Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Sócrates detido há pouco no aeroporto de Lisboa  (Lida 152219 vezes)

Joao-D

  • Visitante
Re:Sócrates detido há pouco no aeroporto de Lisboa
« Responder #720 em: 2015-03-17 22:27:44 »
Um juiz envergonhar-se-ia era de o deixar fugir ou de deixar que ele perturbasse a recolha de provas ou de não cumprir a lei. 

O José Sócrates até podia ser o ex-dono disto tudo, mas agora é um cidadão como todos os outros.


Acho que se deve olhar para isto de forma mais racional do que passional, ou pelo menos 50% de ambas...

Zel

  • Visitante
Re:Sócrates detido há pouco no aeroporto de Lisboa
« Responder #721 em: 2015-03-17 22:38:03 »
Um juiz condigno envergonhar-se-ia de deter um ex-primeiro ministro sem que uma acusação formal não estivesse em condições de ser emitida em menos de um par de dias. Tudo o mais poderá justificar-se com a lei positiva, mas não sem prejuízo da dignidade de cada responsável consigo próprio.

ex-PM? isso eh algum cargo publico que precise da proteccao da sua dignidade?
acho que estas a baralhar-te todo

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:Sócrates detido há pouco no aeroporto de Lisboa
« Responder #722 em: 2015-03-18 02:09:49 »
Outra coisa que me parece é que o vbm sobrevaloriza os governantes de uma forma bastante agressiva.

Vbm, nem toda a gente partilha essa admiração pelos governantes... e como nem toda a gente partilha dessa admiração, não existe razão para os tratar da forma diferente que pretendes.

No fundo é um fenómeno semelhante ao do gosto e afins. Existe um enviezamento psico-sociológico que explica pelo menos parcialmente isso: http://en.wikipedia.org/wiki/False-consensus_effect

"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

tommy

  • Visitante
Re:Sócrates detido há pouco no aeroporto de Lisboa
« Responder #723 em: 2015-03-18 09:35:58 »
Um juiz condigno envergonhar-se-ia de deter um ex-primeiro ministro sem que uma acusação formal não estivesse em condições de ser emitida em menos de um par de dias. Tudo o mais poderá justificar-se com a lei positiva, mas não sem prejuízo da dignidade de cada responsável consigo próprio.

Só mesmo o vbm para defender gatunos e ladrões.

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13788
    • Ver Perfil
Re:Sócrates detido há pouco no aeroporto de Lisboa
« Responder #724 em: 2015-03-18 15:40:45 »
ex-PM? isso eh algum cargo publico que precise da proteccao da sua dignidade?
acho que estas a baralhar-te todo

ex-PM, adversário político do actual PM,
em período de eleições eminentes.
E não acho mal que esteja preso.

Acho inadmissível é não estar
acusado do crime a, b e c,
prova insofismável de
um péssimo PM
em exercício.

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13788
    • Ver Perfil
Re:Sócrates detido há pouco no aeroporto de Lisboa
« Responder #725 em: 2015-03-18 15:47:40 »
Outra coisa que me parece é que o vbm sobrevaloriza os governantes de uma forma bastante agressiva.

Vbm, nem toda a gente partilha essa admiração pelos governantes... e como nem toda a gente partilha dessa admiração, não existe razão para os tratar da forma diferente que pretendes.

No fundo é um fenómeno semelhante ao do gosto e afins. Existe um enviezamento psico-sociológico que explica pelo menos parcialmente isso: http://en.wikipedia.org/wiki/False-consensus_effect



Fui ao dicionário ver qual era o 'vício' :), mas parei logo no primeiro enunciado, porque, mesmo que porventura me fosse aplicável, não teria interesse nenhum como razão para aceitar ou recusar o que digo. Os governantes são estimáveis se governam bem e destituíveis se governam mal. Tudo o mais não interessa.
« Última modificação: 2015-03-18 15:48:08 por vbm »

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:Sócrates detido há pouco no aeroporto de Lisboa
« Responder #726 em: 2015-03-18 15:48:09 »
ex-PM? isso eh algum cargo publico que precise da proteccao da sua dignidade?
acho que estas a baralhar-te todo


ex-PM, adversário político do actual PM,
em período de eleições eminentes.
E não acho mal que esteja preso.

