Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Votação

Xx

Porto
4 (50%)
Benfica
3 (37.5%)
Braga
0 (0%)
Sporting
1 (12.5%)

Votos totais: 8

Autor Tópico: Futebol e outros desportos  (Lida 132002 vezes)

deMelo

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 12687
    • Ver Perfil
Re:Clubite
« Responder #60 em: 2014-10-27 17:14:59 »
João, vou tentar escrever aqui um post, sem achares que é um ataque pessoal. Vamos ver se consigo.

Não achas esse comentário irrelevante...?
Tenta-se, dizendo que o JJ já usou 28 jogadores, provar que o Lopetegui não faz assim tanta rotação de jogadores?

Repara que (mesmo com o efeito do jogo da Taça contra o Covilhã), o efeito rotação é muito baixo no Benfica, e muito alto no Porto.
O Benfica tem rodado (Sim!) o número 6. Basicamente depois jogam sempre Enzo Perez, Talisca, Gaitan e Salvio (desde que estejam aptos).

No Porto, qual é o meu campo "tipo"?
O Porto até pode ter usado só 22 jogadores, mas a rotação de jogadores tem sido incomensuravelmente maior (e principalmente no meio campo).

Daí que, eu concluo, o artigo está enviesado por alguma mente portista e adepta de Lopetegui (o que se aceita, visto isto ser o tópico da clubite).

Consegui?
The Market is Rigged. Always.

Joao-D

  • Visitante
Re:Clubite
« Responder #61 em: 2014-10-27 17:25:55 »
deMelo, acho que não leste o artigo com atenção e interpretaste o que escrevi como uma critica ao JJ quando não foi nada disso.
O autor que analisou a rotatividade concluiu que a rotatividade de Lopetegui não é nada de especial.

Citar
Maisfutebol olhou para o número de jogadores utilizados pelas equipas dos campeonatos português, inglês, alemão, espanhol, italiano e francês que jogam na Liga dos Campeões e chegou a uma conclusão talvez surpreendente. O treinador que utilizou mais futebolistas até agora é português e chama-se Jorge Jesus.

O treinador do Benfica pôs em campo 28 jogadores. Claro que o número está inflacionado devido ao recente jogo na Covilhã, para a Taça, mas em outros países também já houve competições de segunda linha.

Em Portugal, Julen Lopetegui utilizou até agora 22 jogadores em onze partidas e Marco Silva fez jogar 21 futebolistas, em dez jogos.

Estes números, de resto, estão em linha com o fazem os treinadores das principais equipas dos campeonatos referidos acima. Em comum têm a participação nas provas nacionais, mais a Liga dos Campeões. Eis a lista de jogadores que já competiram por esses emblemas, em 2014/15 

Portugal
Benfica, 28
FC Porto, 22
Sporting, 21

Espanha
Barcelona, 21
Real Madrid, 21
Atlético Madrid, 21
At, Bilbao, 20

França
PSG, 21
Mónaco, 20 

Inglaterra
Chelsea, 21
Manchester City, 20
Arsenal, 22
Liverpool, 21

Alemanha
Bayern Munique, 21 
Dortmund, 23
Schalke, 22
Bayer Leverkusen, 22

Itália
Juventus, 21
Roma, 23

Esta análise permite esclarecer que Julen Lopetegui não está a utilizar um número excessivo de jogadores. Em 12 jogos fez alinhar 22 futebolistas, o que está em linha com as práticas dos grandes clubes europeus. Olhada a partir deste ângulo, a rotatividade do treinador do FC Porto nada tem de especial ou diferente. Em menos dois jogos, Marco Silva utilizou apenas menos um jogador do que Lopetegui. Se excluíssemos a posição de guarda-redes estariam iguais. 
« Última modificação: 2014-10-27 17:51:47 por João-D »

deMelo

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 12687
    • Ver Perfil
Re:Clubite
« Responder #62 em: 2014-10-27 18:12:31 »
deMelo, acho que talvez não tenhas lido o artigo e interpretaste o que escrevi como uma critica ao JJ quando não foi nada disso.
O objetivo do artigo apenas mostra que a rotatividade de Lopetegui não é nada de especial.

