Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
 

Autor Tópico: Carteira de timing de mercado de médio prazo para a bolsa portuguesa  (Lida 9497 vezes)

Joao-D

  • Visitante
Esta carteira segue a linha das carteiras anteriores: "Carteira de timing de mercado para a bolsa portuguesa" que tive no fórum de 11 de Março de 2013 a 31 janeiro de 2014, que subiu 9,82 %, enquanto o PSI 20 subiu 10,24 % durante o mesmo período; e da “Carteira PSI 20” que tive no fórum de 4 Setembro de 2012 a 22 de Fevereiro de 2013, que subiu 42,57 %, enquanto o PSI 20 subiu 20,49% durante o mesmo período.

Uma breve nota sobre a carteira anterior: Não negociei e não tive posições abertas de 28 de outubro de 2013 a 31 janeiro de 2014.

O meu objetivo é tentar responder da melhor forma possível ao que o mercado está a fazer no médio prazo e agir em conformidade (estou a falar de uma disciplina de seguir a tendência) com ações e com o ETF alavancado 2x PP2 ComStage ETF PSI 20 Leverage (Exchange Traded Fund/ índice) e o ETF BX4 LYXOR ETF CAC 40 Daily Double Short da bolsa francesa para compensar a inexistência de um ETF short para a bolsa portuguesa, e obviamente ganhar dinheiro com isso.

Uma alternativa viável e com menor risco é a utilização do ETF PPP ComStage ETF PSI 20 (Exchange Traded Fund/ índice).
Uma alternativa viável e com maior risco é a utilização de CFDs (Contratos por diferenças).

Algumas notas sobre a carteira: A primeira e a mais importante nota é que todas as ordens (abertura/ fecho/ ordens de stop loss) são comunicadas no fórum antes de serem executadas – e não depois.

A segunda nota e a segunda nota mais importante é que todas as ordens são executadas ao preço de fecho (último preço disponível), exceto no caso de ordens de stop loss.

Estas duas notas tornam possível replicar as ordens e verificar mais tarde. Um método semelhante é usado para monitorizar os serviços baseados em assinatura pelo Timer Digest.

A terceira nota é que vou colocar a data de inicio de 12 de Fevereiro e, em princípio, vou ter a carteira até 31 de Dezembro. Este é o plano, mas pode mudar.

A quarta nota é que tenho esta carteira em outros fóruns de Portugal ao mesmo tempo.

A quinta e última nota é que vocês também podem sugerir ações que considerem uma boa oportunidade ou ações que estão a subir muito e de uma forma consistente.

Para entrar em contato comigo via email joao.jprd@gmail.com
« Última modificação: 2014-03-08 11:07:30 por João-D »

Joao-D

  • Visitante
Ainda não vou começar a negociar.
Em poucos dias, vou fazer algumas análises e vou escrever o que penso sobre a direção que o mercado vai seguir, e depois vou começar a negociar.
« Última modificação: 2014-03-08 11:08:07 por João-D »

Joao-D

  • Visitante
Escrevi o texto seguinte no dia 15 de julho de 2013 no tópico «Carteira de timing de mercado para a bolsa portuguesa», doze dias depois do segundo maior gap down da história da bolsa portuguesa e antes da bolsa portuguesa subir mais de 30%.

«Depois da “demissão” de Paulo Portas a bolsa portuguesa abriu em forte baixa. Abriu a desvalorizar 6,22% em relação ao fecho do dia anterior. Foi o segundo maior “gap down” da bolsa portuguesa. Dei-lhe o nome de “Paulo Portas gap down”.
O maior “gap down” aconteceu em 28/10/1997. O PSI 20 abriu a desvalorizar 18,42% e encerrou a desvalorizar 6,20%. Foi um dia estranho. Essa semana foi negativa e as duas semanas seguintes também foram negativas, mas o valor mínimo da abertura desse dia não foi atingido nas semanas seguintes, nem sequer o valor máximo desse dia foi atingido nas semanas seguintes. E depois subiu até ao dia 28 de Abril de 1998.
Escrevo isto porque penso que a história pode repetir-se, ou seja, o valor do mínimo (5136,22) e o valor do máximo do dia 3 de Julho de 2013 (5256,61) podem também não serem atingidos. Este é o meu pensamento.»

Dito isto, podemos concluir que a história repetiu-se.

Fui buscar esta minha citação porque a história não está completa. Falta escrever sobre o que aconteceu depois do dia 28 de Abril de 1998.
O que aconteceu depois foi que o índice voltou a descer muito até perto do máximo diário do dia 28 de outubro de 1997.

Se a história repetir-se, a bolsa portuguesa pode voltar descer muito até próximo do máximo diário atingido no dia 3 de Julho de 2013 (valor de 5260).

Em baixo está o gráfico diário entre 1997 e 2000 e o gráfico diário de 2012 até hoje.
« Última modificação: 2014-03-08 11:09:09 por João-D »

Safari-raiano

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
Aproveito este tópico para falar nas SAD desportivas.

A única SAD que tem market maker é a SAD do Benfica, o sporting e o porto não tem market maker como querem atrair investimento?

Safari-raiano

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
A Cofina é um sell apesar de crescer no mercado interno não consegue internacionalizar, já que o mercado brasileiro está saturado e o mercado africano o seu modelo de negocio não encaixa.

Safari-raiano

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
A cofina pode ser líder no mercado de jornais de papel mas no que respeita a mercado de internet não é capaz de crescer e está a despedir pessoal qualificado de revistas especializadas sem conseguir exportar esses sites para o estrangeiro, isto é conseguir com sites portugueses especializados em tecnologia entrar no Brasil, o mercado de papel no Brasil está esgotado, mas o mercado de sites da internet com sites especializados pode crescer muito. Por mim a cofina continua um sell.