Acho inadmissível é não estar
acusado do crime a, b e c,
prova insofismável de
um péssimo PM
em exercício.


Bem, ele está indiciado de alguma coisa. Nem faço ideia se está ou não acusado, ou qual a diferença.

http://observador.pt/2014/11/27/jose-socrates-esta-indiciado-por-sete-tipos-de-crime/
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:Sócrates detido há pouco no aeroporto de Lisboa
« Responder #727 em: 2015-03-18 15:49:48 »
Outra coisa que me parece é que o vbm sobrevaloriza os governantes de uma forma bastante agressiva.

Vbm, nem toda a gente partilha essa admiração pelos governantes... e como nem toda a gente partilha dessa admiração, não existe razão para os tratar da forma diferente que pretendes.

No fundo é um fenómeno semelhante ao do gosto e afins. Existe um enviezamento psico-sociológico que explica pelo menos parcialmente isso: http://en.wikipedia.org/wiki/False-consensus_effect



Fui ao dicionário ver qual era o 'vício' :) , mas parei logo no primeiro enunciado, porque, mesmo que porventura me fosse aplicável, não teria interesse nenhum como razão para aceitar ou recusar o que digo. Os governantes são estimáveis se governam bem e destituíveis se governam mal. Tudo o mais não interessa.


Bem, o que interessa é que tu defendes o seu valor superior e portanto um tratamento diferenciado.

E a tua dificuldade está em veres que nem toda a gente defende esse valor superior, e que portanto para quem não defende o valor superior o tratamento diferenciado não tem sentido.

Compreendes? É o "falso consensus". Tu pensas algo e pensas que a maior parte das outras pessoas partilham dessa tua opinião, validando-a e dando-te um direito (democrático) de a veres reflectida no tal tratamento diferenciado.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13788
    • Ver Perfil
Re:Sócrates detido há pouco no aeroporto de Lisboa
« Responder #728 em: 2015-03-18 16:03:52 »
Bem, o que interessa é que tu defendes o seu valor superior e portanto um tratamento diferenciado.

E a tua dificuldade está em veres que nem toda a gente defende esse valor superior, e que portanto para quem não defende o valor superior o tratamento diferenciado não tem sentido.

Compreendes? É o "falso consensus". Tu pensas algo e pensas que a maior parte das outras pessoas partilham dessa tua opinião, validando-a e dando-te um direito (democrático) de a veres reflectida no tal tratamento diferenciado.

Penso que não tens razão porque está preso um temível adversário político do actual primeiro ministro, estão próximas as eleições, não há nenhuma acusação formal do preso preventivo, suspeito de crimes de que não é acusado, e sim vítima de notícias editadas nos pasquins do burgo, por venda de informações em segredo de justiça.

E, por exemplo, se eu quiser adicionar mais questões, que ninguém levanta, não sei porquê, diz-me como se compreende que o idiota do juiz ainda não tenha mandado prender os administradores e os donos da Construtora do Lena, alegadamente pagadora de mundos e fundos ao preso ex-PM!? Acha que, com eles soltos, consegue investigar melhor e obter provas da corrupção do Sócrates? E os corruptores, não cometeram nenhum crime!? Não vão presos? O juiz é um idiota.

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:Sócrates detido há pouco no aeroporto de Lisboa
« Responder #729 em: 2015-03-18 16:21:36 »
Bem, o que interessa é que tu defendes o seu valor superior e portanto um tratamento diferenciado.

E a tua dificuldade está em veres que nem toda a gente defende esse valor superior, e que portanto para quem não defende o valor superior o tratamento diferenciado não tem sentido.

Compreendes? É o "falso consensus". Tu pensas algo e pensas que a maior parte das outras pessoas partilham dessa tua opinião, validando-a e dando-te um direito (democrático) de a veres reflectida no tal tratamento diferenciado.

Penso que não tens razão porque está preso um temível adversário político do actual primeiro ministro, estão próximas as eleições, não há nenhuma acusação formal do preso preventivo, suspeito de crimes de que não é acusado, e sim vítima de notícias editadas nos pasquins do burgo, por venda de informações em segredo de justiça.

E, por exemplo, se eu quiser adicionar mais questões, que ninguém levanta, não sei porquê, diz-me como se compreende que o idiota do juiz ainda não tenha mandado prender os administradores e os donos da Construtora do Lena, alegadamente pagadora de mundos e fundos ao preso ex-PM!? Acha que, com eles soltos, consegue investigar melhor e obter provas da corrupção do Sócrates? E os corruptores, não cometeram nenhum crime!? Não vão presos? O juiz é um idiota.

Bem:
1) Tens a certeza que não está acusado? Eu não faço ideia, vejo-o como "acusado", "indiciado" e sabe-se lá mais o quê em múltiplos artigos. E os crimes também estão tipificados;
2) A lei está a ser seguida com essa pessoa, o tratamento é igual ao de qualquer outra. Tu reclamas tratamento diferenciado -- eu já te expliquei porque o reclamas. Porque reclamas o "valor especial" dessa pessoa. Não estás a compreender é que nem todas as pessoas vêem esse valor, e portanto defender o tratamento diferenciado está longe de ser pacífico;
3) Pelo menos um Administrador da Lena está preso, o Carlos Santos Silva, que é o mais relevante.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

Counter Retail Trader

  • Visitante
Re:Sócrates detido há pouco no aeroporto de Lisboa
« Responder #730 em: 2015-03-18 16:32:08 »
Ouvi agora o "hino" , algo miseravel . Acho que prefiro ir para a Australia lavar pratos

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13788
    • Ver Perfil
Re:Sócrates detido há pouco no aeroporto de Lisboa
« Responder #731 em: 2015-03-18 16:40:18 »
Bem:
1) Tens a certeza que não está acusado? Eu não faço ideia, vejo-o como "acusado", "indiciado" e sabe-se lá mais o quê em múltiplos artigos. E os crimes também estão tipificados;
2) A lei está a ser seguida com essa pessoa, o tratamento é igual ao de qualquer outra. Tu reclamas tratamento diferenciado -- eu já te expliquei porque o reclamas. Porque reclamas o "valor especial" dessa pessoa. Não estás a compreender é que nem todas as pessoas vêem esse valor, e portanto defender o tratamento diferenciado está longe de ser pacífico;
3) Pelo menos um Administrador da Lena está preso, o Carlos Santos Silva, que é o mais relevante.

Não está acusado, nem tem o julgamento marcado. A lei está a ser aplicada, mas se eu fosse o juiz, denunciaria a incompetência da polícia e do ministério público, não só por não estar em condições de formular uma acusação, como por terem pretendido fazer de mim - no caso vertente, dele, carlos alexandre, o palhaço que está a ser. Quanto às prisões da construtora do lena, acho bem que não prendam ninguém, se não conseguem acusar, mas já que o fazem para o alegado corrupto, façam-no para o presumível corruptor, que não é um simples ex-administrador, mas sim os administradores e os donos da beneficiária dos actos de corrupção, justamente a dita construtora do lena. E o mais são ignóbeis manobras de manipulação do eleitorado. E chamam democracia a isto!
« Última modificação: 2015-03-18 16:41:38 por vbm »

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13788
    • Ver Perfil
Re:Sócrates detido há pouco no aeroporto de Lisboa
« Responder #732 em: 2015-03-18 16:42:53 »
Ouvi agora o "hino" , algo miseravel . Acho que prefiro ir para a Australia lavar pratos