Citar
Esta análise permite esclarecer que Julen Lopetegui não está a utilizar um número excessivo de jogadores. Em 12 jogos fez alinhar 22 futebolistas, o que está em linha com as práticas dos grandes clubes europeus. Olhada a partir deste ângulo, a rotatividade do treinador do FC Porto nada tem de especial ou diferente. Em menos dois jogos, Marco Silva utilizou apenas menos um jogador do Lopetegui. Se excluíssemos a posição de guarda-redes estariam iguais. 

Não, eu percebi que não era uma critica ao JJ. Mas o argumento inicial do Artigo é que, como o JJ já usou mais jogadores.... então....

O que eu acho é que em nenhuma parte do Artigo (que é de um aparente Benfiquista), se olha apenas e só para a rotação do miolo da equipa. E é aí que o Lopetegui tem exagerado. Eu nem tão pouco estou a escrever que a rotação é errada. Eu até acho que a rotação pode e deve dar resultados numa equipa com 50 jogos por época...
The Market is Rigged. Always.

Joao-D

  • Visitante
Re:Clubite
« Responder #63 em: 2014-10-27 18:31:52 »
Eu, pelo menos, achei interessante a análise que o autor fez e não faço ideia se o autor é adepto de algum clube de futebol ou qual é o clube dele, nem isso me interessa.

Em relação ao meio campo do FCP, é verdade que o Lopetegui tem utilizado jogadores diferentes no meio campo, embora no último jogo ele até tenha jogado com os mesmos do jogo anterior, mas outros treinadores também têm feito isso. Por exemplo, o Jorge Jesus também tem.

O benfica tem jogado às vezes com André Almeida e outras vezes com Samaris no meio campo. No FCP acontece algo semelhante. O Casemiro e o Herrera têm jogado mais vezes e o terceiro jogador do meio campo tem alternado. É normal nos dois casos. No caso do benfica, o Samaris é um jogador que está há pouco tempo no benfica e o JJ deve achar que ainda não está habituado à posição 6, porque a sua posição de origem é a de 8 e, no caso do FCP, o FCP tem também jogadores no meio campo novos e, sobretudo, a concorrência é muito grande. Por exemplo, Oliver e Quintero são dois jogadores que têm muita qualidade. Se eu fosse o treinador também teria dificuldade em escolher entre os dois. Se calhar, até tirava o Herrera e jogava com os dois em alguns jogos.

Como já disse, não valorizo tanto que os jogadores têm de ser quase sempre os mesmos nos clubes. Acho apenas que nos jogos mais difíceis devem jogar os melhores jogadores. Os jogadores treinam juntos diariamente e adquirem rotinas nos treinos. Nas seleções já acho diferente, porque os jogadores treinam poucas vezes juntos.
« Última modificação: 2014-10-27 19:30:25 por João-D »

Joao-D

  • Visitante
Re:Clubite
« Responder #64 em: 2014-10-27 21:56:20 »
Se olharmos para classificação da liga nesta altura parece que a liga vai ser equilibrada.

A equipa do benfica deste ano é inferior comparativamente com a da época passada, nota-se que tem menos jogadores de qualidade para fazer a rotatividade que o Jorge Jesus fez nas épocas passadas, mas não acho que tenha uma equipa má. Uma equipa que tem Gaitan, Salvio, Enzo e Samaris, não é má e, por exemplo, no onze inicial do último jogo só 3 jogadores não estavam na época passada. Acho que o Enzo está a jogar um pouco pior do que na época passada, se calhar, está desmotivado porque não foi transferido. O William do Sporting talvez pela mesma razão começou a jogar pior do que na época passada, mas desde que o salário foi aumentado parece que voltou a jogar melhor. Se calhar, não era mal pensado aumentarem o salário do Enzo. O Samaris acho que é um bom jogador, apesar do treinador ainda não o colocar muitas vezes a jogar. Acho que o meio campo do benfica daqui a algumas jornadas estará a jogar melhor. Onde acho que está um pouco pior é na defesa e isso nota-se em especial na Champions. O Lisandro López ainda não mostrou muito e continuo a não apreciar muito o Eliseu, embora ele até tenha feito assistências e marcado golos e até joga na seleção. A função principal do Eliseu é defender e continuo a achar que defende mal. (Gostava até que o Quaresma jogasse contra o benfica por causa disso. Pode ser que alguém diga isso ao Lopetegui. :) )

A equipa do Sporting, com excepção do centro da defesa, está melhor do que na época passada, com Nani e João Mário. Acho até que se o Nani tem chegado mais cedo ao Sporting talvez estivessem melhor na classificação. O Marco Silva parece-me um treinador que coloca a equipa a jogar de forma um pouco mais rápida e ofensiva do que o Leonardo Jardim, o que é agradável, porque marcam mais golos. Falta é saber se os jogadores vão aguentar o ritmo mais rápido até ao fim agora que jogam também nas competições europeias e jogar de forma mais ofensiva pode ter custos para a defesa, o que se nota na Champions.