Joao-D

  • Visitante
Algumas notas da carteira modelo:

O valor inicial é de 40 000 EUR.
O custo de corretagem de uma ordem é de 5 EUR.


Algumas notas sobre os investimentos a realizar nas carteiras:

Os investimentos de médio prazo são pensados para ter um horizonte temporal de duas semanas a três meses, e os investimentos de longo prazo são pensados para ter um horizonte temporal de três meses a um ano.

De um modo geral, os investimentos de longo prazo vão ter um horizonte temporal mais longo do que os investimentos de médio prazo, mas por vezes os investimentos vão coincidir nas duas carteiras com quantidades diferentes. Vou arriscar mais na carteira de timing de mercado de médio prazo do que na carteira de timing de mercado de longo prazo.

Por exemplo, a carteira de timing de mercado de médio prazo vai ter mais exposição a posições curtas do que a carteira de timing de mercado de longo prazo.

Joao-D

  • Visitante
Quando olho para os gráficos, começo a partir do maior período de tempo: mensal (outras vezes começo com anual) e, em seguida, trabalho o meu caminho para trás, semanal e diário, a fim de chegar a uma decisão por consenso.

A probabilidade de um bom lucro é maior quando a minha percepção nos diferentes períodos coincide, e coincide também com o consenso de indicadores técnicos diários que uso.

No momento, ainda não cheguei a um consenso para tomar uma decisão.

A minha percepção é que o mercado está a chegar a um ponto de viragem, que será seguido por uma fase descendente que poderá durar meses, mas ainda não há confirmação do consenso de indicadores técnicos diários que uso.



Joao-D

  • Visitante
O meu objetivo com esta carteira em termos de resultado final é de ganhar mais de 20% até ao fim do ano.
Isso vai depender das minhas operações em bolsa (que controlo), mas também, e muito especialmente, da evolução futura do mercado (que não controlo).

Como escrevi no meu post, vou arriscar mais na carteira de timing de mercado de médio prazo do que na carteira de timing de mercado de longo prazo.

Joao-D

  • Visitante
A bolsa portuguesa tem estado extraordinariamente forte, mas penso que está agora confrontada com a possibilidade de uma correção.

A seguir, está o gráfico diário do PSI 20:
« Última modificação: 2014-04-08 10:45:04 por João-D »

Joao-D

  • Visitante
Após um período de espera de sete semanas, vou começar a investir.
Estive à espera de um sinal de venda do consenso de indicadores técnicos que uso nos principais índices de preços, e agora tenho um sinal de venda. O consenso ainda não está completo porque requer uma alteração de um sinal de um indicador técnico que uso, que ainda está no sinal de compra, mas penso que é razão suficiente para iniciar posições na carteira.

Joao-D

  • Visitante
Como disse antes, vou usar apenas ações e ETFs, e para compensar a inexistência de um Inverse ETF (com objetivo de lucrar com a descida) para a bolsa portuguesa, vou usar o BX4 (LYXOR ETF CAC 40 Daily Double Short) para a bolsa francesa.
Uma alternativa viável e com maior risco é a abertura de posições curtas através de CFDs (Contratos por diferenças) para bolsa portuguesa.

Só para lembrar:

Citação de: Joao-D
A primeira e a mais importante nota é que todas as ordens (abertura/ fecho/ ordens de stop loss) são comunicadas no fórum antes de serem executadas – e não depois.

A segunda nota e a segunda nota mais importante é que todas as ordens são executadas ao preço de fecho (último preço disponível), exceto no caso de ordens de stop loss.

A seguir, está uma ideia de negócio e o gráfico anotado:
« Última modificação: 2014-04-07 15:19:37 por João-D »

Joao-D

  • Visitante
Hoje iniciei os investimentos na carteira, mas a data de inicio da carteira é a data de inicio do tópico - 12 de Fevereiro de 2014.
O índice PSI 20 subiu 9,00%, enquanto que a carteira subiu 0,00% no mesmo período.

Tal como escrevi, o meu objetivo com esta carteira em termos de resultado final é de ganhar mais de 20% até ao fim do ano.
Isso vai depender das minhas operações em bolsa (que controlo), mas também, e muito especialmente, da evolução futura do mercado (que não controlo).

Um segundo objetivo é ter mais do que o PSI 20 no mesmo período. Dado que o PSI 20 sobe 9% desde 12 de Fevereiro de 2014, quer dizer que tenho 9% para recuperar em relação ao PSI 20.

Um terceiro objetivo é ter mais do que o PSI 20 desde o inicio do ano. Esse será um objetivo bastante dificil de alcançar durante este ano, uma vez que o PSI 20 já sobe 16,90% desde o inicio do ano.

Vamos ver o que vai acontecer até 31 de Dezembro de 2014.


A seguir, está a carteira:

Joao-D

  • Visitante
A seguir, está a carteira:

Joao-D

  • Visitante
Só para lembrar:
Todas as ordens (abertura/ fecho/ ordens de stop loss) são comunicadas no fórum antes de serem executadas – e não depois.
Todas as ordens são executadas ao preço de fecho (último preço disponível), exceto no caso de ordens de stop loss.


1 Compra:

Joao-D

  • Visitante
A seguir, está a carteira:
« Última modificação: 2014-04-09 11:50:24 por João-D »

Joao-D

  • Visitante
A seguir, está o gráfico anotado de BX4.

Joao-D

  • Visitante
A seguir, está a carteira: