scientist at NASA’s Jet Propulsion Laboratory in California and principal investigator of the University of California Irvine-led studies.

Underground aquifers supply 35 percent of the water used by humans worldwide. Demand is even greater in times of drought. Rain-starved California is currently tapping aquifers for 60 percent of its water use as its rivers and above-ground reservoirs dry up, a steep increase from the usual 40 percent. Some expect water from aquifers will account for virtually every drop of the state’s fresh water supply by year end.

[Rich Californians balk at limits: ‘We’re not all equal when it comes to water’]

The aquifers under the most stress are in poor, densely populated regions, such as northwest India, Pakistan and North Africa, where alternatives are limited and water shortages could quickly lead to instability.

The researchers used NASA’s GRACE satellites to take precise measurements of the world’s groundwater aquifers. The satellites detected subtle changes in the Earth’s gravitational pull, noting where the heavier weight of water exerted a greater pull on the orbiting spacecraft. Slight changes in aquifer water levels were charted over a decade, from 2003 to 2013.


“This has really been our first chance to see how these large reservoirs change over time,” said Gordon Grant, a research hydrologist at Oregon State University, who was not involved in the studies.

But the NASA satellites could not measure the total capacity of the aquifers. The size of these tucked-away water supplies remains something of a mystery. Still, the satellite data indicated that some aquifers may be much smaller than previously believed, and most estimates of aquifer reserves have “uncertainty ranges across orders of magnitude,” according to the research.

Aquifers can take thousands of years to fill up and only slowly recharge with water from snowmelt and rains. Now, as drilling for water has taken off across the globe, the hidden water reservoirs are being stressed.

“The water table is dropping all over the world,” Famiglietti said. “There’s not an infinite supply of water.”

[California’s water woes primed to get worse as groundwater is drained]

The health of the world’s aquifers varied widely, mostly dependent on how they were used. In Australia, for example, the Canning Basin in the country’s western end had the third-highest rate of depletion in the world. But the Great Artesian Basin to the east was among the healthiest.

The difference, the studies found, is likely attributable to heavy gold and iron ore mining and oil and gas exploration near the Canning Basin. Those are water-intensive activities.

The world’s most stressed aquifer — defined as suffering rapid depletion with little or no sign of recharging — was the Arabian Aquifer, a water source used by more than 60 million people. That was followed by the Indus Basin in India and Pakistan, then the Murzuk-Djado Basin in Libya and Niger.

California’s Central Valley Aquifer was the most troubled in the United States. It is being drained to irrigate farm fields, where drought has led to an explosion in the number of water wells being drilled. California only last year passed its first extensive groundwater regulations. But the new law could take two decades to take full effect.


Also running a negative balance was the Atlantic and Gulf Coastal Plains Aquifer, which stretches across the southeast coast and Florida. But three other aquifers in the middle of the country appeared to be in relatively good shape.

Some groundwater filters back down to aquifers, such as with field irrigation. But most of it is lost to evaporation or ends up being deposited in oceans, making it harder to use. A 2012 study by Japanese researchers attributed up to 40 percent of the observed sea-level rise in recent decades to groundwater that had been pumped out, used by humans and ended up in the ocean.

Famiglietti said problems with groundwater are exacerbated by global warming, which has caused the regions closest to the equator to get drier and more extreme latitudes to experience wetter and heavier rains. A self-reinforcing cycle begins. People living in mid-range latitudes not only pump more water from aquifers to contend with drier conditions, but that water — once removed from the ground — also then evaporates and gets recirculated to areas far north and south.

The studies were published Tuesday in the Water Resources Research journal.

Famiglietti said he hoped the findings would spur discussion and further research into how much groundwater is left.

“We need to get our heads together on how we manage groundwater,” he said, “because we’re running out of it.”

Counter Retail Trader

  • Visitante

Plasx

  • Visitante
Re: Água Commodity - Tópico principal
« Responder #28 em: 2015-06-24 19:29:31 »
Agora sao as Caraibas

Parched Caribbean faces widespread drought, water shortages
http://news.yahoo.com/parched-caribbean-faces-widespread-drought-water-shortages-040127932.html

Plasx

  • Visitante
Re: Água Commodity - Tópico principal
« Responder #29 em: 2015-06-24 19:31:55 »
Todas as culturas como o arroz, etc que dependem de muita agua devem ver os seus preços subir num futuro muito breve.

Counter Retail Trader

  • Visitante
Re: Água Commodity - Tópico principal
« Responder #30 em: 2015-06-24 21:09:08 »
Todas as culturas como o arroz, etc que dependem de muita agua devem ver os seus preços subir num futuro muito breve.

nao sei se consigo negociar arroz , mas pensei exatamente no mesmo.

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: Água Commodity - Tópico principal
« Responder #31 em: 2015-06-24 21:17:31 »
Convém verem se onde efectivamente se produz o arroz, falta a água.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Counter Retail Trader

  • Visitante
Re: Água Commodity - Tópico principal
« Responder #32 em: 2015-06-24 21:31:13 »
Convém verem se onde efectivamente se produz o arroz, falta a água.

sim , mas ve que isto ate pode ir alem do produtor , empresas de distribuição em que o grosso é o arroz , empresas que nao produzem so colocam um rotulo e vendem etc  , e quem fala do arroz fala de outra coisa. Não tenho tempo para nada ..

Plasx

  • Visitante
Re: Água Commodity - Tópico principal
« Responder #33 em: 2015-06-25 15:26:17 »
Que insanidade  :o

There’s a giant hole that’s draining a lake on the border of Oklahoma and Texas like it’s a bathtub

http://finance.yahoo.com/news/giant-hole-draining-lake-bathtub-184500162.html

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re: Água Commodity - Tópico principal
« Responder #34 em: 2015-06-25 17:18:29 »
Que insanidade  :o

There’s a giant hole that’s draining a lake on the border of Oklahoma and Texas like it’s a bathtub

http://finance.yahoo.com/news/giant-hole-draining-lake-bathtub-184500162.html


É uma coisa artificial -- está a fazer o que foi desenhado para fazer.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Plasx

  • Visitante

Vanilla-Swap

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5059
    • Ver Perfil
Re: Água Commodity - Tópico principal
« Responder #36 em: 2015-08-11 11:08:06 »
Este Verão está a ser muito seco.

Automek

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30976
    • Ver Perfil

Vanilla-Swap

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5059
    • Ver Perfil
Re: Água Commodity - Tópico principal
« Responder #38 em: 2015-08-19 14:18:15 »
Ainda ninguém fez contas ao prejuízo da seca em Portugal.