A equipa do FCP é aquela que tem mais jogadores de qualidade, o que é bom. Mas é aquela que mudou mais de jogadores e de modelo de jogo, o que não é assim tão bom. O modelo de jogo deste ano é muito diferente do modelo de jogo do ano passado e é normal que os jogadores demorem algum tempo para se adaptarem e que com o desenrolar do tempo a equipa melhor mais. Acho que é aquela que tem mais margem para melhorar.

O Braga e o Vitória de Guimarães acho que têm boas equipas e o Paços de Ferreira de novo com o Paulo Fonseca e os Belenenses são equipas que estão a serem surpresas. O Estoril é o que está a ser uma desilusão. Vi um jogo deles para a Liga Europa em que jogaram bem, mas estão mal na liga nacional.
« Última modificação: 2014-10-28 01:00:44 por João-D »

Joao-D

  • Visitante
Re:Clubite
« Responder #65 em: 2014-10-28 01:19:18 »
Citar
Dragões de Ouro: só Brahimi faltou à chamada
Argelino foi a Madrid receber prémio de Melhor Africano da Liga Espanhola

A Gala contou com os habituais momentos de música e comédia que intermediaram a entrega dos prémios. Destaque para um momento em que foi sugerido que os jogadores portistas do passado e outros do presente têm nomes difíceis de mais e deveriam «aportuguesá-los».

«Por que não em vez de Jackson Martínez, Joaquim Martins? Até o treinador, Lopetegui? Que nome é esse? Por que não Lopes?», atirou o ator Luís Ismael, arrancando gargalhadas ao técnico espanhol e em toda a plateia. 

http://www.maisfutebol.iol.pt/fc-porto-dragoes-de-ouro-liga-brahimi/544ed4920cf2d16abca1c38e.html


Parece-me uma boa ideia “aportuguesar” os nomes, principalmente aos jogadores. Desse modo, parecia que jogavam mais portugueses na equipa. :-)

Joao-D

  • Visitante
Re:Clubite
« Responder #66 em: 2014-11-04 01:35:46 »
Aconteceram algumas coisas engraçadas recentemente.

Uma coisa foi depois da equipa principal e a b do Sporting terem sido goleadas respetivamente por 3-0 e 5-0, o Bruno de Carvalho com o seu habitual populismo veio a publico criticar as exibições. "Este fim-de-semana jamais poderá ser esquecido. Quer a equipa principal quer a equipa B brindaram os sportinguistas com péssimas exibições que não dignificaram o nosso clube e a nossa camisola. Não demonstraram garra nem vontade de vencer e isso é lamentável só nos restando pedir desculpa por não termos sido dignos do clube que representamos", referiu o presidente através de uma mensagem no Facebook.
Não disse ele que a principal culpa é dele! Foi ele que deixou sair o Dier e o Rojo sem comprar substitutos à altura! Já antes de a Liga começar se adivinhava que o Sporting iria ter problemas na defesa, e uma vez que o Marco Silva joga de forma mais rápida e ofensiva que o Leonardo Jardim, torna a situação ainda pior. No que toca à equipa b, não a acompanho, mas parece lógico que se os melhores jogadores jovens da equipa b vão para a equipa principal isso faz com que a equipa b perca qualidade.
Vamos ver quais vão ser as consequências da mensagem do Bruno de Carvalho.

Outra coisa engraçada foi as declarações de Mourinho sobre o Jorge Jesus ter referido que na lista para a bola de ouro de treinadores havia treinadores que não ganharam títulos…(como o Mourinho, acrescento eu). Mourinho não hesitou em responder-lhe: "Pois, julgo que o regulamento proíbe que estejam treinadores que foram eliminados da Champions League na fase de grupos."
No entanto, acho que o JJ devia estar nos eleitos no lugar do Conte. O Conte foi também eliminado da Champions na fase de grupos e ganhou menos competições do que o JJ e está nos eleitos.