Ouviste o hino aonde, 'carago'!?
Estou no Porto, e não ouvi nada.
Lol
« Última modificação: 2015-03-18 16:43:32 por vbm »

Joao-D

  • Visitante
Re:Sócrates detido há pouco no aeroporto de Lisboa
« Responder #733 em: 2015-03-18 17:32:48 »
Bem:
1) Tens a certeza que não está acusado? Eu não faço ideia, vejo-o como "acusado", "indiciado" e sabe-se lá mais o quê em múltiplos artigos. E os crimes também estão tipificados;
2) A lei está a ser seguida com essa pessoa, o tratamento é igual ao de qualquer outra. Tu reclamas tratamento diferenciado -- eu já te expliquei porque o reclamas. Porque reclamas o "valor especial" dessa pessoa. Não estás a compreender é que nem todas as pessoas vêem esse valor, e portanto defender o tratamento diferenciado está longe de ser pacífico;
3) Pelo menos um Administrador da Lena está preso, o Carlos Santos Silva, que é o mais relevante.


Não está acusado, nem tem o julgamento marcado. A lei está a ser aplicada, mas se eu fosse o juiz, denunciaria a incompetência da polícia e do ministério público, não só por não estar em condições de formular uma acusação, como por terem pretendido fazer de mim - no caso vertente, dele, carlos alexandre, o palhaço que está a ser. Quanto às prisões da construtora do lena, acho bem que não prendam ninguém, se não conseguem acusar, mas já que o fazem para o alegado corrupto, façam-no para o presumível corruptor, que não é um simples ex-administrador, mas sim os administradores e os donos da beneficiária dos actos de corrupção, justamente a dita construtora do lena. E o mais são ignóbeis manobras de manipulação do eleitorado. E chamam democracia a isto!


7 pontos:

1- O cidadão Sócrates não tem direitos diferentes do cidadão comum.

2-
Citar
A prisão preventiva não é uma pena aplicada antecipadamente ao trânsito em julgado, é uma medida cautelar. É uma prisão cautelar que tem o objetivo de evitar que o réu cometa novos crimes ou ainda que em liberdade prejudique a colheita de provas ou fuja. http://pt.wikipedia.org/wiki/Pris%C3%A3o_preventiva


3- Existiu o consenso entre os juízes de que o Sócrates em liberdade prejudicava a colheita de provas.

4-O amigo do Sócrates para além de ser administrador do grupo Lena é dono de várias outras empresas que ganharam dinheiro com contratos com o Estado. Falam que 10 empresas dele ganharam 115 milhões de euros. Alguém falou também que quem mandava nessas empresas era o Sócrates.

5- A prisão preventiva costuma ser de 4 meses. Mas a lei prevê que em casos complexos a prisão preventiva possa ser até 1 ano para os procuradores terem mais tempo para investigar e formular a acusação. O caso do Sócrates foi definido como um caso complexo.

6- Muita gente anonima está em prisão preventiva neste momento.

7- Houve outras pessoas mediáticas que estiveram em prisão preventiva: Carlos Cruz, Vale Azevedo, Isaltino Morais.

Incognitus

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 30961
    • Ver Perfil
Re:Sócrates detido há pouco no aeroporto de Lisboa
« Responder #734 em: 2015-03-18 18:23:58 »
Bem:
1) Tens a certeza que não está acusado? Eu não faço ideia, vejo-o como "acusado", "indiciado" e sabe-se lá mais o quê em múltiplos artigos. E os crimes também estão tipificados;
2) A lei está a ser seguida com essa pessoa, o tratamento é igual ao de qualquer outra. Tu reclamas tratamento diferenciado -- eu já te expliquei porque o reclamas. Porque reclamas o "valor especial" dessa pessoa. Não estás a compreender é que nem todas as pessoas vêem esse valor, e portanto defender o tratamento diferenciado está longe de ser pacífico;
3) Pelo menos um Administrador da Lena está preso, o Carlos Santos Silva, que é o mais relevante.

Não está acusado, nem tem o julgamento marcado. A lei está a ser aplicada, mas se eu fosse o juiz, denunciaria a incompetência da polícia e do ministério público, não só por não estar em condições de formular uma acusação, como por terem pretendido fazer de mim - no caso vertente, dele, carlos alexandre, o palhaço que está a ser. Quanto às prisões da construtora do lena, acho bem que não prendam ninguém, se não conseguem acusar, mas já que o fazem para o alegado corrupto, façam-no para o presumível corruptor, que não é um simples ex-administrador, mas sim os administradores e os donos da beneficiária dos actos de corrupção, justamente a dita construtora do lena. E o mais são ignóbeis manobras de manipulação do eleitorado. E chamam democracia a isto!

O presumível corruptor parece estar preso, também.

E ninguém se queixa de falta de acusações.

E o Sócrates diz que as acusações que lhe são dirigidas, etc, etc.

Enfim, não faço ideia porque não sigo esse tipo de processos, pelo que não sei se existe algum passo de acusação formal que tenha ou não já ocorrido. Porém, a lei parece estar a ser cumprida, pelo que não compreendo o teu berrar por uma excepção para o Sócrates.

O Sócrates para muitas pessoas é uma pessoa igual perante a lei, como elas. Não é alguém especial nem mais valioso.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.thinkfn.com

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13788
    • Ver Perfil
Re:Sócrates detido há pouco no aeroporto de Lisboa
« Responder #735 em: 2015-03-18 20:22:30 »
[ ] pessoas mediáticas [ ]

LOL

Essas, os respectivos jornalistas,
mais os actores de telenovelas,
fazem-me rir, se bem que
nem os veja, nem ouça,
nem conheça sequer!

lolinho.


Quanto ao Sócrates,
é muito simples: se roubou,
enriqueceu com o que roubou,
acusem-no, julguem-no e condenem-no.

Simples.
Só que isso,
o idiota do juiz: - não faz!

Joao-D

  • Visitante
Re:Sócrates detido há pouco no aeroporto de Lisboa
« Responder #736 em: 2015-03-18 20:54:14 »
Exemplo de mais pessoas que ficaram em prisão preventiva:

Citar
Médico ficou em prisão preventiva
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3685653

Pereira Cristóvão fica em prisão preventiva
http://expresso.sapo.pt/pereira-cristovao-fica-em-prisao-preventiva=f913926

Suspeito de tentativa de homicídio ficou em prisão preventiva
http://www.acorianooriental.pt/noticia/suspeito-de-tentativa-de-homicidio-ficou-em-prisao-preventiva



Porque é que a lei deve ser diferente para o Sócrates?

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13788
    • Ver Perfil
Re:Sócrates detido há pouco no aeroporto de Lisboa
« Responder #737 em: 2015-03-18 21:01:28 »
[ ] Porque é que a lei deve ser diferente para o Sócrates?

As autoridades já disseram porquê.
É para «aprofundar as suspeitas»!

Joao-D

  • Visitante
Re:Sócrates detido há pouco no aeroporto de Lisboa
« Responder #738 em: 2015-03-18 21:03:58 »
Mais 2:

Citar
Jovem de assalto em Loures fica em prisão preventiva

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/jovem_de_assalto_em_loures_fica_em_prisao_preventiva.html

Suspeito de matar mulher fica em prisão preventiva
http://www.noticiasaominuto.com/pais/355155/suspeito-de-matar-mulher-fica-em-prisao-preventiva


O que diferencia o cidadão Sócrates dos outros cidadãos?

vbm

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 13788
    • Ver Perfil
Re:Sócrates detido há pouco no aeroporto de Lisboa
« Responder #739 em: 2015-03-18 21:06:02 »
Não matou a mulher nem assaltou ninguém em Loures!