Vimos também o FCP de Lopetegui a ganhar com Oliver e Quintero no 11 depois de eu ter escrito que se eu fosse treinador faria isso em alguns jogos. Quem jogou também foi o Quaresma. Para a Champions talvez o Herrera e o Tello regressem e o Oliver e o Quaresma voltem para o banco de suplentes. O FCP continua bem e recomenda-se.

Quem também ganhou foi o benfica, com alguma sorte, e o Vitória, Paços de Ferreira e Belenenses, com 3 grandes vitórias, que colocam o Sporting no  6º lugar neste momento.

Joao-D

  • Visitante
Re:Clubite
« Responder #67 em: 2014-11-10 00:48:55 »
Na jornada que passou o benfica voltou a ter sorte. Voltou a somar 3 pontos, mesmo jogando mal.
Enquanto que FCP e SCP empataram e perderam pontos para o benfica.

Explico a perda de pontos do SCP por vários motivos, que já foram mais ou menos explicados antes: não contratou jogadores para o eixo da defesa para colmatar as duas saídas (Dier e Rojo); maior pressão sobre os jogadores do que na época passada, uma vez que o presidente assumiu a candidatura ao titulo (desnecessariamente) esta época, o que não fez na época passada; maior desgaste dos jogadores do que na época passada por causa do ritmo de jogo mais ofensivo e rápido imposto pelo treinador e talvez sobretudo pelo pouco habito de jogar nas competições europeias.
Somando tudo e tendo em conta o número de golos que o Sporting já sofreu esta época, acho que o presidente do Sporting tem mais responsabilidade do que os jogadores pelo insucesso na primeiro liga. Acho também que o Nani respondeu muito bem às declarações do Bruno de Carvalho, disse ele: "Quem não sabe perder, não sabe ganhar." Isto mostra também que existe alguma instabilidade no ambiente de trabalho provocado pelas declarações desnecessárias do Bruno de Carvalho.

No FCP, a situação é diferente. O presidente do FCP deu a melhor equipa da primeira liga ao treinador. Apesar de alguns resultados menos positivos, o presidente continuar a dar estabilidade à equipa. No entanto, o FCP perdeu de novo pontos. No caso do FCP, a responsabilidade é toda do treinador. Talvez distraído com o excesso de confiança e vontade de agradar aos jogadores que o próprio treinador contratou, o treinador comete erros e complica aquilo que parece mais simples.

Contra o Sporting, que joga em 4x3x3, colocou a equipa a jogar em 4x4x2, sem os habituais titulares Fabiano, Martins Indi, Alex Sandro e Brahimi e com Adrien como segundo avançado. O FCP jogou mal e o Sporting ganhou facilmente esse jogo. Agora, contra o Estoril, que também joga em 4x3x3, voltou a cometer o erro de mudar de sistema tático para 4x4x2, com o Adrien de novo como segundo avançado e nem se quer convocou o Tello, que é habitualmente titular nas competições europeias.

Gosto do modelo de jogo do treinador sobre ter posse bola e pressionar os adversários (já disse isso várias vezes), mas ele complica algumas vezes desnecessariamente. Isso tem sido evidente. Nada está perdido na primeira liga, uma vez que é uma competição de regularidade e falta ainda muito para o fim. O FCP continua sem perder para a primeira liga, só está a três pontos do benfica e ainda vai jogar duas vezes contra o benfica, mas o treinador devia avaliar melhor algumas situações e não facilitar em alguns jogos considerados mais difíceis nas competições internas.

Nota-se que o treinador dá mais importância à Liga dos Campeões do que às competições internas e é um pouco arriscado ele estar a fazer isso, enquanto a equipa não estiver em primeiro lugar na primeira liga.
Continuo a achar que o FCP acabará por ganhar a primeira liga, mas acho que treinador podia ter evitado o empate com o Estoril e a derrota com o Sporting jogando da forma habitual 4x3x3 e jogando com os melhores jogadores nesses jogos.

O Vitória de Guimarães, Braga, Paços de Ferreira e Belenenses continuam muito bem. As maiores surpresas são Paços de Ferreira e Belenenses. O Sporting é a equipa que está a desiludir mais, mas se consultarmos aquilo que se disse e escreveu no inicio da época sobre a maior pressão que iria haver esta época para o Sporting e sobre os jogadores da defesa, fica menos surpreendente o que está a acontecer.

Está a ser uma primeira liga bem disputada e acho que é positivo que algumas equipas de menos dimensão estejam a obter bons resultados. Isso torna a primeira liga mais competitiva.

Local

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 15947
    • Ver Perfil
Re:Clubite
« Responder #68 em: 2014-11-10 09:34:09 »
Esta jornada foi claro como os planteis actuais não estão capacitados para jogar ao fim-de-semana e a meio da semana de forma competitiva.

O Benfica foi beneficiado pela arbitragem, ao ver ser anulado um golo limpo do Nacional. O Sporting tinha o Slimani que mais parecia um defesa da equipa adversária. O Porto foi duplamente beneficiado, um penalti não assinalado contra e na jogada do seu 2.º golo foi precedido de falta do defesa canarinho. Penalti antes de golo é penalti.
“Our values are human rights, democracy and the rule of law, to which I see no alternative. This is why I am opposed to any ideology or any political movement that negates these values or which treads upon them once it has assumed power. In this regard there is no difference between Nazism, Fascism or Communism..”
Urmas Reinsalu

Joao-D

  • Visitante
Re:Clubite
« Responder #69 em: 2014-11-10 19:37:24 »
Esta jornada foi claro como os planteis actuais não estão capacitados para jogar ao fim-de-semana e a meio da semana de forma competitiva.

O Benfica foi beneficiado pela arbitragem, ao ver ser anulado um golo limpo do Nacional. O Sporting tinha o Slimani que mais parecia um defesa da equipa adversária. O Porto foi duplamente beneficiado, um penalti não assinalado contra e na jogada do seu 2.º golo foi precedido de falta do defesa canarinho. Penalti antes de golo é penalti.

A primeira frase que dizes pode-se aplicar ao benfica e sporting, mas não ao FCP, que tem um plantel fortíssimo. Acho que o FCP não tinha um plantel tão bom desde que o Mourinho esteve no FCP. Uma coisa similar também com essa altura é a gestão do plantel ou rotatividade que é feita pelo treinador. Mas não é esse o problema do FCP. O problema está em não utilizar os melhores jogadores por opção nos jogos mais difíceis e sobretudo em mudar de sistema tático por opção.
Se o FCP perder pontos ou não ganhar a primeira liga não será pela qualidade do plantel.

Por acaso não vi o jogo do FCP e não vi o alegado penalty a favor do Estoril, mas ouvi na SIC comentadores que torcem mais para o lado do benfica, como o Rui Santos, a dizerem que o lance contra o FCP não era penalty. Em relação ao segundo golo do FCP, o que dizes é engraçado e mostra um pouco a tua parcialidade a analisar, pois dizes que o FCP é que foi beneficiado pelo árbitro não ter marcado um penalty a favor do FCP. :D
No lance do penalty a favor do Estoril tenho algumas dúvidas pois pelas imagens que vi do resumo não deu para ver se o guarda redes lhe chegou a tocar, mas acho se lhe tocou acho que o penalty foi bem assinado.
No jogo do Sporting sei que à um golo limpo que o árbitro anulou por fora de jogo inexistente. Não sei se existem mais lances. Mas o lance de fora de jogo, acho que não devia acontecer. As instruções que os árbitros auxiliares recebem são para em caso de duvida beneficiarem quem ataca e é isso que deviam fazer, mas não têm feito.
No jogo do benfica, o que dizes é o que também ouvi dizer, mas ainda não vi.
Hoje à noite vou ver os lances e os tipos do "dia seguinte" a falar sobre os lances. Às vezes gosto de assistir, mas só por divertimento.

Um assunto diferente, mas relacionado com clubite é que o Bruno de Carvalho já despediu 3 treinadores da equipa B esta época, o que mostra bem o seu desnorte. O Marco Silva já deve estar cheio de medo que chegue a vez dele.

Local

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 15947
    • Ver Perfil
Re:Clubite
« Responder #70 em: 2014-11-10 20:57:17 »
Do jogo do Benfica não fio um golo limpo invalidado, mas sim um fora de jogo mal assinalado. O guarda redes do Benfica nem se fez ao lance pois já sabia que tinha sido assinado o fora de jogo.

Sobre se for penalti antes de golo deve-se marcar penalti vi aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%AAnalti
Citar
Quando da mao e a bola nao for a baliza e sobrar para a equipa que reclama penalti o arbitro e obrigado a dar lei da vantagem.

Mas sempre ouvi dizer qo que referi anteriormente, que penalti antes de golo deve-se marcar penalti. Se for mesmo assim não vejo como esteja a ser parcial. Um golo garantido é totalmente diferente de uma grande possibilidade de marcar. E se for o Jackson a marcar, então a probabilidade baixa muito!  ;D
O lance do penalti não assinalado a favor do Estoril também é claro. Mas o poder dos grandes fez-se sentir. Só não conseguiu anular os outros golos do Estoril porque não tinha mesmo qualquer hipótese.

Se o plantel do Porto é "fortíssimo" acho estranho que não tenha dado cabo duns canários que vinham de um jogo em Moscovo e com uma viagem muito desgastante.

Eu não tenho pachorra para os programas de comentadores de futebol, para mim são apenas programas de promoção a futuros candidatos a presidentes da câmara/políticos.
“Our values are human rights, democracy and the rule of law, to which I see no alternative. This is why I am opposed to any ideology or any political movement that negates these values or which treads upon them once it has assumed power. In this regard there is no difference between Nazism, Fascism or Communism..”
Urmas Reinsalu

Joao-D

  • Visitante
Re:Clubite
« Responder #71 em: 2014-11-10 21:30:29 »
Do jogo do Benfica não fio um golo limpo invalidado, mas sim um fora de jogo mal assinalado. O guarda redes do Benfica nem se fez ao lance pois já sabia que tinha sido assinado o fora de jogo.

Sobre se for penalti antes de golo deve-se marcar penalti vi aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%AAnalti
Citar
Quando da mao e a bola nao for a baliza e sobrar para a equipa que reclama penalti o arbitro e obrigado a dar lei da vantagem.

Mas sempre ouvi dizer qo que referi anteriormente, que penalti antes de golo deve-se marcar penalti. Se for mesmo assim não vejo como esteja a ser parcial. Um golo garantido é totalmente diferente de uma grande possibilidade de marcar. E se for o Jackson a marcar, então a probabilidade baixa muito!  ;D
O lance do penalti não assinalado a favor do Estoril também é claro. Mas o poder dos grandes fez-se sentir. Só não conseguiu anular os outros golos do Estoril porque não tinha mesmo qualquer hipótese.

Se o plantel do Porto é "fortíssimo" acho estranho que não tenha dado cabo duns canários que vinham de um jogo em Moscovo e com uma viagem muito desgastante.

Eu não tenho pachorra para os programas de comentadores de futebol, para mim são apenas programas de promoção a futuros candidatos a presidentes da câmara/políticos.


No segundo do golo do FCP o árbitro não deu a lei da vantagem, porque simplesmente não existe lei da vantagem nos penaltys. Logo, faz pouco sentido dizer que o FCP foi beneficiado pelo árbitro não ter visto um penalty a seu favor. O árbitro simplesmente não viu o alegado penalty a favor do FCP ou achou que não era penalty, mas se tivesse visto, teria assinalado e, muito provavelmente, seria depois golo do Quaresma. O Quaresma marca quase sempre golos nos lances de penalty. Nos lances em que o Jackson falhou o penalty, o Quaresma não estava em campo.

Sobre o plantel do FCP, é do consenso geral que o FCP tem um plantel fortíssimo. Não é por acaso que a maioria das sondagens no inicio do campeonato dava o FCP como favorito a ganhar a primeira liga. Outra coisa que do consenso entre comentadores é que o problema do FCP ontem foi o treinador ter alterado o sistema tático. O FCP jogou no último jogo, como escrevi em cima, com um sistema tático diferente. Jogou com o mesmo sistema tático 4x4x2 com que perdeu com o Sporting e não com o sistema tático habitual 4x3x3. É uma coisa que o treinador tem que rever. Ele provavelmente jogou assim para agradar ao Adrien, que também jogou com o Sporting, mas o FCP joga pior dessa maneira, porque não existe rotinas no FCP a jogar em 4x4x2, uma vez que joga quase sempre em 4x3x3.
Se visses programas de futebol sabias isso, mesmo sem prestares atenção aos sistemas táticos, pois isso tem sido repetido por vários comentadores.
Alguns programas de futebol são interessantes, outros nem por isso. Recomendo o programa da RTP N das terças à noite, eles perdem pouco tempo a falar de arbitragens e de coisas extra futebol e falam mais sobre o que os jogadores fazem em campo. No programa "dia seguinte" falam mais sobre os lances de arbitragem e clubite aguda do que sobre futebol. Ou seja, existem programas bem diferentes uns dos outros.

Local

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 15947
    • Ver Perfil
Re:Clubite
« Responder #72 em: 2014-11-10 21:40:17 »
Citar
No segundo do golo do FCP o árbitro não deu a lei da vantagem, porque simplesmente não existe lei da vantagem nos penaltys. Logo, faz pouco sentido dizer que o FCP foi beneficiado pelo árbitro não ter visto um penalty a seu favor. O árbitro simplesmente não viu o alegado penalty a favor do FCP ou achou que não era penalty, mas se tivesse visto, teria assinalado e, muito provavelmente, seria depois golo do Quaresma. O Quaresma marca quase sempre golos nos lances de penalty. Nos lances em que o Jackson falhou o penalty, o Quaresma não estava em campo.
Pronto, então estás a dar-me razão. Foi penalti e o árbitro não o marcou porque o Porto marcou. Claramente beneficiado! ;D Nada como trocar um golo certo por um complicado penalti nos últimos instantes do jogo.

Eu até pensava que o Porto estaria melhor nesta altura pois gastou muito dinheiro. Mas não se ganham campeonatos em Novembro e 3 pontos não são nada.

E como não tenho tido tempo para ver jogos (esta época ainda só vi um jogo completo, o Benfica-Mónaco), muito menos tempo tenho para ver os programas da bola. Como disse antes vejo esses programas apenas como promoção a futuros candidatos a presidentes da câmara/políticos. Já foram muitos a utilizar essa fórmula...
“Our values are human rights, democracy and the rule of law, to which I see no alternative. This is why I am opposed to any ideology or any political movement that negates these values or which treads upon them once it has assumed power. In this regard there is no difference between Nazism, Fascism or Communism..”
Urmas Reinsalu

Joao-D

  • Visitante
Re:Clubite
« Responder #73 em: 2014-11-10 22:11:41 »
Citar
No segundo do golo do FCP o árbitro não deu a lei da vantagem, porque simplesmente não existe lei da vantagem nos penaltys. Logo, faz pouco sentido dizer que o FCP foi beneficiado pelo árbitro não ter visto um penalty a seu favor. O árbitro simplesmente não viu o alegado penalty a favor do FCP ou achou que não era penalty, mas se tivesse visto, teria assinalado e, muito provavelmente, seria depois golo do Quaresma. O Quaresma marca quase sempre golos nos lances de penalty. Nos lances em que o Jackson falhou o penalty, o Quaresma não estava em campo.
Pronto, então estás a dar-me razão. Foi penalti e o árbitro não o marcou porque o Porto marcou. Claramente beneficiado! ;D Nada como trocar um golo certo por um complicado penalti nos últimos instantes do jogo.

Eu até pensava que o Porto estaria melhor nesta altura pois gastou muito dinheiro. Mas não se ganham campeonatos em Novembro e 3 pontos não são nada.

E como não tenho tido tempo para ver jogos (esta época ainda só vi um jogo completo, o Benfica-Mónaco), muito menos tempo tenho para ver os programas da bola. Como disse antes vejo esses programas apenas como promoção a futuros candidatos a presidentes da câmara/políticos. Já foram muitos a utilizar essa fórmula...

Acho que ficou demonstrada:
Em relação ao segundo golo do FCP, o que dizes é engraçado e mostra um pouco a tua parcialidade a analisar, pois dizes que o FCP é que foi beneficiado pelo árbitro não ter marcado um penalty a favor do FCP. :D

O FCP não tem estado mal, até tem estado bem. Ainda não perdeu na primeira liga e está já apurado na liga dos campeões para a fase seguinte. O treinador não errou no global, apenas errou em alguns jogos específicos. Nota-se também que ele está a dar mais interesse à liga dos campeões do que às competições internas. Para a carreira profissional dele até compreendo que seja mais interessante para ele a Champions... No jogo do Sporting foi o jogo em que isso se notou mais e onde o treinador errou com mais gravidade porque jogou sem 4 jogadores habitualmente titulares e com um sistema tático diferente por opção, isso levou ao afastamento da taça de portugal. O treinador do benfica, por exemplo, começou a fazer o oposto dele e a dar mais interesse às competições internas do que à liga dos campeões. Mas como o plantel do FCP é melhor e a primeira liga é longa, acho que o FCP vai acabar por ganhar. 3 Pontos, por enquanto, não é nada. Bastaria o FCP ganhar em casa ao benfica para já não ter esses pontos de atraso. Mas vamos ver o que vai acontecer.

Joao-D

  • Visitante
Re:Clubite
« Responder #74 em: 2014-11-11 00:08:33 »
Afinal a lei da vantagem deve ser aplicada em qualquer parte do campo, mesmo nos lances de penalty, desde que o jogador continue com a bola e chute à baliza poucos segundos depois. Se passar a bola para um colega, nos lances de penalty, o arbitro já deve assinalar penalty. No caso que se falou, acho que o arbitro não terá visto, mas se viu aplicou corretamente a lei da vantagem.

Pelas imagens que passaram no programa dia seguinte vesse que aconteceram mais dois lances de penalty que deviam ter sido assinalados a favor do FCP e não foram, e que o penalty a favor do Estoril foi bem assinalado e que parece também que ficou um penalty a favor do Estoril por assinalar.

No entanto, acho que estes lances são mais difíceis de analisar pelo árbitro e só mesmo pela TV e com várias repetições é que se vê e, por isso, não acho que sejam erros graves. Acho mais grave inventar faltas que não existem do que não marcar faltas que existem porque não se vê.
No jogo do nacional-benfica, o árbitro inventou uma falta que não existe e anulou uma jogada de muito perigo a favor do nacional. Nesse lance, o jogador do benfica está longe do jogador do nacional e por isso não existe jogo perigoso e também não existe fora de jogo. Então, isso acho que foi um erro grave. Acho que o golo do Sporting que foi mal anulado também foi um erro grave, porque a lei diz que se deve beneficiar quem ataca e o arbitro assinalou uma falta (fora de jogo) que não existe.

Joao-D

  • Visitante
Re:Clubite
« Responder #75 em: 2014-11-28 14:28:04 »
Citar
Hulk: «Não agredi ninguém no túnel da Luz»
Ex-portista recorda caso que o afastou do relvado, aposta no FC Porto para o título e revela amizade com jogadores do Benfica.

http://www.maisfutebol.iol.pt/fc-porto-benfica-hulk-internacional-zenit-brasil-russia/5478385e0cf25d9ff90a1349.html



Citar
Lopetegui: «A Liga é longa, acontecem muitas coisas a todos…»
Treinador do FC Porto contesta as análises antecipadas
http://www.maisfutebol.iol.pt/fc-porto-julen-lopetegui-liga-campeonato-portugues-liga-portuguesa-liga-dos-campeoes/54787d360cf25d9ff90a3ceb.html


Local

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 15947
    • Ver Perfil
Re:Clubite
« Responder #76 em: 2014-12-01 11:10:50 »
Não há memória dos 3 grandes serem levados ao colinho na mesma jornada. Esta semana os comentadores televisivos vão estar muito calmos.
“Our values are human rights, democracy and the rule of law, to which I see no alternative. This is why I am opposed to any ideology or any political movement that negates these values or which treads upon them once it has assumed power. In this regard there is no difference between Nazism, Fascism or Communism..”
Urmas Reinsalu

deMelo

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 12687
    • Ver Perfil
Re:Clubite
« Responder #77 em: 2014-12-01 11:53:01 »
Não há memória dos 3 grandes serem levados ao colinho na mesma jornada. Esta semana os comentadores televisivos vão estar muito calmos.

Não vi nenhum jogo...
Mas ouvi falar no 2º golo do Benfica, com o Luisão fora de jogo...
The Market is Rigged. Always.

Local

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 15947
    • Ver Perfil
Re:Clubite
« Responder #78 em: 2014-12-01 11:55:25 »
O William, ao marcar o livre para o 1.º golo do Sporting, dá dois toques na bola.
O Porto, com 1-0, foi-lhe perdoado um penalti.
“Our values are human rights, democracy and the rule of law, to which I see no alternative. This is why I am opposed to any ideology or any political movement that negates these values or which treads upon them once it has assumed power. In this regard there is no difference between Nazism, Fascism or Communism..”
Urmas Reinsalu

tatanka

  • Ordem dos Especialistas
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8350
    • Ver Perfil
Re:Clubite
« Responder #79 em: 2014-12-01 12:26:06 »
Qual a vantagem que o Sporting retira devido ao William ter tropeçado na bola e dado dois toques na bola?

É comparável com um lance em que um jogador está meio metro e fora de jogo e marca um golo de cabeça?
“I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”
― Woody Allen